Escolhendo a atividade física ideal

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Chegou a hora de começar a mexer o corpo. E para isso é necessário escolher uma atividade física. E essa escolha é um elemento fundamental para que a prática seja adequada e agradável a você.

É necessário estar atento a alguns fatores na hora de iniciar a prática de exercícios físicos. A escolha correta vai ditar o sucesso da sua prática. Para isso, preste atenção nos itens abaixo:

– O Objetivo:

Por que você quer fazer atividade física? Apenas por lazer? Para emagrecer? Para ganhar músculos? Ou como forma de sociabilizar-se?

Pergunte-se o porque.  A sua resposta já é um bom caminho para a escolha correta. Dependendo do seu objetivo, algumas atividades são mais indicadas que outras.

Exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas e pedalar são excelentes para melhorar o condicionamento físico e emagrecer. Já alguns métodos como pilates e ioga, trabalham o corpo de forma mais global, privilegiando alongamento e força muscular. Enquanto isso, a musculação é a rainha dos exercícios destinados à ganho de massa muscular. As atividades coletivas, como dança, ginástica e esportes em grupo, são ótimas formas de conhecer pessoas e compartilhar experiências.

– A Aptidão física

Certas atividades dependem de habilidades específicas e um preparo anterior.  Por exemplo, se você é sedentário,  não deve jamais começar a praticar corrida de uma hora para outra. É necessário um programa inicial para condicionar o seu corpo e prepará-lo para tal atividade.

– Riscos associados

Alguns exercícios podem trazer prejuízos a determinadas pessoas que já tem predisposição à lesões. Fique atento aos sinais do seu organismo e cuide para que a atividade física ao invés de ser saudável, torne-se prejudicial.

– Gosto pessoal

Nada adianta você escolher um exercício físico se não gostar de fazê-lo. A frequência regular é importante para obtermos os benefícios da atividade  física, e o exercício escolhido não pode se tornar um castigo para você. Atividade física deve ser prazerosa sim!

Agora que vocês já sabem por onde começar a escolha de uma atividade física….  que tal pensar em algo e começar a se mexer?

Neste post AQUI você vai saber como eu comecei a praticar atividade física pesando quase 100kg e hoje estou com esse corpo! E AQUI  em vários treinos legais pra fazer na academia e em casa. 

*** Para saber mais da minha história e tirar suas dúvidas, clique AQUI.

* Imagem retirada da internet. Autor não referenciado.

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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340 Comentários Mostrar comentários

  1. Petra Conceicao de jesus em

    Bom dia !! Adorei sua história e me deu um gás para retomar as atividades, só que adquiri um esporão então estou um pouco perdida quanto a atividade física para fazer.Você me indicaria algum aeróbico que me fizesse perder a gordurinha, ou se apenas o abdominal me ajudaria? O médico disse que preciso perder peso em torno de 10 kg então acho que não será ,tão difícil se a minha vontade aliada a melhor prática de exercícios andarem junta.Só que tem outro agravante estou desempregada então preciso de exercícios em casa. Beijão!

  2. Oi Mimis. Tudo bem? Eu outro dia fiz um comentário perguntado se o meu trabalho (faxina) contava como exercício. Obrigada pela resposta. Confesso que preciso de ajuda. Eu saio de casa muito cedo e chego muito tarde de segunda a sexta, e normalmente chego em casa muito cansada, por trabalhar muitas vezes em mais de duas casas por dia. O que você me indicaria como exercício pra eu poder tonificar meus músculos? Eu não tenho muito tempo pra correr ou coisa assim, embora eu me movimente o dia todo. E se você puder, gostaria que me desse umas dicas sobre planejar meus cardápios, por chegar muito tarde, eu preparo no fim de semana e agrego saladas durante a semana. Mas, acho que estou fazendo algo errado o ponteiro simplesmente estacionou nos 70 (eu estava com 74kg), eu ficando desanimada. Embora não tenha pretensão de ter muitos músculos :), eu gostaria de tonifica–los para perder esse milhão de celulite que tenho. Muito obrigada!! Tudo de bom!! Estou amando suas receitas!!!

  3. Bom dia!!!
    Sou nazare de Belém Pará e comecei a treinar como meu trabalho exigi q fiquei o tempo todo sentad e entrei de férias e resolvi começar no primeiro dia de ferias entre na academi me inscrevi na ginástica esteira e bicicleta para começa e pois estou com 90kg e quero perder pelo menos uma 20 kg. Está sendo bem difícil mas está gostoso exercitar o corpo

  4. jacqueline propato em

    Mimis,estou com 65 kg,1,68 cm,mas estou na fase do efeito platô.E,se comer algo fora, ja ganho algumas gramas.Faço jump,zumba, e aqueles hitts que aceleram e diminuem os batimentos.Enfim, ralo à bessa, e não abaixo o peso.Não como carnes, só legumes ,saladas, tudo pela nutricionista.O que faço,mulher???

    • Michelle Franzoni em

      Oi Jacqueline! Quem pode te orientar melhor é seu nutricionista que já te acompanha. Você é vegetariana? Ou não come carnes pq o nutri mandou não comer? As vezes a dieta está muito restrita e precisa mudar. Beijos !

  5. Ola Mimis, é possivel emagrecer aos 40 anos? tenho 1,57 e 75kls….meu maior problema é o abdomem, é possivel? oq vc me aconselha?
    Parabéns pelo blog, acho demaisss
    Bjsss

    • Oi Ana! Tudo bem? Então Aline, sem dúvidas você consegue, por que na minha opinião não existe idade (ou altura)para poder emagrecer, mas sim força de vontade de querer emagrecer! Minha mãe por exemplo aos 42 anos emagreceu 10 kg em aproximadamente 3 meses com acompanhamento médico, academia e muito determinação! Beijos, você consegue

  6. Pingback: Dieta fácil: super cardápio para o dia a dia | Dieta

  7. Olá Mimis! Eu quero começar uma atividade física com o intuito de emagrecer, mas também tonificar o corpo. Estou em dúvida se faço Jump ou Muay Thai (3x na semana). Qual você me indica, por favor? Tenho 26 anos, 1,60 m e 65 kg, e gostaria de perder 10 kg. Além disso, preciso perder gordura, por causa da saúde. (Tenho esteatose hepática).
    Beijos! Amo seu blog!

  8. Pingback: Superação Adriano Castellano | Dieta

  9. Pingback: Superação Bárbara Brito | Dieta

  10. Boa tarde Mimis, como você está?
    Minha principal dúvida é: Se eu realizar musculação 3X na semana, 1x muay thai e 1x zumba, terei ganho de massa muscular? Sei que precisarei ingerir mais alimentos, mas tenho medo de emagrecer (e isso é algo que realmente eu não quero).
    Obrigada!

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