Basta de efeito sanfona!!!

333

Todo mundo sabe o que é efeito sanfona, certo? Aquele engorda emagrece sem fim, no qual muitas pessoas passam a vida assim.

E para falar disso, nada melhor do que eu contar um pouco mais da minha história  para vocês. Afinal, meu exemplo de vida era uma sanfona só. Vai e vem de peso sem tamanho.

Eu nasci com 3,200kg e logo no primeiro ano de vida, fui ganhando peso e adquiri um corpo de dar inveja a muito bebê Johnson. Aquele transbordamento de fofura que tanto amamos apertar. Saca só a gostosura da pessoinha!

michelle franzoni bebe blog da mimis antes e depois-2

Do segundo ano em diante, em fui uma criança normal, tinha o peso compatível com meu crescimento e tudo foi legal.

Mas lembro-me que todos os domingos almoçavamos com a família do meu pai, e minha avó sempre nos dava uma caixa de chocolates para comer durante a semana. Minha mãe era a responsável por guardar e nos dar o doce. Guardar não! Esconder! Porque ela escondia a caixa e mesmo assim eu encontrava e devorava tudinho. Eu adorava me acabar na caixa gigante de alpinos ou naquele chocolate surpresa dos bichinhos, sabem?

michelle franzoni infancia blog da mimis antes e depois

Já na terceira infância, eu comecei a ganhar peso. Foi a partir dos 9 anos de idade, bem próximo à puberdade, onde alterações biológicas e fisiológicas  ocorrem no corpo e dão início ao amadurecimento sexual.

No colégio, eu era uma menina enturmada e descolada, mas sempre fui mais fortinha e morria de raiva das avaliações realizadas todos os anos nas aulas de educação física.

E assim iniciou a minha adolescência. A sanfoninha começou a tocar. Passei a vida em  fases de engorda emagrece que não tinham fim. Claro!!! Herdei os maravilhosso dotes culinários da minha mãe, e com eles fazia fantásticos bolos de chocolate, brigadeiros, gemadas, e gordices sem fim.

Enfim, a adolescência foi uma luta. Lembro que na época de cursinho eu eu mais duas amigas só usávamos calças leggings para ir ao colégio. Daquelas que você engorda e nem sente. E no recreio? Dois pasteis gigantes com maionese eram nosso lanche favorito! Com refrigerante light, com certeza. Ah! que desculpa boa para engordar! A ansiedade pré vestibular! Ao menos eu tinha justificativa, né?

Aí chegava o verão, eu fazia uma dietinha mágica e lá se iam os quilos ganhos durante o ano. Seeeeeeempre assim!

Então eu disfarçava bem e não fazia feio entre os garotos. Sabia esconder minhas gordurinhas invernais com roupas adequadas (preto, preto e preto) e no verão conseguia um corpinho mais ou menos para aproveitar. E assim foi… variar entre 60 e 68 kg era comum durante o ano.

Até que aos 28 anos, realizei meu grande sonho. Fui morar sozinha e achei que ia abalar na alimentação saudável! Uhul!

No começou foi show! Emagreci uns bons quilos, toda toda na vida nova. É! Eu era do tipo gostosona. Barriga lisinha, pernão, bundão, cheios de celulite mas tudo bem! Sabe aquela: Homem que é homem não liga para celulite, né?

michelle franzoni antes e depois blog da mimis

Porém, alguns meses depois, conheci meu atual marido, e me larguei de vez. Magro de ruim, adorou meus dotes culinários e entrou de cabeça na minha… Cozinhar é amor!  Ahammmm! Engordar também?

michelle franzoni blog da mimis antes e depois

E assim fui aos 85kg rapidinho.

Mas peraí! E o casamento? A operação vestido de noiva precisava começar! Eliminei 17 kg e fui parar nos lindos 68kg. Estava radiante no dia mais feliz da minha vida.

casamento michelle franzoni mimis antes blog da mimis_-32

E minha lua de mel foi magnífica… eu já tinha engordado uns 4kg e estava com 72, mas … ansiedade do casamento, né? Sempre há uma desculpa…

Lembro que comprei uma calça jeans da Diesel, que não servia, com o objetivo de emagrecer um pouquinho na volta da viagem….

michelle franzoni antes e depois blog da mimis

Foi então em seguida, uma série de acontecimentos mudaram minha vida. Estresse,  depressão e a já conhecida ansiedade, caíram de para quedas sobre o meu físico e emocional.

Mais de 30 kg em menos de um ano. Foi o que engordei. E convivi com isso durante os três mais infelizes anos da minha vida. Já não bastavam os problemas que estava enfrentando, esse excesso de peso acabou com a minha linda auto-estima e tudo o que eu tinha. Vivi num casulo. Achei na comida a solução para aliviar meus sofrimentos de ordem psíquica. Aliviar? Pioraram ainda mais, pois a obesidade já tinha se instalado em mim e me detonado emocional e fisicamente.

Nesse meio tempo, já tinha tentado uma dieta por alguns meses, e cheguei a perder uns 15 bonitos quilos. E achei tudo novamente.

Enfim, como já contei AQUI, AQUI, AQUI e AQUI,  em agosto de 2011, resolvi dar um basta. Um basta nessa vida desequilibrada e angustiante que vivi até os 34 anos de idade.

Resolvi me tornar quem eu sempre quis ser. Estável, com uma alimentação equilibrada, com um corpo saudável.

Foram 10 meses de reeducação alimentar que mudaram minha vida. Em julho de 2012 entrei em manutenção. O pavor de voltar a engordar os mais de 30 quilos eliminados não tinha tamanho. Mas percebi que realmente eu tinha mudado. Não só de corpo, mas de ideologia. Naquele momento descobri que eu era uma pessoa nova.

A calça jeans comprada na lua de mel? Demorei muito para poder usar, mas hoje fica larga. Aquela moça bonita que engordava todos os invernos venceu (ler AQUI).

michelle franzoni mimis blog da mimis

Transformação, mudança, antes e depois, quebra de paradigmas, não sei ao certo nomear o que passei. O que eu posso dizer com certeza é que eu renasci. Eu nasci novamente. Dei-me a oportunidade de me transformar, não em outra pessoa, mas ser eu mesma, com uma bagagem de vida extraordinária, mas com uma nova maneira de viver. Viver saudavelmente e feliz.

* Para saber mais da minha história e processo de emagrecimento, leia AQUI.

Curta a FANPAGE e  INSTAGRAM @blogdamimis do Blog da Mimis e fique por dentro do mundo saudável!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

333 Comentários Mostrar comentários

  1. Acredito que na dieta a parte mais difícil e a reeducação alimentar, eu amo atividade física mas também não resisto a um chocolate.Mas esse ano estou decidida, vou perder 10 kilos e chegar no meu peso ideal.

    Desejo sucesso a todas vocês também.
    bjos!

  2. Se parece muito com a minha história! Engordei tb por causa de depressão e estresse. Com a diferença de q eu não emagreci. Estou buscando forças p começar. Adorei sua história! Tô buscando em vc e em outras histórias de superação forças p me superar tb.

  3. conhecendo a historia agora , e me identifiquei muito, pois sofro de ansiedade por um grande problema que passei a pouco mais de um ano, descobri que minha filha teria sido molestada por terceiro sob responsabilidade do pai e a partir dai, com processos judiciais interminaveis desisti de fazer atividade fisica e a ansiedade tomou conta da minha vida, agora que tudo esta se acalmando estou tentando voltar nao esta facil mas sei que vou consegui. bjs adorei conhecer sua historia

    • Michelle Franzoni em

      Espero ter ajudado, Scheila! Cuide bem da sua saúde pois sua filha precisa de uma mãe forte ao seu lado! Fiquem bem! Um grande beijo!

  4. Pingback: Superação Raquel Mendanha | Dieta

  5. Hoje é um dia chato, pois apesar de comer saudavelmente e estar suando feito louca na academia, o ponteiro subiu 200g na última semana. Poxa, eu tenho 1,55 e atualmente 62,8, minha nutricionista falou que eu se eu perder uns 5 a 8 quilos, está ótimo, mas não consigo chegar aos 60.
    Estou frustrada hoje =/

  6. Oi Michele, poxa adorei seu blog, vou visitar sempre e acompanhar suas dicas. Sua história me inspirou muito e agora estou determinada a mudar e ter o corpo que sempre sonhei, eu vou lutar para emagrecer 15kg, e força de vontade é o que não me falta! E muito obrigada por compartilhar sua história. Beijos!

×