Bacalhoada light

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Receitinha top para o feriado de Páscoa!

Bacalhau é um peixe maravilhoso e saudável. É preciso apenas saber prepara-lo da maneira correta.

Na sexta feira santa, lá em casa sempre teve bacalhau, mas era algo super pesado por causa da quantidade de azeite de oliva utilizado.

Embora saudável, o azeite é gordura e em excesso pesa no organismo e na balança. Então é preciso ser dosado e de preferencia utlizar sem esquentar.

Ah! E se o orçamento não permite comprar bacalhau, substitua por outro peixe! A sardinha baratinha fica deliciosa e super nutritiva!

A minha bacalhoada tem dois segredos:

1- Eu dessalgo o bacalhau por bastante tempo e nunca coloco sal no restante do prato. Se precisar de mais sal, o que é raro, coloco no final.

2- não utlizo óleo no seu preparo. Faço como mostrei AQUI . E apenas na hora de servir adiciono um fio de azeite de oliva para dar sabor e saúde.

3- Para conseguir fazer a bacalhoada sem azeite e para que os ingredientes cozinhem, eu refogo todos os ingredientes na panela e já cozinho a batata antes. Aí você pode escolher: ou serve na panela mesmo ou coloca em uma travessa em camadas no forno com um pouquinho de água. A água do bacalhau e legumes vai soltar e vai terminar o cozimento no forno.

Vamos à receita!

Ingredientes:

– 250 g de bacalhau seco

– 1 pimentão grande cortado em tiras o rodelas

– 1 cebola grande cortada em rodelas

– 300g de batata em rodelas descascadas e cozidas ou a mesma quantidade de mini batatas cozidas com casca. Eu adoro essa últma opção. Será que é porque não precisa descascar? hihihi

– Azeitonas

– 2 dentes de alho cortados em lâminas

– Salsinha picada

– pimenta do reino

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Pré aqueça a frigideira e coloque as cebolas, alho e pimentões.

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Depois que estiverem macios, adicione o bacalhau em lascas, as batatas e as azeitonas. Por útlimo, coloque a salsinha picada e os demais temperos. Cuide com o sal. Quanto menos, melhor. Eu conto apenas com o sal do bacalhau e nada mais.

Nesse dia, eu preparei tudo e servi nessa panela linda. No prato, sirva um fio de azeite de oliva e bom apetite!

Rendem 2 a 3 porções, depende da fome! 🙂

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Se você quiser fazer em camadas no forno, refogue os ingredientes separadamente para poder montar o prato. Nesse outro dia eu usei menos batata e fiz uma refeição com menos carboidratos, intercalando abobrinhas em rodela. Isso diminui as calorias do prato  e atende bem quando estou em dieta low carb (ver AQUI)

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Finalizei com tomates em rodelas e as azeitonas e coloquei no forno para dourar.

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Ah! Ia me esquecendo! Eu não gosto de ovos, e por isso não usei. Mas a bacalhoada combina  muito bem com ovos cozidos em fatias.

Que tal? Vai testar nessa páscoa?

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Ah! E tem receitinha de trufas saudáveis no Especial de Páscoa da Mimis. Clique AQUI e confira!

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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23 Comentários Mostrar comentários

  1. olá!!! Mimi já utilizei ao invés de batata, cenoura e chuchu raladinho e grão de bico já cozido. Fico deli! Realmente a água do bacalhau e legumes ajuda a dar sabor, no final acrescentei azeite. Muiiiito bom!

  2. Será que essa receitinha fica boa se eu fizer com frango??? Ou outro tipo de peixe( me indica um tipo de peixe) porque amei a idéia, mas eu odeio bacalhau. rs rs rs

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  4. oie voce acha que cerveja engorda finais de s emana mimis
    mesmo malhando na praia tres vezes por semana eu tenho gordura localizada so baarriga como faço pra perde mas adoro churrasco me ajude beijos obrigada

  5. Boa tarde!! Super curti a receita, e é claro que vou testar. E vc falou certo…lá em casa sempre exageram no azeite. Vamos manerar!!
    Comecei a dieta na segunda-feira, ainda estou sem tempo de entrar na academia de fato, mas estou fazendo uns “movimentos” por conta própria. Vou experimentar também as Trufinhas!! Achei a cara boa rs

    Bjs

  6. Pingback: Especial de Páscoa: Trufas super saudáveis - Blog da Mimis - Vida saudável, bem-estar e atividade física

  7. Mimis, boa tarde..
    Começei há 1 mes e meio com (1,70 m. e 69 Kg) uma reeducação alimentar e aeróbico+musculação, hoje já estou com (65 Kg).. acho um peso ótimo para a minha altura, porém.. não acho que está o ideal pro meu corpo… ainda sinto a minha barriga cheinha (pochete) hahahaha
    O que vc me aconselha, continuar o aeróbico+musculação, pra continuar perder e depois pensar em ganhar massa ou partir pesado pra musculação e abdominal, pra definir?
    Você no seu regime de emagrecimento, chegou a pesar menos que 65 Kg. para depois ganhar massa???

    Obrigadaaaa

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