Homeopatia: o processo de emagrecimento e a visão holística da medicina.

Por Michelle Franzoni em 05 de junho de 2013

homeopatia michelle franzoni blog da mimis

Vocês já sabem que meu  processo de emagrecimento foi o mais natural possível, assim como contei nesse resumo AQUI. Já falei da DIETA, da ATIVIDADE FÍSICA, e sei que vocês estão ansiosos para saber sobre a psicoterapia. 

Mas hoje vou falar da homeopatia, uma especialidade médica que também me ajudou no processo de equilíbrio e emagrecimento.

Foram os estudos de Samuel Hahnemann, e a publicação de sua dissertação em 1976, que inicaram essa prática. A homeopatia baseia-se no princípio Similia similibus curantur,  que diz que semelhantes são curados por semelhantes. Esta ideia já havia sido sugerida por Hipócrates na antiga Grécia.

Nesse sentido,  o tratamento  homeopático se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma num indivíduo saudável.  A homeopatia entende que o sintoma é uma  reação contra a doença.

E como eu fui resolvi que homeopatia me ajudaria no processo?

Quando eu era criança, eu já tinha tomado aquelas bolinhas brancas que minha mãe me dava às vezes quando eu estava doente. Eu adorava! Pareciam balinhas de tão doces. Na verdade, essas bolinhas são glóbulos de açúcar e soluções ultradiluídas, que trabalham no princípio da homeopatia.

Quando resolvi emagrecer, eu optei por não tomar remédios. Então pensei na homeopatia para me ajudar na ansiedade ou algo mais. Porém, eu não sabia muito sobre essa especialidade, e achava que eu ia ganhar umas bolinhas para diminuir a ansiedade e ajudar no apetite.

Procurei um profissional, mesmo não acreditando muito nisso tudo. Pois é! Por trabalhar com uma visão mais holística e global do paciente, a homeopatia é tida por algumas pessoas céticas como charlatanismo. Eu não tinha nada a perder. Pensei: vou ver qual é.

Depois de duas horas de consulta, onde a médica perguntou detalhes da minha vida, desde a infância, saí de lá com uma receita na mão e  achando que tinha errado o consultório e parado no psicólogo. Não entendi nadinha.

Fui pesquisar e descobri que existem alguns tipos de homeopatia:

Alteinista: Quando se utiliza um remédio principal de ordem mental ou repertorial  agregando  a outros  medicamentos.

Pluralista:  quando se acredita que muitos  medicamentos homeopáticos podem tratar vários sintomas.

Unicista: O tratamento consiste em  olhar o paciente com individualidade, entendendo sua história de vida e seguindo o caminho do holísmo.

Aí descobri que eu tinha caído em uma homeopata unicista e entendi o porque da demorada consulta que versou sobre  toda a minha vida. Adorei!

homeopatia(3) blog da mimis

Essa linha unicista, baseia-se na prescrição de um medicamento por vez e a pessoa é observada como um todo, não importando a doença ou sintoma, mas sim os seus sintomas mentais, suas emoções, medos, interação com o meio, conflitos e muito mais. A escolha da fórmula tem a ver com isso tudo e às vezes ela pode não ser acertada na primeira vez. Foi o que aconteceu comigo. Olha só!

A médica me falou que era para eu tomar a fórmula por 1 semana e se eu não sentisse nada, para retornar.

Eu que já achava que aquilo lá era meio balela, não senti nada diferente e em uma semana liguei para a homeopata.  Ela me mandou manipular outra fórmula e testar novamente. Lá fui eu fazer novas gotinhas.

Passados 3 dias fazendo o tratamento, um sono terrível tomou conta do meu dia. Eu morria de sono. De manhã, depois do almoço e no jantar. Desesperador! Quando eu tô com sono fico uma chata e nem eu me aguento. E foram uns dias assim até que pensei que podia ter algo associado à homeopatia e liguei para a médica relatando tudo. E sabe o que ela disse?

“Que ótimo, Michelle! Acertamos a fórmula dessa vez!”

Eu fiquei passada, e achei tudo muito bonito mas queria saber se eu ia parar de ter esse sono irritante. 🙂

Ela me explicou o porque do sono naquele momento incial e o resultado do tratamento. Algo mais ou menos assim: o organismo na busca de reencontrar seu equlíbrio, necessita descansar, e o sono é a primeira resposta positiva do tratamento. E me disse também que por isso, homeopatia tem grande êxito no tratamento da insônia.

Depois de ter sentido no corpo o resultado que eu nem conhecia, achei fantástico e fiquei fã. Ah! O sono passou em alguns dias, e eu aproveitei o pretexto para dormir bastante. 🙂

E assim começou o meu tratamento. Foram 3 meses tomando as gotinhas. Eu voltei lá e ela suspendeu. Disse quando eu sentisse necessidade novamente, ou estivesse mais ansiosa era para voltar ao tratamento. E assim foi.

Até hoje, quando sinto necessidade,  mando manipular minhas gotinhas.  Às vezes tô mais agitada, às vezes com o sono meio irregular, vou lá e volto ao tratamento. Este deve sempre ser progressivo na dosagem da fórumla. E a fórmula? Sempre individualizada! Assim como a dieta, cada um tem uma personalidade que deve ser respeitada.

Ah! E olha o que eu li por aí! A alimentação adequada é tida como base para a cura integral e aliado no tratamento homeopático. Claro! Se a pessoa se alimenta bem e saudavelmente, seu corpo terá mais energia e saúde, sendo mais fácil encontrar o equilíbrio.

Foi assim que eu virei fã da homeopatia, mesmo desacreditando da especialidade no início. Surpreendi-me com os resultados e entendi que existem muitas coisas que desconhecemos que podem fazer o nosso bem.

* Curta a FANPAGE e siga @blogdamimis no Instagram. 

** Para saber mais da minha história de emagrecimento e tirar suas dúvidas, clique AQUI.

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

262 respostas para “Homeopatia: o processo de emagrecimento e a visão holística da medicina.”

  1. Sara de Oliveira disse:

    Parabéns pelas escolhas em saúde Michelle Franzoni.
    Sou Nutricionista Funcional e Homeopata Clássica.
    Caso as/os fãs de Mimis precisem, atendo em Juiz de Fora -MG.
    Contato:(32) 99931-4703
    sara.cianutri@gmail.com

  2. Sara de Oliveira disse:

    Boa tarde, Adorei a postagem Mimis Franzoni. Sou Nutricionista Funcional e Homeopata Clássica.
    Parabéns pelas escolhas em saúde.
    Caso os/as fãs de Mimis precisem, atendo em Juiz de Fora -MG.
    Sara de Oliveira
    Contato: (32) 99931-4703
    sara.cianutri@gmail.com

  3. katia Campos disse:

    Qual homeopata vc recomenda em Florianopolis?

  4. vivian disse:

    Oi Micheli poderia me passar o nome da medica homeopata
    Obrigada

  5. Luciana disse:

    Essa homeopata é no RJ?

  6. IARA SCHONS disse:

    Olá!!!!

    Pode fornecer o nome e endereço da homeopata?

  7. Andressa disse:

    BOm dia!!

    Qual médico eu procuro?Há algum específico nessa modalidade? Nutricionista, Psicólogo?

  8. ALEXANDRE DE MELO COSTA . disse:

    bom dia , dê uma olhadinha , pois a data da possivel criação da homeopatia está errada, Samuel Hahnemann criou entre 1786- 1796, possivelmente. é melhor utilizar século 18, essas datas históricas são difíceis de se ter uma exatidão. nem ele mesmo tinha certeza do que estava sendo criado, com o tempo é que a certeza começou a ficar mais presente. um abraço e bom trabalho !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *