Feijoada Light

65

Eu confesso! Feijão bom é o do meu marido e da minha mãe.

Eu não gosto de fazer feijão, mas adoro comer!

Então hoje passarei dicas de como fazer uma feijoada light e não a receita propriamente dita, ok?

O segredo de fazer esse prato de uma forma leve está na escolha dos ingredientes e dos acompanhamentos.

  • Faça seu feijão e todos os acompanhamentos sem utilizar óleo: refogue a cebola com um pouquinho de água, cozinhe o arroz sem fritá-lo no óleo, e assim por diante. Veja como cozinhar sem óleo AQUI
  • Escolha carnes magras: eu gosto muito do lombinho defumado. A carne de porco nem sempre é a vilã da história. O lombo cru possui cerca de 176 calorias por 100g e apenas 8g de gordura. O charque feito de coxão mole é outra opção boa e possui aproximadamente os mesmos valores do lombo de porco.
  • Invista no arroz integral: o valor calórico do arroz branco é praticamente o mesmo do integral, porém o integral além de ter mais fibras, dá mais saciedade, ou seja, você comerá menos e se sentirá mais satisfeito.
  • Adicione legumes no feijão: eu amo cenoura na feijoada, repolho, chuchu, abóbora… Desde criança a feijoada aqui em casa é repleta de legumes!
  • Capriche nos acompanhamentos: faça uma couve refogadinha no alho e também experimente fritar ovo na água.
  • Aquela rodelinha de laranja é excelente pedida para acompanhar a feijoada, viu!?
  • Esqueça a farofa: não… ainda não existe farofa light. Se alguém conhecer me avise, por favor. ((GENTEE, CONSEGUI RECEITA DE FAROFA LIGHT!! CLICA AQUI))
  • Afaste-se da linguiça, bacon, costelinha e quaisquer carnes gordas do gênero.
  • E por último, é claro que mesmo assim você deve consumir moderadamente: nada adianta comer 1kg de feijão, 500g de carne e 300g de arroz. Dessa forma você vai engordar!

Para tirar suas dúvidas sobre o meu processo de emagrecimento e vida saudável, clique AQUI.

Para ver mais receitas saudáveis, clique AQUI.

Siga o Blog da Mimis no FACEBOOK e INSTAGRAM @blogdamimis e assine o meu canal de vídeos no YOUTUBE e receba todos em primeira mão.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

65 Comentários Mostrar comentários

  1. farofa com Milharina diiiiizem ser uma boa troca, eu ja experimentei num restaurante de comidas FIT aqui na minha cidade, eu achei uma deliiicia!!!!!!

  2. Oi Mi,
    Me chamo Suelany, tenho 19 anos 1,62 de altura, e estou pesando 69kls. Fui ao médico ontem, e preciso chegar a 58 kls até o final de Março, pois preciso passar por uma procedimento cirúrgico de redução das mamas, e no meu peso atual o médico disse não ser possível.
    Queria tua ajuda, vou começar na prox. Segunda a seguir teu cardápio, mas tu sabes alguma técnica ou algo que me ajude a perder mas rápido, não sou apta a malhação.
    Aguardo alguma resposta, desde já obrigada.
    Você é inspiradora! Meus parabéns, adoro teu blog. Recebo por e-mail tudo que é novo aqui.

    Bjsss.

  3. Você pode acrescentar cogumelo shitake desidratando-o com molho shoyo e um pouco de óleo de oliva e água. Leve ao fogo e depois que esfriar corte-o, junte ao feijão quase cozido com os temperos de sua preferência, depois acrescente o tofu cortado em quadradinhos e deixados de molho no shoyo e no óleo de oliva.o tofu e o shitake substituem as carnes

  4. Mimis sua linda amei a feijoada kkk quanto a farofa light vc pode fazer com farelo de aveia, alho, cebola, ovo e sal a gosto. Tudo frito da maneira q vc ensina que é maravilhosa!! bjs!!!

  5. Pingback: Petiscos saudáveis para a Copa | Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  6. MINHA NUTRÓLOGA PASSOU UMA FAROFA DE AVEIA QUANDO EU ESTAVA GRÁVIDA E COM PRESSÃO ELEVADA. É FÁCIL: AZEITE, OU ÓLEO DE COCO, CEBOLA RALADINHA, REFOGA E ACRESCENTE A AVEIA NA TEXTURA DE SUA PREFERÊNCIA. PODE ACRESCENTAR COUVE, MILHO VERDE, AZEITONA, OU OUTRO VEGETAL DE SUA PREFERÊNCIA. SAL MODERADAMENTE. UMA DELÍCIA!!!

  7. Mimis, achei essa receita na internet, não vivo sem farofa hahahaha

    Oq vc acha?

    Farofa de quinua e amaranto (farofa light)

    Ingredientes
    2 xícaras de amaranto em flocos
    1 xícara de quinua em flocos
    1/2 cebola picada
    1 dente de alho picado
    1/2 xicara de salsinha picada
    2 colher de sopa de cebolinha picada
    1 colher de sobremesa de azeite de oliva
    1 pitada de pimenta
    1 colher de café de grão de mostarda

    Modo de preparo
    Refogue a cebola, o alho, a salsinha e a cebolinha no azeite de oliva. Misture o amaranto e a quinua com a pimenta e o grão de mostarda. Misture todos os ingredientes até dourar.

  8. Oi Mimis, estou conhecendo seu blog AGORA, eu tenho 32 anos estou super acima do peso ,entrei no Dieta e saúde, mas confesso que não me sinto motivada. Lendo seu blog percebo que é mesmo questão de dedicação, vou começar amnahã a minha organização e eliminar os meus desejados 12 kilos.
    Bjus. Obrigada pelas dicas.

  9. Mimis, adoro suas dicas, aprendi com vc fazer a berinjela recheada, sempre q faço feira não esqueço dela, já recheei com carne e frango ficou ótima aqui em casa aprovamos e é bem fácil. vou testar também o pão de microondas q conheci hoje depois te falo como foi. Eu tenho 43 anos, tenho 1,65 e agora estou pesando 74 quilos, pois emagreci 10, e gostaria de emagrecer mais 10, só q não consigo mais, continuo fazendo dieta mais os ponteiros não descem, a parte da tarde é o pior horário pois tenho muita vontade de comer. Não estou conseguindo mais fazer caminhadas pois estou com muita preguiça, e os finais de semana? Q desastre. se puder me ajudar vou ser grata. Um grande beijo. vc é d ++++.

  10. Mimis, eu cozinho sem óleo por costume mesmo, nunca gostei. Dura às vezes mais de 7 meses um litro aqui em casa. E cozinho TODOS os dias. Eu faço sempre uma farofa chamada “farofa d´água”, que é assim: Cebola dourada na água, pimentão, tomate e tempero verde, sal e cominho. Deixo tudo bem úmido com a água que “saborizou” e aí ponho a farinha. Fica com uns bolinhos de temperinhos, sabe… Uma delícia! acompanha todos os churrascos e às vezes uma proteína grelhada… Agora, quanto a farinha é só de vez em quando né, pq ela ajuda a inchar… Evitar líquido às refeiçoes é o ideal. Espero que gostem. Beijo

  11. Outras dicas de feijoada light!

    1. Assar as carnes antes pra escorrer um pouco a gordura

    2. Colocar uma laranja inteira, com casca e tudo dentro da panela de feijoada enquanto estiver cozinhando (absorve a gordura da carne)

  12. Nayara Gabriela em

    Oii Mi…
    Tenho acompanhado o blog e tenho amado tudo… Tenho um historia de vida muito parecida com a sua, e é bom ter alguem que compartilha do mesmo ‘sofrimento’. Mas o que me tras até aqui, foi para falar a respeito do seu texto “não… ainda não existe farofa light. Se alguém conhecer me avise, por favor.”. Bom amo cozinhar, e eu faço uma farofa muito Deliss, com ingredientes naturais simplis simples…
    – escolha o que quer por na farofa de ”(legume)” (“tomate”, cenoura, pimentão, cebola, milho etc…)
    – um tipo de carne magra cortada em cubinho pequeno (ou como preferir)
    – 1 colher de farinha de aveia
    -1 colher de farinha de linhaça
    refogue a carne (sem óleo) e junte os demais ingredientes, menos as farinhas.
    Quando tiver com o refogado legal junte a farinha, mecha e pronto… Rapidinho… 🙂
    BjOs

  13. Delícia!! estou adorando seu blog! Sou muito assim também.. pego uma receita e viajo sem cima… rs
    Falando nisso, acrescentei à minha cubinhos de berinjela com casca e assadas (após tirar o amargo na água e sal) … Ficou um delicioso sabor defumado. Colocar no final do preparo.. 😉

  14. OI Mimis,te adoro,já comecei a te seguir alguns dias para eliminar peso ,quero te dizer que tem uma farofa muito boa de soja da marca (yoki)é super saudável!!Se poder postar mais receitas de sopas para esse inverno,beijo!!!!!!

  15. Oi,acabo de conhecer seu blog,estou impressionada com sua força de vontade eu estou de dieta a +ou- 5 meses perdi uns 5k,mas o que me deixa desanimada é porque sempre que me peso estou com peso diferente,então nunca sei ao certo o que perdi,eu malho umas 5 vz por semana,e faço acompanhamento com nutricionista,mas confesso que ja estou cansada da dieta,marquei um horário com a nutricionista p semana que vem,quero mudar alguma coisa já cansei até dos sanduíches e olha que me passou uma variedade grande.Bom mas sempre que vejo alguém que como vc teve otimos resultados eu animo de novo ,sei que é uma escolha pra vida tda.Um abraço e parabéns.

  16. Lívia Moreira em

    Oi Mimis! Adoro suas dicas, receitinhas. Há mais ou menos 14 anos luto contra o sobrepeso, já usei sibutramina, fiz dietas radicais, mais logo engordava tudo novamente, as vezes muito mais do que antes da dieta.Suas dicas para mim valem ouro.
    Posso substituir o oleo por azeite extra virgem? e a maionese light é vilã?
    abraços

    • Michelle Franzoni em

      oi linda! o azeite é mais saudavel porem possui calorias da mesma forma. eu gosto de usa-lo somente para finalizar o prato. A maionese é um produto bastante industrializado e se pensarmos em saude, deve ser usado com muita moderacao. Beijos!

  17. Na minha casa desde sempre abolimos o uso de oleo, por habito. Tanto que muitas vezes eu via outra pessoas cozinhando e nao entendia o porque elas usavam oleo…Outro habito que temos ‘e na hora do preparo do feijao…pois vc nao precisa preparar o “tempero” a parte (cebola, carne, afins..) colocamos todos os temperos junto com o feijao…ou seja, ele cozinha junto, da sabor ao feijao e vc nao precisa utilizar oleo…suuuuuuuuuper funciona…e fica otimoooo 🙂 Vc pode colocar a carne, alho, louro, cebola, tudo junto 😉

  18. Maravilhoso tudo isso. Estou em processo de reeducação alimentar. Confesso, está difícil, mas todos os dias vejo suas novidades e me centralizo em meu foco: emagrecer!
    Obrigada pelas dicas Mimi, você está nos ajudando muito, tanto com as dietas, com as dicas e com sua história. Parabéns!!!

  19. Vi no bem estar ….

    Farofa integral
    *receita da nutricionista Nádia Rocha Brito

    Ingredientes:
    – 100 gramas de linhaça
    – 500 gramas de amêndoa
    – 100 gramas de semente de girassol

    Preparo:
    – Bata tudo no liquidificador
    – A farofa pode ser colocada em frutas e alimentos salgados
    – Com a adição dessa receita nas refeições, a alimentação ganha grande quantidade de fibras

  20. Oi, eu faço uma farofinha com farinha de aveia alho, cebola e pimenta dedo de moça fica idêntica a farofa comum. Pode colocar quinua em flocos que fica muito boa. Beijos!!!

  21. Oi Mimis, que tal acrescentar um pouco da proteína de soja texturizada granulada da mãe terra para “imitar” a farofa?

    Conversando com meu nutricionista, ele me disse que na aula de culinária da semana passada foi ensinado uma Farofa que utilizava esse produto. Vou pegar a receita e te passo para provar. Ok? Parabéns pelo Blog e pela determinação, admirável sua garra! Beijos.

  22. Pingback: Dieta da Mimis: como eu eliminei 33kg de forma saudável - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  23. Tem farofa light sim, Mimis! Minha vó faz há muitos anos e todo mundo gosta…é de biscoito cream cracker. É só bater no liquidificador. Pode acrescentar coentro, salsinha ou ovo mexido se quiser. Experimenta e me fala. Arroz e Feijão tem que ter FAROFA!!! Beijocas!

  24. Lucielma Maria Santos de Miranda em

    Olá Mimis boa tarde acabei de me cadastar para receber mais receitas saudaveis para continuar me mantendo saudavel,adorei !!! um grande bju de Meminha miranda …

  25. Oi, Mimis! Acabo de conhecer e curtir seu blog. Adoro esse tipo de assunto e luto pra ficar em forma e ter uma vida saudável. Amei a receita da feijoada e acredito que uma boa alimentação parte do princípio de se fazer boas escolhas, pois dá sim pra substituir pelo mais saudável. Esta feijoada é uma prova! Quanto à farofa, eu uso a da marca Chinezinho Light aqui em casa, pois meu marido não vive sem. Um abraço e sucesso!

×