A chia e seus benefícios

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beneficios da chia blog da mimis 2

 

A chia é a semente da vez!

Originária da Colômbia e  México, ela já  foi consumida por  civilizações bastante antigas, há cerca de 2 mil anos a.C.

E de onde vem toda essa fama atual? Redescoberta recentemente, a chia foi estudada e comprovaram que ela  é super benéfica ao organismo, por ser rica em vários nutrientes.

E entre os principais elementos que a compõe, está o  o ômega 3, presente em doses mais elevadas que as encontradas na queridinha linhaça.

Olha como é linda a sua flor!

 

chia beneficios planta blog da mimis

De grande poder antioxidante, 100gramas de chia equivalem à 2,5kg de tomate. Ainda, a mesma quantidade equivale ao magnésio de 200gramas de nozes, segundo a nutricionista Karin Honorato. 

Essa semente possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e potássio e quase 20% da sua composição é proteína de alto valor biológico. 

E de onde vem sua  fama como auxiliar no processo de emagrecimento? Nas fibras presentes em grande quantidade! 

Veja mais dos seus benefícios:

- Ação anti-inflamatória:  O ômega 3 é um poderoso aliado no combate da inflamação corporal.

- Melhora do trânsito intestinal, sendo eficaz na constipação (intestino preso(. 

- Aliada nas dietas de emagrecimento: Suas fibras solúveis formam um composto gelatinoso , tornando a digestão mais lenta e aumentando a saciedade.

-Antioxidante: Seus compostos bioativos auxiliam no combate aos radicais livres. 

- Controla a diabetes: aliada a uma dieta específica, a  grande quantidade de fibras presentes na chia, auxilia na melhora da sensibilidade à insulina, melhorando os níveis de glicemia após a refeição. 

- Auxilia o combate às doenças cardiovasculares e colesterol aumentado. 

- Melhora a resistência e recuperação muscular para quem pratica atividade física, pela presença de proteínas vegetais, ômega 3 e sais minerais. 

- Possui excelente qualidade de proteína de origem vegetal, sendo indicada para dietas vegetarianas. 

- Mantém a boa saúde cerebral, melhorando a memória, a depressão e ansiedade.

Suas informações nutricionais são as seguintes para uma colher de sopa de chia:  (aproximadamente 10 gramas)

Calorias 54   Carboidratos: 4,4g   Proteínas: 1,72g  Gorduras: 3,3g

Abaixo uma tabela com todos os seus macro e micronutrientes (ver este post AQUI)

informação nutricional chia blog da mimis

Fonte: Os benefícios da “chia” em humanos e animais Giovanni Tosco – México

Que tal? Já resolveu incluir essa semente na sua vida saudável?

Neste POST eu conto como utilizar essa semente no dia a dia e onde encontrá-la.

Fotos: autores desconhecidos

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MICHELLE FRANZONI

Emagreci 33kg com reeducação alimentar e exercícios e hoje sou mais saudável e feliz. Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontra tudo sobre qualidade de vida, comportamento e bem estar.

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