Desmistificando o Óleo PAM: mocinho ou vilão na dieta?

57

pam oleo blog da mimis fat free 2

Ele é febre dentro da culinária saudável.

É gente importando dos estados Unidos ou pagando um bom preço aqui no Brasil.

Mas afinal o que é esse óleo em Spray da marca PAM, que promete milagres culinários?

Eu tive conhecimento dele ano passado, quando estava na casa de uma amiga em San Francisco (EUA). Ela veio toda feliz me monstrando para usar o PAM, pois ele não tinha gordura nenhuma.

Acostumada a pesquisar todas as informações nutricionais dos alimentos, rapidamente olhei a tabela do moço e já saquei a pegada.

O produto é de certa forma uma propaganda enganosa muito bem tramada.

Preste atenção no primeiro rótulo (frente).

pam oleo blog da mimis fat free 4

Aí diz:

1. Óleo de canola original em spray.

2. Para cozinhar livre de gordura.

Explico:

Se é óleo é  gordura. Ainda não existe óleo de canola livre de gordura.

Em nenhum momento no rótulo diz que o produto é livre de gordura. Eles dizem que é para cozinhar sem gordura. Hum… mensagem que pode ser má interpretada.

Vamos ao segundo rótulo:

Zero calorias, zero gorduras, zero zero proteínas, zero carboidrato.

Quando é que um óleo pode ter zero nutrientes? Se isso já exsistisse aquele fastfood do palhacinho já teria usado e seus sanduiches já estava sendo indicado pelos nutricionistas há tempo!  Innocent

Explicando:

A  indústria coloca como dose, uma mísera quantidade no rótulo para enganar você. Ali, um jato de spray tem 1/3 de segundos e apenas 0,266 gramas de produto!

Saiba que 1 grama de gordura tem 9 calorias, então 0,266 g tem 2,39 calorias.

E aí vem a pergunta? Quem consegue dar uma “sprayzada” em 1/3 de  segundo?

Enganação pesada, heim!

Não se convenceu ainda que milagres não existem? Olha essa!

A Aninha tem o óleo em casa e me enviou a foto do rótulo. O mesmo PAM, passado pelos processos de importação legal no Brasil, recebe um rotulo colante na sua embalagem. E ali temos sim as informações corretas!

13ml de produto equivalem a 1 colher de sopa que tem … tcharam….. 104 calorias! ou se você preferir… 13 gramas de gordura!

pam oleo blog da mimis fat free3

Portanto, minha conclusão é que, em quesito de praticidade, esse produto pode até ser muito bom. Desde que seja usado com consciência.

Mas idolatrá-lo como um santo milagreiro saudável  é demais.

Particularmente, eu não uso oleo em 99,9% das coisas que faço. Todos os meus grelhados e refogados, com pequenas exceções, faço com este método AQUI.

Quando preciso usar óleo, coloco um pinguinho em uma panela antiaderente e retiro excesso com papel toalha.

Contudo, me resta a seguinte dúvida: a indústria nos engana ou nós nos deixamos enganar?

Fiquem espertos. Leiam os rótulos, façam cálculos e não acreditem em milagres. Eles não existem. O que existe é disciplina e determinação.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

57 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Michelle, acredito que você nãotenha notado… O primeiro produto na primeira foto é oleo de canola, o segundo é azeite de oliva que já é mais saudável. O spray ajuda a utilizar menos azeite e a ingestão de azeite de oliva é recomendada desde que em pequenas quantidades. Lembrando que existem outras opções no mercado, assim como oleo de coco em spray

  2. Pingback: Prático, gostoso e saudável? - Wikifood

  3. Fico “de cara” com algumas críticas aqui, parece que não leram a matéria direito… é um esclarecimento o post, que o produto não é um milagre com os o%.. precisamos ficar atento aos rótulos pq podem esconder verdades nesse 1/3 second spray. Talvez nessas 0.266g até o chocolate fica com as % zeradas he eh.
    No entanto, o Pam pode sim ser uma boa alternativa para muitos casos!
    Eu particularmente uso pelo quesito facilidades.

  4. Pra quem cozinha ele é muito útil, consegue desgrudar muito bem os alimentos usados na panela, sem falar que a quantidade que vai alí é muito menor que se usássemos uma colher de azeite. É prático e sobre ser saudável, qualquer óleo tirando o de coco, a uma temperatura alta vira ‘banha’ mas isso é besteira demais ficar bitolado pq ele não é fat free, mimimimi…

    Vários competidores men physique, bodybuilder que possui uma dieta muito mais restritiva utilizam isto para cozinhar…

  5. Só li até a primeira observação : quando vc fala que não existe óleo sem gordura….óleo é óleo, gordura é gordura, que apesar de fazerem parte da mesma família de biomoléculas( lipideos ) e possuírem características bioquímica semelhantes, uma é composta por ácidos graxos insaturados no caso dos óleos e a gordura por ácidos graxos saturado….claro que as condições de temperatura e ph podem alterar as ligações lipidicas que é justamente nesse ponto que produto promete a manutenção da integridade dessas ligações, mesmo em condições adversas de temperatura

  6. Minha nutricionista, que ESTUDOU para isso me indicou essa semana, disse que ele é muito saudável e que posso utilizar na minha dieta para controle de peso e na do meu filho para baixa de índices de colesterol e triglicérides.

  7. Pingback: Desmistificando o óleo em spray PAM | Musculação para Ectomorfo

  8. repara na quantidade que esta falando no rotulo .266g 1/3 seconds, isso é equivalente a aquilo.
    isso quer dizer que quando se usa essa quantia a caloria deve ser 0,00001 cal, em outras palavras desprezivel em pequena quantidades

  9. Ronnie coleman, 8x mr. Olympia, sempre usou óleo pan! Axo q isso é lorota, isso geraria um processo gigantesco nos Eua! Eu usoo e msm assim meu bf se mantém entre 6% a 8%….

  10. Mimis, meu óleo Pam que eu comprei nos EUA possuem ingredientes totalmente diferentes deste aí… Lá consta 100% de óleo de coco. Minha nutricionista e nutrologo super aprovaram e eu também. Beijos

  11. pessoal,
    tava olhando o rótulo do pam, e fiquei até com medo de usar;
    cheio de precauções qto à proximidade do fogo e tal;
    ele é bem inflamável;

    qual é realmente a forma segura de usar o produto:::::?????
    vcs tem conhecimento de algum acidente na manipulação do spray?

    abraços

  12. Veja bem, acho que você não percebeu alguns detalhes na fórmula.
    Concordo que não é fat-free, mas é bem perto disso.

    Nos ingredientes consta: Azeite, Água, Lecitina de soja.

    Sendo a lecitina de de soja um emulsificante, isso me leva a crer que isso é uma emulsão de azeite e água, logo, não podemos considerar o valor calórico total da gordura na porção do produto. Não sabemos a proporção da emulsão de água e óleo, mas certamente o calor calórico é abaixo do valor total da gordura, no caso 9kcal/g.

    Além do mais, acho desnecessário esse terrorismo alimentar. Não podemos esquecer que nosso corpo depende de gordura para vários processos fisiológicos e não é saudável uma dieta baixíssima em gorduras. Espero ter ajudado com a minha opinião!

  13. O post é antigo mas vale a opinião de quem usa:
    O Pam não é um produto milagroso, porém ele cumpre sua proposta.
    Para fazer omeletes ou carnes na frigideira eu não uso mais do que 2segundos de spray, o alimento não gruda nada!
    No rótulo faz uma comparação com a manteira e com o oleo e diz: 1 segundo de spray tem, 1g de gordura e 9 calorias.
    Já o oleo e a manteiga segundo a embalagem do Pam possuem em uma colher: 14g de gordura – 120 calorias e 11g de gordura – 100 calorias respectivamente.
    Como diz na embalagem: É uma forma MAIS saudável de cozinhar.

  14. Li agora sobre o oleo PAM porque estava pesquisando sobre oleos em spray. Foi excelente sua explicacao. Como farmaceutica eu oriento meus clientes sobre a enganacao dos rotulos. principalmente sobre omega 3. Quantidade de EPA/DHA por dose. Uso spray de oleo de coco ( dose minima) e acho excelente. Apenas para nao aderir na frigideira o omelete de claras. Beijos

  15. AQUI NO USA,COMPRO ESTE SPRAY GENERICO POR 1.89
    (DOLLAR).ESTOU EM DIETA E JA PERDI 21 KG.O ANO PASSADO EU TINHA 111 KG.AGORA,ESTOU COM 90 KG.ESTOU MUITO GORDA AINDA.MAS PRETENDO,NAO PARAR MAIS A MINHA DIETA.GOSTO DE USAR O SPRAY PARA FAZER OMELETES E OVOS.COMO PEIXE,UMA VEZ POR DIA.DESDE JULHO DE 2013 PERDI 16 KG.no brasil perdi 5 KG EM 2013.NAO ACREDITO QUE OS SPRAYS ENGORDAM,POIS SE ENGORDASSEM EU JAMAIS TERIA PERDIDO PESO.ACHO QUE DEVEM SER MUITO ARTIFICIAIS E DEVEM FAZER MAL A SAUDE,MAS FICO PENSANDO COMO EU PERDERIA PESO SE NAO FOSSE POR COOKING SPRAY OLIVE OIL,BUTTER VOCE PODE COMER 2 PEDACOS DE PAO PRETO POR DIA E COLOCAR NA TORRADEIRA,E’ IGUAL MANTEIGA.EU TENHO GORDURA MORBIDA,ESTAVA COM 245 LIBRAS(111KG).ACHO QUE E’MELHOR EU PERDER PESO DO QUE FAZER UMA OPERACAO.(SOU MAIOR DE 60 ANOS).ANDO 3 HORAS POR DIA,NAO COMO CARNES,SO PEIXE (120 GRAMAS POR DIA).TENHO QUE TER PRAZER PARA COMER,CASO CONTRARIO NAO CONSEGUIRIA FAZER DIETA.NO BRASIL,ESTE SPRAY E’ MUITO CARO.MAS,PODERIAM SER MAIS BARATOS.NO MEU CASO,TENHO QUE FAZER USO DESTES SPRAYS.TENHO QUE PERDER MAIS 30 KG.

  16. Sempre fiquei na duvidas desses spray. Eu só uso por causa q ainda não tem uma panela antiaderente q de fato não grude os alimento. Eu dou pincelada na panela com margarina zero para fazer ovos, e tento fazer de tudo para fazer grelhados. O q quero mesmo é arrumar um jeito só para fazer na brasa é o melhor.

  17. Pingback: Desmistificando o Óleo PAM | Musculação para ectomorfo

  18. Mimis eu já usei o Pam sabor manteiga..parecia manteiga,era cheiroso..mas passei um tempo sem usa-lo e quando me lembrei dele estava com um cheiro horrível,deteriorado.Dá pra ver q é tudo artificial e que não deve fazer muito bem..Agora voltei de Bs As e trouxe um oleo em spray de milho da marca Dia,super baratinho e sem nada artificial…
    Tenho q lembrar de usar logo antes q estrague..
    Adoro seu Blog..entro toda semana pra ver as novidades..Bjsss

  19. Creio eu, que você não reparou na mudança das comparações feitas.
    Na 1 imagem o produto é PAM FAT FREE.
    Na 2, já com o selo dado no Brasil, o produto é PAM OLIVE OIL.
    Você se enganou ?

  20. O que acho que a Mimis quis dizer é que talvez não valha a pena pagar a grana alta que o pessoal está pagando e ‘se matando’ pra encontrar o tal óleo milagroso pq seria o mesmo que usar uma gotinha do óleo de canola tradicional. Claro que ganha na praticidade, e, embora pareça que estamos usando em pequena quantidade, por causa do efeito do spray, podemos estar nos iludindo e utilizando mais do que imaginamos, como acontece com qualquer produto em spray.
    Eu, mesmo antes de fazer RA, aboli o máximo possível de minhas refeições o óleo para o preparo de qualquer alimento, qualquer tipo, exceto o azeite de oliva, que utilizo uma colher de café nas salada para toda a família.. Pois na minha opinião, essa gordura, do óleo, estragava o paladar.
    Quando extremamente necessário, utilizo margarina light, uma colher de chá apenas. sendo que a marca que uso tem 35 kcal por colher de sopa. Seus nutrientes não são muito bons, porém, como disse, utilizo somente quando extremamente necessário.

  21. Pingback: payday loans

  22. Uma colher de sopa de pam e impossível usar, você deve usar somente um apertinho que deve conter 20 calorias , e sim uma ótima forma de usar para alimentos que exigem, temos de ter cautela ao orientar.

  23. Sem querer me meter, mas já me metendo, tem um erro grave na sua avaliação. A primeira imagem é de um OLEO DE CANOLA “fat free”, cuja composição possui outros ingredientes para esvaziar o valor nutricional, que embora não seja bem aquilo que está na tabela, mas ainda assim você dificilmente vai ingerir 1g de gordura com ele.
    Já a segunda imagem, se trata de AZEITE DE OLIVA EM SPRAY, simples assim, é o puro azeite oliva extra virgem, mas na forma de spray, o que não tem nada a ver com o oleo na qual se refere o seu artigo.
    Na minha opinião, o Oleo de canola PAM, é excelente para quem quer untar panela para fazer omeletes, frango grelhado e etc.. Ou seja, para untar a panela, e não fritar o alimento.

    • Olá André.
      O segundo produto realmente é oleo de oliva que é vendido como fat free igualmente como o de canola. Foi colocado como efeito comparativo, pois também é vendido como fat free. Como você pode ver aqui
      As demais substâncias adicionadas ao primeiro produto são apenas para conservá-lo e deixa-lo nas condições de spray, ou seja, químicos. Não sei se você le em inglês, mas abaixo tem outras informações dos químicos adicionados ao pan.
      Ingredientes:
      óleo de canola: acredito que você já saiba o que é, mas pode ver aqui
      Grains alchool fron corn:ver aqui
      Lecithin fron soya beans: ver aqui
      Propellant: ver aqui
      Esse artigo também é bastante esclarecedor (ver aqui) e se você continuar procurando com atenção vai encontrar diversos outros, como eu encontrei.

      Todos os artigos que publico são bastante estudados pois como pesquisadora meu papel é informar.
      Os argumentos e fatos estão aí. A escolha é sua.
      O único objetivo do artigo foi esclarecer que a industria vende um produto como fat free que nada verdade não é. Além de ser gordura, é um produto industrializado com todos os químicos adicionados.
      Abraços.

  24. Pessoal e Mimis,

    Vocês conhecem o Blog do Dr. Souto? Ele apoia 100% uma dieta low carb-low fat. As gorduras saudaveis ,claro, como banha ,azeite de oliva extra-virgem,nozes (castanhas,amendoas) , oleo de coco e manteiga. E ainda explica quais traz beneficios e como devem ser usados,por exemplo, o azeite é tóxico quando submetido a altas temperaturas.O melhor seria a manteiga ,a banha ou o oleo de coco.
    Abomina os oleos vegetais como os de canola,milho,etc.
    Ele tem um podcast excelente feito com o Rodrigo do emagrecerdevez.com
    uma verdadeira aula!!!
    Tenho aplicado em minha vida essa desmistificação da gordura e estou vendo resultados significativos.
    Abraços e Parabens pelo seu blog!

  25. Outras coisas com 0 kcal:

    – Feijoada
    – Banha
    – Chocolate ao Leite
    – Leite Condensado

    Em 0,266 gramas TUDO é 0kcal, gente! Se joga!!!!!

    (Por favor notem o sarcasmo no comentário)

    • Mimi,

      Uma sprayzada e limpa com
      Papel toalha é o suficiente quando a panela antiaderente perde a qualidade.

      Só uma observaçao a primeira foto trata-se do oleo de canola em spray, a segunda é o azeite de oliva em spray e existe um terceiro da linha deles que diz ser manteiga em spray.

  26. Nossa super legal mesmo o post sobre o “milagroso” PAM rsrs… Aqui na minha city ele ainda não chegou, mas acredita que eu ja tinha anotado ele na minha listinha na minha próxima viagem a capital. Riscado com certeza da listinha após este post rsrsrs… Bjos ;*

  27. Mimis, existem óleos (lipídeos) de origem animal e de origem vegetal. Canola é um vegetal, assim como a soja, o girassol… por isso o teor de gordura é menor q os de origem animal.

    Quanto ao que vc disse sobre os míseros percentuais que colocam em rótulos, vc está certa. Há um exagero ao dizer “zero calorias, zero gorduras, etc.”. A amostra calculada é bem pequena msm.

    Bjo,

    Maiza

  28. Brilhou mimis!!!
    Aqui em casa tem e eu só uso para fazer o waffle pq senao gruda tudo e nao da para espalhar bem o oleo de coco ou de canola com o papel toalha na maquina (já tentei, acaba que usa mto mais oleo). Tem que ter é consciencia e não pensar que é zero gordura igual mta gente pensa!
    parabénss
    beijoo

  29. Estava querendo comprar o óleo, mas nem por conta de ser “fat free” (aliás, nem tinha lido). Era mais pela praticidade mesmo do spray, porque adoro uma novidade ahahhaha
    Mas gostei muito do post, vou começar a prestar atenção nas embalagens, tabelas nutricionais (ando olhando muito a quantidade de sódio dos produtos).

  30. Bom dia, Super Michele,

    É com grande satisfação que li essa matéria ajudando o consumidor a entender as ‘pegadinhas’ das propagandas. Quanto mais gente esclarecendo, mais chances da população ganhar em conhecimento. Assim, na qualidade de pessoa atuante na área jurídica e antiga frequentadora das salas de musculação, só posso parabenizer pelo seu trabalho.

  31. Excelente observação, melhor até usar uma pincelada de oleo de coco na frigideira do que o spray tb!!! 🙂 Adorei esse post!!! Beijos

×