Os benefícios da batata doce na dieta

batata doce mimis michelle franzoni blog da mimis

Muitos de vocês já ouviram falar que a batata doce é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo?

Mas o porque disso, a maioria não sabe.

Então hoje vamos falar desse tubérculo nutritivo e de sabor adocicado tão importante para a manutenção, como para o ganho de massa magra.

O principal sucesso da batata doce está relacionado ao seu índice glicêmico (IG). Quando comparada com a batata inglesa, esse carboidrato apresenta IG menor,  e isso a faz especial para ser consumida durante todo o dia, principalmente antes do treino, mas não exatamente após.  Ficou confuso?

Vamos lá! Indíce glicêmico é uma grandeza que reflete a velocidade em que a glicemia aumenta no sangue. Dessa forma. quanto maior o IG de um alimento, mais rápido ele é absorvido ma forma de glicose, aumentando a glicemia.

E quando precisamos de rápida absorção? Apenas no póstreino imediato, onde é preciso repor a energia gasta durante os exercícios. Exatamente aí comemos alimentos com alto IG combinado com uma fonte de proteína. Em qualquer outra hora do dia, quanto menor o IG do alimento, mais lentamente ele será absorvido e menos picos de glicemia teremos no organismo. Então, alimentos com baixo IG são excelentes para serem consumidos no pré treino. 

Além disso, a batata doce é rica em vitamina A, B e sais minerais como como cálcio, ferro, potássio, fósforo e fibras.

Agora, vamos ser sensatos. Você é atleta profissional? Compete? Eu não. Então a batata doce não é a minha única fonte de carobidrato no dia. Ela entra na dieta como os demais alimentos, com equilibrio e prazer, né! :) 

Vamos comparar as batatas!

batata doce blog da mimis

Dá pra perceber que ela é mais calórica que a batata normal, certo? Mas também sacia mais! Então o importante é inseri-la na sua dieta de acordo com as calorias necessárias.

Essa gostosura tem vários tipos. A que tenho encontrado aqui creio ser a branca e sua cor se parece com a inglesa. São elas:

Branca – também conhecida como angola ou terra-nova, é menos doce  e mais seca que as demais.

Amarela – apresenta um grau de doçura superior à branca.

Roxa – de polpa e casca arroxeadas, é bastante usada para fazer doces e compotas

Avermelhada – conhecida como coração-magoado no nordeste, sua polpa é amarelada e apresenta veios roxos ou avermelhados.

Laranja – comum nos Estados Unidos e na Europa. 

E agora sabendo de tudo isso, se você quiser inserir na sua dieta a rainha dos marombas, pode prepara-la da mesma forma que a batata inglesa. Cozida em água, assada no forno, e também fazer purê. A receita dessa maravilha está AQUI. E AQUI tem outra combinação bem legal também.

E aí? Gostaram? :) Quem tiver dicas e receitas de batata doce conta aqui pra gente! 

Para tirar suas dúvidas sobre o meu processo de emagrecimento e vida saudável, clique AQUI.

Para ver mais receitas saudáveis, clique AQUI.

Siga o Blog da Mimis no FACEBOOK e INSTAGRAM @blogdamimis

Assine o meu canal de vídeos no YOUTUBE e receba todos em primeira mão.

Deixe um comentário

  1. Gostaria que você pudesse me tirar uma dúvida.
    É sobre Açaí que são vendidos nas tigelas (alguns vem com banana, sorvete, granolas, creme de leite e etc…). Gostaria de saber se é recomendado o seu consumo. Eu sempre tento seguir suas sugestões, principalmente das dicas que você deu para perder seus kilos. Qual a possível consequência caso eu consuma açaí? Sei que tudo vai depender do nosso objetivo.
    Obrigado desde já pela atenção

  2. Oi minha querida,tenho 37 anos e já malho a um ano e meio mas não vi muitas diferenças e ganhos em meu corpo,gostaria de saber o que posso consumir antes do treino como café da manhã e pós treino porque acho que estou me alimentando de forma errada.tenho má circulação do sangue nas pernas do joelho pra baixo,sinto fadiga durante o treino.gostaria que vc pudesse me ajudar com uma dieta balanceada pra ganho de massa muscular e perda de gordura sem me sentir com fraqueza durante o treino,desde já agradeço a atenção bjs.

  3. Minha dúvida é como a recém comecei querer emagrecer e por enquanto não faço nenhum tipo de exercício se a batata doce é indicada em minha dieta alimentar???

  4. Oi queria muito queria muito que você me respondesse se a batata doce pode ser usada na dieta para emagrecer?????? poiis em fase de emagrecimento e então posso comer?? ou é só para quem quer ganhar mass ..DUVIDA CRUEL

  5. Já provei ela batida com leite desnatado (cozida e gelada) e uma fruta tipo morango! Fica uma delícia e para o prétreino dá um super gás!

  6. Mimis, esqueci de falar q este doce é de corte. Por isso a gelatina! E passei bem pouca margarina p untar. Acho q ñ altera em nada ou seja, ñ deixa de ser light.
    Bjs

  7. Eu tenho uma receita ótima, que aliás fiz hoje! Doce de batata doce

    1 kg de batata doce cozida e espremida
    1 xícara de chá de adoçante culinário
    1 vidro de leite de coco
    12 gr de gelatina em pó sem sabor já hidratada

    Colocar tudo na panela, cozinhar por uns 20 min, mexendo bem.
    Untar um marinex com margarina. Despejar o doce. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas

  8. Pelo o que eu entendi ela é boa como pré-treino. Mas no caso, se eu usá-la na hora do almoço? Estou fazendo isso errado? Se o treino for pela manhã. Fiquei confusa agora. Sempre como batata no almoço, isso quando não como feijão, ou arroz . Aguardo resposta. :)

  9. Bom, adoro suas matérias, sou super fã, mas peço por gentileza maior atenção nas publicações, o pessoal da alimentação da página está duplicando palavras, palavras que necessitam de hífen ou separação…enfim, correções pendentes; legal rever as demais páginas. Obrigada.

  10. NÃO ENTENDI… VC DISSE ” e isso a faz especial para ser consumida durante todo o dia, principalmente antes do treino, mas não exatamente após.” … MAS DEPOIS DISSE: ” E quando precisamos de rápida absorção? Apenas no póstreino imediato, onde é preciso repor a energia gasta durante os exercícios. Exatamente aí comemos alimentos com alto IG combinado com uma fonte de proteína.”

    AFINAL, É PRA COMER ANTES OU DEPOIS DO TREINO?

    • como eu falei, a batata doce tem baixo IG…. “Em qualquer outra hora do dia, quanto menor o IG do alimento, mais lentamente ele será absorvido e menos picos de glicemia teremos no organismo. Então, alimentos com baixo IG são excelentes para serem consumidos no pré treino.”

      • Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, agora entendi… A Batata tem IG menor, e eu achei que era IG maior… :)

        vlw pelas dicas…

        Aproveitando o gancho, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho… Esta tudo otimo…
        E em segundo lugar gostaria de sugerir que vc colocasse uma receita da maneira como tu prepara o arroz integral… Porque ele não é igual ao outro, e dependendo da maneira que se faz ele fica mt duro, ou muito moleee… essas coisas…

        Obrigada mimis e parabéns pelo blog esta tudo lindo, amo as receitas e sempre as faço em casa… Tbem invento bastante coisa :)
        Vc é uma inspiração ^^

      • Nossa, Mimis, agora fiquei confusa, pois sempre ouço os nutricionistas e nutrólogos falarem que a batata doce, assim como os demais alimentos de baixo índice glicêmico, são mais indicados para pos-treino, quando o obejtivo é ganho de massa, juntamente com a proteína. Já antes do treino o ideal seriam os carboidratos de elevado índice glicêmico, pois logo se transformam em açúcar, indo mais rapidamente para a corrente sanguínea e se transformando em energia imediata. Assim, ao se exercitar, seria essa energia a consumida, não a energia dos seus músculos, o que poderia até vir a diminuir sua massa magra. Tanto que maratonistas comem tapioca antes de treinar, que é um carboidrato sem gluten e de elevado índice glicêmico, assim como consomem mel, banana, pão e outros carboidratos do tipo. O fato é que a gente nunca sabe ao certo, mas o pouco que sei sobre curva glicêmica é que, ao logo do dia, quando não estamos em atividades de grande desgaste, como qndo praticamos algum esporte ou nos exercitamos na academia, o ideal é evitar os picos glicêmicos consumindo carboidratos de baixo índice glicêmico, de forma que você evita que seu fígado seja sobrecarregado com a produção maior de insulina, para captar o açúcar no seu sangue e equilibrar a sua glicemia. Se bombardearmos nosso organismo de carboidratos de elevado índice glicêmico, isso não quer dizer que a nossa glicemia ficará alterada, o que vai acontecer é q o nosso fígado trabalhará mais para produzir insulina suficiente, só que isso pode nos levar à diabetes, pois uma hora o fígado “cansa”. Por isso o exame de glicemia não é um bom indicador, pois ele pode estar normal pq o seu fígado está trabalhando a todo o vapor. O ideal é o exame da curva glicêmca, pois esse é mais preciso.

  11. Não é meu alimento favorito, então eu faço assada….
    Cozinho os pedaços até ficar macio, porém firme….
    Depois jogo um fiozinho de azeite, sal e alecrim por cima e levo ao forno só pra “gratinar”…. fica bom!

  12. Olá, help me please… rs
    Beterrada é ruim pra quem está na dieta emagrecedora?
    É verdade que ela tem muito açúcar?
    Bjo, sou sua fã.

  13. Ola Mimis, preciso eliminar 30 Kg e iniciei minha reeducação alimentar a um mes e exercicios fisicos todos os dias. ESTOU ANIMADA pois ja noto diferença, e os elogios que estou perdendo peso estao aumentando…. Parabens pelo seu trabalho!!! Bjao

  14. Boa tarde moça
    Pergunta: como treino para o curso de guarda vidas – se comer antes do treino – tipo: entre 06 e 07 da manha – vou pedalar, pois vou para o curso de bike, vou correr e vou nadar(vou esta na agua) – seria ideal, até para ganhar massa magra, pois a tendencia é emagrecer, né…
    Grato e obrigado
    Jeferson

  15. Oi,estou muito chatiada,com meu corpo,depois que ganhei baby,so falta emagrecer 4 kilos,mais meu problema e que estou flacida,quase nao tinha celulite e agora estou cheia,sei que preciso malhar,mais fico o dia todo com meu baby,o tempo que tenho e quando ele dorme,me ensine oque fazer de exercicios em casa,minha alta estima esta bem baixa,e estou preocupada,pois o verao esta ai,fico com vontade de ir p praia mais com esse corpo tenho vergonha.

  16. O que não entendi em relação ao IG foi que, no post da tapioca, vc disse que era bom pra comer antes do treino, pq tinha alto IG. E aqui foi o contrário ^^’.
    Tô entendendo mais nda. =P

    • Oi Fernanda, sou estudante de nutrição e também acompanho o Blog, vou tentar ajudar a tirar sua dúvida.
      Para quem objetiva perder peso, é indicado consumir alimentos de baixo índice glicêmico antes do treino, pois o carboidrato presente irá ser digerido de forma lenta, evitando que haja um pico de insulina no corpo, e, quando isso acontece, o corpo passa a queimar menos gordura para gerar energia.
      Mas para atletas, ou pessoas que já chegaram no peso ideal e tem objetivo de ganhar massa ou seja, hipertrofiar, e, que se alimentam muito próximo ao início do treino, e legal consumir um alimento com alto índice glicêmico, pois quando a gente está praticando atividade, nossas células conseguem absorver a glicose sem a presença da insulina, assim não há a diminuição da utilização de gordura e ainda dá um gás para o treino ;)
      Espero ter ajudado.

  17. Pingback: Tapioca é saudável: receita deli | Dieta

  18. Pingback: Tapioca é saudável: receita deli - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  19. Ola mimis!!! tenho diabete desde criança mas de um tempo pra ca que ela esta num estado que talvez tenha que tomar insulina, mas estou no medicamento, tenho muita dificuldade em controlar os doces, e eu queria que voce me ajudasse com a minha alimentação,tive uma consulta com uma endoclina e ela vai me acompanhar nesse processo pra saber se vou usar ou não a tal da insulina, e na verdade eu nao quero usar, entao se voce puder me passar umas orientações, ficaria muita agradecida.bjos…

  20. Para os que têm duvidas quanto ao cozimento da batata doce no micro: lavo bem a batata (com casca), enrolo em 2 folhas de papel toalha e coloco no micro por 5 min (varia de acordo com o tamanho da batata). Pronto! (:

  21. Pingback: Ovo paixão: receitas do #projetomimis - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  22. Eu ouvia mt falar dos beneficios q este alimento fz mas agora olhando seu blog fui inteirado em minhas dúvidas eu malho e uso esse alimento bjss MIMIS sucesso na vida!!!

  23. Pingback: O pinhão e seus benefícios na dieta - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  24. Mimis, ótimo post!
    Mas fiquei com uma dúvida…
    O meu objetivo principal, no momento, é perder peso.
    Gosto muito de batata e, desde que comecei a dieta, troquei a inglesa pela batata doce, pois conhecia alguns benefícios e imaginava que tivesse menos calorias que a comum.
    Mas, pela tabela que vc mostrou, ela tem quase o dobro de caloria (apesar de saciar mais).
    Minha dúvida: se a minha ideia é ingerir a mesma quantidade, não seria mais adequado a batata inglesa mesmo?
    Beijoos

  25. Mimis, faz um post sobre os industrializados ”liberados” , temos tantas opções integrais no mercado que ficamos até perdidas . Do tipo: Qual barra de cereal mais indicada ? Biscoito integral pode ? Qual ? etc .. Beijos

  26. Oi mimis, adorei seu blog!
    Eu treino natação, então, pelo que você disse, devo comer a batata doce como fonte de proteína antes dos treinos? ou depois?

  27. oi tudo bem nossa vc ficou muito bonita eu estou disposta a elimina 20 quilos ja estou fazendo exercícios não tenho bicicleta mais estou pulando corda e fazendo Aeróbica gostaria muito que vc me ajudasse me incentivando por que não esta sendo fácil pra me muito obrigada por vc divide sua coragem com agente fica com Deus

  28. Adorei sua história de vida e me identifiquei, pois tenho a mesma idade e cheguei no mesmo peso, só não tenho a mesma altura. Estou na minha luta tb p/ emagrecer, já perdi 17kg e ainda faltam 21kg. Vc tem sido minha inspiração! bjs!

  29. Preciso muito perder gordura e daquelas que são bem durinhas na parte abdominal. Como faço?? Dê dicas. Bjus adorei seu blog.

  30. Ai vai mais uma dica, pra quem quer fazer a batata doce no microondas, primeiramente furar a batata doce pra não ter problema dela explodir dentro do microondas e fazer meleca, depois disso basta molhar duas folhas de papel toalha, cobrir a batata doce com esse papel e colocar no microondas, uma batata média eu geralmente deixo uns 5 minutos, mas nesse caso vai depender muito da potência. Pra ver se ela ta cozida basta usar uma faca, se a faca entrar e sair com facilidade é porque já está pronta :D

  31. Oi Mimis, adoro o seu blog e acompanho ele sempre.
    Sobre a batata doce gostaria de comentar como a preparo… Cozinho ela e faço um purê apenas com canela em pó e um pouco de óleo de coco (meia colher de chá para uma batata média). dá pra comer frio ou quente. Fica uma delícia, vale a pena conferir!
    Beijos.

  32. ola vc está de parabens, faz uns 2 meses que te sigo no insta mas só agora vim conferir o blog e estou com um bloquinho de notas do lado anotando tudo! vc é 10! então gostaria de saber se é possivel trocar a batata doce pelo inhame ou pela macaxeira pois não consegui me adaptar ao gosto da batata doce, ou é muito calorico? e tambem queria saber qual a melhor hora para consumir. obg :)

    • isa, tem outras propriedades que vao alem das calorias. Mas sabendo equilibrar não há problema consumir. Veja a porção e modo de preparo. beijos!

  33. Pingback: payday loans uk

  34. This is a really good read for me. Must agree that you are one of the coolest blogger I ever saw. Thanks for posting this useful information. This was just what I was on looking for. I’ll come back to this blog for sure!

  35. Mimis tenho uma super dúvida ! Você pode tirar ? A vezes eu malho antes do almoço, e como você disse acima devemos comer proteínas de rápida absorção no pós-treino. Então logo depois de malhar eu como uma fruta ou uma barra de proteína. Mas as vezes no almoço como batata doce. Teria algum problema ? Vou adorar ser você puder responder. Beijos :* AMO O SEU BLOG !!

    • vc precisa combinar proteina + carbo de rapida absorcao.vc almoça em seguida? oule a fruta e vá direto ao almoço. :) rápida absorcao somente os wheys proteins. mas vc nao necessariamente vai precisa disso Beijos!

  36. Pingback: Quinoa: um super alimento semeado há milhares de anos atrás - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  37. Pingback: Quinoa: um super alimento semeado há milhares de anos atrás - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  38. Pingback: Freekeh: o super grão que vai conquistar você! - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  39. Pingback: Aproveitando a sobra do dia anterior - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  40. Pingback: Purê de batata doce light - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  41. Sinto vergonha no que vou falar agora, mas vou falar, moro no EUA então a batata que mais encontro aqui é essa laranja, de cor laranja, acho o gosto dela meio sem graça, a batata doce do Brasil é muito mais saborosa, e se eu como 1 pedaço que seja, fico cheia de gases, affff então evito come-la, me adaptei melhor comendo arroz integral preto, integral normal e quinua…

  42. Mimis!!! Fiquei super feliz quando eu conheci seu blog, e mais feliz ainda em saber que você é fisioterapeuta! Vou me inspirar em seus hábitos saudáveis e profissionalmente também, pois me formo em fisioterapia ano que vem!

    Amando tudo aqui.

    http://www.antenantenada.com

    ps: Eu entrei no seu projeto no começo desse mês e seria uma honra pra mim conseguir uma entrevista online com você para motivar as minhas leitoras nessa batalha! Beijos.