Las tapas: delícias locais e saudáveis

7

tapas  cerveseria catalana blog da mimis-2

Vir a Espanha e não provar las tapas é a mesma coisa que não ter vindo.

Tapa é um nome dado uma diversidade de petiscos servidos em bares e restaurantes da região. São pequenas porções de aperitivos que você escolhe. Assim você tem a oportunidade de degustar várias coisinhas.

Hoje vou falar de um lugar que amo aqui em Barcelona e super recomendo. É a Cerveseria Catalana. Um lugar lindo e movimentado, onde o cardápio de tapas parece não ter fim. Não! Este menu aí de baixo é apenas as sugestões do dia! Imagine o resto!

tapas carta cerveseria catalana blog da mimis

A grande pegada saudável dos tapas é fazer boas escolhas. Há opções de saladas, grelhados, legumes e coisas mais leves.

E fuja das frituras, senão a coisa pode ficar feia.

É claro que toda refeição na rua costuma ser preparada com mais azeite do que a que faço em casa, mas isso é em todos os lugares, então não temos como escapar.

Minha primeira escolha foram as alcachofras confitadas. Deliciosas.

tapas alcachofra cerveseria catalana blog da mimis-4

Para acompanhar, os famosos pães com tomate, típicos e muito pedidos por aqui. O molho é a base de tomate e azeite de oliva. Um pãozinho branco de vez em quando não mata ninguém, certo? Apenas cuide com a quantidade!

tapas pao com tomate cerveseria catalana blog da mimis

Agora pára tudo! Já seria delícia se esse espetinho aí fosse camarão…

Mas são lagostins… Ahhh.. cheguei ao céu e voltei de tão perfeito que estava.

O nome correto é montadito de lagostines. Chama-se montadito porque o espetinho vem sobre um pãozinho.
tapas lagonstines cerveseria catalana blog da mimis
Já este outro montadito é um combinado de grelhados: camarão, almejas e rape. Almeja é essa conchinha aí. Parece o nosso vôngole ou berbigão para os manezinhos de Floripa. 🙂 E rape é um peixe… acabei de conhecer a cara feia dele pesquisando AQUI.

Quer economizar ans calorias? Dispense o pãozinho. Foi o que fiz!

tapas bogavante cerveseria catalana blog da mimis-2 Essa tapa não é tão leve assim por causa desse queijo gratinado. Mas é bem pequeno, então experimentei, mas deixei o queijo de lado.

É um pimentãozinho vermelho adocicado, recheado com um brandade de bacalhau. Brandade é uma mistura de purê de batata com algo mais. Bem gostoso. Vem duas unidades pequenas. Comi uma.
tapas pimentos cerveseria catalana blog da mimis-2

Não pude deixar de provar essa hamburguesa minúscula. Menos de 5cm de largura! Vem com uma camada de cebola confitada e uma micro fatia de queijo. A carne estava bem magra e macia. Hambúrguer é uma boa para a dieta. Escolha um carboidrato, de preferência integral, para acompanhar, ou uma salada e seja feliz. Mas a dica é prepará-lo em casa. Tenho uma receita bem fácil e gostosa que passarei adiante.

tapas hamburguesa cerveseria catalana blog da mimis

O legal dos tapas é que você pode pedir várias coisas e compartilhar com a mesa toda. Isso faz com que você coma um pouquinho de tudo e em pequenas porções.

Então vai um resumex para você visitar uma casa de tapa e não se passar:

1. Dê preferência aos grelhados e legumes

2. Fuja das frituras

3. Compartilhe as porções.

3. Se for beber uma cava ou vinho, peça em taça, para não precisar tomar a garrafa toda, o que vai somar mais calorias à refeição. (Ver AQUI)

4. Acompanhe a refeição com água.

Depois desse almoço a dica é caminhar muito para gastar os excessos, né? Já assistiu o vídeo com as dicas de dieta em viagem? Veja AQUI.

tapas alcachofra cerveseria catalana blog da mimis-2

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

7 Comentários Mostrar comentários

  1. Bom dia Michelle Franzoni. vejo a sua preocupação excessiva (eu acho) com a dieta, não acho que vc está acima do peso, não a conheço, só no blog, eu gosto das suas receitas.
    Abraço e feliz 2.017.

  2. Mimi… vc tem sugestões de restaurantes aqui em Floripa, de comida saudável (fora o DNA, que conheço)???? Me mudei pra a pouco tempo, e to procurando lugares que entreguem ou que possa ir comer, que tenha uma comidinha saudável!!! Estou me adaptando ainda!!!

    Ahhhh… ADOROOOO vc!!!!!

    Obrigada!

    Beijão

    • Michelle Franzoni em

      Oi valeria! Eu adoro todos os restaurantes a quilo pois podemos escolher do nosso gosto. Veja esse post como fazer a escolha certa no almoço. Beijos e seja bem vinda!

×