A couve e suas maravilhas

58

couve blog da mimis_

Ela não pode faltar na brasileiríssima feijoada. E por que não inserir a couve no seu dia a dia também? Eu adoro.

E pasme! Ela é sim um alimento riquíssimo em cálcio!

Segundo a Dra. Sônia Tucunduva, nutricionista e  professora da USP, a quantidade de cálcio encontrados em 100g de couve refogada é de 177mg.

Enquanto o leite apresenta, na mesma quantidade, 134mg de cálcio na versão desnatada,  e apenas 123mg na integral.

A nutricionista Denise Madi Carreiro, que é conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, está certa de que a couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca, e chega a compará-la ao leite materno.

Ela diz que o magnésio presente na hortaliça é fundamental para a absorção do cálcio. E a couve tem esses dois minerais na proporção adequada, tornando-se importante já que o cálcio precisa do magnésio para conseguir exercer suas funções e formar a massa óssea.

Essa parceria entre o magnésio e cálcio é super fundamental! Juntos, eles ajudam ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, regulam a pressão arterial e hormonal e ainda atuam na contratilidade muscular. Além disso tudo, o magnésio é importantíssimo para o funcionamento de todos os nossos neurotransmissores, dando um ânimo maior a nossa vida.

 

Aí vão mais alguns benefícios da couve: 

– Fonte de vitamina C: ela possui antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele.

 – Combate à celulite: por ser antiinflamatória, melhora a circulação e o aspecto da pele.

– Rica em fibras: a torna uma grande aliada na perda de peso e também na regulação do intestino.

– Previne as câimbras: por ser rica em magnésio que tem a função de ativar a bomba de sódio e potássio, possibilitando a entrada do potássio na célula.

– Apresenta boa quantidade de iodo: importante na regulação dos hormônios produzidos pela tireoide, o iodo ajuda no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia (metabolismo basal)

– Possui ação desintoxicante e preventiva contra o câncer: os glicosinolatos presentes na couve, são fitoquímicos naturais, e por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico.

– Possui alta concentração de betacaroteno: o que ajuda a manter aquele bronzeado lindo quando pegamos sol.

Afinal, ela é ou não é uma ótima verdura para ser consumida sempre?

Neste POST  eu ensino uma receita bem fácil de couve refogada no alho. Sem óleo! E tem dica de suco detox com a nossa amiga couve AQUI. 🙂 

beijinhos!

 

Referências Bibliográficas:

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para decisão nutricional. 2ª ed. São Paulo: Coronário, 2002. 135 p.

COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato . Biodisponibilidade de Nutrientes. 4 ed. Barueri, São Paulo: Editora Manole Ltda, 2011, v. 1, p.

CARREIRO, Denise Madi, Entendendo a Importância do Processo Alimentar. 1.ed. – São Paulo, 2006.

 

Para ver mais receitas saudáveis, clique AQUI.

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

58 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Alimentos com calorias negativas | Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  2. BOA TARDE MIMIS ADOREI QUE VC FALOU DA COUVE . A MUITOS ANOS ATRAS TIVE UMA GASTRITE MUITO FORTE SENTIA MUITAS DORES E NÃO TINHA REMÉDIO QUE ALIVIAVA FIZ ENDOSCOPIA E DEU ESTOMAGO SUJO MUITO ACIDO AI O MEDICO ME DISSE COMA BASTANTE COUVE CRUA E SUCO FIS ISSO POR SEIS MESES E FIQUEI CURADA . ATE HOJE COMO PRATICAMENTE TODOS OS DIAS.BJS

  3. OI MIMIS…. SABE TO ACOMPANHANDO SEU BLOG E ME APAIXONEI!!!!!!!!!!!!! BOM TENHO VISTO VC FALAR SEMPRE DA COUVE, EU AMO COUVE! PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE SENTI FORTES DORES NO ESTOMAGO E NENHUM REMÉDIO ALIVIAVA ESSA DOR…… MINHA VÓ…. ISSO MESMO RECEITA DE VOVÓ…KKKKK… ME DEU UM SUCO DE COUVE P/ TOMAR, A DOR DESAPARECEU…. A LINDINHA DA COUVE É UM ÓTIMO ANTI-ÁCIDO, E AJUDA A CICATRIZAR ÚCERAS… BJSSS

  4. oi mimis to tomando couve com laranja e limão e gengibre todos os dias é verdade com a laranja fica mais caloricas, ah antes e tomor café com açucar sera que faz mal obrigada.

  5. doroteia moreira em

    adoro couve,,,corto ele bem fininho,,,e depois bato o corte da faca varias vezes em cima das tirinhas pra ficar bem pequenininho os pedacos,,,corto cebola roxa em pedacinhos bem pequenininhos,,,,corto bastante quento,,,corto em pedacos bem pequenos o tomate,,,coloco limao,,,sal e um pouco de azeite de oliva,,,e misturo,,, coloco no prato por cima da comida,,,principalmente no arroz integral que nao e muito bom,,,gente fica uma delicia essa salada de couve,,,vc como o arroz integral numa boa,,,ja perdir muito peso comendo arroz integral com salada de couve assim

    • Luciana Medeiros em

      Olá, Mimis.
      Tb estou firme e forte na minha reedução alimentar e na academia. Comecei a comer couve graças a você. Estou fazendo refogada c/ alho, mas gostaria de saber se este suco com couve e frutas pode ser tomado à noite perto da hora de dormir e se deve ser coado.
      Muito obrigada pela força! Desejo muito sucesso pra vc e que Deus sempre te abençoe. Bjs

  6. Oi Mimis, uma duvida que eu tenho é sobre coar ou não o suco verde. Ele perde muito as propriedades? Sem coar, acho muito grosso, não gosto.

    Bjos, te adoro!

  7. Cleuza Joanita Brenzink em

    Costumo fazer suco de couve e gosto de acrescentarfrutas como: mamão, maçã, limão, laranja, manga…. também cenoura e um pedacinho de gengibre…
    Fica uma delícia bem gelado….

  8. oi mimis adoro seu blog…. faz um mes q estou indo pra nutricionista e ela me mandou tomar esse suco com a folha de couve só q eu não concigo tomar me da ancia só o cheiro desse suco o q eu poderia fazer já tentei ate colocar fruta mas mesmo assim não consigo tomar…… bjs adoro vc

  9. Oi Mimis! Seu blog é o máximo, estou tentando perder peso, mais me sinto muito fraca e sem ânimo pra nada, vc pode me indicar algum alimento que me de um pouco de energia?
    Que tire esta indisposição! obrigada!
    Raquel

  10. Olá!!! Adorei a receitinha do suco de couve!! Gostaria de saber qual o melhor horário pra toma-lo e a quantidade necessária por dia!! Bjinhu e muito obrigada!!! Vc é um exemplo de fé, força e foco!!!

    • Maria Trindade Resende em

      Tomo o suco da couve 15 minutos antes do café da manhã, sinto-me com mais energia e minha pele ficou mais sedosa, era só lavar um pouco de louça e minhas unhas ficavam quebradiças e agora não tenho mais este problema ! a couve é tudo de bom , eu recomendo !

      Abraços

  11. Oi Mimis, tomo suco de couve com limao toda manha em jejum, li que servia para ajudar a emagrecer… em 40 dias perdi 5kg. Logico que estou jantando apenas carne e salada tbm. Quero emagrecer mto mais, preciso perder uns 35kg ainda. Se tiver umas dicas ficaria grata de compartilhar …. obrigada, bjus

  12. Tomei o suco verde hoje pela primeira vez, eu não sei se já é o efeito do suco, me deu uma soadeira, e disposição que nunca tive kk, fiz com couve, maçã verde, hortelã, ficou ótimo, pena que tive que coar, pq me deu ânsia, mas ficou muito gostoso, espero perder pelo menos 3 quilos bjos..

  13. MIMIS ESTOU TOMANDO SUCO DETOX TODOS OS DIAS DE MANHÃ,NUNCA DEIXO DE ACRESCENTAR A COUVE E O PEPINO!!!! PODE SER INGERIDO ASSIM OU SO NA SALADA???? OUTRA PERGUNTINHA EU POSSO TOMAR ESSE SUCO DETOX TODOS OS DIAS SEM TER QUE DAR PAUSA??? OBRIGADA!!! ADOROOO VC ,SEU BLOG VCS ESTÃO MUDANDO MINHA VIDAAAA
    PS: VAMOS INVETAR ALGO COM A SOBRA DO SUCO DETOX??? FICA UM SUMO TÃO BONITO NA PENEIRA E TENHO QUE JOGAR FORA 🙁 DA UMA PENA KKKKK MUITOSSS BJUSSS

  14. ola… estava ”ensaiando” pra começar uma dieta…mas depois que conheci você, não comecei mesmo…e sim mudei meus hábitos alimentares, e estou me sentindo muito bem…!!! cada dia uma expectativa do que fazer, adaptar tudo para ficar mais saudável já até crio minhas receitas…e ontem fiz panqueca de couve, ficou uma delicia…tomo ela no suco verde também adoooro…!!! Obrigada por compartilhar com nós tudo isso e parabéns…

  15. Oi!! Comecei a acompanhar a pouco seu blog. Parabéns por tudo que você conquistou, te admiro muito. E sobre gorduras boas e usar óleo para cozinhar, a algum tempo substitui o meu óleo de cozinha por óleo de côco, depois de pesquisar sobre e principalmente pelos relatos do Dr.Lair Ribeiro e do Dr.Victor Sorrentino. Como você é uma pesquisadora e tanto nesta área, gostaria de saber sua opinião sobre este óleo. Bjs.

  16. oiiiiiii, ameiii, não sabia q a couve era tão boa assim….qdo eu acho couve aqui no japão, eu faço suco…. fica uma delícia…vc tem alguma receita de sucos tb??

  17. Pingback: Couve refogada sem óleo - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  18. Oi Mimis, parabéns pelo blog, vou ficar lendo todos os dias, para que esses bons hábitos façam parte da minha vida messssso, falo isso porque tento seguir mas acabo sempre me vencendo, já faço academia musculação e natação (adoro), mas percebo que não emagreço mais, preciso sim mudar “radicalmente” minha alimentação: não posso mudar de um dia para o outro pois já fiz isso e para mim não funciona, fico anciosa, sinto necessidade de ficar “cheia” (credo neh?), mas estou no caminho, já não como chocolates como antes (exageradamente) , agora procuro comer o amargo com 80% de cacau, procuro fazer mais a minha alimentação (como muito fora de casa), meu arroz agora é só integral melhorei na questão de fazer legumes (achava que não sabia fazer) , estou aprendendo hehehe, vou começar fazer suas receitas, e depois comento (meu filho adora essas novidades pois só pensa em trincar kkkk, fica sendo meu estímulo também), tenho 52 anos , peso 72 kilos e QUERO pesar 65, tenho 1:67 de altura, vou chegar lá. Qual a dica que vc daria para que eu me sinta mais saciada, pois frutas, danone, shakes, me dão mais fome. Deus te abençõe muito, pois vc é o incentivo para muitas pessoas, parabéns. bju

    • oi lindona! os integrais e proteinas magras te darao mais saciedade… frango grelhado… atum, peixes magros, clara do ovo… se vc escolher os alimentos certos consegue ficar saciada sim… beijos!

  19. Preciso seguir a dieta do meu coelho de estimação… ele se atraca em folhas de couve o dia inteiro. Deve estar mais saudável que eu! 😛

    Couve refogada no alho parece bom, apesar de a couve não me despertar muitos sentimentos (mais pelo alho mesmo). 🙂

  20. Mimis adoro suco com couve, mas depois que fiz exames e descobri que tenho muito ferro no organismo, parei de comer, será que poderia voltar sem problemas?
    beijus

  21. A couve realmente é uma maravilha. Tive uma experiência ótima com ela antes de engravidar. Tomava todos os dias suco com beterraba, couve e laranja, não tive nada de anemia e minha disposição era incrível. Também comia muito uma saladinha de couve cortada bem fininha com gotinhas de limão. Delícia.

×