Bolo de abobrinha sem glúten e lacfree

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Esse bolinho de abobrinha é super delícia e estou devendo a receita há tempo aqui no blog.

Ele foi sucesso no piquenique da Mimis de São Paulo (ver AQUI).

Quem levou o quitute foram as meninas do @duonutrigourmet, Fernanda e Patricia, que adaptaram a receita da Delishville (ver AQUI)

Ele é saudável e super nutritivo, mas como qualquer outro alimento, deve ter seu consumo moderado, pois possui calorias (ver AQUI) e pode comprometer a dieta de quem quer perder peso.

Na receita é utilizada uma mistura que compõe a farinha sem glúten. A mesma pode ser utilizada para outros preparos convencionais.

Vamos à receita!

Ingredientes bolo:

– 3 ovos grandes

– 1 xícara de óleo de canola ou girassol

– 200g de açúcar mascavo

– 1 colher de chá de essência de baunilha

– 300g de farinha sem glúten (receita abaixo)

– 1 colher de chá de fermento em pó

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 2 colheres de chá de canela em pó

– 1/2 colher de chá de gengibre em pó

– 1/2 colher de chá de noz moscada

– 300g de abobrinha ralada

– 100g de nozes picadas

Ingredientes farinha sem glúten:

– 200g de fécula de batata

– 150g de amido de milho

– 40g de farinha de arroz

– 100g de farinha de sorgo ou soja ou grão de bico ou amaranto

– 60g de farinha de milho

– 100g de polvilho doce

Misturar nas proporções indicadas

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma e forre com papel manteiga. Na batedeira, misture os ovos, o óleo, o açúcar e a essência de baunilha. Bata até ficar um creme. Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e as ervas. Adicione-os aos ovos, açúcar e óleo em duas etapas. Desligue. Acrescente as abobrinhas e as nozes misturando. Você pode colocar a massa em forminhas individuais ou em forma grande de bolo. Assar de 35 a 40 minutos.

bolo de abobrinha dieta blog da mimis michelle franzoni 2

Mas peraí! Pára tudo já! O que é esse cupcake de abobrinha aí!? A cobertura é buttercream, uma mistura de cream cheese, manteiga e açúcar. Gordo, gordo, gordo! Essa receitinha eu me nego a publicar aqui. 🙂 Se quiser fazer para uma festinha especial, procure na internet, pois eu não me responsabilizarei pelo abuso! 🙂

Outras receitas de doces e sobremesas saudáveis AQUI

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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34 Comentários Mostrar comentários

  1. Cobertura sem culpa: 1 pote de creme de ricota light, baunilha, adoçante a gosto e uma clara em neve. Bater o creme de ricota a baunilha e o adocante na batedeira. Adicionar a clara em neve. Colocar na geladeira antes de decorar os bolinhos. Bjs

  2. Eu tb adoro abobrinha e como estou cortando o excesso de carboidratos, testei o seguinte: triturei a abobrinha no processador e depois refoguei com azeite e alho. Pronto! ficou ótimo para acompanhar carnes. Para mim e meu esposo, substitui o arroz sem deixar nada a desejar.

  3. Mimis.

    Fiquei com uma duvida. 🙁

    qdo vc fala farinha sem gluten. Eu tenho que misturar todas essas farinhas ou eu opto por uma dessas?
    A farinha de aveia pode ser usada ?

  4. Mimis, tenho apenas 12 anos, e desde dos 11 já me cuido, faço 2 horas de academia por dia e mantenho orientação com uma nutricionista! Não assalta a geladeira, porem só engordo. O que tu acha que pode ser?
    Amo suas receitas! Beijos

  5. Meninas eu estava presente no piquenique em Sp,e esse bolo é divino !!! Ameiiiii v fazer !!!

    Bjs ……queremos outro Mimis ….imagina vai fechar o ibira rsrsr

  6. Suas receitas sao maravilhosas! So que nao moro no brasil e os ingredientes da farinha sem gluten por exemplo sao dificeis de encontrar! Posso substituir essa farinha por algo?! aveia!? farinha integral!?
    Obrigada 🙂

  7. Janete S. A. da Silva em

    Mimis adoro sua pagina e gostaria de saber se posso substituir o açúcar mascavo por adoçante pois estou diabética e tenho insuficiência renal. Vi vc no programa da Eliana, estava poderosa. bjus

  8. ana maria ludwig em

    Ola MIMIs,seguir ,adorei teu blog,fiz a cirurgia de redução de estomago e estou super bem .Fiz em novembro e já perdi 25 k Agora e seguir com uma alimentação saudável e exercícios . Estou encantada com tuas dicas e receitas. Tu estas linda. Bjs.

    • tentei me conectar ao seu site de roupas fitness mas a informação é de que a pagina não foi encontrada , assim como teu perfil … que pena ! vc tem intenção de ainda vender moda fitness ? aguardo

  9. Oi Mimis, vou começar uma dieta e estou na dúvida de como preparar meu arroz integral, você tem alguma receita ? Como devo tempera-lo ? Aguardo resposta, parabéns pelo blog. Beijos

  10. Francyelle faria em

    Mimis estou com uma duvida e acho que voce pode tirar ela de mim rs. E o seguinte estou fazendo R.A e fazendo 1 hora de caminhada e durante a caminhada dou algumas corridinhas (intercalo corrida+caminhada) não deixo o batimento cardíaco baixar. Ate aqui tudo bem ne, estou nessa para eliminar 15 kg, A minha duvida é… eu caminho no período da manha, Tem alguma diferença caminhar na parte da manha ao invés de caminhar a tarde? Ja ouvi boatos que caminhar de tarde queima mais calorias e que caminhar de manha e só pra saúde se eu continuar caminhado de manha não estou queimando calorias igual queimo a tarde? Ou é igual?

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