Quibe de quinoa

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Vocês já sabem que eu adoro a  culinária árabe, né?  Ela é leve, rápida e barata. E super saudável!

Sempre fui fã de quibe nas mais diversas formas, e mesmo gordinha evitava comer quibe frito, dando preferência ao cru e assado.

A receita de hoje é especial. Resolvi aproveitar os benefícios da QUINOA  e fazer uma variação do nosso queridinho.

É muito fácil. Apenas troquei o trigo pela quinoa cozida. Ela é uma ótima opção para quem tem intolerância ao glúten. E para que está de dieta de emagrecimento é uma beleza!

O quibe é uma opção bem completa, pois contem carboidratos provenientes da quinoa e proteinas da carne e da quinoa também. E neste POST  eu já contei a vocês sobre a  importância de entendermos os macro e micronutrientes dos alimentos .

Olhem só os ingredientes:

– 1/3 xic chá de quinoa em grãos crua

– 1 xic chá de agua

– 400g de carne moída magra

-1/2 cebola média

– hortelã

– Sal e pimenta síria ou do reino

 

Modo de preparo: 

Processe  a cebola e a hortelã até formar uma pastinha. Eu uso bastante hortelã para dar aquele sabor especial.

 

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Se você não tem processador, pode picar tudo bem bonitinho que dá no mesmo.

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Enquanto isso, coloco a quinoa para cozinhar junto com 1 xícara de chá de água.  Você pode usar essa receita AQUI para se informar melhor sobre o cozimento da quinoa.

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Coloque a quinoa, a mistura de cebola e hortelã e a carne moída em um recipiente. Quanto à carne, eu utilizo o patinho. Peço no açougue ou supermercado para eles limparem bem e moerem na hora.

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Misture tudo e tempere à gosto.

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Coloque a massa em uma travessa e faça essas marcações com a faca, para ficar bonitinho! 🙂

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O quibe cozinha rápido, então asse em forno alto, podendo utlizar o grill para dourar. Ele vai soltar uma água por causa da quinoa e demais ingredientes. Eu retirei a água da travessa na metade do cozimento.

Em cerca de 20 minutos está pronto.

Eu combinei com essa pasta super saudável de berinjela, chamada babaghanush (receita AQUI) e com uma salada de tabule (receita AQUI) e ficou perfeito! 🙂

E aí? Gostaram?

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Rendimento: 3 porções

Informações nutricionais por porção:

Cal: 246  C: 12,9g   P: 31,5g  G: 7g

 

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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123 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá!! esta última foto foi da sua receita? vi esta mesma foto no site o prato está bem atraente, mas de cara gostei mais do seu site, vou seguir sua receita. Obrigada!

  2. Jocilea Valente de Toledo em

    Acabei de fazer o quibe de quinoa. Menina, que negócio bom! Não perde em nada pro quibe tradicional. É uma delícia 🙂

  3. Hallo Mimis, tudo bem? Hoje eu preparei esse Quibe de Quinoa e Amei! Tive dificuldades em encontrar a carne magra, não é uma coisa muito fácil de se encontrar aqui na Suíça, raramente se encontra açougue. Fiz o melhor que pude….Dou sempre uma olhadinha nas tuas receitas e já preparei tantas…. Adorei o pão de mel que hoje preparei com a cobertura de cacau, just divine! Muito obrigada por esse incentivo de uma saudável alimentação. Beijos no coração.

  4. Fiz sua receita mas, com algumas alterações que coloco aqui como sugestão. Refogue 200 g da mesma carne com cebola, alho, pimenta síria e somac (temperos sírios ) para ser recheio do kibe. Na forma coloque uma camada da massa do kibe com quinua, o recheio e por cima mais uma camada da massa com quinua. Faça os retangulos com a faca e coloque um tomatinho cereja em cada um e leve assar. Os tomatinhos deixam o kibe mais úmido. Ah, ao fazer a mistura da carne com quinua, coloque uam pedra de gelo e vá amassando. Ajuda a ficar também….acredito que fique magro igual…será ?..

  5. Fiz o quibe e ficou uma delícia! Antes, eu fazia com trigo p/ quibe e adorei a substituição pela quinoa! Além disso, usei o sal verde que você e sua amiga ensinaram na receita do pão integral sem glúten! 🙂

    obrigada pelas dicas!
    beijo grande!

  6. Adorei essa receita! Meu marido nao gosta muito das minhas ideias de comida saudavel pois ele acha tudo muito sem sabor e ele amou! Inclusive ficou surpreso quando eu disse que tinha feito com quinoa!
    Obrigada Mimis pelas otimas receitas! Estou adorando todas elas!

  7. Gostei da substituição do trigo pela quinoa. Adoro quibe assado. Mas faço um pouquinho diferente do seu. Ao invés de misturar a carne na massa, faço um molho com ela. Tempero a massa separada. Depois coloco em uma forma uma camada da massa e uma do molho e outra de massa. Costumo colocar também queijo. Dá pra fazer com outros tipos de molhos. Já fiz com frango, ficou uma delícia!

  8. Oi,

    Fiz o quibe hoje, usei a quinoa em flocos, mas como não sabia se precisava hidratá-la acabou juntando muita água. A quinoa em flocos precisa de hidratação? Quero tentar a receita novamente.

    Bj

  9. Ellen Cristi Ramos em

    Ola!! Mimis!
    Sem palavras para te agradecer a me Ajudar nesse processo de voltar a amar a cozinhar e principalmente a resignificacao do que e comer bem e de FORMA saudavel!!! Que Deus continue a iluminar!! A proposito meu quibe foi um arrazo!!!!!! Amei!!!!!

  10. Oi, adoro quibe… mas acho o gosto da quinoa muito ruim estou meio receosa de experimentar essa receita. Não fica com gosto muito forte da quinoa?

  11. Pingback: Quinoa: um super alimento semeado há milhares de anos atrás - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  12. Ola Mimis, adoro suas receitas… aproveito muitas, sou vegetariana e algumas tenho que trocar o ingrediente carne. ESSE QUIBE PODERIA SER FEITO COM A SOJA?

  13. Pingback: Babaghanoush: saudável berinjela na culinária árabe - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  14. Pingback: Salada de tabule | SeuRadar

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  16. Pingback: Salada de tabule | Dieta

  17. Gabriela Camargo em

    eu fiz hoje o quibe de quinua . muito facil e o sabor ficou otimo . eu adorei . vc também pode usra grão de bico no lugar da quinua . eu as vezes faço quibe de grao de bico

  18. Fiz esse quibe e ficou maravilhoso !!!! Minha filha comeu várias vezes sem imaginar que era quinoa. Aos poucos estou acrescentando coisas saudáveis no cardápio dela, pois eu como de tudo. Ela é muito difícil para tentar novos sabores. Já foi a quinoa e o macarrão integral. Estou fazendo de tudo agora para ela aceitar o arroz e o pão integral. Amanhã vou fazer a panqueca com a farinha de quinoa. Estou sofrendo na cozinha kkkkk. Parabéns !!!!!

  19. Mimis, até ver vc no programa da tarde, sempre fui muito frustrada com dietas, faz 03 anos que luto p emagrecer depois de uma gravidez de gêmeos onde engordei 30kg, ver vc a Pete e a Kelly me tocou demais, acho que se vcs conseguiram eu tbem posso conseguir emagrecer…amei seu blog vc tem receitas maravilhosas, que dão um up na dieta e tira a gente daquela dietinha igual todos os dias…quero demais encerrar esse “drama na minha vida” e fazer a vida seguir em frente sabe….estou buscando me motivar e me fortalecer p começar um dia de cada vez….não quero fracassar de novo!! Pensei até em planejar o cardápio da semana inteira p não ter motivo nenhum p escapar!!!! Um beijo grande e obrigada por dividir conosco suas experiências!!!

  20. Tatiane Tavares em

    Oi Mimis, estou viciado em abrir seu blog. Agora que decidi realmente a emagrecer depois de 1 ano e 6 meses da gravidez, seu blog esta me ajudando muito, especialmente por começar a entender que não preciso passar fome para chegar onde quero. Sou totalmente a favor de uma reeducação alimentar com exercícios. Adoro muitos seus posts. Parabens!

    Bom, achei mega interessando falando sobre Freekeh grão, segue o link para quem tiver interesse.

    http://www.dicasparaperderpeso.com.br/freekeh-o-grao-da-vez-para-emagrecer/.

    Abraço.

  21. Itaciara Pimenta em

    Michelle, como você prepararia apenas a carne moída, sem o uso de óleo e etc para fritar, cozinhar. Melhor forma de preparo?

    Agradeço desde já!

  22. oi! gostaria de saber se seria bom experimentar salsichas de ave em vez de carne moida ? o que você acha? adoro o seu blog é um maximo bj

  23. …ficou perfeito soltou mta. água tive que tirar duas vezes… tbém não tenho processador piquei miudinho e usei o liquidificador e deu certo!!! Agora é só dançar a dança do ventre e vms. de quibe da Mimis!!!

  24. Ola Mimis…. achei vc pois comecei a fuçar no instagram.. em 7 meses perdi 25 kg.. mas agora estou com medo de voltar a engordar, comecei a pegar suas dicas e hj vou fazer este.. primeira receita, tomara que de certo… continue postando. bjs

  25. Olá, Mimi! Adoro seu blog e sua história é inspiradora. Minha maior dificuldade é escolher o que comer quando estou de dieta. Seguindo algumas de suas dicas resolvi procurar um nutricionista e estou muito confiante e determinada que agora a coisa vai. rs!
    E mais: suas receitas são de dar água na boca! Vou fazer um caderninho de receitas lights dedicado a você. rsrs!!!
    As receitas são exemplos de que nem tudo que é light e saudável é ruim e sem gosto.
    Muito obrigada pelas dicas e pela ajuda! Espero voltar aqui em breve e deixar meu testemunho. 😉

    Bjs e muito sucesso.

  26. Oi Mimis!!! Estou adorando suas receitas e acabei de tirar do forno este delicioso quibe!! Quero que vc saiba o quanto me motivou com seu video!!! Tenho 53 anos e não desisti de ter uma reeducação alimentar…!!! Estou muito feliz.. pq pela primeira vez não estou encarando como uma dieta… e já emagreci 9 kg em 30 dias…!!! Estou seguindo vc tb pelo instagran!!! se puder me manda um recadinho!! rss… !!! bj Mimis!!!

  27. Estou amando as suas receitas, faço uma diferente todo dia e não é que da certo… nem eu pensei que sabia cozinhar tão bem.
    Muito Obrigado por todas as dicas… vc é demais!
    bjs Lu

  28. Mimi!!!
    Conheci a sua história através da reportagem da Veja. Sou gordinha e me inspirei em você para ter uma nova maneira de alimentação e perder peso.
    Vi suas receitas e parecem saborosas, mas essa é minha predileta!
    Parabéns, você é uma inspiração e já virei seguidora do seu blog!!!
    Beijo, Jacque!

  29. HEELPPPP!!!

    Mimis, o que acho mais legal no seu estilo são as opções de refeição, diferentes e parecem saborosas, ou seja, dá pra sair dos convencionais franguinho ou peixe grelhado.

    Também gostaria de um HELP!

    No processo de emagrecimento, de mudança de hábitos, os resultados nos motivam a continuar, estou passando por isso, feliz, mas confesso que um outro alguem dentro de mim pensa em me auto sabotar em algum momento.

    Alguma vozinha chata dizendo “assim que vc eliminar tudo que precisa vc poderá comer isso, isso, ou aquilo”…

    Esse tipo de pensamento me assusta…pois eu gostaria de realmente estar “curada”.

    mimis, vc se sente curada disso? Há um momento em que essa “voz sabotadora do além” passa a não fazer mais parte da nossa mente em recuperação da compulsão por comer errado??? Ou isso é um autocontrole que teremos que ter pra sempre???

    beijos

  30. Viviane Santos em

    Mimis,
    Eu fiz ontem à noite!!! Ficou muiiiito bom, até trouxe uma porção para o meu almoço hoje, com a mesma saladinha… Ficou muito mais fácil comer bem com as tuas dicas. Fiz a quinoa à grega também outro dia desta semana. Meu filhote está adorando este cardápio, ele topa tudo. Claro que, como toda criança, adora junk food, mas durante a semana toda saboreia pratos saudáveis com a mamãe e, com as tuas dicas, estou renovando o cardápio com a aprovação dele. Obrigada!!!

  31. Ludmila Zacchi em

    Fiz na outro dia e AMEI a receita. Pra falar a verdade eu e o marido preferimos a receita com a quinoa, otima dica vinda do blog 🙂

    Servi com salada de tomate, pepino e salsinha.

    Bjo grande.

  32. Mimis, adorei a receita! Levo uma vida super saudável também! Tenho uma dúvida e queria saber o que você come de pós treino! Não tomo whey protein e não sei o que devo comer, que horas devo comer; se devo esperar dar três horas para poder comer meu pós treino ou se devo consumir assim que chegar e O QUE devo comer… Me ajuda! Beijos e sucesso!

  33. Não ficou bem claro a quantidade que equivale essas 246 calorias. Uma fatia? Toda a receita? Como fez esse cálculo?
    Gostaria de aprender a calcular minhas receitas também.
    Bjo!

  34. Oi Mimis,
    Adoro seu blog e mais ainda das suas receitinhas!
    O valor calórico do pedaço de quibe que está no prato junto à salada, na última foto é de 246 kcal?
    Beijos!

    • Que lindo! Que fazer! Mas fiquei com a mesma dúvida! O pedaço que está no prato tem 246 calorias? Ou é um terço de toda aquela travessa que tem 246 calorias? Beijoos 🙂

      • Todo o quibe feito tem 738 Calorias. Ele rende 3 porções, portanto cada porção tem 246 ou seja, todo o quiibe dividido em tres partes iguais, cada parte tem 246 calorias.

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