Canela do bem

Por Michelle Franzoni em 27 de novembro de 2012

 

Uma das especiarias mais antigas do mundo, a canela é perfeita para dar sabor à vários pratos, tanto doces como salgados. 

Eu gosto de usar no iogurte com frutas, na carne moída (receita aqui), no frango com especiarias, e até nos crepes proteícos que ainda não passei a receita para vocês

A lista de benefícios é enorme! E dentre elas, escolhi algumas:

Ÿ• Melhora os quadros de gripe: que tal um chazinho com canela?
Ÿ• Eficaz em quadros infecciosos: possui propriedades antibacterianas, antivírus, antiparasitas e antissépticas.
Ÿ• Combate cólicas menstruais
Ÿ• Auxilia na digestão e eficaz contra gazes, náuseas, diarréia e indigestão.
Ÿ• Estimulante cerebral
Ÿ• Diminui os riscos de problemas cardíacos
Ÿ
E não pára por aí! Quer saber os benefícios da canela no processo de emagrecimento e beleza?
 
• Efeito termogênico:A canela  é capaz de aumentar a temperatura corporal, ajudando na queima de gorduras.
• Atrasa o esvaziamento gástrico: Ela faz o estômago esvaziar mais devagar. Assim, a fome demora mais para chegar. 
• Diminui a vontade de comer doce: Pelo seu sabor adocicado, ela pode ser usada no leite, nas frutas e vitaminas, controlando assim a vontade por doce. 
Ÿ• Melhora a circulação sanguínea: diminuindo o edema e a celulite.
Ÿ• Diminui o colesterol Ÿe reduz os níveis de açúcar do sangue.
 
A recomendação é usar uma colher de chá por dia e não mais que isso, pois em excesso ela pode ser tóxica.
E atenção! Pessoas com pressão baixa e gestantes não devem consumir canela. Algumas pesquisas dizem que ela tem efeito abortivo, além de diminuir a pressão arterial.
Foto: autor desconhecido.
 

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

20 respostas para “Canela do bem”

  1. […] adoro banana e escolhi essa fruta para dar um toque especial à receita. Adicionei canela que é termogênica também. Olhem que […]

  2. Raquel Brito disse:

    Oi Mimis

    Parabéns!!! Estou na luta do emagrecimento saudável! Estava com 87,5 kg e tenho 1,63m. Hoje já estou com 85 kg e lutando para chegar ao peso ideal. Ainda preciso gostar de exercícios…mas sei que chegarei lá. Também como você esteve, estou muito focada!!
    Ah vi que vc não usa alho por conta do cheiro nas mãos aí vai uma dica. Corte os alhos e imediatamente após coloque as mãos na na água corrente. As mãos devem ficar como em forma de oração, totalmente para cima e jamais as esfregue! É dica legal, pois não fica nenhum cheirinho de cebola e alho.

    Adoro seu blog!!! Me ajuda muito! Bjos

  3. Ana Cristina disse:

    Não gostava, passei a comer com batata doce adorei.

  4. libania fernandes disse:

    é bom tomar diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café de manhã ,canela com mel é muito bom tbm tomar reduz o peso bjss…

  5. […] da manhã e também nos lanches, e geralmente adiciono iogurte ou faço amassadinha com cacau ou canela. Nesse post AQUI tem várias dicas de lanchinhos práticos para o dia a […]

  6. socorro alves disse:

    Estou amando suas receitas,ja emagreci seis quilos,sei que vou chegar-la…obrigada Mimis pelas dicas maravilhosas…

  7. Fabiana Moura disse:

    Olá Mimis

    Desde que vi vc na record venho me animando para com os alimentos e receitas que você indica, e descobri que comida light pode ser saborosa.
    Mas ainda não consigo desconstruir velhos hábitos, mas estou lutando. Gostaria de saber se você tem alguma receita de bolinhos de chuva integral!

    Fabiana

  8. josiene disse:

    Pode misturar no mix iogurte com pó de gelatina

  9. Lúcia disse:

    Mimes minha querida sou uma assídua seguidora do seu Blog, amo de paixão suas dicas, contudo não me leve a mal sou enfermeira e é com propriedade que lhe digo que o chá de canela não podemos tomar no período da Menstruação, pois o mesmo intensifica o sangramento muitas vezes causando Hemorragias, inclusive tivemos em nosso Hospital Maternidade um caso que nos intrigava bastante que era justamente o alto índice de puérperas com sangramento pós parto, quando pesquisamos foi visto que as copeiras serviam muito o chá de canela ao ser retirado da dieta das pacientes quase como encanto os sangramentos voltaram ao Normal Bjosssss minha querida (aaaaaaaaaaaaaa eu Amo Canela hehehehe, contudo eu a evito quando estou menstruada ) 😀

  10. Sergio disse:

    Vou passar a consumir mais canela….

  11. naza picanço disse:

    fiquei sabendo de seu blog hj; e logo me identifiquei com vc pois comecei tambem processo de emagrecimento estava ficando obesa; procurei orientação médica e estou fazendo reeducação alimentar ja perdi 10kg em 4 meses adorei suas dicas vou segui-las ;bjossssss.

  12. Mone disse:

    Amei saber + sobre a Canela, pois gosto muito, só ñ sabia q poderia usar até mesmo em pratos salgados, agora vou usar kd vez +.

  13. Cylene disse:

    Olá Mimi!!!Estou amando o seu blog, inclusive te sigo no instagram!Vc está sendo um exemplo pra mim, estou tentando me espelhar em vc…há pouco tempo estava grávida e na própria gravidez perdi 10kg. Nunca fui gorda, mas estava acima do meu peso…após tirar a barriga, perdi dezesseis no total!!MARAVILHA!!!Estava com o meu peso ideal, 52kg. Mas, escorreguei agora, e engordei, relaxei..estou seguindo vc e quem sabe um dia ficar como vc está. Mas, o assunto não é esse, é sobre a canela!kkkkkkkk…Sou hipertensa e meu cardiologista aconselhou não consumir muito canela pois sobe a pressão arterial, e não baixa como dito em seu blog!!Bjos e sou sua mais nova fã!

  14. leda disse:

    na janela da minha cozinha tem vazinhos com alecrim e outras ervas o alecrim uso no frango, nas batatas ao forno na marinada
    a salvia è uma delicia, se usa em quase tudo
    a majorana entao, no frango caipira! d+
    o ramo da erva doce com a abobrinha recheada ou refogada!
    o louro, a salsinha na salada, o alho poro na pizza, no pao…
    o oregano na pizza no cozido de vaca, na sopa do inverno, no macarrao…
    o açafrao no risotto, bom demais da conta…o curry, cuminho, cravo da india, deixam a comida com gosto do oriente e refrescante claro.
    Ah quando se trata de cozinhar eh comigo mesmo…o negocio eh saber maneirar meu apetite. 🙂

  15. JUAREZ disse:

    Adoro Mimis ,canela no meu bolinho de chuva em faço ,maravilha lembrar dessas especiarias..valeu ..

  16. Milton disse:

    Não sou muito chegado em canela, mas é um negócio muito bonito para decorar pratos, doces, etc. Ela inteira assim fica muito legal nos pratos.
    Mas tu tens razão, diga para esse povo comer canela… isso aí! Menos eu!
    😛

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *