Ao mestre com carinho: a maçã como presente

10

Já que hoje é o dia do professor, resolvi pesquisar um tema que sempre me despertou curiosidade: a maçã como presente ao mestre.

Eu mesma quando fui professora universitária ganhei uma maçã de um aluno. Achei o gesto super simpático e querido.

Existem várias teorias que explicam essa história, algumas relacionadas à simbologia do saber e outras às remunerações dos professores desde os séculos passados.

A primeira delas fala que a maçã simboliza o conhecimento, pois quando cortada em duas partes, se visualiza um pentagrama que é o símbolo do saber.

Avançando um pouco mais, podemos pensar na representação de Adão e Eva na literatura cristã, sobre a sede do conhecimento, o questionamento do indivíduo e o desejo de respostas.

Desse modo, podemos ver a teoria do saber, como o desejo do aluno em adquirir o aprendizado através do professor, e não só como uma forma de agradá-lo.

Mais um tema sobre o conhecimento relaciona-se à história de Newton e a gravidade. Mito ou verdade, já que a maçã caiu sobre a cabeça do cientista e tal fato o fez descobrir o conceito de gravitação universal, presentear o professor com a fruta seria bem apropriado, não acham?

Também fala-se da teoria sobre as remunerações dos professores. Diz-se que o hábito de presentear com a maçã surgiu no século 16, na Europa, pois os salários dos mestres eram baixos e assim os pais agradeciam o profissional com frutas e flores. Ei! Parece que esse fato não mudou nadinha nos dias atuais. A classe continua super desvalorizada em termos financeiros.

No meu ponto de vista, a maçã é uma fruta muito apetitosa e nutritiva, e ainda de fácil consumo. Então, entregar uma maçã ao professor pode ser o símbolo de desejar que o professor tão querido tenha uma boa saúde e se alimente bem. Não é mesmo?

Deixo aqui os meus votos de parabéns a todos os professores que ensinam não só com a mente, mas também com o coração.

  

Para tirar suas dúvidas sobre o meu processo de emagrecimento e vida saudável, clique AQUI.

Para ver mais receitas saudáveis, clique AQUI.

Siga o Blog da Mimis no FACEBOOK e INSTAGRAM @blogdamimis e assine o meu canal de vídeos no YOUTUBE e receba todos em primeira mão.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

10 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Mimis!!!! Achei interessante esse post, também não tinha ideia da onde surgiu esse “costume”. Tenho apenas uma dúvida em relação ao consumo da maça. Já me falaram que a fruta tranca o intestino… Eu consumia duas por dia, uma pela manhã e outra a tarde. Como o funcionamento do meu intestino não é dos melhores rsrs eu “cortei” as maças do meu consumo diário. Isso é verídico?? Desde já, muito obrigada! Um beijo!

  2. Uma vez na faculdade um professor brincou que queria maçãs de dia dos professores. Nós combinamos entre nós e a classe inteira, 80 pessoas levaram maçãs, torta de maça, suco de maçã e fizemos uma pilha na mesa dele antes dele entrar na classe.

    Ele levou um mega susto, mas adorou.

    Bjs Mi

×