O sonho da barriga tanquinho

Por Michelle Franzoni em 11 de janeiro de 2013

michelle franzoin blog da mimis ego3

Vamos falar sobre o que a galera quer saber!

Como conquistar uma barriga sequinha e com gominhos aparentes?

Para isso, vou falar um pouquinho da minha história e genética.

Eu sempre tive a barriga sequinha, mas nunca foi tanquinho como hoje. Minha propensão é acumular gordura em membros inferiores: glúteos, coxas e panturrilha (sim! panturrilha! oh!). Durante os 3 anos que  estive gordinha, é claro que os 30 e poucos quilos a mais levaram gordura para a barriga também, mas eu era muito maior nas partes baixas 🙂 Então quando comecei meu processo de emagrecimento, a gordurinha da barriga foi desaparecendo primeiro.

Por que falei isso? Porque cada pessoa tem seu biotipo. Tem meninas que tem pernas lindas e gordurinha abdominal, certo? Outras já detestam suas coxas e bumbum. Tipo… você come um chocolate e parece que a banha vai toda para aquela parte odiada, não é?

Então… boas e más notícias… Se você se encaixa no primeiro  biotipo (das pernas magras e barriga fofinha), pode ser mais difícil ter a barriga tanquinho, pois a tendência do seu corpo é acumular gordura ali.  Mas não impossível. Se você é do segundo grupo, é mais fácil.

Mas e os homens? Os homens possuem hormônios diferentes das mulheres e eles têm mais facilidade em ganhar massa magra. Por outro lado, a maioria acumula mais gordura na região abdominal (a famosa barriga de cerveja, que de cerveja não tem é nada!)

Então o que fazer?

Vou passar algumas dicas e derrubar alguns mitos referentes a essa parte tão cobiçada do corpo, tanto por homens, como por mulheres.

Primeira dica é: Voce precisa “queimar”a gordurinha que está na barriga: nada adianta você fazer um monte de abdominais e continuar com a camada de gordura recobrindo tudo. Para isso, perder peso é fundamental através de dieta de baixas calorias e exercícios aeróbicos (veja minha dieta AQUI). Sim! Infelizmente você vai perder gordura nas demais regiões do corpo, e isso inclui bumbum e peitos!

Olha só! No verão eu estava bem sequinha e meus gominhos estavam saltando. 🙂 Já no inverno eu alterno dieta de ganho de massa magra e acabo ganhando uma gordurinha na região da barriga também. Assim você vai conquistando a  barriguinha dos seus sonhos.

michelle franzoni blog da mimis-3

E se você já é bem magrinha e nada dos gominhos aparecerem? Provavelmente você não tem massa magra sufuciente, ou seja, músculos  fortes na parede abdmoninal, que os deixem aparentes. Então! Precisa ganhar massa magra comendo e treinando direito! Neste post AQUI eu falo um pouco sobre meus objetivos de ganho de massa magra.

Aí você  vem e me diz: “Ahhh Mimis, mas eu faço  500 abdominais por dia e a pança continua ali!” E eu te digo: Pode parar! o músculo do abdomem é igual a qualquer outro e deve ser treinado como tal. Precisa de descanso e repetições médias. Eu faço 3 tipos diferentes de exercícios para a região, 3 séries de com 12 a 20 repetições. Dia sim, dia não. E só! Espie AQUI vários exercícios que já postei para a região do abdomem.

Mas atenção! Como falei, a barriga depende da genética, e nisso está envolvido o fator pele. A elasticidade da pele de cada um é variável e às vezes após um grande emagrecimento ou várias gestações, a pele não regride mais. Nesse caso, apenas um procedimento cirúrgico pode resolver o excesso de pele.

Mais uma dica. E essa é  de fisioterapueta! 🙂 Postura é fundamental para melhorar sua barriga. Ombros para trás, coluna alinhada e equilíbrio muscular são importantes para a dita não parecer maior ainda. Olhe-se no espelho com a postura relaxada e depois com as costas e ombro no lugar… Mudou?

E já que eu falei, vou aproveitar e falar da famigerada barriga de cerveja. Acredite! Não é a coitada da cerveja que dá barriga e sim todo o excesso de comida e bebida que você come e que vai virar gordura no seu corpo. Portanto, se os homens tem maior propensão em acumular gordura na barriga… onde vai parar a gordura? Lá mesmo!

Então, como eu já tenho boa postura, o que eu faço para ter minha barriga tanquinho atualmente se resume em: DIETA e TREINO. Muito bem feitos. Ler AQUI e AQUI.

Neste post AQUI eu mostro para vocês vários exercícios  que eu costumo fazer nos meus treinos!

*** Para saber mais da minha história visite o FAQ.  AQUI estão as respostas para as suas dúvidas mais comuns.

barriga tanquinho blog da mimis michelle franzoni

    Fotos: Michelle Franzoni por Michelle Franzoni

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

933 respostas para “O sonho da barriga tanquinho”

  1. Nascimento disse:

    Não devemos nos apressar, uma boa alimentação e atividade física ajudam muito. Seguindo essas dicas de como ter barriga tanquinho, vai ser muito mais fácil eliminar as gorduras dessa parte do corpo e obter resultados positivos nos treinos.

  2. Giovanna disse:

    adoro você e suas dicas valiosas *_*

  3. Rodrigo disse:

    Muito bom o conteúdo, vai ajudar muita gente que não sabe como ter uma barriga tanquinho! Muito eficiente!

  4. Pedro Souza disse:

    Olá, tudo bem?
    Achei essas dicas ótimas para quem está passando por dificuldades com a barriga.
    É incrível como é quase sempre o mais simples que dá os melhores resultados!

    até mais!

  5. julia sobis disse:

    Parabéns! Pelo post e pela barriga! Sensacional o blog da mimis!

  6. Rorô disse:

    Olá Mimis, obrigado pelas dicas, tenha aproveitado todas, continue fazendo esse ótimo trabalho.

  7. Janete Gitzler disse:

    Vamos lá…gostaria de fazer um desabafo. Porque quando uma mulher de 56 anos que entrou na menopausa e pede explicações do porque da barriguinha ninguém é sincero? Porque ao invés de dar receitar caríssimas a base de salmão ao invés de mandar pra academia malhar por horas não abre o jogo e diz a verdade….que simplesmente ela pode morrer na esteira e comer kilos de salmão que não vai perder a barriga pelo simples fator que ela deixou de produzir ESTROGÊNIO responsável pela absorção da gordura abdominal? Dai você vai pesquisar e encontra milhares de receitas para emagrecer…mas eu não quero emagrecer…eu não sou gorda eu quero é só perder a barriga caramba..além das dietas ainda te mandam fazer procedimentos em aparelhos que congelam ou então aquentam a gordura mas não dizem pra onde vai essa gordura….mas dai vc. mexe aqui e mexe ali e descobre que parte dessa gordura dissolvida vai para a corrente sanguínea e você tem um belo de um enfarte pois seu colesterol foi nas alturas. Gente desculpe mas as clinicas de estéticas estão se lixando pra sua saúde.
    Não me iludo mais, acredito que a tal barriguinha seja um conjunto de vários fatores e cada um é um individuo diferente e que não existe uma formula magica pra isso……..desculpe mas é a minha opinião.

  8. Amanda disse:

    Olá Mimis! Adoro tuas dicas. Gosto muito do fato de que tu ”dá a real”: não tem milagre, tem ESFORÇO!

    Minha dúvida é sobre a relação barriga tanquinho vs hormônios anticoncepcionais. Mesmo quando já se come certinho e já se é magra, a pílula pode causar inchaço, impedir ganho de massa magra, atrapalhar a definição. O que fazer?

  9. Maria Madalena da Silva disse:

    Mimis meu sonho, barriga lisinha, depois que fiz várias cirurgias, e tratamento antialérfgico, fiquei com a circunferencia abdominal sem forma, e vivo triste.
    E depois da cirurgia p retirada de um pedaço do intestino grosso, não posso fazer qquer tipo de atividade fisica.
    Preciso de sua ajuda.

  10. Thaís disse:

    Mimis, em seu processo de emagrecimento você fez uso de suplementação?

  11. Clayton Maistro Junior disse:

    Clayton Maistro Junior
    Olá Mimis, prazer em te conhecer, tudo bem? Eu li uma postagem sua falando sobre “barriga tanquinho” e me interessou muito. Eu tenho 15 anos e quero definir meus músculos, não somente o abdômen mas os outros também. E lá no post, é dito que é preciso eliminar a gordura localizada no abdômen, e eu emagreci muito em virtude do que eu era. Antes, pesava 66 e agora peso 49 kg e se eu continuar fazendo exercícios vou ficar praticamente esquelético, então, o que devp fazer? Não tenho como ir a uma academia, pode me ajudar a defnir meus músculos e esclarecer de uma vez a dúvida da barriga? Obrigado pela atenção.

  12. Expedita disse:

    Amei a matéria me tirou muitas dúvidas

  13. Bell disse:

    Oi mimis, bom dia!

    Quero muito a sua ajuda ;-(. Queria muito voltar ao meu corpo antes dos meus filhos, eu engordei muito depois do meu segundo filho, que hoje está com 8 meses, e não tenho mais uma cintura modela 🙁 (os culotes enormes). Vou voltar para academia, e queria uma dicas.

  14. mirelli disse:

    sou muito magra estou pesando 33k e minha altura e de 1,46 e a minha pergunta é: se eu fazer só abdominais eu consigo ter uma barriga sarada ? é se sim como faço?

  15. carla Macaba disse:

    ola Mimis,
    eu sou magra ,perna fina mas a barriga e enorme,
    preciso dum cardapio semanal para tirar a barriga.agradeco desde ja

  16. samia disse:

    Mimis, parabéns pelo blog, bem bacana e completo. Tenho um biotipo parecido com o seu, a barriga já está bem sequinha… o meu problema são as coxas e as celulite 🙁 Que tal fazer um post sobre como vc conseguiu ficar com essas pernocas mara? Vou ficar na torcida para vc contar tudinho 😉

  17. Natália disse:

    Eu concebi minha bebê há um ano e vejo diferença na elasticidade da pele.
    Parei com o sedentarismo e comecei a me exercitar há uma semana, as dores devido ao exercício físico nas coxas já aliviaram muito, o que me estimula a continuar.
    Não consigo abandonar meu chocolate, a única coisa que atrapalha na dieta.
    Se com o tempo a pele não voltar e a barriguinha não chapar estarei feliz ao menos por levar uma vida mais saudável.
    O incentivo veio do seu blog Mimis. Muito obrigado por compartilhar tantas dicas e receitas saudáveis deliciosas conosco, isto faz toda a diferença.
    Parabéns pela pessoa que demonstra ser, alegre, simpática, solidária!.
    Beijos mil!.

  18. alana disse:

    bom dia, sou alana, gostaria de saber, qual a melhor alimentação antes de ir a academia? Obrigada

  19. Solange Falconi disse:

    Oi Mimis, primeira vez que vejo seu blog, não sou muito informada a respeito. Mas me chamou a atenção. Gostaria de saber a respeito de germinação de broto de feijão carioca, pois tenho bastante desse tipo de grão. Pode ser consumido in natura, como os outro tipos?
    Tenho necessidade de perder peso, e só posso praticar hidro, por indicação médica. Gostaria de começar a produzir meus brotos em casa. Obrigada.

  20. Ercilia disse:

    Ola meu nome é Ercilia gostaria de saber se vc usa algum tipo de suplemento . E se vc acha viavel fazer uso de algum e se ajuda na malhação.

  21. Marcia disse:

    Oi Mimis, faz mais de um ano que sigo vc no face.
    Fui mãe a sete meses da minha segunda filha, engordei 10k fazendo acompanhamento com nutricionista, estou super bem com 1,65 e 63k. A única coisa é a barriguinha , ainda faço uso de cintas. Não faço nenhuma atividade física, quero começar com caminhadas, vc acha que pode me ajudar?
    Neste final de ano , servimos aqui em casa água com gengibre e limão , o que incentivou até meu marido que não gosta de água a beber tudo de bom , não estou me sentindo inchada.
    Agora vou fazer umectação nos cabelos.
    Agradeço suas dicas. Desejo um feliz ano novo, com muita saúde e felicidade .

  22. Vendo seu Post tão bem detalhado vem somente confirmar pra mim como é difícil conseguir a tão sonhada barriga tanquinho. Mas não impossível…
    A gordura corporal é armazenada de três maneiras em nosso corpo: Superior, inferior ou nas duas regiões. Quando uma pessoa tem a gordura em ambas às áreas do corpo, ela tende a perder peso muito rápido na parte superior e mais demorado na inferior, esse é meu caso.
    Por outro lado à pessoa que tem a gordura corporal localizada somente na parte superior, ao emagrecer estará também ganhado saúde, pois estará reduzindo a cintura, este é o caso da minha esposa.

    Todos independente do formato do corpo, se quiser manter o corpo bonito e no peso ideal ira precisar de alimentação saudável e atividade física adequada e na intensidade necessária para eliminar o excesso de gordura armazenada e conseguir uma barriga tanquinho.
    Ufa… Vamos continuar na luta…

  23. tania valeria carvalho de oliveria disse:

    pouco posso comentar mas quero ser sua seguidora, pois tenho um 1.59 e 88k

  24. Riba Castello Branco disse:

    Parabéns Michelle. Muito legal, seu blog. Se puder mandar atualizações, agradeço.

  25. aline lima disse:

    oi MImis meu nome é aline tenho um corpo bem malhado, pernão, mas não consigo a tão sonhada barriga de tanquinho.
    tenho uma alimentação saudavel, mas só faco 10 minutos esteira bicicleta, abdominal todo dia e cintura todo dia.

    faixa abdominal afina cintura?

  26. Paula Prata disse:

    Ola Mimis,tenho acompanhado sempre suas dicas. Tenho 27 anos tenho 3 filhos . Hoje estou com 85kg. Antes de engravida pesava 65kg. Confesso que já fiz milhares de dietas e nunca consigo ir a fundo. Tenho muita fe em perde pelo menos uns 18kg,e um dia te manda um antes e depois. Confesso que já cheguei a sonhar com esse dia. Tenho muita fé em Deus que irei conquista meu objetivo. PARABÉNS pela sua força e garra sei que não foi nada fácil.beijos ate breve!

  27. Maria disse:

    Mimis, E a intolerância ao glúten e o trigo geneticamente modificado das últimas décadas? você pode não ter , mas grande parte da população que apresenta barriguinha protuberante tem intolerância e não sabe! A cerveja é culpada sim! você pode sugerir que a pessoa tente ficar um tempo sem cerveja pra saber qual o grau de culpa ela tem

  28. Deisy disse:

    Oi Michele! Nunca tive barriga tanquinho, sou magra, não preciso perder peso. Mas depois de duas gestações, ganhei uma barriguinha acima do umbigo ( que chamam de estômago alto rsrsrs). Estou há duas semanas fazendo uma dieta de low carb, faço natação duas vezes na semana e alterno abdominais (3 tipos com 3 séries de 15). E qnd consigo faço um trabalho de fortalecimento muscular em casa. Vc tem mais alguma dica para acelerar a perda dessa barriga alta? Estou super focada para secar de vez minha barriga e conquistar uma super barriga tanquinho! O que mais posso fazer? Obrigada querida. Grande bjo

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Deisy! Como escrevi no post, é preciso mesmo focar na dieta para perder gordura. Os abdominais irão te ajudar a definir. Sucesso, gata!

  29. Renato disse:

    Bom dia Michelle, Obrigado, pelo artigo! Eu já sou magro e trabalho com um tipo de serviço que exige fazer força várias vezes ao dia , mas a minha barriga não diminui. Poderia me indicar um exercício de iniciante para me ajudar, tenho mais de 40 anos.

  30. Lucimar disse:

    Sou magra 53 hilos 1,58d altura,mas umas gordurinhas na barriga queria eliminalas…

  31. eduardo disse:

    muito linda mimis adoro você e suas dicas valiosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *