Dieta perfeita: como “fritar” sem utilizar óleo

406

como grelhar frango sem oleo dieta michelle franzoni   blog da mimis_-2

A maioria de vocês já sabe que eu não uso óleo no preparo das minhas refeições, né?

Na minha DIETA de emagrecimento eu criei essa técnica para reduzir as calorias das receitas e hoje é só assim que faço aqui em casa. Sabe que depois dessa eu nem compro mais óleo aqui pra casa e o último frasco cheio  que tinha aqui descobri que estava vencido há mais de 1 ano! hahaha Livrar-se do óleo é bom para a saúde e também para quem está de dieta, pois economizamos nas calorias. 

Eu já tinha mostrado a técnica nesse VÍDEO na receita da couve refogada, mas muita gente não entendeu como eu faço com as carnes. Então…

Demorou mas saiu! No post de hoje eu mostro como é a técnica de “fritar”  sem utilizar um pingo de óleo.

Eu vou mostrar como faço com o frango, mas você pode usar para tudo. A carne fica macia e úmida e douradinha por fora! Porque comer frango branquelo ninguém merece né? :)

Praticamente toda a minha culinária é feita sem óleo algum no preparo. Pode usar para refogar ou grelhar qualquer alimento. Só nao funciona com alguns tipos de peixes como o linguado, pois grudam na frigideira e se esfarelam. Ah! Omeletes e panquecas eu também preciso usar óleo, então eu unto e retiro bem o excesso com o papel toalha. 

Você vai precisar de uma frigideira ou panela antiaderente. Pode ser das baratinhas mesmo, viu! Deixe um copinho de água ao lado do fogão. Escolha e tempere a carne e mãos à obra!

Olha o instavídeo abaixo!

 

É bem simples.

Deixe esquentar bem a frigideira e coloque a carne. Quando ela estiver quase grudando na panela, vire o lado. Coloque um pouquinho de água  na panela. Essa água vai fazer com que o queimadinho da fridigeira se solte e dê cor ao frango. :) Passe o frango no fundo da panela e vire o lado se necessário. Repita o processo de colocar agua e mexer até o alimento estar cozido. É bem rápido! Não deixe a carne muito tempo porque senão ela irá secar. Ah! E pode temperar antes, durante ou depois. :)

Então agora óleo só em extrema necessidade! O feijão não precisa, o alho faz igual, o arroz, pra que fritar? Usem a técnica que ensinei. :)

Quero ver todo mundo grelhando e refogando seus alimentos assim! :)

Para  mais receitas gostosas e saudáveis, clique AQUI

* Curta a FANPAGE e siga @blogdamimis no Instagram.

** Para saber mais da minha história de emagrecimento e tirar suas dúvidas, clique AQUI.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Emagreci 33kg com reeducação alimentar e exercícios e hoje sou mais saudável e feliz. Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontra tudo sobre qualidade de vida, comportamento, beleza e bem estar.

Deixe um comentário‏

406 Comentários Mostrar comentários

  1. Ola boa noite estou com infecção no pancreas e o medico me pasou uma dieta restrita a óleo fritura arroz feijão mandioca batata biscoito bolo sera que vcs poferiam me ajudar.boa noite

    • Michelle Franzoni em

      Oi amada! tem muitas dicas aqui no site. Leia com calma os posts e me siga nas redes sociais que posto muita coisa legal. Se tiver condições procure um nutricionista que irá te ajudar. Beijos e força!

  2. Gostei!!! Vou tentar refogar assim!! Sou fisioterapeuta, me preocupo em oferecer uma alimentação saudável para meus 2 filhos .Espero aprender bastante receitinhas saudáveis por aqui pra dar de lanchinho na escola!!!
    Beijos e obrigada

  3. Olá mimis,
    A um tempo atras emagreci 26 kg e cheguei a pesar 50 kg, mas infelizmente por conta da minha ansiedade engordei 20 kg novamente. Estou tentando entrar em regime. Mas só de pensar em fazer regime fico com fome. Eu e minha mãe estamos acima do peso com colesterol alto, e com anemia, porém minha mãe desenvolveu pressão alta. E sinceramente não sabemos oque fazer. Estamos muito tristes e desmotivadas.

    • Venho aqui dizer para que você e sua mãe não desistam. a vida é bela vocês vao conseguir, não fiquem tristem nem desmotivas, busquem fé, um esporte, algo que possa fazer fvoces muda risso, comecem com a dieta e caminhando, espero ter ajudado, por favor não desistam, não fiquem trsitem nem desmotivadas.

  4. Caroline Marques em

    Olá.
    Eu tenho um potinho de oleo de coco aqui em casa. Dizem que é melhor. Mas ele passou da data de validade. Ainda vale usa-lo ou realmente tenho que descartar?
    Um bejio.

  5. Parabéns a você excelente idéia e atitude. Aqui em casa eu luto para que ninguém use mais óleo mas infelizmente nem todas as pessoas tem a mesma consciência e só vão ter quando estão doentes.

  6. Olá Mimis, sempre fuço no seu blog pois adoro suas dicas e uso vc de inspiração kkkk, Parabéns pela conquista!
    Gostaria de saber como vc tempera as suas carnes ? Vc usa sal ?
    Obrigada! Bjs

  7. Oii, adorei essa dica !! Tenho uma duvida com relação a assados, sempre quando faço carne assada, peixe ou frango, unto a forma com azeite para não grudar…Como você faz com relação a isso para não precisar untar e não acabar perdendo os benefícios ? É necessário untar mesmo ? Ainda não encontrei nenhuma informação sobre isso.

  8. Parabéns, Michelle. Sempre acreditei que eh possível, através de uma reeducação alimentar e atividade física , viver uma vida mais saudável. E o melhor de tudo é que nosso corpo responde! Sei que não é fácil, mas é gratificante. Abraço!

    • Oi Thamires, eu fiz o file de peixe no forno, assim não corre o risco dele despedaçar ou grudar porque solta muita água. Eu cobri a forma de alumínio (pq assa mais rápido) com papel alumínio, temperei o peixe a meu gosto, com sal, alho socado e ervas e condimentos zero calorias e sódio que achei em loja específica. Coloquei junto batatas cozidas e temperadas com ervas e curry junto com o peixe para assar. Não usei nada de gordura (óleos, azeite, manteiga ou margarina) e ficou maravilhosoo!!!

  9. Pingback: Abobrinha recheada - HORA fit | HORA fit

  10. Pingback: Superação Adriano Castellano | SeuRadar

  11. Boa tarde Michelle,
    Descobri hj seu blog! Sem querer estava navegando e de repente lá estava eu dentro dele! rsrsr… como não acredito em acaso, sei que precisava disso! Me identifiquei bastante com a história da Raquel Mendanha, eu como ela, sou mãe de 2 filhos, sou casada há 20 anos e estou acima do peso! Gosto de praticar exercícios, sempre pratiquei, mas estou no último semestre da Faculdade, então tá muita pressão entende?! Porém, acho que encontrei o que procurava… alguém real, que fala sua língua, que era gordinha e conseguiu atingir seu objetivo! Nada impossível, não é mesmo? Obrigada pelas dicas e lá vamos nós para mais um desafio!!!! O verão tá chegando….. e eu quero usar biquíni novo!!! rsrsrsrsrs

  12. CAROLINE RIBEIRO em

    Olá, boa tarde! apaixonada pelo seu blog! Iniciei a reeducação alimentar já tem 4 meses , processo lento, eliminei 8kg , estou indo devagar, e malhando agora com mais intensidade, e com essas dicas…vou longe..
    bjus. obrigada por passar aquilo que te faz bem… compartilhar com aqueles que estão iniciando uma nova vida fitness!

  13. Tenho uma super dica de arroz. .. um modo de preparo diferentes. Colocar água para ferver e depois o arroz integral. Deixar cozinhar e colocar um pouco de sal.ApApós o cozimento colocar por cima do arroz o alho e tampar a panela. O alho possui uma substância que só é liberada quando aquecida. Quando o arroz estiver pronto é só colocar por cima azeite extra virgem e ta pronto. Saudável com todas as propriedades dos ingredientes preservadas. 😉 bjo Mimi adoro seu blog.

  14. Olá ! Voce disse que precisa de oleo para fazer omelete ? Não precisa, é o prato mais facil de se fazer sem oleo.
    Basta usar uma frigideira anti-anderente, colocar a a mistura batida (ovos e o que mais quiser), deixar uns minutos e ir soltando as bordas com uma espatula, depois o meio, aí vira o lado e assim vai.. nem de agua precisa, rs..

  15. Pingback: A polêmica do óleo de canola | Arquitetando Estilos

  16. Só para ajudar, se alguém tiver interessado… Existe uma omeleteira elétrica igual uma misteira. E ela não precisa de óleo nem um pingo. Ah! E não gruda. Fica uma delícia! Tenho uma e faço muitos omeletes nela sem um pingo de óleo!

  17. Pingback: Frango com legumes | SeuRadar

  18. Pingback: Troca esperta: como deixar a vida mais saudável | Dieta

  19. Pingback: A polêmica do óleo de canola - Arquitetando Estilos

  20. Pingback: Frango com legumes - HORA fit | HORA fit

  21. Pingback: Frango com legumes | Dieta

  22. Pingback: Como fazer o arroz integral perfeito | SeuRadar

  23. Pingback: Como fazer o arroz integral perfeito - HORA fit | HORA fit

  24. Mimis, que dica maravilhosa. Eu não uso óleo a muito tempo, substitui pelo azeite, tudo em bem menos quantidade e só mesmo digamos pra melecar a panela, uso um pouco mais de azeite pra quando faço assado. A minha pergunta é o azeite faz mal como o óleo ou posso continuar usando em quantidade pequenas? bjs linda!

    • Olá, td bem? O azeite também se transforma em gordura trans quando submetido a altas temperaturas. Deve ser utilizado apenas cru, ou se for cozinhar, apenas em água (a qual não deixa o azeite superaquecer). O único óleo vegetal que suporta altas temperaturas, sem se transformar em trans, é o óleo de côco. Espero ter ajudado. :)

      • Oi, Michelle, tudo bem? Sempre gostei de fazer dietas, mas com o tempo percebi que até os nutricionistas se apegam a determinados fatos ou pesquisas científicas que não são inteiramente conclusivas para criar paradigmas que definem completamente uma dieta sem se pautar pelo equilíbrio.

        Em uma rápida pesquisa no Google com o argumento “olive oil trans fat”, encontrei pelo menos 3 artigos que desmentem a idéia de que o azeite de oliva se transforma em gordura trans, que aparentemente só poderia ser produzida por um processo industrial. Na mídia atualmente, não é possível confiar em NENHUMA informação. Precisamos questionar e pesquisar tudo. Assim, não sei se dá para confiar nesses artigos, mas devemos nos questionar sobre “fatos” como esses. Penso que é preciso que se dêem referências de pesquisas científicas nesse sentido (com nome, endereço e link), e mesmo que exista uma pesquisa, é preciso que essa pesquisa seja avalizada por outros cientistas da área. Do contrário, a gente fica se pautando por idéias que não tem evidência científica relevante ou suficiente para guiar nossas dietas.
        http://healthimpactnews.com/2014/myth-buster-olive-oil-is-one-of-the-safest-oils-for-frying-and-cooking/
        http://www.cookinglight.com/eating-smart/nutrition-101/nutrition-questions/heating-olive-oils
        http://scienceornot.net/2012/09/15/is-it-safe-to-cook-with-olive-oil/
        Sugiro você fazer um post sobre isso e sobre a ciência da saúde, que eu penso ser muito pautada pela indústria e pela necessidade de se vender produtos, idéias, livros em cima da vulnerabilidade das pessoas, tais como a necessidade de perder peso. Tudo é preciso ser lido com um “grão de sal”. O segredo da saúde me parece está mais perto do equilíbrio das nossas avós e das mulheres francesas (veja a autora Mireille Giulliano) do que em alguns dogmas criados em torno de pesquisas que não criam verdades científicas tão absolutas assim. Não é matemática, definitivamente.

  25. Olá mimis, vc poderia me ajudar? Como muita mulheres se identificam com vc eu sou uma delas. Vc poderia me passar sua dieta? Eu ia adaptando ao meu dia a dia. Agradeço. Brooks. Amo seu blog

  26. Vera Beatriz Delacoste em

    Faço a bastante tempo yogurte em casa, mas eu compro o femento para fazer o iogurte, pois acho que fica mais cremoso. Minha receita é: para doze potinhos de iogurte:
    2 litros de leite
    6 colheres de sopa , bem cheias, de leite em pó.
    Levo ao fogo até atingir a temperatura de 45 graus., tiro do fogo e misturo 2 envelopes de fermento para iogurte. Mexo bem até desaparecer os pontinhos do fermento.
    Coloco nos potinhos, e estes na iogurteira. Deixo descansar por 12 horas e o iogurte estará pronto para consumo. Fica cremoso como o grego. Conservo na geladeira. Fica ótimo, melhor que os comprados prontos. Um abraço.

  27. Pingback: Estrogonofe light de frango - HORA fit | HORA fit

  28. Já uso técnicas assim, sem nem ter tido dicas é fácil e a comida fica deliciosa. Eu nao uso nada para fritar panquecas e omeletes tbm omelete faz parte da minha dieta da qual estou emagrecendo sem passar fome. Carne vermelha ja não como há mais de um ano devido ao meu estomago doer toda vez que comia.. Daí capricho nas receitas de frango e outras coisas. Verduras e etc. De inicio eu substituí alguns lanchinhos por maças, comia 4 maças por dia 4 lanches era o que fazia (pesado) e ainda almoço e jantar. No café da manha eu vario muito, mas o principal é uma omelete apenas com leite nada mais e alguma fruta, mas a questão da omelete é pq eu amo omelete. Mas nao como todos os dias não rsrs. Bjos..
    Ah com a dieta da maçã eu perdia cerca 1,100kl por dia pois eu pegava leve no almoço e jantar. E antes de jantar ou almoçar eu comia maçã ( uns 20 minutos antes)

  29. Fiz uma cirugia de reduction de estou ago o ano passado. Moro nos Estados Unidos estou sempre de olho nas Susa dicas, perdi 54 libras aqui e libras em kilos prescizo calcular, enfim hoje estou com 171 libras ou 78 kilos prescizo chegar em 140 libras ou seja Tenho que perder ainda 30 libras isso da Mais ou menos 15 kilos meu metabolimo abaixou muito pela per da muito rapids em decorrencia da cirurgia, hoje estou fazendo desde Dezembro a dieta da proteina, como de 3 em 3 horas , fasso caminhadas, Nao como gluten, carboidrato,( so batata doce no almoco) Nao como lactose , e diminui o sal e acucar quaze zero ta dificil de Mais como acelero meu metabolismo de novo ha Tenho 42 anos Nao Tenho filhos , e te Adoro.bjs.

  30. No omelete não precisa usar óleo se for panela antiaderente, aliás, frigideira antiaderente!! Eu coloco o ovo batido, quando começa a secar em baixo ele desgruda e eu viro ele!!! Fica uma delícia, não uso óleo em nada =)))

  31. Olá ! Estou fazendo a dieta Dukan, minhas dificuldades são as carnes estou enjoada e tudo que faço não esta dando certo minhas carnes ficam sem gosto seca. Já usei seu método na frigideira quanto no grill. Ate frango assado fui fazer e nao suportei. Voce tem dicas de temperos. ? Emagreci 14 kg e preciso continuar essa batalha. pra chegar 65kg falta 11 kg. Preciso diversificar para não cair em à tentação. aceito dicas de todos.

  32. Oi! Gostei muito da sua dica de cozinhar sem óleo, eu vou tentar fazer este frango grelhado na frigideira. Só uma outra pergunta: eu sempre coloco óleo para cozinhar arroz, será que sem óleo o arroz fica bom? Abraços!

  33. Não utilizo óleo no omelete nem na panqueca (crepioca). Utilizo uma ótima frigideira t-fall (custa um pouco mais de cem reais). Não gruda! Nas frigideiras baratinhas não dá pra fazer omelete e panquecas sem untar.

  34. ola adorei seu blog , estou fazendo dieta mas nao e rigida mas por causa de alguns problemas de saude nao estou podendo comer carne. Somente frango, ovo e peixe. Tambem tenho que cozinhar sem oleo, mas esta dificil. Sera que vc tem alguma receita com esses tipos de arnes que posso comer. Aqui ja fiz o escabeche, e o Ratatoui de legumes. Por favor me ajuda. BJs

  35. Jéssica Araguê em

    Eu adorei a sua história, e agora comecei em um ritmo diferente para mudar de vida da obesidade já fazem 4 anos que praticamente mantenho o mesmo peso e agora comecei a procurar ajuda to passando por nutricionista, psicóloga, e até acupuntura estou fazendo. E histórias como a sua só me fazem ter mais DETERMINAÇÃO, que inclusive foi uma palavra que li muito aqui. Continue assim!

    • São!!! Não é Mimis que está respondendo rsrs.. mas respondendo assim mesmo: São saudáveis, 1 colher de sopa por dia de apenas um tipo de azeite no máximo!!! Se fritar você transforma as cadeias do azeite transformando o azeite em gordura trans.. então azeite apenas cru, e no máximo 1 colher de sopa ao dia

  36. Adoro seu Blog, acho muito funcional as dicas que você dá! Apesar de eu estar só 1kg a cima do meu peso eu sempre me cuido, e se só 1kg, já da um trabalhão pra perder, imagina 33kg!!!! Mas o que mais me admira, é que você é como nós, tem vontades, exagera no final de semana .. Obrigado pelas dicas e que continue sempre nos ajudando! Um grande beijo. ;*

  37. Oi Mimis, amo suas dicas, faz um ano que te acompanho, deve ficar sim uma delícia, mas tenho dificuldade, almoço em casa mas não tenho tempo de preparar minha comida, e não consigo convencer minha mãe a cozinhar sem adição de óleo, nas carnes, no arroz(mesmo integral), feijão, verduras, legumes…enfim em tudo!!!
    Bjs…Lú!!

  38. Salvou minha vida! Hahaha, Eu estava em uma madrugada de feriado, com fome, e sem óleo em casa:
    Pensei: Como fritar carne sem óleo?? ai pesquisei no google e achei seu blog :3
    Muito Obrigado, além do mais, eu não posso comer óleo por causa da gastrite! ]
    Obrigado duplo :3

  39. Pingback: Cardápio do dia – lanche da tarde funcional | Jujuba Fit!

  40. Bernadete Soares de Azevedo em

    Olá Michele!

    Não estou conseguindo enviar suas receitas, dicas, artigos para o e-mail. Abri uma pasta só para colocar o que leio no seu blog e que acho interessante. Nem sempre encontramos o artigo procurado de imediato. Acho desagradável copiar e colar, não é mesmo? Eu não tenho impressora em casa:
    Beijos.
    Bernadete

  41. Pingback: Siri ao leite de coco e farofa crocante - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  42. Alo Mimis , que tecnica maravilhosa ,
    e tbm pode se fazer com file de peixe muito bom , como sou vegetariana … nossa Mimis vc e um grande exmplo para mim
    estou lhe seguindo ..

    bjos

  43. Só pra dar testemunho que uma cozinheira minha usava esa técnica e tudo ficava simplesmente delicioso. É muito importante livrar-se das gorduras, é a única restrição, além do açúcar e do álcool, que não vai nem te fazer passar fome nem passar mal. Já perdi mais de 10kg num programa alimentar de restrição principalmente à gordura e com todos os altos e baixos que se seguiram nunca mais voltei àquele excesso todo de peso que já havia atingido.

  44. Mimis, amei tudo. Visitei seu blog e amei a ideia de cozinhar sem óleo. Hoje fiz o meu primeiro almoço zero óleo. Arroz, feijão, bife e salada. Bem básico, mas foi por onde consegui começar. Espero mais dicas estimulantes como essa. =)

  45. Pingback: Creme de milho light - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  46. Pingback: Frango em cubinhos da Mimis - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  47. Pingback: Superação Andréa: Querer é Poder | SeuRadar

  48. Pingback: Superação Andréa: Querer é Poder | Blog

  49. Pingback: Superação Andréa: Querer é Poder - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  50. Pingback: Superação Andréa: Querer é Poder | Dieta

  51. Rosilaine Pimentel em

    Ola Mimis para vc que gosta de fritar sem gordura, estive a poucos dias em Angra dos Reis, e la no centro tem um cara que vende uma frigideira que frita tudo sem oleo e nem tem que colocar agua como vc colocou e fantastico a demostração e ali ao vivo e em uma feira no centro do Angra.

  52. Danúbia Silva em

    Olá Mimis;

    Amei essa dica, venho de uma família com uma alimentação bem errada e sem horários, sendo assim sempre tive muita dificuldade em aderir hábitos saudáveis, mas o seu blog me ajudou muito…..e essa dica então eu simplesmente amei e estou recomendando a todos

  53. Amei essa dica, venho de uma família com uma alimentação bem errada e sem horários, sendo assim sempre tive muita dificuldade em aderir hábitos saudáveis, mas o seu blog me ajudou muito…..e essa dica então eu simplesmente amei e estou recomendando a todos

  54. Oi Mimis,
    vi que vc usa óleo em panquecas e omeletes. Esses são os unicos que consigo nao usar óleo!
    Uso a frigideira pequena anteaderente (daquelas que cabe um ovo) no fogo baixo. Daí mexo só o meio do omelete ou panqueca, até a borda ficar “durinha”. Quando perceber que o meio ja está cozido, deixo ele “grudar” nas bordas e depois viro. No começo sai meio desengonçado, com pratica fica joia!
    Uso espatula de silicone tambem

  55. Olá, Mimis! Tenho uma churrasqueira elétrica, onde grelho carne, frango, etc. Aquele que a gordura cai na água, sabe?! Costumo temperar os grelhados com um pouco de azeite antes de levar a grelha. ISso é ruim?

  56. A título de curiosidade, vocês sabem para que serve colocar um pouco de óleo ao cozinhar o macarrão? Pra ele não grudar? Pra dar um gostinho? Nada disso! Segundo a ciência, não serve pra nada!

    Agua e oleo nao se misturam e, portanto, o oleo no cozimento do macarrão não tem função.

    Para que seu macarrão não grude, simples: aqueça bem a água antes de coloca-lo.

    Abraços

  57. Olá Mimis!
    Não sei se vc já ficou sabendo da fritadeira sem óleo, mas eu a uso para fazer todo tipo de carnes, frango, peixe, tudinho sem óleo. O melhor de tudo é que o meu marido também gostou, ele não experimentava nada grelhado na frigideira. Ajuda muito no dia-a-dia.
    Bjs

×