Etiqueta no trânsito

7

 

Gloria Kalil, a diva da etiqueta e bons modos no Brasil, escreveu dez dicas de como manter a postura e ser chique no trânsito.

Olha só o que você não deve fazer!

1. Jogar papel, palito de sorvete, ponta de cigarro… Ou qualquer lixo pela janela do veículo. Tenham a santa paciência! – a gente não devia nem comentar este item;

2. Xingar o motorista do carro vizinho. Contem até mil, mas não cedam a essa tentação. Tem coisa pior do que emparelhar com o xingado próximo do sinal?

3. Usar a buzina à toa. Calcar a mão, na porta do prédio, só para avisar que chegou, é muita folga. Mais chato ainda se a buzina tiver sons exóticos como berrantes de boi, cacarejar de galinha ou som de “O calhambeque”;

4. Travar as passagens das ruas só para não perder um sinal amarelo.;

5. Fazer da mala do carro uma boate com caixas de som apropriadas para um estádio, e impor suas músicas ao bairro ou à praia inteira;

6. Dar uma de esperto ultrapassando pela esquerda os carros que estão na fila e, depois, querer que os outros ainda o deixem voltar como se nada tivesse acontecido;

7. Cobrir o vidro do carro de adesivos, cachorrinhos, palhaços, frases engraçadinhas;

8. Cutucar o nariz ou espremer cravos no engarrafamento;

9. Conduzir sem camisa ou de regatas em cidades sem praias por perto;

10. Achar que é um direito de toda a mãe fazer fila dupla ou tripla na porta dos colégios na hora de buscar os filhinhos.

Eu acrescentaria mais uma: respeite os ciclistas, pois a rua não é somente sua!
Ela ainda complementa dizendo: “E homens, por favor, mordam a língua, mas não chamem mulher de Dona Maria. Não tem nada pior!”
Cá entre nós! Isso não é apenas ser chique… é ser educado, civilizado, responsável e inteligente, não é?
 
Foto: Paulinho Ferrarini
Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

7 Comentários Mostrar comentários

  1. O único que tenho alguns deslizes é o item 2, mas de modo geral eu sou bem educado. Acho que no trânsito podemos ter uma amostra do que é a nossa sociedade. O egoísmo impera praticamente o tempo todo. É triste mas é verdade.
    Como sou ciclista, não urbano/diário mas sou, normalmente fico a uns 3 metros do ciclista, e dou SEMPRE prioridade para ele. Sei bem como é levar uns “cagaços”(com o perdão da palavra) por conta de motorista mal educado. Jamais faria o mesmo.

×