O poder do cacau na dieta e vida saudável

80

cacau blog da mimis dieta chocolate michelle franzoni4

Pensou em cacau, pensou em chocolate.

E eu amo de paixão! Quem não?

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre esse fruto maravilhoso e saudável que origina o nosso querido chocolate e desperta paixões em todo o mundo.

É minha gente! O cacau e seus derivados são saudáveis sim! Basta sabermos aproveitar.

Originário das regiões tropicais da América Central, era uma fruta de grande importância na civilização  maias e astecas, tendo sido usada até como moeda de troca.

No nosso país, foi cultivado primeiramente na Amazônia e hoje o estado da Bahia destaca-se como o grande produtor brasileiro, sendo responsável por cerca de 85% do cacau do Brasil. Neste vídeo podemos saber um pouquinho mais da sua história e curiosidades.

E o que faz dessa fruta ser tão nutritiva? Os benefícios do consumo de cacau estão relacionados a presença de antioxidantes fenólicos. São os polifenois, do tipo flavonóis, presentes no cacau que o fazem tão saudável e nutritivo.

E falando em antioxidantes, descobri que existe um teste laboratorial que mede a  mede a capacidade de absorção de radicais por uma determinada substância, chamado ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity). A tabela abaixo mostra os top alimentos com maior teor antioxidante para o organismo. Oha quem lidera o topo! O nosso querido cacau, seguido pelo açai e o chocolate amargo.

orac-foods blog da mimis

Ok! Ok! Mas vocês querem saber do chocolate né? 🙂

cacau blog da mimis dieta chocolate michelle franzoni10

Então saibam que o consumo moderado de chocolate pode ajudar na saúde e na dieta! Porém, é preciso saber escolher, pois o que faz o chocolate ser gordinho e calórico, não é apenas o cacau, mas os demais ingredientes adicionados para a fabricação do mesmo, como açúcar e gordura. Então, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais amargo ele é e mais rico em nutrientes para a nossa saúde.

A classificação do chocolate é a seguinte:

–  extra amargo: 75 a 85% de cacau.

–  amargo : 50 a 75% de cacau

–  meio amargo: 35 a 50%

–  ao leite: menos de 40% de cacau.

Ah! Tem também o cacau em pó 100%. E esse é o meu queridinho! Falarei em breve para vocês!

cacau blog da mimis dieta chocolate michelle franzoni13

Falando em benefícios, a lista é enorme. Vamos ver!

Sua  poderosa ação antioxidante ao organismo neutraliza os efeitos de danos celular causada pelos radicais livres (advindos do estresse, má alimentação, poluição, inflamações, obesidade).

Auxilia a vasodilatação sanguínea que junto com as outras ações podem prevenir doenças cardiovasculares. Ajuda também a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).

Previne o câncer:  O chocolate amargo pode possuir 3600ug de polifenóis do cacau e são estes polifenóis que também ajudam na prevenção da doença

Na gravidez, o cacau pode auxiliar na prevenção da pré-eclâmpsia (hipertensão). Alguns estudos sugerem que mulheres que consomem cacau ao menos 5 vezes na semana, têm 40% menos chance de desenvolver o problema.

Eleva os níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no sistema nervoso central, gerando aquela maravilhosa sensação de bem estar que a gente adora!

Contém substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que são agem no sistema nervoso central, mais precisamente nos  receptores que estimulam a vontade de comer doce; e dessa maneira conseguimos controlar o desejo por açucar mais facilmente, o que é ótimo para quem quer emagrecer!

Estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, devido a presença das aminas biogênicas, melhorando o humor e os quadros de depressão.

Além disso disso, ele também é aliado da beleza! Com alto alto poder hidratante, o cacau combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

Só não vale passar o chocolate preferido no rosto, né? 🙂 Existem produtos específicos para isso! (Será que aquele com crisps ficaria bom?) hahaha

cacau blog da mimis dieta chocolate michelle franzoni12 

Viram só! O nosso chocolate é tudo de bom. Mas devemos consumir com moderação.  Em 100 gramas de chocolate, temos cerca de 600 calorias e o consumo diário dentro de uma dieta equilibrada não deve passar de 30 gramas, sempre dando preferência ao chocolate amargo que tem sua concentração de açúcar reduzido e é mais rico em antioxidadantes.

Nesse link AQUI eu conto como utilizar o cacau ou chocolate e como deixar nosso dia a dia ainda mais saudável e gostoso!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

80 Comentários Mostrar comentários

  1. Qual marca de chocolate amargo que tem mais propriedades de flavonoides? pois fiquei sabendo que depois de prensados eles perdem uma parte dos seus nutrientes existe alguma marca que mantem os seus flavonoides depois de prensados?

  2. Acho que vale ressaltar muito bem que esses benefício são para o cacau sem processamento, ou seja, consumido como fruta. Quando ele é processado esses benefícios diminuem drasticamente… e como chocolate os malefícios são tantos que o benefício do cacau acaba não compensando…

  3. Eu amo cacau! No começo, você até estranha o gostinho um pouco mais amargo que o convencional, mas os benefícios, compensam tudo! 🙂 Eu passei a substituir o cacau devagarinho, refeição por refeição, agora só gosto dos chocolates que levam mais de 50% de cacau. A chokolah, é uma empresa que oferece chocolates orgânicos, com 70% de teor de cacau, uma delícia! Se a dica valer, compro eles no site da tudo saudável, onde encontrei o melhor precinho! 🙂 O link é http://www.tudosaudavel.com =*

  4. Mimis, esse cacau 100% nao é mtooooo amargo nao? rs
    O amargo e o extra-amargo(difíceis de achar aqui) nao trazem os mesmos benefícios? falam tanto do amargo… E obrigada pela dica!! 🙂
    beijinhos!
    Daniela

  5. Ana Lucia Diogenes Da Silva em

    Que bom descobrir vocês!Estou num processo de reeducação alimentar para ser mais feliz e reduzir meu peso. Preciso eliminar 20 kg.
    Estou precisando de ajuda, na escolha dos alimentos.
    Desde já, agradeço.
    Ana

  6. Oi Mimis, não sei se é um problema com o meu computador ou com o blog, mas o post sobre o cacau em pó parece estar com algum problema. Não consegui ler… 🙁
    bjs

  7. Diene Caroline Palhano em

    Oii Mimis gostaria de saber aonde eu posso comprar o cacau em pó 100% em Florianópolis?Desde já agradeço…Bjus

  8. Pingback: Chocolates Para Páscoa | Blog

  9. Pingback: Chocolates Para Páscoa | Blog

  10. Pingback: Chocolates Para Páscoa | Dieta

  11. Pingback: Chocolates Para Páscoa - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  12. Pingback: Páscoa e Dieta: o que fazer? - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  13. Pingback: Yes, nós temos banana! | Blog

  14. Pingback: Yes, nós temos banana! | Blog

  15. Pingback: Yes, nós temos banana! | Dieta

  16. Pingback: Yes, nós temos banana! - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  17. Oi Mimis,

    Gostaria de saber se todo cacau em pó 100% é muito amargo, pois eu não consigo comer, e se na primeira vez que vc comeu vc tbm estranhou?
    Dá umas dicas como posso usa-lo com adoçante, pois tenho um pote grande e tenho dó de deixa-lo parado.
    Obrigada
    E parabéns pelo blog e sua dedicação em nos ajudar.
    beijos

  18. Pingback: Mousse de Chocolate light | SeuRadar SeuRadar

  19. Pingback: Mousse de Chocolate light | Blog

  20. Pingback: Mousse de Chocolate light | Dieta

  21. Pingback: Mousse de Chocolate light - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  22. Gabriela Damasco em

    Olá Mimis, minha amiga recomendou seu Blog, e estou amando. Já fui na nutri, estou fazendo exercícios 5x por semana e estou bem empenhada.
    Minha perdição sempre foi os doces, amo chocolate, ai andei pesquisando e pesquisando, descobri a tal da ALFARROBA.
    Parece ser uma maravilha, além de muito mais saudável que o cacau, já ouvisse falar?
    Sabes algo a respeito?

    Encontrei bastante coisa aqui: http://mundodaalfarroba.blogspot.com.br/

    Amanhã vou correr atrás dessa belezura, tenho uma receita de bolo integral, mas faço com cacau, vou experimentar com ela… =D

  23. Mimis!!! agora que estou fazendo reeducação alimentar, quando entro no supermercado, antes de tudo passo logo na sessão de produtos naturais … etc!!! Me tire uma duvida, sempre vejo lá na sessão de produtos naturais o chocolate em 0% de açucares adicionados. Esse é o ideal para consumir? quer dizer que ele é mais natural, com menos açucar em sua confecção?
    Bjs!!!
    Te sigo no Face… Instag…
    Sou Brasileiro residente em Portugal!

  24. Olá Mimis a um mês venho acompanhando seu blog, suas dicas tem me ajudado muito. Adoro bolo de chocolate!!! Você poderia nos dar uma receita de bolo de chocolate? POR FAVOR LINDA! Bjim

  25. oii Mimis adoro suas dicas e seu blog…;)
    Você conhece a “Alfarroba” ela torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura.
    Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.
    Eu uso a Alfarroba para fazer bolos de chocolate, e vários doces se vc não conhece experimente vc vai gostar um abraço linda e tudo de bom…;)

  26. Olá! Adoro seu blog e suas dicas! Moro no Rio de Janeiro, mas na parte do subúrbio, então fica meio difícil encontrar alguns alimentos, por isso queria pedir para que você colocasse dicas de marcas de produtos e onde encontrá-los. Principalmente o cacau em pó!rs Beijos e parabéns por sua história e belíssimo trabalho!

  27. Amo substituir o achocolatado pelo Cacau em Pó!! É muito mais saudavel, porem nao é doce, preciso adicionar umas duas gotinhas de adoçante. Fica otimo com leite de soja, que é mais adociado!

  28. Bom dia….estou firme e forte seguindo suas dicas mudei minha alimentação voltei para academia ja colhendo resultados…bom saber do chocolate pois sou louca pelo mesmo,um dos únicos doces que me tiram da linha 🙂

  29. Mimis, amei as receitas e o blog, conheci ontem por indicação de uma amiga. E menina que exemplo de determinação, te admiro…E ao contrário do que disse o tal Rodrigo, seu corpo é MARA…parabéns..
    A propósito não encontrei o post de como fazer o arroz integral sem óleo…você poderia me indicar?

  30. Oi Mimis, vc conhece alfarroba? Pode ser utilizado para substituir o cacau, mas acho ele muito amargo. Gostaria de dicas para consumi-lo de forma mais saudável.

  31. Pingback: Morango proteico | SeuRadar

  32. oi Mimis !
    vi vc ontem na Eliana, arrasou como sempre !

    viu peguei a composição de chocolate amargo de uma marca “show” e fiquei com dúvidas, tomara q vc possa me ajudar:
    todos porções de 25g
    no chocolate 85% tem 6,7g de gordura saturada !!!
    no 70% e 55% tem 5,3g e 5,5g respectivamente
    já o sódio tem menos no 55%
    fiquei assustada com a gordura saturada !
    qual escolher ?
    bjus linda

  33. Pingback: Morango proteico | Dieta

  34. PRICILA POZZANI em

    Oi Mimis, gostaria de saber a marca do cacau em pó 100%, porque não encontro e minha nutricionista indiciou para utilizar um achocolatado diet.
    Obrigada e bjus
    Pri

  35. Pingback: Morango proteico - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  36. Olá, Mimis, adoro o seu Blog.
    Gostaria que me orientasse como e onde devo utilizar a pimenta dedo de moça na culinária e quantas vezes na semana posso utilizar?
    Hj fiz o creme de abóbora e gengibre, ADOREI!
    Muito obrigada pelas dicas, são muitos valiosas.
    Bjs.

  37. Oi ,Michelle,parabéns pelo Blog.
    Conheci sua história pelo programa da tarde.
    Gostaria de saber qual a quantidade de chocolate que podemos consumir?
    Este consumo é diário,ou semanal ?
    Qual é nome comercial do cacau em pó e do chocolate amargo???
    Onde posso encontrá-los?

    • Michelle Franzoni em

      todo alimento tem calorias que devem ser computadas na dieta. 🙂 um quadradinho de chocolate amargo por dia ou uma colher de cacau 100% pode fazer bem, mas para quem quer emagrecer nao pode exagerar. Beijos!

  38. Olá vi a reportagem no programa da ana e resolvi visitar o blog…Amei!!! Parabéns… tenho recorrido ao chocolate diet na mha dieta, sera q é uma boa opção???
    bjs

  39. Olá vi a reportagem no programa da ana e resolvi visitar o blog…Amei!!! Parabéns… tenho recorrido ao chocolate diet na mha dieta, sera q é uma boa opção???
    bjs

  40. Pingback: Chocolate quente proteico light - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  41. Não existe site melhor!!! Sempre gostei de saber os benefícios dos alimentos que como, e agora achei o seu blog!!! Maravilha pura. Sua história é muito linda, seu jeitinho de querer abençoar outras pessoas com tantas informações importantes é coisa linda de se ver. Eu estou me deliciando em tudo que leio, amando ter mais informações e o melhor de tudo é que você fala tudo de maneira detalhada, dá dicas de receitas e de usos de maneira prática, que se encaixam direitinho no dia a dia de qualquer pessoa interessada em se cuidar bem. Obrigada pelas dicas e orientações. Virei fã! Beijo!!

  42. Não existe site melhor!!! Sempre gostei de saber os benefícios dos alimentos que como, e agora achei o seu blog!!! Maravilha pura. Sua história é muito linda, seu jeitinho de querer abençoar outras pessoas com tantas informações importantes é coisa linda de se ver. Eu estou me deliciando em tudo que leio, amando ter mais informações e o melhor de tudo é que você fala tudo de maneira detalhada, dá dicas de receitas e de usos de maneira prática, que se encaixam direitinho no dia a dia de qualquer pessoa interessada em se cuidar bem. Obrigada pelas dicas e orientações. Virei fã! Beijo!!

  43. Oi Mimis! Aproveitando a onda do post, podia passar uma receita de Nega Maluca do bem pra gente né? Será que tem? Eu amo Nega Maluca, mas é tão calórico… =(

    Super beijo!

  44. Eu tenho usado o cacau em pó com banana, assim como você ensinou no instagram! Fica uma delícia! Em cima salpico chia ou coco ralado desidratado sem açúcar. Estou de olho nas próximas dicas!

  45. Nathaly Navarro em

    Oi Mimis!

    Sou viciada no seu blog… acesso todos os dias…

    Posta pra gente umas receitinhas saudáveis com cacau em pó… Amo!!!!!!!!!!

    Beijos!

  46. Olá, Mimis! Gostaria de saber quais alimentos podem substituir a Chia na dieta, de maneira que os valores calóricos e nutricionais possam ser – em sua maioria – mantidos. Apenas para variar um pouco. Obrigada, abraços e parabéns pelo blog!

  47. Oi Mimis. Adorei o post, pois alguns alimentos são colocados em uma lista negra por alguns! Acho que tudo pode ser consumido, desde que com moderação!
    Gostaria muito que você falasse sobre abacate, pois estamos na época de colheita e eu adoroooo! Mas parece que ela também está na lista negra da dieta. Acho um horror isso, pois fica parecendo que todo mundo tem que comer as mesmas frutas! Acho que temos que aproveitar o nosso clima tropical, tão favorável à diversidade de frutas e vegetais, você não acha?
    Não se choque com os comentários maldosos das pessoas. Acho que cada um sabe de si, então, bela resposta ao rapaz ali de cima!
    Beijos querida!
    Não esquece do abacate! rsrs

  48. Oi Mimis! Estou tentando mudar meus hábitos alimentares tem algum tempo. E fazem duas semanas que estou realmente conseguindo, com suas dicas está ficando mais facil. Gostaria de pedir receitas de quitutes de festa junina. Vou fazer uma em minha casa e gostaria de proporcionar receitas saudaveis aos convidados. Obrigada!

  49. Acabo de conhecer o seu blog.

    Primeiramente, sinto muito, mas você era mais bonita antigamente. Agora parece alguém que faz tudo o possível para se encaixar no padrão social e vive para essa ideia limitante. Mulher magra malhada é lamentável e ridículo, não é natural.

    Em diversos sites, sua formação profissional está contada de maneira diferente. É doutora em Tecnologia da informação, doutora em Ciência dos alimentos, pós em Toxicologia e tantos outros. O que é verdade?!

    Homeopatia é ILUSÃO. Não estenderei meu comentário. Peço que visite esse site:

    http://scienceblogs.com.br/uoleo/2010/12/tocata_e_fuga_de_uma_ideia_sem/

    • Michelle Franzoni em

      Caro Rodrigo.
      Seja bem vindo.
      Não tenho dominio do que é postado na internet.
      Meu currículo está aqui no blog para quem quiser consultá-lo.
      Fique à vontade.
      http://blogdamimis.com.br/quem-e-mimis/
      Você que parece pesquisar tanto na internet, deveria ter procurado meu curriculo lattes também. Para facilitar a sua consulta e não tomar o seu tempo que deve ser bastante escasso, o link está aqui http://lattes.cnpq.br/1106739444151329
      Quanto a homeopatia, também não estenderei meu comentário.
      Abraços.

    • Nathália @nathaliallmeida em

      Mulher malhada é ridículo?
      Homeopatia é ilusão?

      Mostra uma foto sua e da sua senhora e dos remedinhos que vc usa pra gente conhecer a sua verdade! Tou curiosa!

  50. cacau em pó é muito versátil e tudo de bom! Mimis, quero deixar uma sugestão. Você poderia escrever um pouco sobre o tal whey. Eu não sei exatamente o que é, pra que serve, onde compra, se todo mundo pode comer, mas sempre vejo receitas que usam o tal whey. Fica a sugestão 😉

  51. Oi Mimis! Li que você é fisioterapeuta e já trabalhou com Pilates. É possível obter um corpo legal só com Pilates e aeróbico ou necessariamente temos que incluir a musculação??? É que quando a gente vê fotos do Joseph Pilates velhinho e com aquele corpão dá uma animada. : )

  52. oi mimis adoro seu blog desde que entrei pela primeira vez fiquei viciada, pois me identifiquei muito com voce,tenho 35 anos sou casada e tenho dois filhos e 105k que estou louca para diminuir e acredito que com suas dicas e receitas maravilhosas eu sei que é só questao de tempo para eu conseguir atingir os meus tao desejados 70kg, beijos e obrigada!!!!!!!

  53. Olá MImis, amo as suas dicas e receitas e já nao consigo passar 1 dia sequer sem dar uma olhadinha pelo menos no seu instagram! Porem, tenho dificuldades nas quantidades, já q estou na fase de emagrecimento e preciso ficar dentro de um limite calórico diário. Ja percebi q uma dieta de nutricionista e adaptada nos itens básicos: arroz integral, feijão, proteína e salada, e qdo vejo por exemplo a sua receita maravilhosa de risoto, nao sei como equilibrar. Nos grãos tb, já q além de super saudáveis são caloricos Vc conhece alguma nutricionista no Rio q possa personalizar um programa de emagrecimento, onde eu tb possa adaptar com suas receitas? Beijos, Juliana.

  54. Gosto muito de semente de cacau torrada depois do café, fica um sabor ótimo na boca ou então toma um golinho de café e um um pedacinho de semente, harmoniza super!

×