Bolo funcional de milho

122

 bolo de milho blog da mimis michelle franzoni

Bolo saudável é o que há! :) E a receita do bolo integral de banana e maçã (ver AQUI) já é sucesso absoluto por aqui.

Eu estava louca por uma receitinha de bolo de milho e espiando a galera do #projetomimis no Instagram, dei cara com essa super dica da @rafaelaramallo. E o que é bom a gente compartilha, né?

Já falei do milho AQUI e é um cereal super do bem então podemos incluí-lo na nossa dieta sempre com equilíbrio.

Vamos lá!

Ingredientes:

- 1 lata de milho em conserva (escorrer e lavar o milho para retirar o sódio) ou a mesma medida de milho cozido.

- 3 ovos

- 1/2 xícara de água  ou leite desnatado (opcional, se você achou a massa muito pesada)

- 6 col sopa de óleo de coco ou margarina ou óleo

- 2 xic de chá de farelo ou farinha de aveia (ou farinha integral ou farinha de arroz para os intolerantes a Glúten) – de acordo com a farinha utilizada a consistência poderá mudar. 

- 1/2 xic de chá de farinha de linhaça

- 1/2 xic de chá de adoçante em pó (tipo sucralose ou outro) ou 1 xícara de açúcar mascavo (o bolo vai ficar escurinho)

- 1 colher de  chá de canela em pó

- 1 colher de sopa de chia (opcional) ver AQUI

- 1 colher de sopa de fermento em pó

 

Modo de preparo:

Bata no  liquidificador ou mixer o milho, ovos, a água e o óleo até desmanchar. Em um recipiente, misturar todos os ingredientes secos e após juntar ao creme de milho batido até que a mistura fique homogênea.  Não há necessidade de uso de batedeira.

Colocar a massa em uma forma anti aderente untada e levar ao forno pré aquecido até dourar (cerca de  25 min., mas varia de forno para forno). Faça o teste do palito para ver se ele está pronto.

Antes de servir, polvilhe com um pouco de canela e adoçante (opcional) ou ainda cubra com coco ralado sem açúcar.

Espero que gostem!

Outras receitas de bolos e sobremesas AQUI

* Curta a FANPAGE e siga @blogdamimis no Instagram.

** Para saber mais da minha história de emagrecimento e tirar suas dúvidas, clique AQUI.

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on Twitter7Pin on Pinterest22Share on Google+2Share on LinkedIn0Share on TumblrFlattr the authorEmail this to someone
MICHELLE FRANZONI

Emagreci 33kg com reeducação alimentar e exercícios e hoje sou mais saudável e feliz. Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontra tudo sobre qualidade de vida, comportamento e bem estar.

Deixe um comentário‏

122 Comentários

  1. Boa Tarde
    Mimis fiz novamente este bolo, alias faço ele sempre para final de semana =)
    Coloquei no lugar do milho, aquelas frutinhas cristalizadas de panetone, uma xicara cheia, e na colher de chia aumentei para meia xicara da mesma, resumindo a massa ficou incrivel, soltinha, as frutas deram tambem um sabor diferente.
    Bom queria retribuir esta receita com vc.
    Beijos

  2. Olá Mmis
    Eu fiz a receitinha do bolo acima com a farinha integral e coloquei 2 xicaras de milho … ficou sensacional, nem pesado nem leve, na medida certa.
    Sempre faço as receitinhas do seu site e adorooooooOOOOO
    Beijos

  3. Acho esse bolo delicioso. Mudei um pouco a receita. A farinha que uso é uma mistura que aprendi com a nutricionista.
    200g aveia em flocos, 100g linhaça, 100g chia, 100g quinoa, 100g amaranto (misturo tudo e coloco num pote com tampa) e uso no lugar da farinha nas receitas

  4. Olá Mimis, gostaria de saber o por que do nome do bolo ser Milho funcional se o “carro chef” do seu bolo: MILHO é enlatado!! Vergonha de receita!! Bolo que engana as pessoas!! Propaganda de quem realmente não entende de Nutrição Funcional…

    • Michelle Franzoni em

      Olá Renata,
      Como você pode ver, a o bolo não é meu, nem o título dado. Como você pode ver também, você pode usar milho natural, como está descrito no texto. Mas acho que você não viu nada disso, porque foca apenas no que quer. Mais atenção na sua leitura, meu amor. E quanto ao enganar… E a sua vergonha… Vá se preocupar com a política brasileira que engana milhões de brasileiros todos os dias. Vá se preocupar com a violência do país, com a pobreza, com a fome que devasta milhões de pessoas que não têm nem milho enlatado para comer. Vá se preocupar com a saúde pública dos habitantes da sua cidade, e tantas outras coisas no mundo que carecem de preocupação real. Abraços.

  5. Silvia e Gabriela em

    Mimis boa querida!!!Eu e minha filha Gabriela estamos fazendo o bolo de milho. Oi mimis é a gabi estou muito ancilosa para o bolo dar certo te amo linda.

  6. Mimis adoro seu blog e adoro fazer essas receitas saudáveis. Aprendi que da pra comer de tudo, comer saudável e manter a forma. Ultimamente tenho me deparado com alguns ingredientes diferentes que substituem a farinha de trigo. Se possível gostaria que pudesse falar sobre elas. Os ingredientes são: farinha de arroz, farinha de aveia e fécula de batata. Obrigada.

  7. Pessoal:
    eu fiz mudancas da minha receita e ficou bem fofinho! (li so depois que os comentarios diziam que ficou duro, fiz a receita sem nem me preocupar com a consistencia hehe)
    Alteracoes da receita: em vez de colocar 2x de aveia eu coloquei: 1 xic de fecula de batata e 1 x de farinha de arroz + 1 colher de amaranto;
    em vez de colocar o leite ou a agua, coloquei meio pote de iogurte desnatado natural (pode ser aquele que fazemos em casa tambem, eu estava em falta deste..)
    Ficou fofinho e gostoso!
    Ah, tempo de preparo no forninho: 20 min e ja tirar do forno, senao resseca ;-)
    Espero ter ajudado!

  8. Mimis querida, não sei cozinhar mas resolvi me aventurar e fazer esse bolo. Ficou muito, mas muito, mas MUITO bom mesmo! Super fofinho e saboroso!! Me senti uma boleira veterana hahaha! Só fiz pequenas mudanças, coloquei dois ovos em vez de três, quatro col de óleo em vez de seis, e misturei à massa meio pacote (50g) de coco ralado. Di-vi-no!!
    Gostaria que vc postasse alguma receita de cookies integrais. Beijos, adoro seu blog!!!

  9. Realmente divino! Mas, eu também fiz algumas alterações…no lugar do oleo acrescentei iogurte natural ficou muito bom! Amei bjus Mimis tudo de bom!

  10. Mimis, amo, amo, amo o seu blog!!! Comecei uma reeducacao alimentar ha um mes, e perdi 4kgs ate agora. Eu fiz esse bolo e ficou uma delicia. As suas receitas sao inspiradoras, nada de “dieta” chata, sempre a mesma coisa, alem de serem saudaveis despertam o apetite tambem pela apresentacao. Eu tenho uma duvida, quando eu uso o oleo de coco, eu primeiro derreto ele e messo 6 colheres de sopa, ou primeiro faco a medida de 6 colheres de sopa e derreto. Tambem gostaria de perguntar quantas gramas tem a xicara de cha, porque uso a xicara de medir q contem 8 ounces (padrao americano) q equivalem a aproximadamente 240 gramas. Voce pode esclarecer essa duvida por favor? Eu calculei q a xicara de cha e 120 gramas, mas gostaria de ter certeza devido ao valor calorico das receitas. Muito obrigada pelo seu trabalho e dedicacao, God bless you.

  11. Eu fiz esse bolo. Mas fiz duas adaptações. A primeira foi substituir a farinha de linhaça, porque não consigo gostar do sabor (ja fiz duas receitas e odiei), pela farinha de coco. A outra foo diminuir um pouco a quantidade de adoçante. Ficou sensacional. Valeu! Continue postando mais receitas pra gente! :)

  12. Eu fiz este bolo e usei farinha de arroz integral e um pouco de farinha seca barriga, mais ou menos umas 3 colheres pois não eu não tinha duas xícaras de farinha de arroz. Ficou uma delícia. Super aprovada a receita. Vou fazer mais vezes!! Bjão Mimis!!

  13. Olá,

    fiz a receita com uma pequena alteração: ao invés de acrescentar qualquer tipo de óleo, coloquei um pote de iogurte desnatado. Ficou muito bom

  14. Fiz este bolo hoje com um pouco menos de linhaça e açúcar mascavo. Ficou uma delícia, e leve ( coloquei a água). O único problema é controlar o tamanho da fatia…

  15. Oláá, fiz esse bolo hoje com algumas adaptações, ao invés da farinha de linhaça, coloquei farinha de maçã!!
    Ficou bom, não é uma delícia…mais é gostoso e saudável, o que é o principal!! Fiz em forminhas de cupcakes e ficou muito bacana.
    =)

  16. Oi mimis eu me chamo angela e atualmente peso entorno de 140 ou mais tenho lutado a minha vida toda contra a balança esse ultimo ano descanssei e aqui estou eu com 140 de novo pois ja tive esse peso a alguns anos atras perdi 70 k em 1 ano foi maravilhoso mas agora parece q nao tenho mas essa força mas ainda nao desisti vou continuar tentando e um dos motivos de continuar é o seu exemplo e de todas essas guerreiras q vç posta todos os dias muito obrigado por esse espaço q a gente ver q nao e sozinha nessa luta beijos.

  17. Eu fiz com água,r milho cozido. Ficou uma delícia, mas sem gosto de milho. Da próxima vez vou tentar fazer com o milho de latinha pra ver se faz diferença no sabor

  18. Estou fazendo o bolo agora, acabei de colocar no forno…. já estou ansiosa para que fique pronto, rs! vou experimenta-lo no amanha no café da manha! ;] depois vou postar uma fotinha no meu IG. beijao

  19. Patricia ACarvalho em

    Olá,

    Desde que conheci esta receita, vivo fazendo aqui em casa. Eu uso açucar mascavo, daí ele fica escurinho, mas muito gostoso.
    Eu colocava leite, e resolvi experimentar fazer a receita com água, ficou muito mais leve.
    Esta, já faz parte das receitas no meu caderno.

  20. Oi Mimis,fiz o bolo e achei a massa mto pesada,eu tenho uma receita de bolo de milho comum que se mede tudo na msma lata do milho e vai fubá tbm ,fica maravilhoso…vou fazer umas alterações nesse bolo p ver se consigo a msma consistência ,porque eu gosto de bolo bem macinho…depois te falo como ficou.Ah,mas ficou gostoso.

  21. hoje meu dia foi pessimo,uma enxaqueca horrenda,fiz o pão de microondas não deu certo.
    confesso que por 20 minutos pensei e hj que eu desisto desta dieta mas ja to menos pior……

  22. Oi Michelle, acabei de comer o bolo de banana e maçã integral agora. Uma delícia! Só que acrescentei menos de 1|2 xícara de leite para ficar mais macio mesmo. Vou testar o de milho para o fim de semana. Já que tenho uma receita engordiet, rsss que adoro. Mas temos que melhorar nossos hábitos, né!!! Bjs.

  23. Por favor, me envia um cardápio semanal p me auxiliar na perca do peso. Um que vc fez, aí os próximos eu montarei. Tenho de perder 15 kg e não consigo… Beijos e parabéns!

  24. Eu aprendi a fazer um bolo de milho com a minha avó que não vai nenhuma farinha! Ela chamava de Bolo Pamonha, por que aproveitava o bagaço do milho depois de fazer o cural!

    4 espigas de milho
    1 litro de leite

    Bate bem o milho com o leite no liquidificador e passa na peneira, reserva

    Bate 4 claras em neve bem firme e reserva.

    Bate as 4 gemas com 2 xícaras de açúcar ou adoçante até ficar bem branquinho (como gemada) junta 1 xícara de margarina e bate mais, junta o milho reservado e 1 xícara de leite puro(não o reservado)aos poucos e batendo, quando a massa começa a formar bolhas tira da batedeira e junta uma colher de fermento, mistura sem bater, junta as claras em neve delicadamente, põe na assadeira untada e enfarinhada e assa em forno aquecido até ficar douradinho.

    Eu faço numa assadeira e depois em quadrados, embrulho um a um em papel alumínio e congelo, quando quero um lanchinho está ali à mão e evita que a gente coma o bolo inteiro por que é uma delícia! Quentinho tem gosto de pamonha mesmo! Aquele leite que sobrou adoça a gosto e leva ao fogo baixo até engrossar mexendo sempre, coloca em tacinhas e depois de frio polvilha com canela e geladeira!

    Eu uso milho fresco por que sou hipertensa e evito tudo o que tem sódio e o sabor é infinitamente melhor e os nutrientes são preservados, o que na minha opinião é mais importante e eu uso açúcar por que prefiro comer menos mas comer coisas saborosas ou a vontade continua ali! Mas acredito que adoçante pra forno e fogão de certo, eu nunca achei um que eu gostasse do sabor! Batendo as claras em neve e o bolo na batedeira em vez de liquidificador ele cresce bem levinho, a farinha não faz falta nenhuma! eu faço também de banana e de chocolate sem nenhuma farinha.
    Essa receita é mineira e deve ter uns 100 anos, minha vó batia na mão e usava manteiga feita na hora, na fazenda! Ela faleceu com quase 90 anos e elegantérrima, não comia nada industrializado por que dizia que inchava. Adorei o blog e a energia positiva e decidida do pessoal aqui! Engordar também não é tão fácil e nem acontece de uma hora pra outra e se a gente conseguiu pode fazer o caminho de volta, só querer! Fazer o bolo e depois lavar a louça também queima calorias! ;) Sucesso pra todas!

  25. Márcia de Campos Barbosa em

    “Eu comprei o livro e resolvi a ler primeiro e ver se era isso que eu queria e resolvi estou amando e tomei consciencia que gordura não é saúde, dos meus 91quilos,já perdi 1quilo.Agradeço ao Dr.Dukan por esse maravilhoso livro.

  26. Fiz hj o bolo.. deliciaa.. tive q adaptar alguns ingredientes pq uns nao achei no mercado outros esqueci de comprar… fiz com farinha light de centeio e um pouco de aveia… deixei o creme de milho bem molinho e o bolo ficou uma deliciaaaa…

  27. bom dia Michelle, fiz ontem a noite esse bolo, ficou saboroso, mas eu deveria ter vindo aqui novamente antes de o fazer, para pegar a dica do leite; não ficou duro, ficou “crocante”. Estou a passos lentos emagrecendo, com reeducação alimentar e te acompanhando nas suas jornadas, inclusive estive com o Dr. Jardis e provavelmente farei o tratamento recomendado. eu consegui conhece-lo pessoalmente! ;) . Bjs

  28. eu fiz bariátrica e preciso perde sete quilos vou vou fazer alguma receita sua pra ver se eu consigo eliminar estes sete quilos que estão me em comodado me de uma dica o que devo fazer me responda obrigado

  29. Olá!!

    Estou começando minha reeducação alimentar, preciso perder 6 kilos, mas hoje bateu uma vontade enorme de bolo de milho!
    Curti muito esse seu, só queria saber quantas calorias ele tem (ou por porção) pra poder encaixar certinho no meu cronograma :-)

    Beeijo!

  30. Oi Michele, estou conhecendo hoje seu blog e já me apaixenei, como tantas e tantas pessoas, tb estou tentando uma reeducação alimentar e a parte mais difícil é a de q vc realmente precisa se afastar do convívio social, (ao menos até ter mais auto-controle) digo isso pq o lema das minhas amigas é: melhor ser uma gordinha feliz q uma magrinha frustrada, só q ñ estou feliz c meu corpo, ralo a semana toda e no fim de semana ponho tudo à perder seguindo essa “deixa”, então p mim chega, preciso ter força de vontade e aprender a dizer NÃO. Espero ter êxito, assim como vc, bjos e parabéns!!!

  31. Michele, bom dia. Como vc faz estrogonofe? Tentei fazer engrossando o leite com farinha de milho, mas não fica legal! Achei que ficaria, pq já fiz tua polenta e ficou gostoso… mas com o estrogonofe não funcionou…. Você alguma dica?

    Att., Tallita

  32. ADRIANA MADUREIRA em

    AMIGA, SEU BLOG É UMA BENÇÃO, OBRIGADA PELO CARINHO E POR DISPENSAR SEU VALIOSO TEMPO PRA GENTE, TUDO NELE É DE MUITO BOM GOSTO, AMO LER SUAS RECEITAS E SUAS DICAS ME AJUDAM MUITO, VC É UMA PESSOA ILUMINADA, BEIJAO GRANDEEEEEEEEEEEEE

  33. Olá.. fiz o bolo igualzinho o da receita..e ficou batumado e não cresceu.. fiz com farinha de arroz e uma colher de fermento.. como diz a receita.. pq sera? obrigada.. sigo sempre seu blog e insta

    • Olá Juliane…
      A farinha de arroz tende a deixar a massa dura. Existe uma farinha SEM GLÚTEN, que a massa fica macia. Obs.: o resultado da farinha comprada pronta é bem diferente da elaborada com as receitas que achamos na net, acredito que seja devido a quantidade de cada item.

  34. Cris Guimaraes em

    ótima receita, simples e gostosa, eu nem acreditei que achei algo doce integral, pois todas as receitas que eu testava com farinha integral ficavam péssimas, valeu a dica!
    Bjs

  35. A receita está perfeita, incluí 1 xc de chá de leite desnatado pois achei a massa muito dura, dessa forma o bolo ficou perfeito e bem molhadinho.

  36. Mimis, já coloquei no forno essa maravilhosa receita, cheguei em casa com vontade de um bolinho de milho ou fubá e fiquei pensando como faria de uma forma mais saudável..e vejo esta receita, não acreditei!! rs Como não tinha aqui a farinha de linhaça, coloquei aveio fina. Vamos ver se dará certo.. conto amanhã. Parabéns pelo blog, ando fazendo muitas receitas, e no último mês eliminei 4kg, sigo RA a alguns tempo, mas estava um pouco relaxada..rs bjus

  37. Thiago Pereira0 em

    Uma dica legal do milho ao invés do “em conserva” comprar aquele que é ‘no vapor”, tem bem menos sódio, pois não tem o líquido salgado.

  38. Segui a receita passo a passo, mas o meu bolo ficou duro!!!!!! O que pode ter dado errado, Mi? Antes de colocar a massa no forno estranhei a consistência dela… Estava mais firme do que de costume a ex do bolo de maca e banana..

  39. OI LINDAAAAAAAAAA sabe qtas calorias tem esse lindo bolo…mimis vc foi minha maior inspiração para emagrecer ja eliminei 19 kg em 2 meses e vc foi o maior presente que achei aqui para me ajudar obrigada por todas as dicas graças a você e várias dicas que pego por aiiiiiiiiii bjs minha querida INSPIRAÇÃO

  40. Olá Mimis! Obrigada por existir, tem 12 dias que estou seguindo suas dicas, retirei o óleo de todas as preparações, refeições como feijão, arroz, carne, peixe, frango…, tudo fica muito gostoso e saudável, meus filhos estão se alimentando muito melhor e eu já perdi 5 quilos, você é exemplo de dedicação e força de vontade, beijão.

  41. Oi Mimis…
    estou reeducando a minha alimentação e tenho seguido muito vc, tanto aqui no blog, como no Instagram. Muito obrigada por todas as dicas!!!
    Gostaria de saber se a linhaça pode ser substituida, ou mesmo retirada. Tenho intolerância e não posso comer.
    Bjs
    Kelly

  42. Luciana Lourenco em

    Oi Mi! Adoro o seu blog, parabens! E adoro bolo de milho tbm rsrsrs Poderia por favor me passar a medida dessa xicara q vc usa para fazer essa receita do bolo? Moro no exterior e sempre q estou fazendo uma receita fico confundida com essa medida da xicara :(
    Encontrei o Freekeh aqui e adorei, esta sendo um alimento q consumo diariamente. Obrigado pela dica, bjs

  43. Michelle

    Qual é o mixer que você tem?

    Indica um modelo?

    Quero comprar e não sei qual modelo eu compro. Quero para fazer as suas receitas. Nunca tive.

    Abraços.

    • Vanessa Ventura em

      Ei Tati… Eu tinha o Mix Vertical Black & Decker… que eu acho que é o da Mimis… Pelo que vejo nas fotos! Ele é ótimo! Algo em torno de R$ 60,00. Depois ganhei de presente um da Wallita, e me desfiz do que tinha! Me arrependo muito! O da Wallita não é tão bom! Espero que tenha ajudado =)

  44. Olá Michelle,
    Eu também não sou adepta de comida com óleo mas o arroz integral eu não consegui ainda fazer sem o mesmo.
    Poderia me passar a receita que vc faz?
    Estou me espelhando no seu sucesso para emagrecer.
    Beijos

  45. Humm que delicia…vou fazer amanhã, para meu lanche da tarde…já fiz o bolo integral de banana e maça e foi super aprovado por todos lá em casa….Mimis parabéns pelo seu blog e pela sua determinação…beijus

  46. Erica Lopes Carvalho em

    Oi Michele,eu tbm perdi 27kilos,,em 10 meses a 1 ano. Queria muito fazer uma abdominoplastia e colocar silicone,mas não tenho condições. De repente através de vc eu conseguiria esse presente. Estou feliz magra,mas queria muito tirar essas peles. Obrigado.