Bolo integral de maçã e banana

366

bolo integral banana maçã dieta michelle franzoni blog da mimis-2

Eu adoro cozinhar desde criança e sempre estava metida na cozinha ao lado da minha mãe. A minha receita favorita era bolo de chocolate que ela me ensinou. Tudo muito gordinho e açucarado. E não era só para festas não. Fazia o bolo a qualquer hora do dia e aquela travessa acabava rapidinho.

Quando resolvi emagrecer, tive que adaptar a minha culinária para conseguir encaixar as gostosuras na dieta (ver AQUI). E hoje quando faço bolos, procuro sempre fazer algo mais saudável, com frutas, castanhas e coisas legais.

Claro que ainda como um bolinho de chocolate por aí, mas não faço mais em casa porque aquela travessa fica rendendo dias de gordices. Então quando quero um bolinho mais gordinho, deixo para o final de semana e compro uma porção apenas.

A receita de hoje foi enviada pelo querido Vinny Dutra (@vinnymaker) e já consegui sentir o cheirinho de bolo por aqui. Adoro bolo quente saindo do forno! E esse é cheio de coisas boas! Farinha integral, aveia, frutas e oleaginosas!

Para adoçar, usamos um adoçante chamado sucralose. Se você não é fã de adoçantes, pode substituir por açúcar mascavo, mas as calorias irão aumentar um pouquinho.

Lembre-se também que o bolo é mais saudável, porém não deixa ter possuir um valor calórico que precisa ser computado na dieta. Portanto, nada de comer a travessa inteira.

Vamos à receita!

Ingredientes:

– 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal (pode ser coco extra virgem  ou outro)

– 3 ovos

– 1 xícaras (chá) de farinha integral

– 1 xícaras (chá) de aveia em flocos finos

– 1/2 xícara (chá) de sucralose granular para forno e fogão ou 1/2 xic de chá de açúcar mascavo

– 1 colher (sobremesa) de canela em pó

– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

– 3 maçãs com casca cortadas em cubos

– 3 bananas nanicas fatiadas

– 1 xícara (chá) de nozes picadas (opcional) ou 1 xícara de ameixa seca (opcional)

– Canela para polvilhar .

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes à mão ou na batedeira, deixando as frutas e castanhas por último. A massa fica bem grossa, não estranhe e bote fé que vai dar certo! :)

Coloque em uma forma de aproximadamente 27 cm de diâmetro, ou retangular,  untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio por mais ou menos 40 minutos. Se tem dúvidas do ponto certo, faça aquele truque do palitinho: espete  o palito no bolo e ele deve sair limpo.

Ah! Dá pra colocar em forminhas de cupcake também. Fica lindo!

Amaram? Vem ver minhas outras receitas saudáveis e magrinhas AQUI.

bolo integral banana maçã dieta michelle franzoni blog da mimis

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on Twitter38Pin on Pinterest379Share on Google+21Share on LinkedIn0Share on TumblrFlattr the authorEmail this to someone
MICHELLE FRANZONI

Emagreci 33kg com reeducação alimentar e exercícios e hoje sou mais saudável e feliz. Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontra tudo sobre qualidade de vida, comportamento e bem estar.

Deixe um comentário‏

366 Comentários

  1. Mimis posso usar aveia em flocos no lugar da aveia em flocos finos?? E esse bolo pode ser usado como lanche da tarde ou só pra quando tiver com muita vontade de algo doce?

  2. Eu fiz, ficou simplesmente “o BICHO” de bommmmm…hummmmm…amei…dei um pedaço pra minha vizinha, e ela tbm disse que adorouuu…vale a pena fazer galera, não vão se arrepender….na minha receita fiz com nozes, e coloquei um pouco de semente de linhaça dourada que tinha em casa.

  3. Pingback: Receita – Bolo integral de banana e maça | conversaepanela

  4. Mimis Bom dia! Suas receitas sao maravilhosas. Amo swu blog , tem me ajudado muito. Gostaria de saber quantas calorias tem a fatia do bolo????

  5. Oi Mimis esse bolo é sensacional, já fiz duas vezes é sucesso aqui em casa, da ultima vez coloquei banana amassada ficou melhor ainda, bjs

  6. Conheci este blog por mero acaso quando procurava receitas que não fossem aborrecidas e saudáveis, porque estou numa viagem muito semelhante à sua.. honestamente, obrigada! Acabei de experimentar esta receita, fez a minha noite, e vai fazer a minha semana.
    assim como a receita das panquecas, que já se tornou parte das minhas receitas de pequeno almoço.

    Parabéns pela sua vitória, e pela força E continue este trabalho que como me inspira a mim, deve inspirar milhares!

  7. Eu fiz o bolo e amei, para dar uma incentivada a minha filha comer coloquei uma colher de chocolate do padre q ficou muito bom… Segui à risca a receita fiz c óleo de coco, só achei q ficou um pouco seco será que eh por causa da aveia? Amei e minhas filhas tbm, o açúcar mascavo e a canela nem deixa perceber q eh integral… 100% aprovado…

  8. Olá Mimis! Esta é outra receita que eu segui do seu blog e que amei! Já perdi as contas de quantas vezes eu fiz! =) As frutas deixam o bolo molhadinho. Delícia!
    Aliás, meu marido também ama e sempre me pede pra fazer. E eu faço meia receita, já que somos somente nós dois aqui em casa.
    Quando eu quero fazer algum prato diferente, saudável e gostoso, eu corro aqui no blog. Sempre dá certo!
    Um beijo!

  9. Mimis, eu estou simplesmente viciada nesse bolo rsrsrsrsrs faço toda semana! Queria saber se posso fazer em forminhas menores e congelar e quanto tempo poderia guardar no congelador. Eu amo o seu blog e acho você um amor de pessoa! Parabens por tudo! Grande beijo!

  10. Para menos dias de gordices, bolos menores!!! Aqui faço meio ou 1/3 de receita, garante a minha prova e os lanches do filho, como pouco para deixar mais para ele!!!

  11. Olá Mimis! Adoro suas receitas, maravilhosassssss
    Acabei de colocar o bolo integral no forno. Só estou um pouco apreensiva, porque achei que ficou pouca massa e muita fruta. Mas, fiz exatamente como na receita. Untei com margarina, fiquei na dúvida se era com oléo e a canela polvilha antes de ir para o forno? Bjossss. Fica com Deus.

  12. Oie Mimis! Fiz esse bolo e ficou muito bom…Como sucralose não existe aqui coloquei 1/2 xícara de mel no lugar…Sei que alterei as calorias mas por ser 1005 natural acredito que não foi uma escolha tão ruim concorda? Super beijo!

  13. Oi Mimis, hj fiz este bolo e ficou ótimo! Aqui na minha cidade, em Niterói/Rj, não encontrei a sucralose granular, então substitui por em pó. Seu blog é excelente, continue sempre assim,pois preciso emagrecer muita coisa… Um bj

  14. Mimissss adoro a receita desse bolo, hoje foi a segunda vez que fiz, ficou MARAVILHOSO!!!
    Também já fiz as barrinhas de cereal e os hambúrgueres caseiros! Estou amando as dicas e as receitas.

  15. Oi Mimis substitui a farinha de trigo por farinha de arroz e ficou ótimo…mas tem q colocar muita fé Pq a massa fica muitooooo grossa…bjos

  16. Mimis, eu fiz em forminhas de cupcake, tipo muffin, amassei as bananas, e ralei as maçãs.
    Coloquei um pouco de nozes e de castanha do Pará.
    Ficou maravilhoso! Molhadinho! Delicioso! Todos adoraram por aqui. Até quem não gosta de banana 😀
    Renderam 15 muffins.
    Muito obrigada!

  17. Fiz o bolo. Muito bom!Tenho seguido seu blog constantemente, pois suas receitas são nutritivas, fáceis e muito saborosas. Inclusive indico a todos! Parabéns

  18. Eu vou fazer e vou botar fé que vai dá certo kkkkkkkkkk,me divirto com você Mimis, se soubesses que me ajuda tanto…Vem aqui em Belém do Pará tomar um açaí de verdade.

  19. norma danielle silva em

    Oi mimis!! Sua história de vida é muito bonita Parabéns um exemplo. Gostaria de saber se ao invés da nanica podemos usar a prata e se no lugar das nozes castanha do Pará? Moro em Belém e aqui é abundante e mais barato rsrsr um bjooo

  20. Mimis, o meu bolo acabou de sair do forno: que delícia! Nem o marido resistiu! É pra comer sem lembrar que é receitinha para quem está em dieta. Bjos

  21. Oi Michele, tudo bem? Tenho uma pergunta que nao quer calar rsrs. Qdo vc comecou sua reeducacao alimentar vc foi logo cortando tudo e diminuindo a quantidade de tudo, ou foi fazendo tudo ao poucos? Tenho essa duvida por que sempre que comeco fazer dieta, nas primeiras semanas principalmente, acabo nao resistindo e beliscando algumas coisas que nao posso e tbem eu como muito e estas comidas mais saudaveis nao satisfazem tao rapido com isto, muitas vezes desanimo por dar as beliscadas e por comer muito. O que posso fazer para nao desanimar?

  22. Copiei a receita errada e fiz sem óleo, ovo e farinha integral… Bati no liquidicador as frutas com os outros ingredientes e deu certo!!! Agora que vi a receita inteira hahahhaah

    • Isabele, eu fiz com 1 xícara de farelo de trigo e 1 xícara de aveia e fico ótimo. Só que na minha receita eu acrescentei 1 xícara de leite desnatado.

  23. Fiz a receita e ficou maravilhoso!!! o sabor das frutas no meio, quebra o resto, e a canela com a banana é uma combinação perfeita!!

    Coloquei um pouco de leite semidesnatado, para a massa ficar mais molezinha.

    Adoro suas receitas, já fiz várias, e mudando meu hábito alimentar já foram 8kg em 4 meses. vamos lá, pq ainda faltam 5kg! kk

  24. Ficou ótimo! Lá em casa todo mundo adorou, bem saudável, só troquei o óleo por 2 colheres de margarina light e acrescentei uma xícara de leite desnatado e como não tinha trigo integral fiz só com aveia. O bolo ficou bem fofinho e delícia.

  25. Amei receita, já é meu bolo favorito! fiz ulgumas modificações e ficou bem fofinho!

    3ovos
    1 xícara de aveia em flocos finos
    1 xícara de farinha de trigo integral
    2 bananas
    2 maças
    1 colher de sobremesa de canela
    1/2 xícara de adoçante
    1 colher de sobremesa de fermento para bolo
    30ml de leite desnatado
    20ml de oléo
    4 castanhas do pará em cubinhos

    depois de assado polvilhei canela e adoçante!

  26. Mimis, como não tenho muito tempo e ainda moro com a mamãe, peguei essa receita e expliquei para ela certinho como fazer. Minha mãe fez e ficou uma delícia 😀

  27. Eu particularmente não gosto de sentir os pedaços de fruta e testei outra maneira que gostaria de registrar caso alguém mais também nao goste: bati tres bananas( no caso da receita acima pode fazer com a maçã tambem) no liquidificador com o oleo e as tres gemas. Acrescentei esta pasta aos demais ingredientes e apos as claras de tres ovos neve!

  28. Eu vi essa receita em fevereiro e ela já faz parte do cotidiano meu e dos meus filhos, fazemos quase toda semana. Mas resolvi caprichar e contar as calorias, quantas calorias tem por pedaço?

  29. Receita maravilhosa…deixo aqui algumas dicas, pois, fiz algumas modificações e deu super certo…rs!
    Bati as bananas, o óleo e os ovos no liqüidificador e deixei as maçãs em cortadas em cubos na massa…polvilhei com canela…Parabéns Michele pela receita… ^.^

  30. Realmente está receita é maravilhosa…mas gostaria de dar umas dicas, pois, fiz algumas modificações e deu super certo…rs!
    Bati no liqüidificador a banana, o óleo e os ovos e deixei só a maçã em cubos na massa…ficou ótimo, recomendo porque está receita vale a pena…

  31. terezinha barbosa em

    sempre faço esse bolo é uma delícia, minha alimentaçaõ e legal só que não consigo emagrecer fico triste qria emagrecer e continuar comendo coisas gostosas estou com 15 kilos acima do normal

  32. Fiz essa receita ontem…uma delicia! Descartei as gemas e nao usei bicarbonato. No lugar do oleo, usei becel light…nao sei se fiz certo…Mesmo assim foi sucesso!

  33. Simplesmente MARAVILHOSO…. Não podia deixar de comentar. Divino! Ótimo para quem é uma formiguinha como eu, tirou a vontade do doce….o difícil é não comer tudo de uma só vez, rsrs!

  34. Gisele Loureiro em

    Fiz essa receita hoje. O bolo ficou excelente! A única coisa que substitui na receita foi o óleo pelo iogurte natural desnatado… o bolo ficou super fofinho. Usei o açúcar mascavo, que na receita recomendava 1/2 xícara… achei que ficou pouco doce… da próxima vez colocarei um pouco mais de açúcar.

  35. Conheci seu site faz pouco tempo e estou adorando.Hoje eu fiz seu bolo de maçã e banana ficou delicioso…mas eu precisei acrescentar uma xícara de leite para poder dar liga….vc consegue fazê-lo sem acrescentar algo mais líquido? um beijo

  36. O meu tá no forno!!!
    Vamos ver se vai ficar bom!

    Mimis, o próximo que eu vou fazer é o de pão de mel! Sonhando com ele!!!

    ADOOORO as suas receitas, faço quase todas, haha!
    O problema é comer pouco, como???
    Quero nem ver a hora que esse bolo sair do forno, hehe!

    Beijão!!

  37. Daniela Falcão em

    Mimis querida, fiz a receita do bolo, coloquei no fundo da forma açúcar mascavo, canela e rodelas de abacaxi, ficou uma delícia. Sempre faço suas receitas. Você me inspirou a começar ao processo de emagrecimento, perdi 12 kg, tenho muitos ainda para perder mas sei que com as tuas dicas e força de vontade vou conseguir. Só não consegui ainda começar a ir na academia, ainda não me sinto bem, parece que todo mundo fica reparando por eu ser gordinha, mas ainda vou vencer isso. Bjus e obrigada por tudo.

  38. Melody Beretta em

    Mimis, amo seu blog! Amo suas dicas, perdi 11 Kg em menos de 3 meses só na reeducação alimentar, e com muitas receitinhas suas! Obrigada sempre, você nem imagina o bem que nos faz! Faço sempre um bolo tipo esse, mas sem farinha, nem óleo nem sucralose… Só Banana, Maça, Fermento, iogurte, canela, aveia e ovos!!!

    Beijoooos

  39. Renata Cristina Flausino em

    Fiz pela primeira vez e ficou maravilhoso! Ate meu irmao q nao gosra de nada integral amou! Vou fazer sempre de hj em diante!

  40. Fiz e ficou P.E.R.F.E.I.T.O !!…Porém, fiz algumas adaptações, como: 1/4 de sucralose e 1/4 de açúcar mascavo, 1/4 de iogurte desnatado e 1/4 de óleo de canola. Há!! e 1/2xícara de leite desnatado tb, pq a massa tinha ficado muito dura.
    Simplesmente ficou DIVINO.
    Obrigada Mimis, por mais essa.

  41. Segunda vez que faço, tá no forno ainda. Mas a primeira vez ficou MARAVILHOOOOSO… Muito bom mesmo. Já to passando a receita e o blog pra todo mundo!!!! =D

  42. Tem meses que faço esse bolo e todo mundo adora. Meu marido que não possui uma alimentação saudável como horrores, até minha filha de 7 anos pede para levar para o lanche da escola. Eu fico super feliz! rsrsrs
    Detalhe: tenho que dobrar a receita rsrsrs

×
  • Receba novas dicas

    Cadastre seu email para receber as novidades.

    Junte-se a 48.391 outros assinantes