Ratattouile light: simplicidade saudável e chique

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ratatouile light blog da mimis

Se você pensa que ratatouille é apenas o nome daquele ratinho do filme, que vira chefe de cozinha em Paris, está enganado!

Originário do século XVIII, da região da Provence, o ratatouille é prato típico francês, composto por um mix de vegetais que podem ser servido quente o u frio, sozinho ou acompanhado de um prato.

De sabor levemente adocicado, esse prato sempre fez sucesso nas festas e reuniões aqui em casa, porém, mesmo saudável, sua receita vinha acompanhada de muito azeite, deixando-o bastante calórico.

Então fiz uma adaptação no seu preparo e dessa maneira, não vamos precisar de óleo para fazer o ratatouille. a receita é bem simples!

Ingredientes:

– 1 tomate

– 1 pimentão vermelho ou amarelo (eu gosto de misturar os dois), se não tiver pode ser o verde.

– 1 cebola

– 1/2 xícara de uva passa

– 1 berinjela

– 1 abobrinha

– Sal e pimenta do reino à gosto

– Água (para grelhar sem óleo, ver AQUI)

Modo de preparo:

Pique a cebola e o pimentão em cubinhos e coloque para refogar utilizando o meu método de grelhar sem óleo que ensinei AQUI.

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Enquanto isso, corte igualmente o tomate, a berinjela e a abobrinha.

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Quando a cebola e os pimentão já estiverem macios, adicione a berinjela e a abobrinha.

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Misture tudo e complete com o tomate e as uvas passas.

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Deixe mais alguns minutos até que tudo esteja macio e incorporado.

O ratatouille fica perfeito como aperitivo ou entrada, acompanhado de torradas ou pãezinhos.

Eu também gosto de utilizá-lo como acompanhamento, e neste dia combinei com peito de frango e creme de milho, que já postei AQUI.

Você pode acrescentar um fio de azeite de oliva na hora de servir. Bom apetite!

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A publicação desse material só é autorizada mediante citação da fonte (Michelle Franzoni do Blog da Mimis e link:http://blogdamimis.com.br/)

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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64 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis, a receita preparada assim é um meio termo entre um Ratatouille e uma Caponata! Uma dica legal pra quem não curte muito a berinjela, é coloca-la num peneira, regar com vinagre e esperar ela soltar uma águinha. Isso tira o amargo dela. Beijo e foco na dieta! hahaha

  2. Allana Magalhães em

    Olá Mimis, estou super esperançosa em começar a emagrecer pois eu nunca consegui ir adiante em dietas exatamente pelo fato de não saber prepara receitas nem cozinhar e muito menos ter dinheiro pra pagar comida Delivery. Nunca consegui explicar isso a ninguém. Você me foi apresentada por Deus. Pense que do nada, Deus faz as coisas existirem. Beijos, confesso que estou um pouco perdida aqui, de tanta coisa boa que estou vendo, mas vou procurar me organizar.

  3. Samuel Eleutério em

    Tô fazendo um, “a moda do chefe”… kkkk
    Com o que tem aqui em casa!
    Cebola, alho, brócolis, tomate, cenoura, uva passa e coentro.
    Pouco sal e pimenta do reino a gosto! ^^)
    Vamos ver como fica!

  4. Pingback: Creme de milho light | Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  5. Oi Mimi’s!!!!!!!!
    Acabei de fazer, mas acho que cozinhei demais e a berinjela ficou quase desmanchando… mesmo assim, ficou uma delícia!!!
    Bjs e obrigada!!!!!!!!

  6. Hummmm delicia de receita !!!faco uma desse jeito porem sem abobrinha e tomate e levo ao forno depois Jogo um oregano,um alho desidratado olha FICA tudo de bommmmmm

  7. Mimis!!
    Adoro seu blog… vejo quase todos os dias!!!
    Amo as receitas!!! Já fiz várias!!!
    Não sou muito fã de pimentões… mas vou testar mesmo assim!!! 🙂
    Parabéns!!!
    Bjs Cris

  8. adorei esse ratattouile fiz e ficou mto gostoso, agora vou fazer varias receitas daqui. quero perde peso e ficar em forma mais principalmente perde a barriga.kkkk

  9. Oi Mimis! Eu estava sem tomates em casa, tanto que fui ao supermercado, pq queria comprar mais uns legumes e tal… e pasme, não tinha tomate no mercado, eles disseram que acabou! rs aí eu coloquei cenoura picadinha bem pequena no lugar do tomate, coloquei pra refogar junto com o pimentão e ó, ficou uma delícia!!! <3

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  12. oi mimis !!!!!!

    como que vc lava a abrobrinha e a berinjela ?
    pode ser só lavar na água da torneira ?

    aproveitando… outra dúvida, comecei a comer uma barrinha de proteina depois do treino de musculação mas percebi que prendeu meu intestino, será q ver a ver ?

    vc nunca postou nada sobre barrinhas de proteinas neh ?

    bjusss querida

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  14. Oii to adorando as dicas e gostaria de saber se esse prato pode ser substituido por um almoço mesmo nao tendo arroz, feijao ..verduras..hortaliças ??? Um abraço obrigado por ser nossa inspiração!!

  15. Adorei, além de ser prático é super leve e ficou uma delicia acompanhado de peito de frango e creme de milho light! Meu almoço de domingo foi sem peso na consciência.

  16. Fizzzz!!!!! Ficou uma delícia! adorei! Dei uma variadinha, como não tinha beringela em casa, prá não ficar poucos ingredientes, coloquei uma cenourinha picada junto! Ficou dez! E comi com o frango que tinha sobrado de domingo, opa, só o peito de frango, sem o courinho! 😉

  17. Oi, vc sempre coloca as calorias dos pratos… e aqui? não achei…. tá liberado esse pratinho??? Qtas calorias? deve ser ótimo acompanhamento para fango mesmo… vou testar no jantar hj! 😉

  18. Oi Michelle,

    Conheci você hj na loja de calçados em Floripa. Lembras? Vc mto simpática comentou de seu blog… logo após entrei aqui para dar uma olhadinha e me encantei logo de cara! Vi esta receita acompanhada do frango com o creme de milho e fiquei com água na boca!!! E claro, saindo do trabalho, combinei com meu namorado, passamos no mercado e fizemos juntinhos esta receita! Ficou uma delícia!!! Sem palavras! Amamos! É um jeito diferente e saboroso de comer legumes para quem não tem este hábito (eu no caso, rs). Fiz algumas alterações: Retirei a uva passas, e temperei com pitadas de noz moscada e ervas finas. Mantive a pimenta do reino no creme de milho. Ficou mto bom, prático e leve para o jantar. De entrada bebemos saquê e durante suco de laranja. Obrigada pela dica!
    Com carinho, Shay

  19. Michelle,

    Não cozinho bem, nem gosto, pra ser sincera. Além disso, já testei algumas receitas retiradas da internet e não obtive sucesso, mas experimentei esta salada, ficou ótima, bem do jeito da foto que vc postou. Muito fácil, rápido, prático de fazer e saboroso. Ameeei. Vou testar outras suas. Beijo.

  20. Mimis essa receita da pra conservar ..
    Na minha casa eu tenho certeza que só eu vou comer e tenho um peninha de jogar o resto fora ou deixar estragar ..
    Espero a sua resposta 🙂 bju

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  22. Mmmm… To achando que esse prato aih da foto vai ser o meu almoço de domingo, hein?!!!! Partiu pro supermercado!!!
    Se eu fizer, amanha eu posto no Instagram e coloco os créditos! 🙂
    Beijocas da Mau.

  23. Alice Fernandes em

    AMEI!!!!
    Fiz essa receita hoje no almoço e amei… olha eu eu nunca tinha comido berinjela em toda minha vida… haha… sempre achei que não ia gostar, é aquele caso que não gosto mas nunca experimentei sabe…
    Essa ai entrou para as minhas queridinhas!!!
    Adoro suas receitas, adoro o seu incentivo!!!
    Bjão!!!

  24. Faço algo com a berinjela, pimentões, cebola, alho e vinagre! Refogo tudo com um pouquinho de óleo de coco, acrescento o vinagre (a pessoa tem q ir provando p v até onde fica bom de vinagre. p mim tem q ficar um pouco azedinho) aos poucos, às vezes, um tico de água, aí fico refogando até a berinjela dar uma murchada!

  25. Ola Mimis

    eu sugiro que vc faça uma receita com o Spaghetti Squash / Melão Espagete / Abóbora Espagete

    cerca de 37 calorias a cada 100 gramas!!

    bjosss

  26. Nossa, isso com pão deve ficar uma delícia! Inclusive com o frango de recheio…. hmmmmmm A única coisa que não gosto muito na receita, é da abobrinha. Será que rola uma substituição básica? Grande beijo!

  27. Mimis, você não faz nenhum “Dia do Lixo”? Caso não, em toda sua dieta de perca de peso foi assim?
    Você virou minha inspiração. Parabéns!
    Abraço.

  28. Olá pessoa linda! To viciada no seu blog ! Preciso de uma ajuda! Na hora de preparar meus ornatos por mais leves que sejam, não consigo fugir dos temperos prontos inclusive caldo de carne galinha e legumes. Pra mim, nada tem gosto sem esses temperos mas sei que são um veneno! O que faço pra deixar os alimentos saborosos sem esses temperos prontos?

    • Voce pode usar apenas sal, pimenta e ervas como a mimis falou, ou pode fazer esses temperos em casa, que sao muito mais saudaveis.
      Caldo de Legumes Caseiro:
      Você usa Alho Poró, Salsão, Cebola e Cenouras na proporção de 25 % pra cada um. Deixa tudo picado grosseiramente e coloca na água fria, em fogo baixo, pra ferver lentamente e a água pegar o sabor de todos esses temperos.
      Eu uso aproximadamente uns 200 a 300 g de legumes para 1L de água.
      Se quiser fazer caldo de frango, é só adicionar o frango, a mesma com a carne, camarão, etc. (pode usar uma carne de um assado que sobrou, ou algo do tipo)

  29. Nossa Mimis, eu tava super curiosa pra saber essa receita. Meu marido sempre faz pra mim a salada de berinjela que é +/-parecida com o ratatouille. Só que ele coloca no forno. E eu amo….Como estou adorando a abobrinha tmb, vou fazer a sua receita essa semana.

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