Alimente-se com amor

29

Captura de Tela 2013-06-12 às 17.44.36

Hoje é dia dos namorados. Uma data onde se comemora o amor e a união entre os casais.

E quero aproveitar o momento para falar sobre amor e alimentação, contando um pouquinho mais da minha história para vocês.

Eu nasci numa família linda e divertida, descendentes de italianos, onde a comida sempre foi motivo de festa e aproximação.

Alimentação é um fator cultural, e envolve nossa criação, nossa origem e nossos costumes. E eu, desde pequena,  sempre fui apaixonada pela comida e a culinária

Porém, assim como nas relações entre casais, às vezes os sentimentos não são entendidos da melhor forma, e podem existir brigas, frustrações, raivas e desilusões. Ou seja, o sentimento nao é saudável.

E assim pode acontecer o mesmo com a alimentação. Essa paixão pode ser saudável ou não.

Passei a vida inteira numa relação de amor e ódio com a comida. Amava comer coisas gordinhas, doces e afins, e depois me acabava em momentos de raiva e frustração por ter feito aquilo e pensar nas consequências dos meus atos. Também amava fazer dieta e ver meu peso diminuir, e morria de raiva quando colocava tudo a perder em um final de semana e voltava a pensar em dieta somente 1 ano depois.

E assim vivi a vida inteira, ora engordando, ora emagrecendo, ora feliz,  ora triste, quase sempre comendo gordices e raramente comendo direito. Assim perdi e ganhei incontáveis quilos ao longo da minha vida, como contei aqui.

Quem nunca teve uma paixão assim na vida? Por alguém ou por comida, as paixões às vezes podem nos trazer prejuízos grandes que nos marcam por muito tempo.

A paixão pode ser algo avassalador, que em um momento de descontrole faz você cometer loucuras… ter ciúmes por bobagem, brigar sem razão, ou se descabelar quando o telefone não toca…. ou… acabar com aquela barra de chocolate em minutos, detonar um pacote inteiro de bolacha, mergulhar na batata frita.

Mas assim como toda paixão, o sentimento pode amadurecer e se transformar em amor. O amor é saudável, é feliz, é equilibrado, é justo. O amor traz harmonia, paz e alegria.

E como todo amor, o sentimento pela comida também pode ser assim.

Um belo dia eu percebi que queria ter uma relação de amor com a alimentação. Não mais brigar com a balança, com o espelho e comigo mesma. Não mais devorar uma panela de brigadeiro e depois me sentir culpada por isso.

Percebi que queria amar os alimentos como meus melhores amigos. Afinal,  eles estão aí para nos trazer várias coisas boas: energia, nutrientes, vitaminas, disposição, bem estar.

Percebi que queria mudar. E dessa forma iniciei meu processo  em busca de uma vida mais saudável, onde os alimentos seriam meus aliados e não mais meu motivo de paixão e ódio.

Do mesmo modo que a gente discute a relação com o companheiro, eu discuti minha relação com a comida. Comecei a ver onde eu tinha falhado nessa história toda e resolvi corrigir meus erros. Assim eu me propus a ter um relacionamento saudável com os alimentos e comigo mesma e passei a amar. Amar os alimentos  e me amar muito mais também.

O amor é um sentimento saudável, e sua relação com a alimentação também deve ser. Quando comecei a entender isso, minha vida foi mudando e meus hábitos alimentares também. Descobri que estar em harmonia com nosso corpo e sentimentos deixa a vida mais leve e bonita.

Descobri que ser saudável está além do físico. Ser saudável é um processo interno de transformação que nos traz muito mais que um corpo bonito. Nos traz vida, saúde, plenitude. 

Beijos e feliz dia dos namorados!

*Para saber mais da minha história e tirar suas dúvidas, clique AQUI.

Curta a FANPAGE e  INSTAGRAM @blogdamimis do Blog da Mimis e fique por dentro do mundo saudável!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

29 Comentários Mostrar comentários

  1. Hoje resolvi ler uma história de superação que postou (hoje mesmo) e acabei lendo o seu processo de emagrecimento!

    Adorei tudo o que eu li, inclusive a parte de psicoterapia, que agora vou pensar mais seriamente sobre isso.

    Faço acompanhamento com nutricionista funcional aqui em BH e já perdi 3 kg em 2 meses aproximadamente, mas sem exercícios físicos! Trabalho dia inteiro e meu tempo (para tudo) é curto! Só que, aos poucos, estou colocando as desculpas de lado…

    Na consulta de segunda-feira, a minha nutricionista me falou sobre os deslizes estarem relacionados à vitimização! Caramba! O que a gente come falam por nós, o nosso comportamento!! Depois dessa puxada de orelha, vou procurar ajuda psicoterápica. Não sei a que horas vai se encaixar, mas quando a gente quer, podemos tudo!!!

    Amei os últimos parágrafos:

    “O amor é um sentimento saudável, e sua relação com a alimentação também deve ser. (…) Ser saudável é um processo interno de transformação que nos traz muito mais que um corpo bonito. Nos traz vida, saúde, plenitude.”

    Obrigada pelas lindas palavras!!

    Elaine

  2. Olá Michelle! Primeiramente queria parabeniza-la pela determinação e resultados alcançados. Ainda faço parte do time efeito sanfona mas cansei de me decepcionar cada vez que meu peso volta por inteiro ou dobrado… Tenho lido seus posts e vou te contar algo que não é novidade mesmo para você: suas dicas, histórias e afins têm me ajudado muitíssimo! Comecei um acompanhamento nutricional nesta semana e até tirei foto, coisa que nunca havia feito! Aliás em janeiro de 2013 fui à nutricionista e pedi pra que ela não me falasse o quanto eu estava pesando porque minha relação com a balança nunca foi muito legal.. Agora quero mais do que nunca fazer tudo diferente.. e queria te agradecer pelo trabalho que você realiza na internet e redes sociais: é tão excelente quanto os seus resultados! Acho que nunca escrevi/comentei num blog, mas aqui faço questão de ser mais uma te lembrando do quão especial você tem sido para todas(os). Meço 1,68 e pesei no dia 7/01 92,5. Daqui uns meses volto para contar-lhe o resultado! Um abraço, fique com Deus!

  3. Eiii Mimis, sua Lindeza (-;

    eu tenho 21 anos, estou malhando há 2 semanas, tenho 51,5 Kg e quero ganhar massa muscular sabe, ficar com umas pernocas maiores e quissá uma barriga mais definida rs’
    Devo pegar mais pesado na Musculação, to indo aos poucos , tenho feito acompanhamento com uma Nutricionista =)
    Beijinhos Light’s Mimis’ todo sucesso .. Fica Com DEUS

    • Michelle Franzoni em

      oi amada! toda minha ajuda econtra-se escrita aqui. Leia o blog e siga as dicas nas redes sociais. te desejo muitoa força! um grande beijo!

  4. Bom dia Mi..

    Nossa gostaria muito de uma ajuda!! Comecei minha dieta na semana passada (terça-feira) e estou com muita dificuldade de perder peso! Junto com a dieta entrei na academia.. Estou comendo super pouco.. tudo bem dei uns deslizes mais poxa não saio do lugar fico no mesmo peso.. Queria muito recuperar minha auto estima, minha qualidade de vida que não andam bem! Por favor me ajude?

    que dica de treinos para emagrecer posso fazer? Posso associar musculação com a dieta? que tipo de comida comer? Devo cortar os carboidratos? Me ajude!!

    Adoro seu blog acompanho sempre no facebook.. vc é muito querida!! um beijo

  5. Andrea Yacovenco em

    Mimis, como vai? Eu emagreci 23kg e meu processo durou o ano passado inteiro ( outro momento ti conto os detalhes, caso queira ). Bom, hj minha dificuldade e colocar as atividades fisicas ao meu dia, pois quero mudar meu corpo, pois sinto ele flacido, sem graca. Tipo, colocando um biquine nao esta tao bonito pq falta o “torneamento”… rsrs… Se e q me entende. Por favor, me de algumas dicas como comecar pq a preguica e muita e todos os dias me planejo e nao consigo levantar a bunda do lugar… Parabens pela sua historia. Bj

  6. oi mimis! gostaria de saber o que tu acha do queijo minas.. e se tu acha que posso coloca-lo na minha dieta!! e outra coisa, quanto no maximo podemos ingerir de chia por dia?? beijo mimis, obrigada por responder meu outro comentário fiquei MUITO feliz, hehehehehe

  7. Mimis estou muito feliz! Conheci seu blog há umas 2 semanas. Sou da área da saúde, adoro a parte científica da alimentação mas na hora de aplicar no meu dia a dia era difícil. Fazia musculação há 10 meses mas sem grandes resultados. Não era gordinha mas tinha uns excessos.
    Comecei a seguir suas dicas. Meu objetivo era voltar para a casa dos 50kg, pesar 58kg e estava com 64kg. Hoje, depois de duas semanas já estou com 61.6kg, sem fome, saudável! Dei preferência para as proteínas e inclui frutas que eu nunca tinha o hábito de comer. Cortei o açucar refinado e prefiro carboidratos de alimentos integrais. Estou comendo até mais que antes mas com escolhas acertadas! Obrigada pelo blog, acho que nunca mais vou conseguir comer como antes, agora penso no tipo de combustivel estou dando para o meu corpo. Aah, a musculação tbm mudou, estou puxando mais pesado heheh Bjs

  8. Ué, e não tá certo o que ela escreveu? “Ser saudável é um processo interno de transformação que nos traz muito mais que um corpo bonito” O processo vai TRAZER mais coisas (mais saúde, mais disposição, etc)… então, é “traz”, sim 🙂

  9. OLÁ, VI VOCÊ EM UM PROGRAMA NA RECORD NEWS. ESTOU AGORA VISITANDO SEU BLOG. BUSCANDO INSPIRAÇÃO E ORIENTAÇÃO. A MOTIVAÇÃO JÁ É OUTRA COISA RSRS.
    PRAZER EM TE CONHECER.
    CIRANDA.

  10. Oi, conheci seu blog hoje!!! e ja ADOREI… antes de nada PARABENS pela força de vontade… eu e minha mae estamos fazendo reeducacao alimentar desde fevereiro, ja emagrecemos 10 kl cada uma… hoje estou com 65,7 e ela 89,5, so que nao temos coragem de ir para a academia por estarmos ainda gordinhas, mas estamos fazendo caminhada 4 vezes na semana cerca de 1 hs +/- , minha mae tem problemas no joelho nao pode caminhar rapido, creio que e devido ao peso… gostaria que nos ajudasse e orientasse a o que fazer mais para continuarmos emagrecendo e ficarmos linda como vc… Obrigada pelo blog… vai ajudar muito nao so eu e minha mae, mas muitas pessoas que estao precisando… grande beijo!!!

  11. Olá!

    Você me inspirou hoje!
    Já eliminei 21kg de gordura em 10meses!

    Minha história é muito, mas muito parecida com a sua, inclusive sou de Florianpolis, engenheira e tals. Mas rompi ligamento e fevereiro deste ano e só agora retornei pros exercicios, estava só nadando… Mas não sai do foco, pq decidi, assim como você um dia!

    Minha paixão agora é a corrida!
    Obrigada pela ajuda hoje! :*

  12. Iraneide Rocha em

    Mimis, parabéns pelo seu processo de emagrecimento e obrigada por compartilhar conosco. Não sou gorda e nunca fui. Minha dificuldade são as “gordurinhas laterais e abdomen. Peso 56kg e tenho 1,55m de altura. Tenho a famosa pochete, não consigo perdê-la. Um cirurgião plástico disse que só com cirurgia de mini-abdomen, uma vez que já tenho um pouco de flacidez. Achei radical. Luto com uma constipação intestinal crônica,tento de tudo. Bebo pelo menos 2 litros de água por dia. Diminui glúten e lactose, pois percebo que tenho certa dificuldade com eles: barriga inchada, gases em excesso. Alguma orientação? Indicação? Faço musculação e power jump três vezes por semana.

    Espero que vc possa me responder.

    Abraços,

    Iraneide Rocha (Belém-Pará)

  13. Mimis me ajude leio suas dicas, sua historia , vejo seus treinamentos, e queria conseguir igual a você eu já fiz de tudo que se pode imaginar , e estou aqui com 22 anos 110 klos solteira e sofrendo um preconceito danado, eu não sei de que maneira você pode me ajudar, mais preciso dela . bjus

  14. Adorei esse texto! Mimis você é incrível. Tenho uma admiração muito grande pelo seu modo de pensar!
    Que bom que você teve a idéia brilhante de criar um blog pra compartilhar toda essa sabedoria! Sorte nossa!!!
    Bjs

  15. Mimis, comecei minha dieta essa semana, conheci seu blog ontem e já devo ter lido uns 20 a 30 posts!rsrs
    São MARAVILHOSOS!!
    Enchem a gente de motivação para continuar e não parar – especialmente agora, nos primeiros dias de dieta, em que os quilos ainda não foram e a vontade de comer é imensa!!
    A sua disposição, beleza, alegria, auto-estima etc e etc são incríveis!! (e eu quero pra mim também!!rsrs)
    Vc já faz parte disso!!
    Grande beijo!!

  16. Priscilla Saldanha em

    “Descobri que ser saudável está além do físico. Ser saudável é um processo interno de transformação que nos traz muito mais que um corpo bonito. Nos traz vida, saúde, plenitude. ”

    FALOU TUDO 🙂

×