Bolo integral de maçã e banana

526

bolo integral banana maçã dieta michelle franzoni blog da mimis-2

Eu adoro cozinhar desde criança e sempre estava metida na cozinha ao lado da minha mãe. A minha receita favorita era bolo de chocolate que ela me ensinou. Tudo muito gordinho e açucarado. E não era só para festas não. Fazia o bolo a qualquer hora do dia e aquela travessa acabava rapidinho.

Quando resolvi emagrecer, tive que adaptar a minha culinária para conseguir encaixar as gostosuras na dieta (ver AQUI). E hoje quando faço bolos, procuro sempre fazer algo mais saudável, com frutas, castanhas e coisas legais.

Claro que ainda como um bolinho de chocolate por aí, mas não faço mais em casa porque aquela travessa fica rendendo dias de gordices. Então quando quero um bolinho mais gordinho, deixo para o final de semana e compro uma porção apenas.

A receita de hoje foi enviada pelo querido Vinny Dutra (@vinnymaker) e já consegui sentir o cheirinho de bolo por aqui. Adoro bolo quente saindo do forno! E esse é cheio de coisas boas! Farinha integral, aveia, frutas e oleaginosas!

Para adoçar, usamos um adoçante chamado sucralose. Se você não é fã de adoçantes, pode substituir por açúcar mascavo, mas as calorias irão aumentar um pouquinho.

Lembre-se também que o bolo é mais saudável, porém não deixa ter possuir um valor calórico que precisa ser computado na dieta. Portanto, nada de comer a travessa inteira.

Vamos à receita!

Ingredientes:

– 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal (pode ser coco extra virgem  ou outro)

– 3 ovos

– 1 xícaras (chá) de farinha integral

– 1 xícaras (chá) de aveia em flocos finos

– 1/2 xícara (chá) de sucralose granular para forno e fogão ou 1/2 xic de chá de açúcar mascavo

– 1 colher (sobremesa) de canela em pó

– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

– 3 maçãs com casca cortadas em cubos

– 3 bananas nanicas fatiadas

– 1 xícara (chá) de nozes picadas (opcional) ou 1 xícara de ameixa seca (opcional)

– Canela para polvilhar .

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes à mão ou na batedeira, deixando as frutas e castanhas por último. A massa fica bem grossa, não estranhe e bote fé que vai dar certo! 🙂

Coloque em uma forma de aproximadamente 27 cm de diâmetro, ou retangular,  untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio por mais ou menos 40 minutos. Se tem dúvidas do ponto certo, faça aquele truque do palitinho: espete  o palito no bolo e ele deve sair limpo.

Ah! Dá pra colocar em forminhas de cupcake também. Fica lindo!

Amaram? Vem ver minhas outras receitas saudáveis e magrinhas AQUI.

bolo integral banana maçã dieta michelle franzoni blog da mimis

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

526 Comentários Mostrar comentários

  1. Vera Francalacci em

    Não sei se foi em seu blog que vi o pão australiano é um pão alemão feito com frutas, não consegui pegar a receita, serà que podes me ajudar? Receita da farinha de arroz é muito boa, já fiz pão e bolo usando essa farinha sem gluten

  2. Patricia da Silva em

    Boa tarde, fiz o bolo e ficou uma delicia, vou experimentar fazer com outras frutas também, pois achei a amassa muito prática e gostosa.

    Abraços.

  3. Boa noite querida,estou fazendo dieta faz 40 dias e suas receitas são uma delícia faço sempre como esse bolo que é maravilhoso.Não é a primeira vez que faço suas receitas .Ano passando começei e parei mas agora não já perdi 10ks e estou na musculação tbem,nunca é tarde demais para começar a ter uma Vida SAudavel ,mesmo as 47 anos,seublog com as experiências das pessoas nos ajudam a continuar. Muito obrigada e que Jeová Deus lhe te muita saúde pra vc e sua família,beijos

  4. Receitas legais e gostosas mas sempre impossíveis e de difícil acesso… Ingredientes que ninguém recém chegado no mundo das dietas ou alguém com uma condição financeira +/- tem geralmente em casa..!

    • Michelle Franzoni em

      Vic. Todos os ingredientes dessa receita são acessíveis e baratos, assim como de muitas outras do blog. Quem está “entrando no mundo das dietas”precisa procurar novas escolhas para o dia a dia e é a partir daí que as receitas são feitas. Beijos

  5. Olá, gosto muito das receitas e das sugestões que coloca.
    Vi uma receita de maçã e banana com farinha de cocó mas não consigo encontrar
    Se me poder ajudar obrigada.

  6. Olá Mimis, estou aprendendo muito com as receitas do seu blog! Gostaria de fazer uma pergunta sobre o bolo integral de banana e maça! Então eu não gosto de bolo com os pedaços da fruta, posso bater as frutas ao invés de usá-las piadinhas?

×