Espinafre é super! Creme de espinafre da Mimis

69

creme de espinafre blog da mimis

Espinafre é tuuuuudo, minha gente!

Sabiam que ele era o alimento preferido da Rainha Catherine de Medici? A moça gostava tanto que os cozinheiros do palácio tinham que inventar mil e umas combinações com a hortaliça.

E o marinheiro Popeye? O cara comia uma lata de espinafre e mandava ver na galera. Espinafre é força!

creme de espinafre blog da mimis 2

Essa hortaliça de sabor amargo é rica em ferro e fibras. E tem poucas calorias, o que a faz especial para os cardápios de dieta.

A maior parte do espinafre é água, por isso ele diminui tanto após o cozimento. Mas essa característica o torna muito bom para extrair seu suco.

Em cada 100 gramas de espinafre,  temos 91,4 g de água, 2,7 mg de ferro, 2,2 mg de fibra e 99 mg de cálcio. Com apenas 23 calorias por porção, ele pode ser utulizado para o preparo de saladas, caldos, suflés, tortas, omeletes, cremes e sucos.

creme de espinafre blog da mimis 2

Para que a absorção do ferro seja feita de forma adequeada, é legal ingerirmos junto algum alimento rico em vitamina C, como uma laranja. E saiba que os alimentos ricos em cálcio diminuem a absorção do ferro, então evite leite e derivados

A receita de hoje é super fácil e nutritiva. Com ela, você pode ingerir facinho 100 gramas de espinafre e garantir suas vitaminas e sais minerais felizes. Além disso, ela é livre de glutén (se feita com a farinha de berinjela) e lactose.

Ingredientes:

– 100g de espinafre lavado (não precisa retirar o caule)

– 1 colher de chá de farinha de beringela (pode ser farinha de  aveia ou trigo ou amido de milho)

– água

– Sal e pimenta do reino à gosto

Eu compro farinha de berinjela em armazéns de produtos naturais, mas também dá para fazer me casa, embora eu nunca tenha testado. É uma farinha livre de glúten e com diversos benefícios à saúde.

Modo de Preparo:

Eu gosto de cozinhar as folhas no vapor pois assim a perda de nutrientes é menor. Se você não tiver uma panela assim, cozinhe em pouca água e rapidamente.

Em menos de 5 minutos as folhas ficam murchas e macias. Está no ponto. Aí você joga o conteúdo em um recipiente, adiciona a farinha e um tiquinho de água da própria panela. Eu adoro o mixer e bato tudo na cozinha com ele (ver AQUI), se você não possui, pode bater no liquidificador mesmo. Bateu? Junta tudo na panela novamente e mexa até engrossar. Fica com a consistência de um creme. Sua cor é linda!

Você pode acrescentar os temperos que quiser, apenas cuide com o sal. Eu uso apenas pimenta do reino.

Ah! Comi a receita inteira pois é pouco calórico e tudo de bom!

creme de espinafre blog da mimis 2

É uma ótima receita para combinar com grelhados. Se quiser, acrescente mais caldo do cozimento e tome como sopa.

Eu combinei com frango grelhado sem óleo (ver como preparar AQUI) e Quinoa à Grega (AQUI).

creme de espinafre blog da mimis 2

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

69 Comentários Mostrar comentários

  1. Isabel Cristina de Paula em

    Boa tarde seu blog foi indicado pela minha nutricionista achei muito legal mas não consegui encontrar as receitas que procuro. Não quero sair da dieta no inverno e gostaria de receita de caldos. Se puder me indicar agradeço um abraço.

  2. Fiz o creme de espinafre do jeito que está na receita e não tem erro! Ficou muito bom e bem leve! No prato coloquei de acompanhamento de um peixe e salada! PERFEITO!! Obrigada!

  3. Claudia Aparecida Ferreira Lima em

    sou a Claudia tenho 1,58 peso 91kilos tenho cintura fina quafril largo ja fiz de tudo minha nutricionista nao sabe o que fazer ja tomei todos os tipos de remédio nao resolve meu sonho e alcansar meu objetivo tenho 2filhos meu marido cobra muito de mim sou muito anciosaetc.me ajuda

  4. Pingback: Omelete de espinafre - Blog da Mimis por Michelle Franzoni - Qualidade de vida e bem-estar

  5. Olá, estou começando uma reeducação alimentar quando conheci a página no face… quero sim perder uns quilinhos… espero que consiga!!! hehhee show de bola as dicas…

  6. Olá Michelle, como não tenho essas farinhas que usa (aveia,berinjela…) eu coloquei trigo, mas confesso que fiquei com um certo peso na consciência. Você sabe me dizer mais ou menos quantas calorias tem? Obrigado

    Acompanho sempre seu blog, e faço algumas receitas daqui também. Já perdi 10 Kg em um mês só mudando o hábito alimentar!
    Beiijooos’-

  7. Olá Michelle! Adorando seu blog. Passando para dar uma dica ,pra não ficar com cheiro de alho nas mãos.Coloque as mãos sob água corrente ,e deixe escorrer um pouco de água,sem esfregar as mãos.Nem parece que vc usou alho.

  8. Que delícia, logo vou fazer, ontem fiz o omelete, ficou mt bom, e o frango sem usar oleo fica bem melhor, pois comparei a textura, fica mais macio, beijos Mimis, estou amando tudo aqui! Deus abençoe.

  9. Pingback: FRANGO XADREZ | Blog da Ana

  10. Oi Mimis!
    Estou adorando seu blog e seu instagram, cheio de ideias maravilhosas!!
    Gostei muito dessa receita e fiquei curiosissima com a farinha de beringela!!
    Moro no exterior e nunca vi por aqui. Porem irei visitar minha familia no Brasil mes que vem e quero trazer dessa farinha para eu experimentar pois eu nao posso comer gluten. Qual marca voce usa, e aonde encontra? Minha familia eh de SP. No mundo verde tem??
    E a farinha de banana verde, voce ja usou?? Tbem quero experimentar essa 🙂
    Obrigada por dividir seu sucesso e receitas delicias com a gente1
    Ana

  11. Pingback: Frango xadrez super light - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  12. O creme é ótimo, se não conseguir dar a consistência de creme, pode-se acrescentar meia batata pequena cozida, o amido da batata ajuda a engrossar e não agrega muitas calorias. Essa variação é boa agora no inverno.
    O prato ficou lindo e colorido, demais!

  13. Pingback: Aproveitando a manhã de sábado - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  14. Oi Michelle, para não tocar no alho você pode coloca-lo no microondas por 15 a 20 segundos e a casca sai sem precisar toca-lo.

    Parabéns pelo blog, sou paraibana e gosto da praticidade dos alimentos saudaveis que vc sugere !!!!

  15. Giovana Rodrigues em

    Mimis, gostaria de saber onde acho essa farinha de beringela. Nunca tinha escutado falar. E se substituir por farinha de trigo engorda bastante, não? Ouvi dizer que farinha de trigo tem muita calorias! Obrigada!

  16. Mimis, aprendi com a minha mãe esse creme. A gente coloca sobre torradas, assa um pouquinho no forno e depois finaliza com uma rodela de ovo cozido sobre o creme. Fica uma delícia! 😉

  17. Oi Infelizmente o meu não deu certo. Ficou diferente, mas acho que foi pq eu fiz com farinha de trigo integral.
    Mas não irei desistir! Beijinhos e muito obrigada

  18. Pingback: jordan retro shoes

  19. Olá, Michele.

    Aqui, no Maranhão, nós usamos muito uma hortaliça chamada Vinagreira, que faz parte de uma prato típico de nossa região, o arroz de cuxá. Quando puderes dá uma olhadinha nesses links:
    http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=5505
    http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/v/aprenda-a-cultivar-a-vinagreira/876542/
    http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?Itemid=212&id=422&option=com_content&task=view

  20. Nathália @nathaliallmeida em

    Esse prato na tela do computador ficou sensacional, tipo “televisão de cachorro” na versão saúde! Que lindo!
    Uma coisa que eu queria saber de vc é se não gosta de refogar suas comidinhas com alho natural. Eu nunca vi vc colocando…
    Imaginei que alho e cebola nmo creme ia ficar ótimo.
    Vc tem alguma técnica ou regra pra usar temperos, tipo: “Isso não combina com aquilo”? Só curiosidade de cozinheira mesmo…
    Bjs

  21. Oi mimis! Na frase “Para que a absorção do cálcio seja feita de forma adequada,(…) ” acho que vc quis dizer Ferro, não é?!
    Beijos!

  22. roberta azevedo em

    ola, descobri seu instagram e blog hj. acho q estou atrasada, ne. kkkk Adorei todas as dicas. Qro baixar meu % de gordura. Estou com 14%. Mas meu foco é chegar a 10%. Meu corpo ta mto longe do seu. Peso 64kg e tenho 1,67. N gorda, mas tbm n estou definida. Essa fase acho q seja a mais dificil, ne. Treino mto, 4x por semana. E faco caminhada/corrida ou spinning 3x por semana. Acho q no meu treino n teria nda para acrescentar por enquanto. Teria q fazer pequenas modificacoes na alimentacao. Faca um post para quem esta nesse nivel de treino!!!!! eu vou amar. Qro ficar definida como vc. Mas ja n preciso perder tantos kgs. Obrigada bjus

  23. Mas se a pessoa nao tem alergia ao Gluten , que mal ele pode fazer ao nosso organismo ? E qual o beneficio em nao ingerir ?

    Voce pode me explicar Michelle ?

  24. Adorei a receita Mimis! Uma boa alternativa ao creme de espinafre que aprendi com a minha mãe…com requeijão, leite ou creme de leite….hehhe. Vou fazer essa semana ainda. Amo espinafre!!!!

  25. Além de ser uma delícia, ele também possui bastante proteína. Nossa, minha mãe faz uns bolinhos de espinafre que eu amo, pena que ela frite! Ainda vou tenta fazer assado numa adaptação e ver o que rola…

    Grande beijo!

×