Souflé de legumes da Mimis

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Além de gostoso, esse souflé fica um charme!

Ingredientes:

– 1 cenoura grande cozida e cortada em cubinhos
– 1/2 brocolis cozido e picado
– 1 abobrinha (verde) pequena cortado em cubinhos
– 1/2 cebola em cubos
– 250ml de leite desnatado
– 1 colher de sopa de farinha de trigo integral ou de aveia  (eu usei farinha de beringela)
– 3 claras em neve
– 30g de queijo ralado (opcional)
– sal, pimenta e noz moscada a gosto

Preparo:
– Esquentar o leite na panela e acrescentar o trigo (previamente dissolvido em um pouquinho de leite) e mexer até engrossar. Adicionar sal, pimenta e noz moscada moida. Reservar
– Refogar os legumes picados com a cebola e juntar no creme anterior.
– Adicionar o queijo ralado e deixar esfriar.
– Bater 3 claras em neve e juntar delicadamente ao restante.
– Veirificar sal e corrigir se necessário
– Untar e enfarinhar a forma despejar a mistura.
– Assar em forno pré aquecido a 180graus por cerca de 20 a 30 minutos (dependendo da altura da forma ele ficará pronto mais rápido.)

Você pode faze-lo como acompanhamento de um belo franguinho grelhado…

Rendimento: 3 porções

Valores nutricionais por porção:  Cal: 148,26 –  C: 15,7g – P: 13,3g – G: 3,4g

 

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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242 Comentários Mostrar comentários

  1. Lindona, cada dia amando mais as suas receitas! MUITO obrigada por compartilhar e incentivar. A crepioca é um clássico pra mim já hahaha. Vou testar essa daqui tb! Só uma dúvida: vejo q em muitas receitas usamos só a clara dos ovos. Fico com uma pena danada de jogar as gemas fora. Será que tem receitas q usem mais esse ingrediente? Só consigo pensar em quindim hahaha. Beijão!

  2. Lindona, cada e incentivar dia amando mais as suas receitas! MUITO obrigada por compartilhar. A crepioca é um clássico pra mim já hahaha. Vou testar essa daqui tb! Só uma dúvida: vejo q em muitas receitas usamos só a clara dos ovos. Fico com uma pena danada de jogar as gemas fora. Será que tem receitas q usem mais esse ingrediente? Só consigo pensar em quindim hahaha. Beijão!

  3. Olá Mimis, eu fiz mas ficou meio ensopado, a abobrinha era pra ter sido cozida previamente também como a cenoura? Ou era pra ter juntado crua ao creme para assar? Queria fazer de novo, mas sem q fique ensopado.

  4. Oi!
    Estou com uma tremenda duvida, sou nova aqui e gostaria de entender os valores nutricionais.
    Vaores nutricionais por porção: Cal: 148,26 – C: 15,7g – P: 13,3g – G: 3,4g

  5. Pingback: Dieta fácil: super cardápio para o dia a dia | Dieta

  6. Fabiana Carla Stiegler em

    Fiz o suflê de legumes…uma delícia. To seguindo VC e tentando gostar mais do meu corpo

    Pois não sou uma mulher de peso só não gosto da minha barriga. Bjos

  7. Amei….amo fazer molho bechamel, deixa td mais gostoso! Mas antes da mudar minha alimentação, fazia com trigo. Ameis a substituição por aveia, trigo integral ou farinha de berinjela. Virou um bechamel light.

    • Aline, pelo que entendi, os legumes não são cozidos. São apenas refogados com cebola. Acredito que isso os deixara mais firme apos o sufle ser assado. Os vinte minutos no forno devem ser necessários para terminar de cozinhar os legumes.

  8. Thalita Pimentel em

    Hummm… delícia! Só aconselho a não usar margarina. Isso é horrível pra saúde! Melhor trocar por óleo de coco ou Ghee (manteiga clarificada) se for aquecer ou por azeite se for comer em temperatura ambiente 😉

  9. Obrigada pelas tuas receitas estou fazendo e adorando tuas dicas, a minha briga com a balança também é forte preciso emagrecer 25kgs, mas é uma luta diária mas estou confiante. \bjos

  10. Daiana Borges Andrade em

    ola Mimis, estou seguindo suas dicas adoro suas receita, gostaria de saber se posso usar esse sufle de legumes no jantar obrigada bjoss

  11. Hummm, fiz hoje pro almoço, e ficou mto bom, só acrescentei mais cebola porque adoro e milho verde… maridão aprovou, estamos firmes na reeducação alimentar!!

  12. Gostei, fica muito bom! Fiz uma alteração, diminui a cebola e acrescentei bastante cebolinha verde, vagem e espinafre. Tentei usar substituir a farinha pela mesma quantidade de soja mas nao ficou cremoso entao acabei colocando a farinha tbm. Acho que pra não encher de água enquanto assar o segredinho é deixar secar bem na hora que refogar. Fiz assim, e deu certo. Amei a receita!

  13. Mimis, já tentei fazer duas vezes, mas nas duas aconteceu a mesma coisa: no forno cresce, fica lindo… Quando tiro do forno ele murcha e fica bem fininho e aguado… O que pode ser?
    Adoro suas dicas! Bjsss

  14. Danielle Legey em

    Olá Mimis,

    Tudo jóia! Posso ao invés de colocar leite desnatado, colocar leite de amêndoas?

    Parabéns pela sua determinação.

    Te admiro muito e to chegando lá.

    bjssss

  15. Boa tarde Mimis, iniciei minha Dieta fazem 3 dias, no segundo dia fiz esta receita, utilizei aveia no lugar do fermento, minha dúvida foi “SERÁ AVEIA OU FARINHA DE AVEIA?”, utilizei a Aveia e não ficou ligado, a massa não ficou com a consistência da foto, ficou mole, só fica ligado se for com a farinha de trigo? Deus te abençoe.

  16. Mimis, em todas suas receitas você coloca pimenta do reino. Minha pergunta é referente a isso. A Pimenta do reino é saudável? Já me falaram que ela faz mais mal do que o sal. Isso é verdade?

    Curto muito seu blog, suas dicas tem me ajudado a fazer dieta e a evitar que faça redução de estômago, já eliminei 12 quilos. Um abraço!

  17. Fernanda Gomes Bevilaqua em

    Tenho 22 anos e ja estive varias vezes no efeito sanfona 🙁 sempre fui a cima do peso. Hj tenho 1.63cm e peso 83,5kg comecei a minha dieta novamente esta semana 😐 e tudo o que eu quero é um corpo que sempre sonhei ter =/

  18. Daniela Quintanilha em

    Eu fiz aqui em casa, ficou uma delíciaa! Super leve e nutritivo!
    Deixou gostinho de quero mais pra todo mundo rs
    Farei novamente fim de semana o/
    Ahhh! Mimis, quando teremos seu livro de receitas? *__*
    Beijoo ;*

  19. Regina esteves em

    Olá Mimi
    Sou de Fortaleza, terra do mar e do sol…Conhecida como terra da luz, passei pra dizer meu muito obrigada pela sua iniciativa de ajudar muita gente e incentivar através do seu site e demais redes sociais…Fiz as pazes com a cozinha desde que conheci seu blog, estou sendo muito bem orientada por uma nutricionista e suas dicas são totalmente coerentes e fundamentadas. Adoro seus vídeos e desejo que vc continue nos ajudando….Ainda estou muita gordinha, mas minha cabeça está mais magra, isso quer dizer que tenho até o final para comemorar. Obrigada mais uma vez! Bjs

  20. Daniela Falcão em

    Oi Mimis. Adorei essa receita, tenho feito várias das que vc posta e tem me ajudado bastante a emagrecer, já perdi 10kg, ainda falta muitos, mas o grande passo já foi dado. bj

  21. Fiz ontem e ficou uma delícia! Obrigada por compartilhar suas dicas e sua experiências conosco, elas me fazem querer ser uma pessoa melhor! É difícil mas estou tentando
    Bjs

  22. Pingback: Compras no supermercado - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  23. Não sei o que fiz de errado, mas segui a risca a receita do Souflê de legumes, mas não ficou legal… a aparência ficou estranha e o gosto, sinceramente, horrível! rsrsrs pena!

  24. Olá, não tenho batedeira… (é cômico, mas é a verdade..rs). Tenho apenas um mix. Consigo bater essas claras em neve na mão? As claras tem que ficar bem firmes? Alguma dica? Bjos e adoro seu blog e suas receitinhas….

  25. Oi Mimis,
    amo seu blog, conheci há pouco tempo, porém entro várias vezes ao dia.
    Estava decidida a fazer a cirurgia bariátrica quando uma colega de serviço me mostrou seu blog.
    Mudei de opinião, estou satisfeita por isso.
    Mil Bjs
    Como mando fotos?

  26. Mimis, o meu infelizmente não deu certo!!! O creme não engrossou!!! Aí nem continuei a receita fiz só um refogado de legumes!! Eu usei fibra de trigo integral!!! Será que foi isso???

    Bjnhs

    • ja q vai leite, pega a aveia em flocos e bate no liquidificador com o leite…. assim diminui um pouco o tamanho dos flocos
      o importante é tentar 😛

  27. Gente, me ajudem: não consegui fazer, o meu deu errado…..
    será que é pq não deixei esfriar totalmente o creme? ou pq coloquei legumes demais? e ele não vai fermento mesmo? aguardo….

  28. Mimis, pode trocar a farinha de trigo por quinoa em flocos ou farinha de quinoa? Fica mais saudável?
    Ah adoro suas dicas! São uma grande motivação para sermos mais saudáveis!
    Bj

  29. Siomara Bottega do Rosário em

    Adorei essa receita, quero fazer mas sou intolerante a lactose, o que eu poderia usar no lugar do leite? Adoro suas dicas! Tem ajudado muito a mim e minha família q estão super curtindo as refeições saudáveis q estou fazendo com sua ajuda!

  30. Tô preocupada com o tamanho, pq tô achando que eh pequeno e não tenho formas pequenas em casa… Mais ou menos qual o tamanho da forma que vc usou?

  31. Para uma solução saudável e nutritiva com relação as gemas que sobram e o ovo em si. É só subistituir o ovo pela linhaça. como? Para cada ovo, 1 colher de linhaça e 3 de água deixar por descansar por um 15/20 minutos. E pronto. Pode usar em todas as receitas que leva ovos. Os vegetários e veganos usam a linhaça como subistituda dos ovos, assim. As receitas ficam nutritivas, amiga dos animaiszinhos e menos caloricas.

  32. Eu sempre coloco creme de leite,nunca uso farinha nem amido,nos sufles, as gemas eu acrescento à mistura também.
    Faço muito o de batata é o mais pratico.

    • Sei que a receita é toda magra, e se usar o creme de leite light?
      Esse de legumes ainda não fiz,mas no sufle de batata,couve flor,de milho e outros eu sempre adiciono creme de leite e as gemas também.Farinha ou amido nunca utilizei.

      • Rose, o creme de leite light tem menos gordura. Mas tem gordura. E as gemas sao mt caloricas pr isso ela so usa as claras. Se a ideia eh uma receita leve, nao eh pra adicionar nada disso q vc falou.

  33. Pingback: SuperAção Alessandra - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  34. Sufle é algo que nunca fiz, vou experimentar sua receita.
    Pena nao ter batedeira………….rs
    Vc tem me inspirado a nao desisitir para alcançar meu objetivo.
    Valeu!!

  35. Oi Mimis, receita testada e aprovada por toda família!
    Estou grávida e sempre fui gordinha, então neste momento tão especial o cuidado é redobrado para evitar problemas de saúde e também pela estética depois que o nenê nascer.
    Já era fã da tua história e acompanho o blog há uns meses, mas agora estou testando as receitas e adorando!
    Parabéns e obrigada por compartilhar conosco!!
    És um exemplo!

    Suélem – Pelotas/RS

  36. Pessoaaaaaa!
    Eu fiz essa receita… Adorei demais da conta!!!
    Vou fazer as outras de legumes.
    Vocé me deu uma super ajuda com essas receitas fantásticas de legumes Meus jantares jamais serão os mesmos!
    Coloca tudo em um livro de receitas!!! Serei a primeira a comprá-lo.
    Sucesso!

  37. Olá Michelle!

    Muito legal seu blog, estou sempre de olho. Parabéns por tudo que você conquistou até agora. Eu tb estou em processo de emagrecimento com reeducação, hidromix e natação. Confesso que não tem sido fácil, mas em um ano consegui eliminar 13 Kg. Pra quem não conseguia baixar nem 1 Kg em 3 meses, já me considero vitoriosa. Gostaria de saber sua opinião á respeito de consumir o chá verde. Tenho tentado colocar esta bebida em minha rotina pelo menos 2 x ao dia. O que você acha?

  38. Adorei esta RECEITA e SUPER RECOMENDO pra todas… Não sou fã de abobrinha, mas juro que ficou muito bom e nem sequer percebi a abobrinha… Uma delícia e meu esposo tbm adorou mesmo estando fora da dieta! =) Muito obrigada!

  39. Execelente! Deve ser delicioso.. vou fazer!

    Mimi, você está me ajudando muito com suas dicas e receitas e principalmente com sua história! Parabéns!!!

    Eu PRECISO emagrecer no mínimo 5kg e manter. Pra mim, se já dificil emagrecer, imagina manter. Tento de tudo de todas as formas e o máximo que consigo é 1kg que engordo no outro dia. O que eu faço???

  40. Mimi, eu fiz esse sufle, mas coloquei couve e repolho picadinhos…. além de um pouquinho de abobora moranga…

    QUE DESASTRE!!!! As verduras soltaram muita água e meu sufle virou sopa! kkkkkkk ficou bom, mas nao ficou c o aspecto do teu! Coloquei um tiquinho de fermento de bolo, e no começo ele tava lindo no forno… mas depois de alguns minutos, murchou e virou só uma casca borbulhante com mta agua…. Vou tentar de novo, com a tua, sem querer incrementar demais e vamos ver se da certo! heheehe adoro o blog, parabens!!!!

  41. Merieli Fernandes em

    Olá Mimi, adorei o seu blog, adoro as suas receitas e ideias muito legais para uma alimentação mais saudável. Confesso que estou a pouco tempo a comer mais saudável, até estou á gostar . Bjhs

    🙂

  42. Adriana Nascimento Albalustro em

    Mimi, descobri seu blog a pouco tempo e já AMO!!! tenho um filho de 1 ano e 3 meses e suas receitas são ótimas para ele, é um ótima opção para variar o cardápio do dia a dia…ah! fiz uma receita sua e não utilizei azeite e mesmo assim deu super certo…suas dicas são valiosas e amanhã teremos souflé de legumes =} bjs

  43. anna maria morandi em

    Por curiosidade,entrei….que mulher não gosta de dicas,não é?
    E com 60 anos,já não é tão fácil..
    Estou fazendo ginástica e comecei a caminhar…
    Tb batalho para seguir uma dieta…
    Sucessos…vou acompanhar..
    Anna

  44. Achei essa receita genial! Vou tentar com farinha integral e sem o queijo heh.
    Ah, e eu amei o blog, parabéns! Vou visitar sempre, também adoro experimentar na cozinha com receitas saudáveis!
    Beijos

  45. Mi!!!

    AMEEEEI teu blog! Já coloquei no meu reader na pastinha de Fitness.

    Agora o que eu mais amei foi como teu corpo tá incrivel, sequinho e definido. Lembrei de vc em Paris, fabulosa obviamente, mas com o corpo diferente. Pq vc não monta um antes e depois e conta como chegou nesse corpaço para inspirar quem ainda não chegou lá?

    Bjs

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