Risoto integral de camarão com abobrinha

57

risoto de camarão dieta michelle franzoni blog da mimis-8

O dia dos namorados está aí. Que tal preparar aquele jantar saudável à luz de velas?

Essa receita eu selecionei especialmente para todos nós que adoramos comer bem sem descuidar da saúde e boa forma.

Prepare o clima,  convide seu amor para um jantar especial, e comecem a noite cozinhando juntos! Afinal, compartilhar esses momentos culinários é muito gostoso e faz bem para o coração. Eu e meu marido adoramos cozinhar juntos. Casamento é cumplicidade não é? Então esses pequenos momentos só fortalecem ainda mais a união.

Ah! Vale também fazer uma bela salada de entrada! E só escolher AQUI.

Mas vamos à receita!

Como falei AQUI, o meu risoto, antes feito de arroz branquinho, passou por algumas transformações nesse meu processo em busca de uma vida com mais saúde. E esse risoto de camarão era um dos pratos preferidos na minha DIETA  de emagrecimento, nos finais de semana. Ainda é! Adoro demais essa combinação chique e cheia de nutrientes.

A minha receita tem um super segredinho, que para alguns pode parecer estranho, mas é o que dá o sabor especial ao prato.

Vou contar tudo para vocês!

Ingredientes:

- 700g de camarão com casca (se usar o descascado são 350g)

- 1/2 xic de chá de arroz integral

- 1/2 cebola cortada em cubinhos

- 1 abobrinha grande cortada em cubinhos

- 3 xic de água

- 1 bouquet garni (ver AQUI) ou temperos frescos ou secos

- 1 col sopa cheia de cream cheese light

- Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

A base dos risotos é quase sempre a mesma: Arroz refogado na cebola, um caldo para dar sabor e os ingredientes principais. Na receita do risoto de abobrinha com limão siciliano (ver AQUI), já aprendemos a fazer o fundo de legumes, que também pode ser usado nessa receita. Caso você compre os camarões já descascados, a solução é usar o fundo de legumes mesmo.

Mas o  diferencial do meu risoto de camarão, é o preparo do fundo, feito com as cabeças do camarão. É isso que dá o sabor especial ao prato e é  muito simples de fazer. Ao descascar os camarões, separe as cabeças e coloque-as em uma panela com a água e o bouquet garni. Depois que ferver, deixe  por uns 10 minutos em fogo baixo até o caldo ficar com essa aparência abaixo.

risoto de camarão dieta michelle franzoni blog da mimis-7

Sei que nesse momento algumas pessoas estão aí torcendo o nariz para esse preparo. Saiba que grande parte do que você come  feito com camarão, como croquetes, caldos de peixe, bolinhos, e etc, são feitos com dessa forma. Tem mais! Você já pensou como são feitos os industrializados e embutidos que temos no mercado? Com certeza os métodos e ingredientes são bem chocantes, e nem por isso a maioria deixa de comer o peito de peru no dia a dia.

Então vamos deixar de frescurinhas e aprender o que é bom! :)

Depois que o caldo estiver pronto, refogue o arroz com a cebola, sem utilizar óleo, pingando um pouquinho de água para não queimar, e complete com a água do camarão. Deixe cozinhar até o líquido secar. Nesse momento, o arroz ainda não estará cozido.

risoto de camarão dieta michelle franzoni blog da mimis-6

O arroz integral é super durinho e demora bastante para cozinhar. Isso é porque ele não é polido como o branco, e é na sua casca que encontramos o diferencial saudável para o outro tipo. Rico em fibras e mais nutrientes, ele é perfeito para quem quer emagrecer ou procura uma vida mais saudável.

Falando nisso, quando eu vou fazer um prato com arroz integral, eu sempre coloco 3 ou 4x a quantidade de água para a de arroz (1 xic de arroz para 3 ou 4 de água), e mesmo assim às vezes ele precisa de mais água. Então no risoto, como precisamos ficar de olho e mexer, vou acrescentando a água depois, dependendo do ponto que quero alcançar. Para isso, tenho uma chaleirinha com água quente ao lado.

Coloque as abobrinhas picadas e adicione um pouco mais de água quente (1/2 xic).

risoto de camarão dieta michelle franzoni blog da mimis-2

Continue a mexer e ele deve ficar assim:

risoto de camarão dieta michelle franzoni blog da mimis-3

Quando tudo estiver praticamente cozido, coloque os camarões na panela e misture delicadamente. O camarão cozinha super rápido e se passar do ponto pode ficar rígido. Em cerca de 5 minutos seu risoto está pronto. Se precisar, adicione um pouco mais de água, o que vai mandar nesse momento é o ponto do arroz.

Ah! É nessa hora que eu tempero com sal e pimenta. Assim garanto que não ficará salgado demais.

risoto de camarão dieta michelle franzoni blog da mimis-4

Agora ele está prontinho.

risoto de camarão dieta michelle franzoni blog da mimis

Só falta o toque final! Para obtermos aquela cremosidade característica do risoto, adicione uma colher cheia de cream cheese light e incorpore ao risoto.

risoto de camarão dieta michelle franzoni blog da mimis-5

Sirva bem quente. Você pode decorar com amêndoas lascadas e saborizar com um fio de azeite de oliva.

Essa receita rende 2 porções bem grandes. Se você está de dieta para perder peso e achar que as calorias são muitas, divida a sua porção em dois.

Depois desse prato, você já pode casar! :)

Faça para o seu amor e venha me contar depois como foi a noite especial!

Ah! E fique ligado que amanhã postarei a sobremesa super!

Rendimento: 2 porções grandes

Informações nutricionais por porção (sem o azeite de oliva e as amendoas da finalização:

Cal: 490   C: 61,5g  P: 43,1g  G: 7g

CompartilharShare on Facebook1,067Tweet about this on Twitter5Pin on Pinterest22Share on Google+1Share on LinkedIn0Share on TumblrFlattr the authorEmail this to someone
MICHELLE FRANZONI

Emagreci 33kg com reeducação alimentar e exercícios e hoje sou mais saudável e feliz. Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontra tudo sobre qualidade de vida, comportamento e bem estar.

Deixe um comentário‏

57 Comentários

  1. Olá Mimis!
    Teria mais receitinhas com camarão?
    Eu não gosto de risoto, mas adoro camarão kk, eu vi umas saladas, mas de salada já basta a semana toda né?
    Vou aguardar. Adoro suas receitas.

    Um beeeeeeeeeeeeeeeeeijo kkk
    Ps: venha visitar Recife

  2. Adorei essa receita, hoje mesmo comprei camarão fiquei pensando o que fazer, pena que já limpei ele e joguei as cabeças fora, mais amanha mesmo vou comprar mais srrsrs

  3. Luciana Cebola em

    Já fiz o pão e essa receita será a próxima, só estou com um pouco de medo desse caldo, kkkk mas não vou deixar a frescurite de lado, rsrsrsrs Bjinhos

  4. Pingback: Risoto integral de camarão com abobrinha by Blog da Mimis | Diário de Bordo

  5. Mimis, suas receitas estão estimulando a mim e uma amiga do trabalho, em duas semanas foram 2kg OFF!! uhullllll Que Deus te abençoe ria e abundantemente, por ser tão generosa a modo de compartilhar os “segredinhos de seu sucesso”. Beijos Priscila Reis

  6. Héllen Azevedo em

    Mimis,

    Acabei de fazer esse risoto (mas fiz com a base de legumes)… ficou maravilhosoooooooooo!!!!

    Suas receitas são ótimas!!!

    Bjos flor

  7. Pingback: Abobrinha: eu amo!!! - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  8. Oi Mimi
    Fiz um risoto hoje em homenagem ao seu..como não gosto muito de camarão fiz com frango…ficou uma maravilha!!!!! Estou adorando o seu blog…já testei várias receitas….

  9. Michelle,

    estou encantada com seu blog, com sua história, com o realismo com o qual você trata o processo de emagrecimento e por me identificar com seu jeito, com a luta contra a ansiedade, com as questões emocionais, o efeito sanfona, a falta de tempo, de nunca ter se visto com o corpo ideal até iniciar seu processo de mudança.
    Identifiquei-me também com a sua tomada de decisão repentina e com toda a determinação. Estou no momento ideal para isso. É agora ou nunca.
    Tenho doença celíaca, sofri muito por nunca ter feito a dieta corretamente e ultimamente, mesmo seguindo uma dieta livre de glúten, descontei a falta dos alimentos com a substância em outras guloseimas. Resultado: embora ninguém acredite, pois não tenho sobrepeso, tenho um percentual de gordura muito alto (quase 30 porcento), embora corra com frequência e tenha participado de provas recentemente, tenho estado sem energia.
    Hoje decidi mudar de uma vez por todas. Estou convicta que está iniciando a melhor fase da minha vida.
    Obrigada por sua franqueza, por compartilhar sua história(aquele depoimento emocionado nos Jardins de Luxemburgo foi admirável), seus medos e conquistas, seus erros e acertos e, claro, suas deliciosas e práticas receitas.

    Abraço,
    Lyvia

  10. Oiii Mimis!! a um mês venho acompanhando seu blog e fazendo a reeducação alimentar, e mesmo sem exercício que ainda não consegui voltar a fazer, consegui perder os 3 kg do mês, porem uma dura tarefa pois o maridão não esta nessa onda, e continua comendo tudo gordo normalmente rsrs mas ontem fiz essa maravilha no jantar, e amamos!!!! e ele viu que da para ser light com sabor rsrs e topou a reeducação também :)
    Te admiro muito e parabéns pelo sucesso!!
    E continue postando essas maravilhas que nos dão muita força para atingir nossos objetivo!!

  11. Parabéns Mimis, virei fã das suas receitas. Estou adorando!!! Continue postando ;) evito ao máximo gluten e leite puro, porém consumo todos os derivados de leite. Zero açúcar tb.

  12. Segue uma receitinha!!!

    Arroz integral caipira

    Ingredientes (rende 2 porções)
    3/4 xícara de arroz integral Namorado
    1/4 xícara de milho verde
    1/4 xícara de cenoura em cubinhos
    1/4 xícara de vagem picadinha
    1/2 xícara de peito de frango cozido e desfiado grosseiramente
    1 dente de alho
    1 colher de sopa de azeite
    1 1/2 xícara de água (mas varia de acordo com seu gosto)
    sal e pimenta a gosto
    Modo de Preparo
    Coloque na panela o azeite, o alho, milho, cenoura e vagem, refogando levemente. Acrescente o arroz, sal, pimenta e a água (quente). Deixe cozinhando até a água secar, prove e veja se está cozido a seu gosto, e caso necessário, acrescente mais um pouquinho de água.

    beijokas

  13. Fiz no dia dos namorados… Ficou maravilhoso!!! Foi sucesso total com o meu namorido… Ele amou!!!!
    Continue postando suas receitas… são maravilhosas.. já fiz várias!!!!
    Beijos

  14. Olá Mimi!
    Descobri seu blog ontem e já fiz essa receita hoje! Como não tinha camarões usei peito de peru defumado, ficou uma delícia! amo risoto e como estou fazendo vigilantes do peso tenho procurado umas receitas mais saudáveis…Me surpreendi com o sabor, apesar de não refogar a cebola com óleo, não usar a manteiga e fazer com arroz integral!
    Vou continuar acompanhando pelo face! Muito obrigada pelas dicas… Parabéns!
    beijo, Flávia

  15. Mimis, fiz essa receita aqui em casa e foi o maior sucesso!!!
    Eu adaptei um pouco a receita em função do que tinha na geladeira. Nao tinha camarões suficientes, completei com salmão defumado. No lugar do cream cheese coloquei ricota.
    Obrigada por dividir suas receitinhas deliciosas e saudaveis com a gente!
    Grande beijo

    • Meu marido também é alérgico a camarão, aí fiz com salmão! Ficou tão divino quanto! Dá uma grelhada no salmão antes e depois “desfia” e acrescenta no final.

  16. ADOREI esse risoto! E nem deu diferença o arroz sendo integral, ficou uma delícia, até melhor do que com o outro arroz. Gostei muito, fez sucesso ontem com o maridin! :)

  17. OLá querida.
    Eu vi sua reportagem no G1 e fiquei encantada porque depois de descobrir que tenho ESTEATOSE HEPATICA eu tive que mudar de estado e começar uma vida saudavel.
    Seus conselhos e força tem me motivado a continuar e prosseguir,
    e vou começa seguir os conselhor.
    Além de uma ótima saude quero poder gostar do que vejo no espelho.
    Grande beijo

  18. Ei Mimis, boa tarde. Sou de Vitória-ES
    Acompanho seu blog tem um tempinho já e o adoro. Cada receita deliciosa.

    Mimis, preciso de um favor, queria que você me indicasse um hotel nas proximidades do Centro de Florianópolis, pois vou só pra fazer uma prova do TRT. Vou dia 20 pra retonar no dia 21/07
    porém não estou conseguindo vaga em nenhum hotel. Estou entrando em desespero já, por conta da prova rsrs… Se vc souber de algum hotel que tenha vaga e que possa me indicar ficarei muito grata.

    Desde já agradeço.

    Que seu sucesso continue crescendo.

    Beijão

  19. Oi Mimis! Esse será o menu de hoje… conheci seu blog e estou muito feliz ! Desde o dia 08/05 estou seguindo suas dicas e já eliminei 6 kg…obrigada pelo exemplo ! E muito dificil …mas estou conseguindo, a alegria de ver o peso diminuindo vale ! Bjs Ana.

  20. Mimis, é pra ir repondo sempre a água até o arroz cozinhar… Mas repõe com caldo de legume ou água quente pura? Obrigada!! Bjs, adoro seu blog e IG!

  21. Boa tarde Mimi, tenho você no instagram.. e sempre vejo que dz que no seu blog você responde as dúvidas de suas seguidoras e admirados por sua beleza!!
    Tenho uma dúvida que não ví nenhuma matéria relacionada a isso!!
    Como você era gordinha e agora e PODEROSA.. deve ter ficado alguns pecados dessas malditas estrias.!!
    O que você fez?
    beijos
    @adrielypc

  22. Ola Mimis, li sobre sua historia e achei mega linda e motivadora. Assim como vc ,passei por uma fase triste em minha vida,descobri um hipotireoidismo cronico engordei 6 kg e venho tentando me reerguer aos poucos. Hoje retornei as atividades físicas e estou reduzindo na alimentaçao pra ver ser volto a ser a pessoa disposta e feliz que era. Espero conseguir! estou usando seu exemplo de determinaçao pra naaaaao desistir. Um super abraço e muita luz em sua vida!

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! Quero ver você bem feliz e vitoriosa! Não desista. Acompanhe o blog e siga as dicas da Fanpage e instagram. Beijos!

  23. Oi Mimi fiz ontem o de abobrinha com limao ficou super saboroso, adorei mesmo. Estava eu toda perdida e ai lembrei, claro a Mimi, vim correndo no seu site e vi a receita do risoto. Foi uma otima pro meu domingao. Valeu Mimi bjinhos