Congelando alimentos – Frutas

82

 

Lembra que eu falei AQUI que ia mostrar como congelei as frutas que eu tinha em casa antes de viajar? 

Então vamos lá!

Super fácil e assim você pode evitar o desperdício de alimentos.

Aqui em casa não pode faltar saquinhos de variados tamanhos para os congelamentos. Eu tenho também uma seladora super legal que fecha os pacotes perfeitamente. Mas você não vai precisar disso. E se não tiver os saquinhos, pode congelar em potes também, ok?

É o seguinte! Quando você for viajar, ou você notar que as frutas vão estragar porque não serão consumidas a tempo, congele-as.

Pique as frutas, coloque no saco plástico ou no pote e leve diretamente ao congelador.

Eu já tinha feito isso com as bananas, mas com as maçãs foi a primeira vez. Pensando que iriam escurecer, fiz dois pacotes para testar: em um adicionei um pouco de água,  e o outro foram as frutas apenas.

Essa semana eu olhei os dois pacotes de maçãs e ambos estavam perfeitos! Inclusive já utilizei um deles.

Lembrando que sempre você deve dar preferência às frutas em seu estado natural e fresco. Assim os nutrientes são melhor aproveitados.

Espero que você aproveitei a dica e não desperdice mais alimentos!

 

 

Fotos: Michelle Franzoni

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

82 Comentários Mostrar comentários

  1. Mayara Marques em

    Mi, bom dia. Tudo bem? Mi, para utiliza-los depois de congelados qual melhor forma de descongelar sem perder os nutrientes e/ou ficar escuras as frutas? Tenha uma ótima semana.

  2. Adorei a matéria, é tão incrível quando nós ficamos até Hoje presas as informações que recebemos ainda pequenos. Você abriu minha consciência, desmistificou uma crendice muito antiga, muito obrigado. Vou testar o congelamento de maçãs e bananas com muito mais confiança!

  3. Gostsria de se.possível receber informações de como manter por mais tempo alimnetos e melhor maneira de concelat e oq posso congelar..
    GRATA

  4. Pingback: Dieta econômica: como congelar couve - HORA fit | HORA fit

  5. Oi!! Adorei o post.
    Estou indo viajar e queria muito comprar uma seladora também. Andei pesquisando e as que encontrei vi que dependem de um saquinho específico e ai complica, né… e quando os saquinhos acabarem?
    A sua é assim? Pode mostrar uma fotinho ou passar o modelo? Se não quiser fazer propaganda por aqui, entendo perfeitamente. Nesse caso, pode me passar por e-mail?
    Obrigada!
    Beijos!

  6. Mimis não tinha lido este post ainda. Eu tb congelo muita coisa, amo congelar abacaxi, pois não gosto de descascá lo kkkk. Fiquei surpresa com o congelamento da maçã, achei q ficaria escura. Vou fazer em casa. Bjs Mimis.

  7. Legal!Ainda não tinha visto este post,mais ontem tive a ideia de congelar umas verduras e guardei em potes.Vai ser mais rápido qd chegar é só cozinhar.

  8. Mimis,
    Parabéns pelo seu blog, sigo seu blog a alguns meses, desde quando você foi ao programa da Eliana pela 1ª vez, estou sempre de olho nas dicas, sempre fui cheinha, mas, agora decidi mudar minha alimentação, como pães integrais, lights e evito açucares, estou fazendo acompanhamento nutricional, e faço treinamento funcional 2x por semana, devido ao meu tempo que é pouco. Meu metabolismo é muito lento, tem algma sugestão pra mim?

  9. Oi Mimis, Me chamo Joyci, sou de Barão de Grajaú-MA, tenho 30 anos, peso 59kg, sou baixinha 1,49, sei que estou acima do peso, tenho uma vida sedentária demais, eu quero e preciso perder peso e tenho vontade de ter um corpo saudável, me ajude, não sei nem por onde começar… Estou disposta a dietas e exercicios… bjos

  10. Michelle que Deus a ilumine e lhe dê sabedoria para continuar divulgando ótimas dicas. Tenha certeza que suas dicas fazem diferença na nossa rotina.

  11. quero comprar uma maquina destas de embalar os alimentos, queria uma simples, qual vc tem ou pode sugerir e onde posso comprar, tks, Marilia

  12. Olá Mimis! Amei o seu blog. Vou começar a pedalar também. Sou sedentária, mas depois de ver a sua transformação, vou conseguir também. Bjus

    • Michelle Franzoni em

      Oi linda! Força! Você consegue! Venha me contar as novidades depois. Acompanhe o blog e siga as dicas da Fanpage e instagram. Beijos!

  13. Amei seu blog, as frutas não perdem seus nutrientes congelando?

    Eu gosto de fazer suco com couve, mas ela empre estraga rápido, se eu congelar será que ela não perde seus nutrientes?

    • Michelle Franzoni em

      perde um pouco, mas é melhor do que nao consumir né? 🙂 prefira as frescas mas quando forem estragar , congele-as para nao ir fora beijos!

  14. Mimis, bom dia!!!! tenho algumas duvidas sobre legumes (cenoura, brócolis, couve-flor, beterraba) ou a tal seleta de legumes…..estes conservam seus nutrientas se congelados crus ou congelados? aqui em casa as coisas estragam muito facil, e também queria guardar picado para tornar mais agil o preparo, evitando que a preguiça me faça sair da dieta…. algumas experiencia para compartilhar conosco sobre o processo de congelamento destes?

    • Michelle Franzoni em

      oi amada, sempre perdem um pouquinho né? mas nào sei dizer quanto. Mas vale a pena congelar algumas coisas sim. Faça assim, quando vc ver que nao vai dar conta, congele 🙂 ou vá comprando aos poucos. Beijos!

  15. Mimis, Estou me inspirando em busca de uma vida saudável…legal ter filés congelados em “folha” e já temperados, de carne, frango ou peixe, para evitar “gulodices”, ganho muito tempo com eles para complementar as saladas…bj

  16. Mimis,

    PARABENS!!!!
    Só conheci sua historia hoje.
    Realmente contagiante e inspiradora.
    Parabéns de novo.

    Muito muito muito obrigada pelas dicas…..

    Grande beijo.

  17. Mimi,

    Primeiro queria dizer que estou apaixonada pelo blog! Acabei de descobrir e não consigo desgrudar! Somos muito parecidas, mas eu ainda não parei de engordar e emagrecer.

    Obrigada por dividir sua trajetória, dá para perceber que você faz esse blog com amor e carinho, e posso dizer que você está realmente me motivando muuuuuuito para seguir em frente e fazer o mesmo, espero ter sucesso e vir te contar em breve!

    Agora a pergunta (finalmente, né….) o que e onde você comprou o utensílio que sela o saquinho com as frutas?

  18. angelita almeida em

    Parabéns, pela vitória!

    Estou na mesma luta, sou obesa e estou fazendo acompanhamento com nutricionista, psicóloga e exercícios físicos.
    Meu caso é um pouco mais sério, pois vou ser submetida a cirurgia bariátrica no final desse ano; mais até lá, vou ter que emagrecer 16kg, dos quais já emagreci 4 kg só est mês.
    Vou chegar lá…
    Obrigada pelo exemplo!

    Angelita

  19. Olá !! Vi sua entrevista no Terra e corri para seu blog. Adoro culinária, e estou curtindo muito suas dicas….primeiramente PARABÉNS pela sua determinação no habito alimentar, realmente isso é tudo, agora me explica uma coisa..rsrs as frutas depois de descongelas não murcham ? Você consegue utiliza-las em uma salada de frutas ? bjssss

  20. se eu fizer minha refeição (grelhados; batatas doces) para comer a semana toda( por falta de tempo) numa mesma “remeça”, você indica que eu congele ou guarde na geladeira? Se eu congelar, depois descongelo no micro ou na panela? Gostaria de entender mais sobre essa praticidade! beijoooo

    • nào entendo tanto de congelamento assim linda… batata doce nao sei se fica bom… mas sei que as refeicoes duram bem 3 dias na geladeira… bjo

      • Faço isso com arroz integral e no caso de carnes, congelo cruas porém temperadas em sacos individuais. Na hora de descongelar, deixo na geladeira de um dia para o outro. Fica

  21. adorei esse blog quero perder peso, mais da tortura para mim,,por problema de saúde ..pressão alta, artrite reumatismo,, preciso de uma dieta .. pode me ajudar,, abraços amei teu blog;;;

  22. Congelo aho-poró e couves( os dois crus )fatiados, mandioquinha crua com casca, espinafre cozido e ficam ótimos. Inclusive é uma ótima ferramenta para auxiliar a retirada da casca da mandioquinha, já que a mesma fica super molinha.

  23. Nossa essa dica me caiu como uma luva… rsrss Nós viajamos muito e como tenho duas crianças, não economizamos nas frutas, verduras e legumes aqui em casa. Assim, sempre perco alguns desses ítens, ou acabo doando pra minha funcionária. Vc sabe também como conservar legumes e verduras? Obrigada

  24. Eu estes dias comprei uma caixa de amoras e vi que não ia dar conta e congelei,ficaram ótimas e vou aproveitando aos poucos.Adorei a dica para as maçãs, e já vou por em prática hoje mesmo.Mas vou procurar os saquinhos,pois ocupam menos espaço que os potes.

  25. Congelar é tudo de bom. Eu congelo quase tudo aqui, o aipim, o quiabo, coentro cebolinha, até hortelã, brocolis e a couve manteiga. As dicas são maravilhosas congelei abobora e deu super certo. Bjs Mimis

  26. Dá para fazer com folhas sim. Para ficar melhor, é só colocar na água fervendo por uns dois minutinhos, tirar e colocar numa bacia com água bem gelada (pode ser com gelo também). Isso ajuda a parar o amadurecimento. Depois é secar e colocar nos saquinhos. Tem uma dica do site receitáculo que é congelar brócolis e couve-flor (após o procedimento) em formas e só depois de congelado colocar no saquinho…

  27. Verduras / Legumes vc tb congela?? Principalmente as verduras, nem sempre consigo consumi-las antes de ficarem muchas e feias… Alguma dica??? Bejios… Amodoro o seu blog e as dicas!!

    • Oi Maria fernanda!
      Congelo alguns! Tenho q testar outros.
      Abobora e mandioquinha ficam ótimas!
      Creio que folhas como espinafre e couve tabém fiquem legais…Vou testar e te conto!
      Alface não recomendo rsss Queima até na geladeira quando esta mais fria que o normal.
      Vamos descobrindo aos poucos! Beijos!

    • Eu consumo sempre em preparos.
      As frutas, faço sucos ou vitaminas e elas vão direto para o mixer.
      Os legumes direto para a panela ainda congelados.

×