Salmão: benefícios e forma de preparo

44

salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis-6

Hoje vou falar sobre esse peixe super nutritivo que vive em águas frias e que tem diversos benefícios à saúde.

Rico em ômega-3, o salmão possui ação protetora do coração, que evita a formação de placas nas artérias, diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL) e ainda combate os triglicerídeos. Além disso, uma dieta rica em ômega 3 parece estar associada a menores riscos de desenvolvimento de endometriose nas mulheres, conforme pesquisadores de Harvard.

O ômega-3 é um ácido graxo chamado essencial, pois não pode ser sintetizado no organismo e devem ser consumidos na forma de gorduras. Ele está presente em grande quantidade nos pescados de águas salgadas e frias, como bacalhau, atum, sardinha e salmão.

Além disso, as proteínas presentes no peixe são de alto valor biológico e fácil digestibilidade, superior às da carne vermelha e de boi.

salmao blog da mimis

Além de aprendermos um pouquinho sobre as particularidades do salmão, eu vou passar a vocês um modo fácil e gostoso de prepará-lo na forma de filé.

Mas antes vou contar uma historinha para vocês. 🙂

Eu nunca fui muito fã de salmão, até alguns anos atrás. Achava o gosto forte e amargo e sentia muito a presença da gordura no peixe. Até que comecei a fazer em casa e descobri como prepará-lo para deixar do jeitinho que eu gosto.

Hoje eu amo salmão. E ele fez parte da minha dieta de emagrecimento e não pode faltar no meu dia a dia.

Sempre quando compro salmão, peço para o peixeiro retirar a pele e a gordura que fica nas bordas. São elas as responsáveis pelo sabor forte do peixe. Neste post AQUI eu mostro como fica o filé limpo e também como eu retiro as espinhas do peixe.

Depois de limpo, corto em pedaços de acordo com a quantidade em gramas que eu quero.

Aí podemos ver dois filés de peixe bem bonitos. Perceba que o segundo apresenta um lave camada acinzentada na sua superfície. Essa é a parte do peixe voltada para a pele, ou seja, uma camada de gordura que permanece no filé. Na hora de grelhar ela será importante.

salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis-2

Para grelhar os filés é muito simples. Pré aqueça a frigideira anti-aderente e coloque os filés com a face da camada de gordura voltada para a frigideira. Isso fará com que a própria gordura do peixe “frite” os filés.

salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis

Outra dica para  deixar o salmão mais saboroso, é cozinhá-lo pouco. Isso também faz com que as gorduras presentes no peixe não aqueçam tanto, deixando-o com sabor forte. Eu prefiro comer meu filé dourado por fora e mais cru por dentro. Se você não gosta assim, ache o ponto do seu gosto.

Então, logo que a parte debaixo estiver dourada, eu viro os filés. Se a frigideira estiver na temperatura correta, isso acontece em 1 a 2 minutos.

Veja que a gordura da panela é a própria gordura do salmão.

salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis-3

Vá virando delicadamente os filés, até que todos os lados estejam dourados. Eu levo menos de 5 minutos para fazer os filés mal passados. E só tempero na última virada com pimenta do reino e pouco sal.

salmão grelhado michelle franzoni blog da mimis-4

Gosto de acompanhá-los com saladas, uma massa leve ou até um risoto. Veja outras receitas de salmão AQUI e AQUI. Vejaessa receita de risoto de abobrinha e limão siciliano que fica perfeito acompanhando salmão. Tenho certeza que vocês vão amar.

Informações nutricionais por 100g de peixe:

Cal: 211   C: 0g   P: 22,5g  G:  13,4g

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

44 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá, tudo bem?
    adorei a matéria, mas reveja a questão que o salmão aumenta o colesterol bom, pois a única coisa cientificamente comprovada que aumenta o colesterol hdl é a atividade física. O ômega 3 somente reduz o ruim.
    A mesma função tem o azeite de oliva extra virgem, reduzir o ruim, mas não interfere no ruim.
    Abçs

  2. Mimis, faço minha alimentação para levar para o trabalho, então faço no dia anterior a noite e esquento no Micro no outro dia. Nesses casos de Risoto, você acha que dá pra fazer dessa forma, ou melhor não?
    Tem alguma sugestão pra quem tem o mesmo problema?

  3. Pingback: Alimentos termogênicos - Blog da Mimis por Michelle Franzoni - Qualidade de vida e bem-estar

  4. Pingback: Alimentos termogênicos | Blog

  5. Pingback: Alimentos termogênicos | Dieta

  6. Rosemeire Machado em

    Oi lindona!!
    Adorei as suas dicas…estou de dieta e andava sem idéias, mas com o seu blog ficou bem mais fácil…Vivo em Portugal; e aqui tenho acesso fácil ao salmão, e sinceramente era sempre uma dificuldade pra fazer…sempre ficava todo desfeito…mas agora, acabaram-se os problemas…rs Tens alguma receita de bacalhau querida…olha o abuso!! hehe

  7. Eu amo Salmão rs
    Eu gostaria de dar uma sugestão, a minha mãe faz da seguinte forma: em cada posta ela coloca uma pitada de sal e uma fatia de manga em cima de cada posta e um pouquinho do tempero cominho. Leva ao forno. Fica delicioso e não fica seco.
    Abraço.

  8. Pingback: Abobrinha: eu amo!!! - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  9. Adorei essa dicas de como preparar salmão, AMO SALMÃO!!!
    Agora, você teria receita para fazer atum em posta?? Tenho fácil acesso a esse peixe e nunca sei como fazê-lo a não ser com creme, pois ele sempre fica muito seco.
    Um grande abraço.

  10. Aqui em casa não gostamos nada ao ponto, todo tipo de carne tem que ser bem passada, tenho tentado evitar o óleo, mas ainda não consegui elimina-lo, já tentei mas gruda tudo e acaba ficando cru por dentro. Pode me dar alguma dica para resolver isso, inclusive para todos os tipos de carne (frango, bovino, peixe….). Obrigada.

  11. Michelle parabéns! Adorei as dicas e informações…
    Meu marido, está fazendo dieta e ainda não sabia que peixe incluir, mas agora vou preparar tudo bem direitinho.. rsrs.
    Bjuusss e sucesso sempre!

  12. ola michele,adorei a materia,mas tenho uma duvida,eu estou fazendo direto salmao grelhado frigideira sem oleo nehum,mas sera que nao engorda,pois qdo esta na frigifeira ele solta muita gordura,mesmo tirando a pele,se puder me ajudar fico grato,

    • Michelle Franzoni em

      Oi querido! Se consumido em excesso engorda sim, como todo alimento. Se quer emagrecer, consuma entre 100 a 120 gramas pois esse peixe apesar de super saudavel é gordinho, mas sao gorduras boas 🙂

  13. Pingback: Risoto integral de abobrinha e limão siciliano - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  14. faço o meu salmão assim tbm, sem mto mistério, é uma delícia. Se eu pudesse comeria todo dia. Vi no comentário acima da peixaria do Nelson no mercado, vou dar uma passadinha lá. Estou doida p comprar uma tainha para fazer assada hmmmm 😀 Bjo Mimis

  15. Eu gosto bem mais do salmão cru… na forma de sashimi ou tartar. Não é difícil de fazer, tem vários tutoriais de como cortar sashimi no youtube.

  16. Oi Michelle eu ñ consigo gostar de salmão hehehehe…Mas nada a ver com o salmão eu te prometi enviar-lhe o Freekeh (trigo verde) moro em NY e aqui tem em todas as lojas de produtos naturais depois do seu post eu comprei e fiz salada ficou otimo!!!!Como faço p/ te mandar ? abraços Wilma.

  17. Vi sua matéria no R7 e era só o que eu precisava para me animar…achei incrível suas dicas e já comecei com firme propósito ontem (nada de esperar a segunda..kkkk).
    Eu estava totalmente desmotivada….mesmo…mesmo….mas me interessei tanto com o modo com que vc escreve, que quando vi estava querendo fazer igual.
    Bora emagrecer com saúde deste vez!!!

  18. Olá!! Estou adorando seu blog. Quero um ‘pontapé’ inicial para mudar de vida e hábitos, então gostaria de saber se vc pode me indicar uma nutricionista aqui em Floripa. Obrigada!

    • Mesma dúvida da Ariella: Mimis tens uma nutricionista esportivo para indicar aqui em Floripa? Tô precisando muito e só conheço nutris “normais”…Obrigada!

  19. Oiii Mimis!!

    Deixa eu te contar uma coisa que ouvi ontem no Alternativa Saúde do GNT, a nutricionista também fez um prato com salmão e ressaltou que o Omega 3 é encontrado somente em salmão pescado diretamente no mar, os que são criados em cativeiro não tem nenhum benefício!!!

    Então precisamos olha na embalagem se está descrito que tem Omega 3…

    Quero muito fazer salmão hoje mesmo!!! hehehehe

    Beijãooo

  20. Oi Mimi,

    Ótimo post! Adoro salmão, mas nunca pedi sem a pele. Parece uma boa..
    Também sou de Floripa, vc poderia indicar um bom peixeiro? Tenho tido experiências que não foram boas no Mercado Municipal….
    Neste mesmo tema, vc já escreveu sobre as suas lojinhas preferidas daqui para comprar os alimentos mais especiais? Vim do Rio e ainda estou descobrindo os lugares mais legais para fazer estas compras.

    Obrigada!

    Bjs,

    Julia

  21. Eunice Custódio em

    Salmão é leve e perfeito! Além de super prático de fazer! Uma ótima sugestão também é jogar um pouco de alecrim! Além do aroma, fica uma delícia!

  22. Eu de novo queria saber Mimis se vc tem uma dica para mim.
    Trabalho uma semana de dia e uma a noite , na semana de dia ainda consigo fazer refeições certinhas , mas a noite fica difícil vc tem uma dica … acordo 1:30 da tarde depois entro no serviço as 5:00 e faço pausas de 2 em 2 horas acabo saindo 3:20 da madruga e morrendo de fome dizem que comer de madruga engorda … Ajuda eu 🙂

×