Bouquet Garni: um tempero especial ao seu prato

25

bouquet garni culinaria saudavel michelle franzoni blog da mimis

Um montinho de ervas laçadas por um cordão. Esse é um dos segredos da culinária mais famosa do mundo: a francesa.

O bouquet garnit é um  mix de temperos que faz a sua receita ficar mais gostosa, além de dar um glamour no preparo. E que não gosta de uma frescurinha, heim?!

Eu sempre uso o bouquet garni nos meus pratos que envolvem caldos e molhos. Eles podem ser comprados prontos ou também feitos em casa.

Esses da foto abaixo eu trouxe de viagem. Dá até pena de usar de tão lindos e cheirosos. 🙂

risoto de abobrinha e limào michelle franzoni blog da mimis-4

Mas não precisa ir a França para comprar não!

O bouquet garni pode ser facilmente feito em casa com ervas frescas. Você pode utilizar raminhos de tomilho, salsa, louro, salsão, sálvia  e alecrim. Quando faço em casa, utlizo o que tenho na minha hortinha. Fique à vontade para criar a sua combinação. Ah! é necessário um barbante para amarrar tudo!

bouquet garni culinaria saudavel michelle franzoni blog da mimis-3

A ideia consiste em fazer um montinho de ervas que servirão para dar sabor ao seu caldo ou molho, sem deixar rastros do tempero. Sabe aquele gostinho especial que a gente não consegue descobrir o que é? Taí!

Eu gosto de deixar o barbante maior que o da foto abaixo, pois assim podemos colocar o bouquet na panela com o cordão para o lado de fora. Dá um charme na hora de tirar, pois é só puxar o fiozinho. Adoro pequenos charmes na cozinha. 🙂

bouquet garni culinaria saudavel michelle franzoni blog da mimis-3

Quando usamos  temperos especiais no preparo de uma receita, fica mais fácil diminuir o uso do sal.

E todo mundo já está cansado de saber que a diminuição no consumo do sal é  é importante não só para quem quer emagrecer, mas para a saúde de todos.  Então essa é a dica : quanto menos sódio, melhor.

Agora seus caldos, ensopados, fundos, carnes, sopas ficarão com um gostinho todo especial e muito mais saudáveis!

No próximo post culinário vou mostrar a vocês uma receita super de risoto de abobrinha, onde utilizei o bouquet garni.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

25 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Risoto integral de camarão com abobrinha by Blog da Mimis | Diário de Bordo

  2. Oi Mimis,
    Estou fazendo uma dieta médica para curar ulcera e gastrite e a médica me recomendou uma dieta de gordura zero e sem alho e cebola nos preparos…me ajude a inventar pratos comíveis, antes que eu corte os pulsos..por favo…rs
    Minha filha me apresentou ao seu blog e estou maravilhada com sua cozinha simplesmente maravilhosa e saudável
    Ja fazia frango sem gordura, agora uso a água como vc ensinou. Mas agora não posso usar nem alho nem cebola para temperar o frango..
    Obrigada pela atenção
    Bjks
    Sandra Lamhut

  3. Pingback: Especial dia dos namorados: Risoto integral de camarão com abobrinha - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  4. Oi Mimis, acompanho seu trabalho há algum tempo e acho magnifico todo o apoio e inspiração que você passa para os seus seguidores! Nunca comento, mas vou aproveitar o post de hoje para sugerir que você alerte as leitoras que, apesar de natural, as ervas e chás podem ser hepatotóxicas. Falo isso pq tem gente que faz dieta a base de chazinho e herbal.. (ops, acho que não pode citar os nomes por aqui..) e desconhecem o efeito deletério para o organismo. Aliás, a comunidade científica ainda não tem tanto embasamento teórico para o uso das ervas – apesar de ser uma das técnicas curativas mais antigas do mundo – mas fica aqui o alerta para o uso abusivo delas!

  5. Pingback: Risoto integral de abobrinha e limão siciliano - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  6. Adoro usar ervas aromáticas, mas realmente muita gente não gosta de verdinhos no prato, vou usar assim para essa meninada aprender a gostar do saborzinho sem saber o que é…

×