Bolo integral de maçã e banana

Por Michelle Franzoni em 30 de maio de 2013

bolo integral banana maçã dieta michelle franzoni blog da mimis-2

Eu adoro cozinhar desde criança e sempre estava metida na cozinha ao lado da minha mãe. A minha receita favorita era bolo de chocolate que ela me ensinou. Tudo muito gordinho e açucarado. E não era só para festas não. Fazia o bolo a qualquer hora do dia e aquela travessa acabava rapidinho.

Quando resolvi emagrecer, tive que adaptar a minha culinária para conseguir encaixar as gostosuras na dieta (ver AQUI). E hoje quando faço bolos, procuro sempre fazer algo mais saudável, com frutas, castanhas e coisas legais.

Claro que ainda como um bolinho de chocolate por aí, mas não faço mais em casa porque aquela travessa fica rendendo dias de gordices. Então quando quero um bolinho mais gordinho, deixo para o final de semana e compro uma porção apenas.

A receita de hoje foi enviada pelo querido Vinny Dutra (@vinnymaker) e já consegui sentir o cheirinho de bolo por aqui. Adoro bolo quente saindo do forno! E esse é cheio de coisas boas! Farinha integral, aveia, frutas e oleaginosas!

Para adoçar, usamos um adoçante chamado sucralose. Se você não é fã de adoçantes, pode substituir por açúcar mascavo, mas as calorias irão aumentar um pouquinho.

Lembre-se também que o bolo é mais saudável, porém não deixa ter possuir um valor calórico que precisa ser computado na dieta. Portanto, nada de comer a travessa inteira.

Vamos à receita!

Ingredientes:

– 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal (pode ser coco extra virgem  ou outro)

– 3 ovos

– 1 xícaras (chá) de farinha integral

– 1 xícaras (chá) de aveia em flocos finos

– 1/2 xícara (chá) de sucralose granular para forno e fogão ou 1/2 xic de chá de açúcar mascavo

– 1 colher (sobremesa) de canela em pó

– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

– 3 maçãs com casca cortadas em cubos

– 3 bananas nanicas fatiadas

– 1 xícara (chá) de nozes picadas (opcional) ou 1 xícara de ameixa seca (opcional)

– Canela para polvilhar .

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes à mão ou na batedeira, deixando as frutas e castanhas por último. A massa fica bem grossa, não estranhe e bote fé que vai dar certo! 🙂

Coloque em uma forma de aproximadamente 27 cm de diâmetro, ou retangular,  untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio por mais ou menos 40 minutos. Se tem dúvidas do ponto certo, faça aquele truque do palitinho: espete  o palito no bolo e ele deve sair limpo.

Ah! Dá pra colocar em forminhas de cupcake também. Fica lindo!

Amaram? Vem ver minhas outras receitas saudáveis e magrinhas AQUI.

bolo integral banana maçã dieta michelle franzoni blog da mimis

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

540 respostas para “Bolo integral de maçã e banana”

  1. Viviani disse:

    Meu bolo ficou maravilhoso, todos aqui em casa gostaram muito. Obrigada por essas receitas maravilhosas.

  2. Miriam Lins disse:

    Mimis, tudo bem?

    Posso trocar a banana nanica pela banana prata?

  3. adriana disse:

    pode fazer sem banana? não gosto de banana e todo receita de doce vem com banana. posta mais receitas sem banana por favor!!!!! bjs

    • Thayane disse:

      Adriana, eu também não gosto da banana e fiz sem, ficou ótimo igual!! É só fazer a receita normal e tirar a banana 😉 Espero ter ajudado

  4. Talita disse:

    Receita simplesmente maravilhosa! Já fiz 2 vezes e meu esposo adorou tbm!!! Continue assim… com mais receitinhas Mimis….rs.. bjãooo

  5. Lielen disse:

    Fiz este bolo … ficou divino! Substituí o óleo por iogurte natural desnatado! Perfeito! Adorei!!! Obrigada Mimis!

  6. Luciana Silva disse:

    Estou copiando suas receitas maravilhosas, entrei no pilates a duas semanas estou adorando, a dieta tbm. Acrediti que até o final desse ano eu vou conseguir.perder 70kg, e auem eu consuga engravidar. Estou muito confiante, obg por sua divas preciosas.

  7. Marcilene disse:

    Olá,alguém sabe dizer o porque do bicarbonato de sódio?E se posso fazer a receita sem ele?

  8. Sabina disse:

    Preparei esse bolo ontem , quando vi o aspecto da massa pensei que não ficaria bom , mas ficou uma delícia . Todos em casa aprovaram

  9. amaris disse:

    muito bom!

  10. Clara disse:

    Fiz e o bolo nao cresceu, substitui o oleo por iogurte dessnatado. Achei com gosto forte de trigo tbm…

  11. Lidi disse:

    Fiz esse bolo e trouxe para o trabalho. Os homens franziram o nariz, até provarem. O bolo acabou em menos de uma hora! Foi sensacional!

  12. vanessa disse:

    Ta no forno, a massa realmente é suspeita, mas to botando fé (yn)

  13. Karla disse:

    Uma dica superlegal que descobri: o óleo pode ser substituído por iogurte natural semi-desnatado! Eu já fiz e fica a mesma coisa! Beijos.

  14. JANAÍNA disse:

    Oi Mimis….. estou viciada no seu blog kkkkk! Comecei a reeducação alimentar dia 06/01/14 e acredite estou conseguindo viver sem as “GORDICES”. Tudo que como com um pouco mais de açucar acabo achando muito doce.
    Lembrando que vou começar na academia…. já com roupas compradas! Acredite emagreci 4 KILOS. Não é demais!!!! Estou super feliz e pronta pra encarar os exercícios. Muito obrigada pelas dicas. Tudo de bom pra vc e continue assim um exemplo pra nós. Bjsssss

  15. Eliana disse:

    Se quiser assar no microondas, qual o tempo de cozimento?

  16. Ana disse:

    Mimis fiz seu bolo hoje e ele arrasou, muito bom mesmo. Obrigada por compartilhar

  17. Patricia disse:

    Oi, Mimis. Lindo demais esse bolo.

    Pra que serve o bicarbonato de sódio na receita?
    Uma boa troca é no lugar da aveia usar farelo de aveia.

    Bjs

  18. Mitzi disse:

    Parece muito bom!!!!!!!!

  19. Dayse disse:

    Minha amiga acabou de fazer e me presenteou ficou divino

  20. mayra disse:

    Ta pronto, super deli.

  21. Erica disse:

    posso usar oleo comum ou azeite.

    • Cláudia Bitelo disse:

      PoDe sim o óleo. O azeite se for oliva não é legar cozinhar ele muda o sabor e perde as propriedades. Eu uso oleo de canola qndo não tenho o de coco.

  22. Patricia Pereira disse:

    Que maravilha!!! Realmente a massa é estranha, ela tem uma cara de que não vai dar certo rsrs Adorei a receita e mais ainda comer o bolo 😀 Já posso matar minha vontade de bolo sem tanto peso na consciência rsrs É que eu amo bolos! E isso muitas vezes é um problema… Obrigada pelas receitas e pela iniciativa de nos ajudar!

  23. Cláudia Bitelo disse:

    Fiz o bolo ficou mara. Somente troquei as farinhas, como queria sem glúten usei farinha de banana e maçã. E deu certo. Ficou fofinho e delicioso.

  24. Lu disse:

    FIZ UMAS ADAPTAÇÕES E FICOU MARAVILHOSO !!!! EU COLOQUEI UVA PASSA NO LUGAR DAS AMEIXAS E FICOU SENSACIONAL !!!! TAMBÉM TROQUEI O OLEO POR 2 COLHERES DE SOPA DE MARGARINA LIGTH SEM SAL E ACRESCENTEI 1 X E MEIA DE LEITE DESNATADO ! E 1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO SEM COLOCAR O BICARBONATO FICOU FOFO, LEVE E UMA DELICIA

  25. Paula Glaser disse:

    Esse bolo ‘e maravilhoso!!!! Ficou perfeito e eu amei a dica no final sobre a massa ficar grossa, assim nao me espantei rs. Recomendo, muito bom meeeeeesmo, vou fazer sempre!!!!

  26. Fernanda Keller disse:

    Acabei de colocar no forno um bolo de banana de ameixa preta,com farinha de centeio granola,açucar mascavo e farinha de aveia. Acho que ficará uma delícia!!! Depois conto pra vcs!!

  27. Juliana Wagner disse:

    Fiz o bolo e coloquei nozes, avelãs, castanhas do pará e amêndoas! Ficou muito bom!!! Sem falar no cheiro MARAVILHOSO né… minha vizinha deve ta de cara! HAEIUHAEU

  28. Carol disse:

    Ficou divino!!!!! Adorei!!!,

  29. Fernanda disse:

    Quantas calorias tem 1 pedaço desse bolo???

  30. fer disse:

    Tá no forno…o cheiro tá ótimo……

  31. Fernanda disse:

    Acabei de fazer esse bolo maravilhoso. Eu usei farelo e flocos de aveia. Coloquei meia xic de passas e 1 xic de nozes picadas. Assei em formas p cupcake de silicone. Renderam 12. A massa ficou bem rústica. Parece mesmo q não vai dar certo. Mas acredite que dá mega certo. Eu não usei batedeira. Bati na mão. Bati um pouco os líquidos com fuet e depois fui acrescentando tudo e misturando. O meu não ficou liso por cima. Ficou rústico e com aspecto crocante pq também por cima de cada um coloquei um punhadinho de amêndoas laminadas. Sensacional.

  32. Armando disse:

    Posso colocar 1 scoop de whey protein zero carb no lugar da farinha integral??

    E colocar farelo de aveia no lugar da farinha de aveia???

    Usar azeite no lugar do óleo ?
    e usar só as claras estirar as gemas??

    Aí no caso acrescento mais uma Clara, totalizando 4 claras.

    E usar linea forno e fogão…

    Aí vai ficar top. Pode fazer. Bolo integral proteico low carb de banana com maça …

  33. Rita disse:

    Fiz a receita e amei…obrigada pela dica

  34. […] muitas! Mas as que mais bombaram foram o pão de microondas, o iogurte caseiro, o suco verde, o bolo de banana e maçã e a técnica de fritar sem óleo. Quem aí já fez alguma delas? […]

  35. Christiane disse:

    Mimi, bati mais uma banana com os ovos e o óleo e a massa ficou muito mais cremosa!!!! Delícia demais!!! Aqui todos amam esse bolo!!! bjus

  36. Esther disse:

    Acabei de fazer, está no forno! Torcendo para ficar bom 🙂

  37. […] bolo é ótimo, pois ele é 100% integral. A receita á do Blog da Mimis  mas eu dei uma adaptada acrescentando mais algumas coisinhas… Um bolo saudável e […]

  38. Marleide disse:

    Olá, Mimis adoro as sua receitas e eu amei esse bolo nossa é uma delicia!!!! vou fazer ele para o natal… vc tem uma receita de panetone??? pq sou apaixonada por um rsrsrsrs..

  39. Suelen disse:

    Essa farinha integral, caso eu não encontre, poço substituir por aquela receita de farinha sem glútem?

  40. Suélem disse:

    Ta no forno…. tomara que dê certo!!!!! 🙂

  41. Girlane disse:

    Me ajude por favor. meu marido é daquele tipo de comer tudo, e agora ele esta com problema serio de pressão alta e colesterol tigricerideos tudo alto e eu não sei oque fazer pra ele . de comidas caseiras.
    me ajude por favor
    ele ama bolo e agora oque eu faço??
    me ajuda ai por favor!!

    • Tatiane disse:

      Olá.
      Sobre a alimentação do seu marido…
      É só não exceder no sal, e tirar os alimentos gordurosos (principalmente frituras). E praticar exercícios físicos.
      Os exercícios ajudam a diminuir o nível de colesterol, triglicerídeos, além de controlar e diminuir os mmHg da pressão arterial.
      Bjs. Boa sorte.
      Espero ter ajudado.
      Att. Tati Monteiro (Personal Trainer)

  42. siqcintia@yahoo.com.br disse:

    Mimis posso tirar o bicarbonato ja q tem fermento em pó???

  43. Karine disse:

    É uma delícia! Fiz e amei… só substituí a suclarose ou o açúcar mascavo por Stevia em pó, próprio p/ esse tipo de receita… não coloquei ameixas, mas coloquei damasco e castanha do Pará. E a aveia, como não tinha flocos finos, misturei a farinha de aveia com a flocos normais. Ficou Show!
    Vou fazer novamente… 😉

  44. Fabi Borges disse:

    Quantas calorias tem a fatia desse bolo?

  45. Patrícia disse:

    ACABEI DE FAZER A MASSA TA NO FORNO.SÓ QUE COLOQUEI GRANOLA ,A MASSA FICA MESMO BEM FIRME MAIS O BICARBONATO GARANTE QUE ELA CRESCE,ANCIOSA PELO CAFÉ DA TARDE

  46. Aline Santana disse:

    Hummmm que delícia! Fiz com iogurte e granola e ficou superdelcioso.

  47. Elisangela disse:

    Fiz e deu muito certo, a massa ficou fofinha… substitui a farinha integral pelo farelo de aveia e coloquei 1 colher de sopa de maizena, fiz com o iogurte e esmaguei as bananas…Parabéns pelo blog estou amando as dicas.

  48. Lucia disse:

    Fiz no sábado e ficou perfeito!!! Coloquei uva passa…bjs

  49. fabiana moreira disse:

    Hum ta parecendo muito bom esse bolo vou tentar fazer ,e depois digo a vcs se também consegui…..

  50. Thaline disse:

    Fiz a receita que a Bia postou aqui nos comentários e me lastei! Ela não tem nada para adoçar o bolo… Ficou horrível, sem graça… A textura ficou ótima, talvez se eu acrescentar o açúcar mascavo ou a sucralose fique melhor.

  51. Jéssica Shimada disse:

    Mimisss….amei essa receita! Fiz e todos que provaram gostaram!!!! Também fiquei feliz, pq eu não tenho mão boa ora fazer bolo, nem torta, os meus não crescem…rsrsrs mas este ficou sensacional!!! Adorei!!!

    Você tem alguma receita de torta salgada integral??? Bjs

  52. Thaline disse:

    Vou tentar fazer mas só tenho farelo de aveia aqui… Se ficar bom eu volto pra contar.

  53. Dilma celia nunes disse:

    Acabei de fazer a receita acima, ficou ótima (coloquei far.de centeio no lugar a aveia) muito fofinho e gostoso.obrigada pela receita.

  54. vanilda disse:

    nossa estou amando esse site,essas receitas e de dar agua na boca ,vou fazer esse bolo hoje a noite,e depois falo pra vcs como ficou…obrigada pela dicas

  55. Alexandra disse:

    Gostaria de saber se a substituição do óleo pelo iogurte pode ser usada em outras receitas de bolo e se ele não fica “socado”?? Puxa vida…. adorei a ideia… mas tô com medo de substituir e ficar estranho!!!!

  56. Michele disse:

    Ficou maravilhoso

  57. Taci disse:

    eu fiz esse bolo ficou PERFEITOOOOOOOOOOOO!

  58. Milene disse:

    Olá, gostaria de saber se posso substituir a farinha por farelo de trigo?

  59. Silvia disse:

    Vc sabe quantas calorias tem? E porcao tambem. Por favor. Obrigada

  60. Janaina disse:

    Boa tarde!!! Qual o valor calórico referente a uma porção?

  61. Sue Kahler disse:

    Mimis, fiz esse findi, e agregei Whey na receita. Ficou divino! Aliás, tenho agregado Whey em tudo quanto é receita, e posso afirmar que fica uma delícia! Ontem à noite fiz o pãozinho de micro ondas para minha filha, e agregei um tiquinho de whey, para deixar com carinha mais doce, e ela recheou com doce de leite… e ficou mara! Obrigada pelas dicas! Ajudam master no processo! 🙂

  62. Adriana disse:

    Fiz e ficou uma delicia! meu marido comeu a metade!!!

  63. Michely Almeida disse:

    Fiz ficou maravilhoso, troquei a farinha de trigo integral por Maizena (estou restringindo o glutén), ficou ótimo.
    Vou seguir a dica do iogurte.

  64. Sônia Perez disse:

    Troquei a farinha por farinha integral de arroz e acrescentei uma colher de linhaça dourada..ficou macio e uma delicia,..

  65. Sônia Perez disse:

    Troquei a farinha integral por farinha de Arroz integral e acrescentei uma colher de linhaça dourada, ficou leve e uma deliciaaa

  66. priscila disse:

    bom dia mimis, nossa eu achei incrível essa receita muito saborosa, eu e minha sobrinha estamos a um mês segindo seu blog, eu já eliminei 9 quilos em um mes, minha meta é perder 32, e tenho certeza que vou conseguir, ver sua vitoria, e de outras pessoas só aumenta a minha vontade de continuar, eu agora coloquei um slogan no meu dia a dia , minha vida mais colorida !!!! todos os dias meus pratos são super coloridos com legumes e saladas alem, da carne magra, assim me alimento mais feliz !!!!fizemos no sábado o bolo integral , tava muito gostoso só comi 03 quadradinho pequeno , fiquei com medo de engordar rsrsrs , gostaria de saber se há alguma recita de bolo de aniversario rsrs na quarta feira mina sobrinha faz 18 anos e queria fazer !!!
    beijos

  67. janaina disse:

    gostaria de saber se a farinha integral utilizada é a fina a média ou a grossa?obrigado

  68. Fábia Cris disse:

    Oi Mimis!!! Fiz esse bolo hoje. Como não sei cozinhar e não levo jeito pra “coisa” (rs), tava com um certo receio de acabar não dando certo.. Rss… Mas eu arrisquei, rss… E não é que ficou uma delícia!?!?!? Ficou bonito e muito, muito gostoso! Todos aqui em casa gostaram e logo farei de novo! Me empolguei e vou aproveitar o embalo para tentar outras receitas que você publica. 😀

  69. andrea disse:

    fiz hoje esse bolo…ficou bom

  70. Claudia disse:

    Eu fiz a receita e ficou ótima, todo mundo amou aqui em casa. Mas eu não coloquei o oleo, ao invez disso, descasquei a maça e bati as cascas com os ovos no liquidificador e ficou muito bom assim. Beijos Mimis, amo o seu blog. Beijos do Acre

  71. Liliane disse:

    Experimentei a Receita e ficou maravilhoso o bolo, simplesmente fofo e saborosíssimo… Suas receitas são maravilhosas.

  72. Carla disse:

    Oi Mimis. Gostaria de saber se posso substituir a farinha de trigo integral pelo o farelo de aveia.

  73. Carla disse:

    Oi Mimis, vc é uma mulher corajosa e determinada. Acompanho suas receitas e faço para a minha família e todos gostam. Gostaria de saber se no bolo eu posso substituir a farinha integral pelo o farelo de aveia. Pode ser? Porque a farinha de trigo integral está em falta na minha cidade m bjs

  74. Edilene disse:

    estou fazendo dieta e estou comendo essa barrinha de cereal hershey`s 99kcal .o que vc acha dela?

  75. tamy disse:

    minha duvida é como faço p untar a forma? uso margarina? ou tem outro metodo que nao engorda ?

  76. Jacqueline Almeida disse:

    Amei o bolo, acabei de fazer…..Simplesmente aprovadíssimo!

  77. Lana disse:

    Adorei a receita, fiz igual é ficou ótima! Vou testar com iogurte…

  78. […] por um bolo de maçã integral com aveia. Ótima escolha! Tem uma super recetinha de bolo integral AQUI. Que tal fazer e levar para a aula? Vai economizar e ainda ficar em forma. […]

  79. Viviane Carvalho disse:

    Fiz substituindo o oleo pelo iogurte como recomendaram acima e coloquei linhaca e uva passas alem das bananas e da maca, ameiiii, muito saboroso!!!!

  80. Anna disse:

    Quando eu fiz o meu bolo tb achei que ficou duro, add um pouquinho de água e deu certo! Ficou maravilhoso!!!

  81. Claudia Torres disse:

    hummm que delicia !!!

  82. Silvia disse:

    Acabei de fazer o bolo e ficou maravilhoso!! Mesmo assando no microondas. E olha que não sou muito talentosa na cozinha, hein?! rs
    Mimis, adoro as receitas do blog. Parabéns!

    • Michelle Franzoni disse:

      Como você assou no microondas? Quero a dica para passar aqui 🙂 legal!

      • Silvia disse:

        Não tem segredo! Fiz somente metade da receita, levou uns 8 minutos pra assar. Como o tempo vai depender da quantidade de massa e da potência do forno, o ideal é testar com palitinho também. No final, deixei uns 10 minutos no forno desligado. Utilizei assadeira de vidro. Ficou perfeito!

  83. Patrícia disse:

    Oi Michelle, td bem?
    É a primeira vez que comento no seu Blog, faz mais ou menos 1 mês que estou te acompanhando. Fiz esse bolo, eu e o meu marido adoramos, minha filha também, até minha minha mãe que não gosta mto de alimentos integrais amou… Gostaria que vc colocasse sempre essas receitinhas práticas e saudáveis pra gente. Bjs e parabéns!

  84. Camilla disse:

    Oi MImis vc poderia me passar as informações nutricionais da receita??Obrigada!!

  85. Renata disse:

    Eu fiz e ficou uma delícia!!!…coloquei 1 banana a mais, pois as maçãs eram pequenas…rs

    Vale muuuito a pena!!!

  86. Juliana disse:

    Eu fiz e ficou DELICIOSO, além de muito prático.
    na minha receita eu utilizei:

    4 ovos
    1 xícara de açúcar mascavo
    2 bananas amassadas
    2 maçãs cortadas em cubos
    2 xícaras de farelo de aveia
    1/2 xícara de farinha de trigo
    1 colher de fermento.

    e ficou maravilhoso!!!

  87. Karen disse:

    Mimis, estou AMANDO seu blog, tem me ajudado muito nos quesitos de receitas e exercícios. Gostaria de saber quantas calorias tem cada fatia? Obrigada, Bjs!

  88. melisa disse:

    O meu ficou mto duro…rsrs… fiz igual a receita. …snif

  89. Gi disse:

    Fiz esse bolo ontem, ficou muito gostoso. O pessoal de casa adorou. Ficou super fofinho e as frutas deixam ele bem docinho.

  90. Fernanda disse:

    Muito bom, perfeito!! Mas nao vou mais fazer porque da vontade de comer todo!! Nao me encheu!! Kkkk

  91. patty disse:

    Fiz, ficou muiiito bom!!!

  92. Fernanda Lobo disse:

    Hummmm parece muito bom!!!!

  93. Bia disse:

    Fiz uma versão mais simples, pegando a ideia da Renata.
    Receita Bolo de Banana:
    Iogurte Molico desnatado com adoçante – (potinho de 160 g)
    Farinha de Trigo Integral – 1 xícara (coloquei 78 g)
    Farelo de Aveia – 1 xícara (78 g)
    3 Ovos (167 g)
    2 Bananas da prata grandes (167g) – Pode colocar a banana que achar melhor
    1 Colher de Sobremesa de Fermento em pó
    1 Colher de sobremesa de canela
    (152 Cal em 100 gramas – Gordura = 2,85g Carb= 22,74 Proteína= 7,97g)

  94. Duda disse:

    Acabei de fazer! Tambem troquei o oleo por iogurte natural desnatado. Amei!!!

  95. Daniela disse:

    Amei esta receita!!! Gostaria de saber quantas calorias tem, poderias me informar por gentileza? Obrigada

  96. ody disse:

    Fica maravilhoso…faço sempre e até as crianças adoraram…bjus

  97. Renata Nogueira disse:

    Usei iogurte no lugar do óleo e adicionei uma xícara de granola. Ficou maravilhoso!

    • Beatriz disse:

      que ótimo, pq esses óleos aumentam muito as calorias das receitas… vou tentar essa… valeu

    • Victoria disse:

      Usei farinha de linhaça no lugar da de trigo já q sou intolerante! Ficou maraaaa!

    • Kamila Brito disse:

      oi renata, qual foi a medida de iogurte que vc usou?? obg pela dica!!

    • Lênidy disse:

      Mimis, quando vi essa receita logo me apaixonei e decidi fazer. Mas no momento do preparo troquei um ingrediente sem querer… Em vez da farinha integral acabou indo a farinha de centeio, confesso que fiquei com medo que o bolo ficasse duro, mas pelo contrário, ficou muito macio e gostoso. Não sei se é mais calórico que o integral, mas creio q não.. Valeu a pena o erro! Delícia esse bolo…

    • Mariana disse:

      Sensacional sua dica do iogurte! Nunca mais usarei óleo para fazer bolo!

  98. sandra disse:

    Qtas calorias tem ? posso congelar pois aqui em casa só eu como ,então é grande um bolo?

    Obrigada

  99. Joana Nogueira disse:

    Amo esse bolo já fiz pela segunda vez!!!

  100. Danielle disse:

    Acabei de fazer esse bolo e ficou perfeitoooo! Confesso que quando bati e a massa ficou suuupeeeer pesada, achei que não ia dar certo mas, foi só colocar as maçãs que tudo mudou! Kkkk! Ficou leve, fofinho, macio e muitoooo saboroso. Acrescentei nozes picada e uva passa das duas cores!
    Obrigada, Mimis!!
    Bjo!

  101. Sandy disse:

    Olá! amei fazer esta receita, ficou ótimo adorei a canela rsrs bjs a todos queria enviar a foto do bolo pra vcs verem como ficou 😉

  102. Laura disse:

    Fiquei decepcionada, não deu certo, a massa ficou muito grossa, as frutas não misturaram direito e ficaram tudo por cima da massa, além de que ficou duro… Não ficou igual a foto =/

    Alguém sabe como deixar as frutas no meio do bolo e que não fiquem por cima?

  103. Lilian Cantafaro disse:

    O bolo parece ficar delicioso. Será que dá pra substituir o óleo por algo mais saudável?? Tipo yogurt desnatado??

  104. Ana Lucia disse:

    Delicia, faltou a maçã ontem, fiz com ameixa preta e banana!! Fico deliciaaaa…

  105. nay disse:

    Mimis quantas calorias tem cada fatia sabe???

  106. Eu fiz esse bolo e ficou divinamente delicioso…. adoro suas receita… vc e uma inspiração pra mim…. muito obrigada por dividir suas experiencias… te adoro… vc e linda….

  107. Aline disse:

    Mimis, estou a pouco acompanhando seu blog, mas estou AMANDO… Me diz uma coisa, como descobrir sobre intolerância a lactose, glúten e essas coisinhas, eu tenho uma asia insuportável desde que me conheço por gente e nao sei como descobrir o que deveria evitar, obrigada por tudo. Beijo

  108. Fhayanne disse:

    Estou adorando o blog!!! O meu maior problema é o lanche que faço antes das atividades físicas… Pois se como muito pouco (um iogurte por exemplo), sinto fome e não consigo me exercitar… Qual a dica???

    Esse bolo pode servir como um dos lanches da tarde????

  109. Larize disse:

    Eu fiz e ficou uma delícia! Acrescentei linhaça e, no lugar de açúcar, coloquei acoçante de forno. Adorei. Obrigada!

  110. Patricia Cabral disse:

    Mimis,amei este bolo!! Leve e muito saboroso!Parabéns pelo blog!!

  111. aline souza disse:

    bolo mara, mas usei castanha do pará, f arelo de aveia e no lugar da farinha integral coloquei farinha de banana verde! Gentem ficou simplesmente maravilhoso! bj mimis.

  112. Angela disse:

    Aiiiii tô louca p provar esse bolo!!! 🙂
    Parece ser uma delícia…

  113. Mariele disse:

    Olá Mimis!

    Acabei de fazer o bolo e ficou realmente muito bom!!! Não é muito doce e vc consegue sentir bem o gosto dos ingredientes!! Adorei!

    Beijos

  114. Simone disse:

    Olá…
    Tenho indicado as pessoas que querem emagrecer com saúde o seu blog… tenho feito as receitas deliciosas… assim fica “massa”fazer dieta!!! hahahaha…

  115. Fernanda disse:

    Oi Mimis, quantas calorias tem cada pedaço deste bolo?

  116. Fernanda Holanda disse:

    Acabei de fazer ficou muito bom, coloquei uva passa no lugar das nozes..amo as usas dicas no blog…

  117. Vanessa disse:

    Acabei de fazer e ficou delicia, mas só um pouco amargo.. Não sei se foi por causa do bicarbonato ou se foi da canela que coloquei na massa tb sem querer hahahahah mas ficou ótimo na mesma!

  118. ana disse:

    ameiiiiiiiiii,,,primeiro bolo integral,,,super fácil de fazer, minha casa tá cheirando dias de Natal!!!!

  119. Daniela disse:

    Eu fiz esse bolo ontem adorei, muito bom!!

    Uma pergunta posso usar óleo de milho também??

  120. Eide Albino Honorato disse:

    Posso usar o açúcar magro nessa receita,e a medida seria a mesma?

  121. Juliana Mota disse:

    Olá, Mimis!
    Fiz o meu hoje. Usei 1 xic. de farinha de banana verde e 1 xic e 1/2 de aveia em flocos finos.
    Ficou delicioso!

  122. Suzana disse:

    Uma delícia seu bolo, fiz hoje e amei pois é super leve isso que não coloquei a ameixa seca e as castanhas pois não lembrei de comprar. Gostaria de saber quantas calorias ou pontos tem a receita.
    obrigada por compartilhar

  123. Mimis, boa noite, o meu problema é que não posso tomar leite e seus derivados, gorduras, óleos,acúcar, 1 ovo por mês, doença de crohn, conhece?lógico que os ovos vão ser misturados e tbm é 1/2 xic de óleo, ela só quer que eu use mardarina, acho que posso misturar os dois, E vc teria mais receitas com esses ingredientes que posso usar, grata, só visitei o seu blog hoje, aliás ainda não vi nada pois logo já ma atentei para esse bolo, grata. email. teka.17@terra.com.br

  124. nany senna disse:

    tudo de bom esse bolo. o meu ficou bronzeado… será q foi feito na Bahia!!!! kkkkkkkkkkkkkkk foi por conta do acuçar mascavo q coloquei so pode e … Mimi posso colocar adoçante do comum???

  125. Hanna disse:

    Bolo integral de banana com maça aprovadissimo! Muito bom!

  126. Viviane disse:

    Hum gosto muito desses bolinhos ;)!!

  127. Ana disse:

    Mimis pensa na pessoa que está amandoooooo seu blog….estou seguindo a risca e em apenas 2 semana já vi algumas diferenças (não sei na balança pq. ainda não tive coragem de voltar lá…rsrs) mas queria saber se no processo de emagrecimento podemos incluir no cardápio macarrão integral? Ou somente depois na parte de manutenção? Vi a receitinha que postou hoje achei maravilhosa….estou sentindo muita falta de macarrão pq. amo massas!
    Espero uma respostinha…bjs!

  128. Ieda disse:

    Olá!!! Adoro seu blog. Sou adepta a culinária de baixa caloria e com produtos saudáveis. Eu faço um bolo de maça com nozes e canela bem semelhante a esse. A minha dica é que não há necessidade de colocar fermento se vc colocar o bicarbonato.O bolo fica fofinho e cresce muito,usando somente o bicarbonato.Sigo vc no intagram e adoro suas dicas.

  129. Tati Dias disse:

    Oi mimis, o bicarbonato pode ser substituído por outro item? Ou o bolo pode ser feito sem ele?

  130. Amanda Sheldon disse:

    fiz o bolo hj!!! ficou 100000!!! parabens e obrigado

  131. luciana disse:

    acabo de fazer esse bolo maravilhoso, o cheirinho que vem da cozinha é ótimo.
    fiz pequenas mudanças, acrescentei 1/2 x flocos de quinoa e 1/2 x de granola.
    ficou perfeito.

  132. Mariana disse:

    Adorei a receita! Tinha uma receita integral mas levava parte em trigo comum! Aprovadissima! Obrigada Michele, adoro seu blog e vc me motiva!

  133. Zuleide disse:

    Oi Mimis, conheço esta receita mas adoçada com 1/2 xic.de uva passas triturada no liquidificador com os ingredientes líquidos, o que acha????vai ficar mais calórioco?

  134. […] saudável é o que há! E a receita do bolo integra de banana e maçã (ver AQUI) já é sucesso absoluto por […]

  135. Caroline disse:

    Minha vó me passou uma receita de bolo ótima

    – 2 ovos
    -2 xic. de açucar mascavo
    -2 xic. de farinha ( pode ser a integral)
    -1/2 xic. de óleo
    -1/2 xic. de suco de limão
    -4 maças sem casca picadas
    -1 xic. de nozes picadas
    -1 colher cafézinho de canela em pó
    -1 envelope de fermento
    Ele é feito todo na mão, não necessita de batedeira ou liquidificador

    fica uma delícia!

  136. leila disse:

    Coloco nesse bolo farelo de trigo ao invés de farinha integral e fica muito bom tb e creio que mais ligth e nem sempre misturo a banana com a maçã.As vzs coloco uma ou outra.

  137. Ô bonita, quantas calorias tem esse bolo?

  138. Camilla disse:

    Olá Michele! Adoro o seu blog e acho as receitas super interessantes, virei fão do pãozinho de microondas!! Devo parabeniza-la pela força de vontade e pela garra! Me surgiu uma dúvida nessa receita, eu posso utilizar farinha de aveia integral no lugar da farinha integral q vc mencionou? Obrigada! Bjooo

  139. CELESTE disse:

    O QUE É ESSE SUCRALOSE GRANULAR, ONDE ACHO?

  140. Laura disse:

    Amei a recita, mas posso colocar sucralose em gotas? Qntas gotas? Obrigada

  141. Maristela disse:

    Alguém sabe me dizer quantas calorias por pedaço?

  142. Juliana disse:

    Mimis, pode passar as informações nutricionais? Bjs

  143. Bruna disse:

    Muito bom mesmo!! Salvou o final de semana. 😉

  144. ismenia disse:

    Esse bolo de fubá é perfeito!!! com leite de côco, próprio para quem tem intolerancia à lactose. Obrigada

  145. beth disse:

    Fiz esse bolo hj e ficou maravilhoso! Leve e saudável. Ficou parecido com um bolo chamado Cuca por conta do gostinho da canela.

  146. roberta disse:

    Meninas ADOREI ESSE BOLO, ele fica super macio e mto saboroso e ultra saudável…. SUPER INDICO, quem esta d dieta e n fica sem um bolo ou doce, ai esta a solução!!!!

  147. Tatiane disse:

    Não sei qual é o seu email. Sou sua fã.

    Tenho uma receita de bolo muito bom, adoro. Sabe como posso mudar para ser saudável? Vi que é mestre em mudar receitas para saudáveis:

    Bolo de fubá de liquidificador
    Curso da Cozinha Dona Helena – Angeloni:

    Ingredientes:

    1 copo de óleo
    3 ovos
    1 1/2 copo de açúcar
    2 copos de fubá
    1 copo de trigo
    1 copo de leite (pode ser leite de coco)
    1 colher de sopa de fermento em pó
    1 pitada do sal

    Dicas: se quiser pode acrescentar 2 claras em neve, deixa o bolo mais fofo

    Modo de preparo:
    Bater tudo no liquidificador (primeiros os ingredientes líquidos e após os sólidos).
    Colocar em uma forma untada com margarina e polvilhada com trigo ou fubá.
    Assar em forno pré-aquecido por 45 minutos.

    Abs.
    Tatiane Monteiro

  148. Maju disse:

    Adoreio blog e a receita, posso adicionar yogurte narural na massa para ficar mais leve?

  149. Katherynn disse:

    Esse bolo é maravilhosooo!!! Fiz e adorei! Até o namorado (que não é lá muito adepto de frutas) adorou!! Só substituí as nozes por castanha do pará, e ficou muito bom!! Parabénss pelas receitas Mimis, sigo todas e já estou adepta das receitinhas saudáveis!! Beijos

  150. Camila disse:

    Faço sempre suas receitas e acompanho seu ig todos os dias tudo maravilhoso! Mas esse bolo..simplesmente perfeito!

  151. Mariana disse:

    Mimis! Adorei esse bolo!
    Substitui os três ovos por cinco claras e o óleo por margarina e água!
    Ficou ótimo!
    Tks!
    Bjos

    • Sabrina S. Ribeiro disse:

      Meninas, oleo de canola expeller pressed eh o que eu uso. 100% canola sem ser transgenico. Aqui nos EUA eu encontro no Trader Joe’s, mas no Brasil eu nao sei. Mas fiz essa receita com o oleo de coco organico e menos de meio tablete de manteiga soh pra usar os restos que tinha na geladeira. Usei 1 abobrinha verde ralada para substituir 1 maca e 1 banana que eu nao tinha. Vamos ver como fica. O cheiro esta delicioso! 😉

  152. alessandra disse:

    Qual valor calórico bolo integral

  153. Francis Leão disse:

    Oi Mimis, fiz este bolo e ficou maravilhoso. Acrescentei 1 xicara de iogurte natural LACFREE.
    Parabéns pelo BLOG. Adoro suas dicas e receitas!

  154. Roberta Macedo disse:

    Essa receita fica maravilhosa! Quando esta no forno o cheiro e irresistível! Apenas troquei o açúcar mascavo pelo demerara e ficou igualmente ótimo! Parabéns pelo post!

  155. Any Fernanda disse:

    Fiz !!! ficou igualzinho o da foto, e o sabor então…hummm…delicioso !!! Adorei . <3

  156. Camila disse:

    Vi uma reportagem a seu respeito e logo entrei no seu blog! Estou amando todas as receitas e aos poucos lendo tudo o que você posta, do início até seus treinos, estou lendo tudo tudo! Desde que acessei, 3 dias atrás, me senti motivada a iniciar uma reeducação alimentar e hoje comecei!! Uhul…
    Rumo a me tornar a pessoa que sonho!!!

  157. Marlene muller disse:

    Oi Mimis, eu faço essa receita de bolo sem adoçante e sem açúcar, uso banana bem madura e 1 xic de passas, fica bem doce o bolo. bjs

  158. Adriana disse:

    Mimis, sinto falta das calorias das receitas. Vi que várias pessoas perguntaram também 🙂

    • Michelle Franzoni disse:

      Oi Adri! Eu não sou nutricionista, mas mesmo assim tenho o cuidado de calcular corretamente as informações nutricionais da maioria das receitas que publico aqui. Isso demanda bastante tempo. Algumas receitas são enviadas por terceiros, como essa e são postadas como sugestão. Beijos!

  159. Raíssa disse:

    Ontem eu estava numa TPM daquelas e louca pra comer algo doce. Como estou no projeto Mimis 2013 (rsrs), fiquei pensando o que fazer para aplacar a vontade sem sair da linha. Até que vi no face a postagem desse bolo integral. Não pensei duas vezes! Fiz e ficou perfeitoooo! O cheirinho de canela saindo do forno é tudo de bom! Obrigada por compartilhar suas receitas e seu exemplo de vida! Beijos

  160. Milena disse:

    Eu fiz hoje….ficou gostoso mas a aparência não ficou muito parecida de bolo…digamos que ficou aparência de pé de moleque…rsrsrsrs….o que será que eu fiz de errado? Faltou algo para dar “liga” ?

  161. Fazinha disse:

    Ola! Amo suas receitas!!!
    Vc tem alguma dica p caramelizar forma com açucar zero?
    Agurdo sua resposta
    Beijos e obgda

  162. Debora disse:

    Oi Mimis, fiz o bolo hoje mas ficou com um amarguinho. o que fiz de errado?

    Bj

  163. Simone disse:

    Eu fiz este bolo hoje. Além de fácil de preparar é muito saboroso. Minha casa está com cheirinho bom até agora. Obrigada!!! Bj

  164. Dani Bernardes disse:

    Mi… pode me dizer a quantidade de oleaginosas a ser consumida por dia?? estou achando informações diferentes pela internet..e não sei qual seria a verdadeira.. ou aé um site q vc costuma utilizar… obrigada,bj

    • Michelle Franzoni disse:

      nao tem uma quantidade ideial pois depende de pessoa para pessoa e do objetivo. 15 gramas, por exemplo, tem cerca de 100 calorias o que seria legal para um lanche. vc precisa adaptar na sua dieta. beijos!

  165. Marilia Soares disse:

    Fiz o bolo, ficou delícia, mas eu deveria ter tirado antes de deixar por 40min no forno, pois ficou meio sequinho.. Mas a receita é ótima, obrigada por compartilhar!

  166. Talita disse:

    Mimis, eu fiz o bolo, porém ficou amargo, será que foi o adoçante que usei???? usei aquele (Tal e qual), pode me dar uma dica pra não ficar amargo???

  167. Adriana Gaiotto Pilon disse:

    Gostaria de saber qual o valor calórico por fatia.Adorei seu blog me deu força de continuar tentando. Bjs

  168. Luciana disse:

    Vou fazer esta delícia agora mesmo, hummmmmmm…

  169. Fernanda disse:

    Substitui a farinha integral por PIS a ficou igual mas mais proteico . Maravilhosa essa receita…Ja testei com varias frutas e amêndoas ate meu marido q nao come quase doce amou…..valeu muito…bjs

  170. bethania disse:

    Oiiii Mimis acabei de fazer, esse bolo hummm ficou muito bom adorei a ideia obrigada por dividir está receita bjks

  171. Aurilene disse:

    Não leva leite??

  172. Rafa disse:

    Posso substituir a sucralose por açúcar refinado ou açúcar mascavo? Qual seria a quantidade?

  173. Rubia disse:

    Fiz esse bolo MARA, só troquei o trigo integral por farinha de coco e coloquei lascas de amêndoas e ficou Deli, Deli, delicia!!!!!!

  174. Renata disse:

    Mimis quanto que eu teria que usar de açúcar mascavo?

  175. Leticia disse:

    mimis uma xicara de cha de quantas ml?

    obrigada desde ja

  176. Érica disse:

    Acabei de fazer o bolo e AMEI!
    A massa realmente assusta, pois fica beeem grossa.. mas dá certo!
    Acrescentei passas e amêndoas laminadas. Ficou maravilhoso.
    Obrigada pela receita!

  177. Natalia Hickman disse:

    Fiz o bolo ontem. Adorei! Usei óleo de coco e açúcar mascavo. Fica solado e molhadinho; bem gostoso. So’ teve algum ingrediente que usei que deixou o bolo um pouco amargo. O q sera’ que pode ser? No mais, a receita é ótima!

  178. Débora disse:

    Mimis, no lugar do óleo pode usar azeite de oliva? E quantas calorias tem por fatia, em média?

    Beijinhos flor! :*

    • Michelle Franzoni disse:

      ele vai deixar o sabor muito acentuado, acho melhor não usar. Não sei as calorias lidna, a receita foi passada por um seguidor. Beijos!!!

  179. Dayane disse:

    Oii!! bom dia!!! realamente mto bom!! tb fiz esse FDS… e ficou um espetáculo!!! Estou adorando o blog!!!

  180. Nalige disse:

    Eu fiz o bolo e foi sucesso em casa esse fds!!! Amo as suas receitas.

  181. Cristiana Ferreira disse:

    Geeeeeeennnnte fiz o bolo e ficou mara…rsrsrsrsrs O cheiro pela casa toda!!!!
    Gostaria de saber quantas calorias tem uma fatia!!!!
    Mimis muuuito obrigada por compartilha sua história, pois serve de muuuuuuuita inspiração.
    Um abraço,

  182. Natasha disse:

    Fiz o bolo! Está assando, mas estou com medo pois a massa ficou muuuuito grossa, uma papa mesmo, será que fiz algo errado?? Vamos ver no que vai dar. Usei tudo exatamente como na receita, o óleo foi óleo de soja.

  183. Ai, esse parece tão gostoso! Vou fazer pra experimentar!
    Gosto muito de uma receita sem açúcar que é com aveia e frutas; não é do tipo que agrada a todos, pois vai laranja com casca e tudo, que amarga um pouco, mas acho que é nutritivo… Pra mim o doce das frutas nesse bolo já basta, e olha que sou uma formiga em matéria de doces!

    É a última recita desse link: http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/receita-bolo-pouco-sem-acucar.shtml

  184. GIOVANA VEIGA disse:

    Meninas acabei de fazer o bolo, tive que adaptar alguns ingrediente rsrsrsrs mas ficou divino!!
    Como eu não tinha trigo integral eu usei farinha de linhaça, além das maçãs e bananas eu usei uvas passas, ameixas e amêndoas picadas, tudo em pouca quantidade. Ficou tudo de bom!!
    bjus!!

  185. GIOVANA VEIGA disse:

    Meninas acabei de fazer o bolo, tive que adaptar alguns ingrediente rsrsrsrs mas ficou divino!!
    Como eu não tinha trigo integral eu usei farinha de linhaça, além das maçãs e bananas eu usei uvas passas, ameixas e amêndoas picadas, tudo em pouca quantidade. Ficou tudo de bom!!
    bjus!!

  186. Adriana disse:

    Oi, Mimis!! Gostaria de saber quantas calorias tem uma fatia do bolo. Bjos!!

  187. Que delícia!! Por não ter alguns ingredientes, eu fiz algumas substituições:
    -1 xic de farinha de trigo refinada (eu não tinha a integral)
    Não gosto de usar adoçante artificial, pois médicos afirmam que não faz bem à saúde, então acrescentei
    -1/4 xic de açúcar refinado (não tinha o mascavo)
    – 3 castanhas do pará picadas (ao invés da xicara)
    – 1 banana cortada (ao invés de 3)
    – 1/2 de suco de uma laranja
    – 1 colher DE SOPA de fermento em pó
    Não usei bicarbonato, nem polvilhei com canela.

    Ficou divino! Beijos.

  188. GIOVANA VEIGA disse:

    Oi querida!, ou sua fã!!
    Gostaria de saber se posso fazer substituições nesse bolo com relação ao trigo?? Pois queria fazer hoje e só tenho os demais ingredientes, farelo de aveia, farinha de linhaça e farinha branca rsrsrsrs Tem como??
    Bjus!!

  189. karla disse:

    Mimis pode colocar margarina no lugar do oleo? acho que fica mais leve….

  190. Maristela Rocha disse:

    Ola Mimi, adorei a receita e ja ate fiz. Fiz uma pequena modificacao que achei muito legal. Ao inves de 3 ovos inteiros eu coloquei 4, porem somente as claras, assim o bolo fica menos calorico. Ficou delicioso. beijao

    • Maria Helena disse:

      Maristela, vc usou 4 claras ou vc usou 3 ovos inteiros e mais uma clara? E outra coisa, vc optou por claras em neve ou misturou tudo como na receita? Abs.

  191. Monica disse:

    Nao gusto de usar adoçantes em nada – você saberia me dizer como posso substituir a sacralose? posso usar “apple sauce” ou algave?

  192. silvana disse:

    Tem como substituir a sucralose?

  193. mery disse:

    qtas calorias tem 1 fatia deste bolo delicioso……vc é demais sem comentários….estou me inspirando em vc pq tbem preciso perder 30 e pouco mais mais eu chego láaaaaaaabjsssss

  194. Alda disse:

    Adorei. Parece delicioso. Gostaria de saber a quantidade de calorias. Grata.

  195. mallu disse:

    FIQUEI COM H2O NA BOCA,VOU FAZER PARA PROVAR.MIMIS, DÚVIDA: O ÓLEO DE CANOLA
    REALMENTE NOSSO ORGANISMO NÃO O RECONHECE COMO MARGARINA ?

    VI NO PROGRAMA DO GUGU E FIQUEI ENCASQUETADA. TE VI NA ELIANA ESTAVAS LINDAAA , XAU QUERIDA , BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  196. Alan Navarro disse:

    gente so um comentario esse oleo canola esta comprovado que nao eh saudavel, pra voce ficarem mais informados segue o video do dr. Lair Ribeiro falando a respeito. so uma pequena colaboracao. http://www.youtube.com/watch?v=j6bDGxyz-T0. eh so copiar e assistir.

  197. Mara Mothsin disse:

    Uma delícia para aquela hora em que a gente sente falta de algo doce. Até porque já tem o açúcar das frutas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *