O pinhão e seus benefícios na dieta

41

pinão dieta festa junina michelle franzoni blog da mimis_

Típico da região sul do Brasil, o  pinhão é uma delícia de inverno e, diferente do que muitos pensam, é super saudável.

Ele é originário dessa linda árvore chamada Araucária Angustifolia, que é bastante caraterística do clima subtropical brasileiro, e está inserida na Mata Atlântica, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Infelizmente, a nossa querida araucária está ameaçada de extinção e a beleza de suas copas largas não podem mais ser vistas facilmente por aí.

 

Captura de Tela 2013-06-15 às 13.16.47

Foto: Willian Menq

Pror se tratar de uma vegetação típica de uma determinada região do Brasil, talvez muito de vocês não conheçam essa semente riquíssima, que é muito consumida nas festas juninas daqui, pois seu tempo de colheita é quando as temperaturas abaixam e o friozinho chega.

O pinhão se forma dentro da pinha fechada, que vai se abrindo aos poucos e liberando as sementes.

pinão dieta festa junina michelle franzoni blog da mimis_

Foto: Rita Barreto

O que todo mundo sabe é que o pinhão é super calórico e que não deve ser consumido na dieta, certo?

Errado! Além de ser super saudável ele não é tão calórico como pensamos, e se consumido com moderação só traz coisas boas a nossa saúde.

Vejam só! Essa tabela que eu montei, segundo NEPA (2011),  mostra as informações nutricionais do pinhão descascado. Isso quer dizer que 10 unidades de pinhão possui 104 calorias, ou seja, a quantidade ideial para aquele lanchinho de quem quer perder peso.

E vamos calcular mais porque eu adoro matemática nutricional! 🙂 Em 10 pinhões gostosíssimos, temos 9 gramas de fibras!!! É fibra pra caramba, minha gente! Duvido que tenha isso aí no  pãozinho integral de vocês!

pinhão dieta festa junina michelle franzoni blog da mimis_

Dentro dos  macronutrientes do pinhão, o que mais se destaca é o carboidrato complexo, que garante mais saciedade ao organismo. Portanto, ele é excelente fonte de energia para o dia a dia e também pode ser usado no pré treino. Já falei sobre os macro e micro nutrientes AQUI  e vale a pena ler de novo.

E lembram do índice glicêmico (IG) que falei AQUI no post da batata doce? Quanto mais baixo, melhor para a dieta. E o queridinho pinhão se encaixa nesse grupo que apresenta IG baixo, ou seja, a sua  glicose é lentamente absorvido pelo organismo, fazendo com que não ocorram picos de glicemia.

Além disso, o pinhão é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, e zinco, sendo um excelente para o sistema nervoso central, auxiliando na memória e raciocínio mais ligeiro. Ainda, ajuda no controle do colesterol, prevenindo doenças cardíacas.

pinão dieta festa junina michelle franzoni blog da mimis_-2

Na forma mais tradicional, o pinhão é consumido  simplesmente cozido, mas ele pode entrar como ingrediente no preparo de muitas receitas.

Não há mistérios para cozinhá-lo. Coloque o pinhão na panela de pressão, com bastante água e deixe no fogo por aproximadamente 1 hora e meia, abrindo de vez em quando para adicionar mais água. Quando os pinhões começarem a abrir as pontinhas, adicione o sal  e deixe ferver sem a tampa por mais 20 minutos.

Olha esse mini vídeo que fiz para o Instagram @blogdamimis.

Para comer é mais tranquilo ainda! É só segurar a pontinha fechada e dar uma mordida perto do dedo e ir puxando o miolo com o dente! hahaha com essa explicação ficou  fácil, né! O díficil é parar de comer o danadinho!

Hoj tem jogo e o meu pinhão já tá no fogo esperando a família que vai se reunir. Vai Brasil!

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

41 Comentários Mostrar comentários

  1. vish…mas quem consegue comer 10 pinhao?…pinhao se senta com um prato cheio e vai se comendo tudo, meu Deus eu nao imaginava que tinha tanta calorias…

  2. Parabéns, forneceu informações COMPLETAS E PRECISAS, além de preciosas, por informar o tipo do carboidrato que tem o alimento, em geral os sites só sabem falar q tem carboidrato mas nao informam o tipo do carboidrato, simples ou complexo.
    Espero q incluam essa informação sempre.

  3. manuela guerreiro em

    Pois é , amiga , a minha araucária está em Teresópolis , regiao serrana do RJ. Acabei de comer um monte e estou me sentindo cheia à meia -noite e… Por isso resolvi conhecer seu valor nutricional. Vou procurar comer mais cedo , pois começou a cair esta semana e já viu que vou me esbaldar. Obrigada

  4. Adorei seu post sobre o pinhão! Mta informação legal e útil.
    Que bom que o pinhão tem tantos benefícios, pois, ele é gostoso e ótima opção saudável.
    Espero ler mais.

  5. Paulo Rogério Jasiocha em

    Ola Michelle, eu sou vidrado em pinhão cozido, assado ou sapecado, mas sempre tive receio em consumir esta deliciosa semente com relação a minha saúde (colesterol, glicose e engordar principalmente). Após ter lido seu relato sobre o pinhão fiquei tranquilo em continuar consumindo este pitéu. Todos os anos eu tenho feito alguns vidros de pinhão em conserva. Quando eu abro o vidro, esquento na própria água, ele mantem o sabor como se estivesse sido cozido na hora. Vou fazer e relatar em meu Blog “Histórias do Meu Bornal” a receita para quem quiser também fazer e guardar alguns pinhões. Abraços.

  6. Catiane Dal Canalli em

    Interessante isso que vc comentou sobre o pinhão aliado a nossa dieta, o que eu fico em dúvidas é porque cada 100gr de pinhão tem 698calorias, e mesmo assim vc sugere colocar junto na dieta??
    Obrigada!

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! Guarde na geladeira e na hora de servir esquente novamente na água quente, colocando no fogo ou diretamente no microondas. Beijos!

  7. Para o pinhão ficar mais gostoso e fácil de comer faça um pequeno corte com a faca na sua extremidade.
    Além de absorver melhor o sal ajuda a cozinhar mais rápido.

  8. Eu adoro pinhão! Aliás a minha família inteira ama…Só achei exagerado o tempo na panela de pressão. Eu deixo uns 20 minutos depois que começa a ferver, então abro a panela, coloco mais água e sal e deixo por mais 10 minutos. (Então em 30 minutos está pronto).

    Sem chance de pinhão engordar. Comemos muito e somos todos magrelos por aqui.

  9. Um dos melhores posts do blog! Amei saber que 10 pinhões tem 104 calorias! 10 pinhões matam minha vontade e minha fome p/ um lanche mesmo. Eu me lembro de um dia que minha mãe cozinhou pinhão e eu comi com mt culpa 5 hahahahahha

    Obrigada!

  10. Oi Mimis! Estou chegando agora e já li vários posts! Muito legal todos eles! Mas esse me chamou atenção, muito bom mesmo! Parabéns! Só um pequeno detalhe, que como bióloga e boa ecochata que sou, tenho que corrigir: extinção é quando a espécie já não existe mais, nem mesmo em cativeiro. Sendo assim, a Araucária (Araucaria angustifolia) não está extinta ainda, felizmente, mas sim ameaçada de extinção, infelizmente!

  11. Andréa Fernanda em

    Morei em Lages e me apaixonei por pinhão, la tem a festa do pinhão fica em Santa Catarina. Sou Andréa e adorei conhecer seu blog.

  12. Eu AMO pinhão e todo inverno me delicio. Mas eu deixo na pressão no máx 30min, e cubro eles com água. Tbm gosto dele sapecado na chapa, nhami!

  13. Que delicia Mimis, vc falando sobre o pinhão tão típico do sul e do PR ! Eu como boa paranaense adoro e como no inverno. Porem sempre ouvia esse “mito” nao coma pinhão que engorda!! Nao precisamos nos privar do pinhão, alem de delicioso, é otimo para nossa RA! Bjus

  14. Vix! Acho que não sei fazer pinhão e nunca soube disso. Eu sempre cozinhei na pressão, já com sal, por uns 45min. Por isso ele fica difícil de descascar! =(

  15. MIMIS! Tb deixei pinhão cozinhando cedo para degusta agora na hora do jogo – opção de troca da pipoca! Aqui no Rio Grande do Sul tá um friozinho bom pra pinhão!bj.

  16. Sempre comi pinhão com culpa então adorei esse post. Vale lembrar que dá para fazer pinhão direto no fogo com chapa ou frigideira, maneira que não se usa sal. Ou fazer do pinhão cozido farinha para pães.

  17. Patricia Nunes em

    adooooro pinhão
    sou de SP e me mudei para Teresina/PI e aqui não vende pinhão……fui pra SP dia 10/06 e trouxe um monte de pinhão pra comer aqui em Teresina

  18. Olá Mimis, gosto muito do seu blog, você esta de parabéns
    Venho por meio desse post/comentário te fazer um pedido, tenho muitas dúvidas sobre o pilates, se emagrece, se deixa a musculatura dura. Gostaria de saber se você poderia fazer um post sobre o pilates ou me responder por aqui mesmo… Obrigadaaaa, beijos <333

×