Tempero de alho e oliva

73

tempero de alho e oliva  michelle franzoni   blog da mimis_

Vocês já notaram que eu não uso muito alho nas minhas receitas, né?

Mas eu adoro! 🙂

A questão é que tenho um probleminha toda vez que descasco alho. O cheiro dele permance na minha mão por dias. Já tentei esfregar no inox e tudo o mais mas não adianta. E não tenho paciência para usar luvas todos os dias. rsss

Então eu prefiro a cebola que é mais prática.

Maaaassssss… eu tenho um segredinho de família que hoje vou contar para vocês.

Esse temperinho de alho e oliva que fazemos lá em casa é super prático e pode ser conservado na geladeira por muito tempo, por causa da presença do óleo. Além disso, o azeite de oliva dá um super sabor.

Hoje eu quase não uso mais óleo nas minhas receitas (ver AQUI), mas quando quero recorrer ao alho, pego o meu potinho pronto na geladeira. 🙂

Dá para usar em qualquer receita que você queira: tortas salgadas, omelete, ensopados, arrozes, massas e muito mais.

Os ingredientes? Alho e oliva na quantidade  que você quiser.

Assista o vídeo e veja como é fácil.

Nunca fiz no liquidificador, mas acredito que funcione também. O segredo é bater bem rapidamente para que o alho fique em pedacinhos e não vire uma pasta.

Guarde em um potinho e cubra com azeite de oliva (ou óleo comum).

Eu mantenho na geladeira por até 2 meses sem problema algum, pois como falei, o óleo vai protegê-lo.

Quando eu uso, como maneiro no óleo, pego com um garfinho e dou uma escorrida boa para deixar o alho mais sequinho.

Ah! Dá para usar nas saladas, grelhados, omeletes, massas ou onde quiser. Mas lembrem-se que cada colher de sopa de azeite tem cerca de 115 calorias.

Espero que tenham gostado do meu segredinho. 🙂

Para tirar suas dúvidas sobre o meu processeo de emagrecimento e vida saudável, clique AQUI.

Para mais receitas gostosas, clique AQUI.

Siga o Blog da Mimis no FACEBOOK e INSTAGRAM @blogdamimis

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

73 Comentários Mostrar comentários

  1. Para tirar qualquer cheiro das mãos, seja alho, cebola, etc, lave as mãos com água, coloque sal nas mãos e esfregue como se fosse sabão. Pode usar uma quantidade boa, e esfregue todos os cantinhos dos dedos e das mãos, depois enxague com água novamente. Além se deixar as mãos com um cheiro neutro dá até uma esfoliada.. rsrs.. depois pode lavar normal com sabão tb.

  2. É so vc depois de descascar, lavar a mão com agua corrente SEM ESFREGAR…se ainda persistir, passe café nas mãos … DEPOIS DE LALAR EM AGUA CORRENTE SEM ESFREGAR…acredite, funciona rs beijos

  3. Mi tudo bem? Vi que você não gosta de usar alho pelo cheiro….. Experimenta o seguinte…. Faça a manipulação com o alho e quando terminar, não use detergente nem nenhum tipo de produto, apenas deixe a mão debaixo da agua corrente da torneira, e não precisa ser muito tempo, alguns segundos para o cheiro sair da mão.
    Experimente e depois me conte :-D.

    Aproveito para dizer que faz umas 2 semanas q acompanho seu blog e amo tudo o q vc posta, principalmente as dias pois ser mãe, trabalhar fora e ainda se cuidar o tempo é curto e a gente precisa ganhar tempo, então as dicas que você dá para economizar tempo é o q mais aprecio.

    Sucesso e parabens pelo blog. Grande bj

  4. Oi, Mimis!
    Estou adorando seu blog!!!
    Li o que escreveu sobre o cheiro de alho não sair da mão. Aí vai uma dica, não sei se você já conhece.
    Depois que mexer com alho ou tempero você nunca deve lavar a mão com sabonete ou detergente.
    Você deve lavar apenas com água. Se passar o sabonete ou detergente ele irá fazer com que o cheiro grude
    na mão. Isso serve também para vasilhas, como liquidificador, por exemplo.
    Espero que tenha gostado da dica.

  5. Olá! Tenho uma dica que realmente tira o cheiro de alho: vc deve passar a mão em peça de inox sob água corrente. Sempre faço e comigo dá certo! Abraço!

  6. Oi Mimis! Tem sabonetes líquidos específicos para tirar cheiro de comida da mão. Conheço de algumas marcas se quiseres dicas. É milagroso!! Mas quanto ao alho, eu prefiro usar o potinho q jah vem picado e desidratado. É vida!!
    Adoro seu trabalho!! Beiijooo!!

  7. Com tantos comentários acabei não lendo todos. Mas minha dica para sair cheiro de alho da mão é coloca-la na água corrente da torneira e não esfregar. O cheiro sai

  8. Dica pro cheiro de alho( dica da minha mãe) na hora que vc for lavar a mão, só deixe em água corrente, sem esfregar nem nada, só a água, depois você me conta..

  9. Ola Mimis bom dia!
    Obrigada por compartilhar as receitas, entre outras tantas dicas…
    Tenho uma para você sobre o alho, apos descascar coloque as mãos em água corrente, deixe escorrer bem a água entre os dedos, depois com o polegar esfregues os demais, tudo embaixo da água.
    Também sofria com o cheiro, e aprendi que só agua já é o suficiente para eliminar aquele oléozinho que fica.
    bjs

  10. Eu faço meu tempero assim: bato o alho no processador, retiro as sementes das pimentas e também as bato, pico cheiro verde, coloco sal, e outras ervas de minha preferencia, misturo tudo e deixo no sol para que sequem um pouco assim não estragam, depois guardo num pote. Dessa forma fica mais prático.

  11. Michelle, Sou magra , mas sofro com retenção de líquido. Acordo sempre normal e durante dia vou acumulando líquido na região do abdome ficando deformada. Já fui a vários especialistas (endócrino, nefrologista ) , mas nenhum deles descobriu o que me faz ficar dessa forma. Faço musculação , sou corredora de rua, portanto, tenho o corpo considerado ótimo para a minha idade, embora já tenha passado dos 50. Infelizmente, esse problema me deixa muito angustiada e não consigo me sentir à vontade nem para ir a praia. Você tem alguma sugestão para mim.?

    • Michelle Franzoni em

      Oi Amada, difícil dizer. Vc ja viu se não é alguma intolerancia alimentar? à gluten, lactose ou outra? Venha me contar depois! Beijos!

  12. Michele,

    Uso sua receita para com azeitona para fazer petisco, fica muito bom tambem.
    Vi sua observacao sobre o cheiro de alho na mao.
    Quando terminar de picar ou descascar o alho, coloque a Mao embaixo d’agua sem esfregar os dedos. 30 segundos e o suficiente e nao fica cheiro nenhum na mao. Faça o teste e veja se funciona com voce. Comigo da certo. Abracos.

  13. Oi Mimi… estou conhecendo o seu blog… e estou adorando. Admiro o fato de que todo o seu esforço foi por conta própria e com o objetivo de ser você mesma porém melhor.. e mais saudável. Mas para todas nós que ainda estamos no processo de alcançar nossos objetivos, você é uma inspiração, a prova de que podemos chegar lá e que só depende de nós. Obrigada por dividir sua experiência e conhecimentos conosco aqui. E por falar em conhecimentos… tenho uma dica sobre a questão de descascar o alho.. se você colocar varios dentes de alho em um pote, fechar e sacudir por algus minutos… quando abrir o pote vai notar que os alhos estarão sem a casca… ela se solta sozinha por conta do movimento.
    Vou ficar de olho no blog por novas receitas… beijinho.

  14. Também tenho esse problema com os cheirinhos de alho e cebola na mão mas achei um sabonete milagroso!! È de uma loja famosa a Mahogany lá tem um sabonete especifico para tirar odor dessas coisinhas da mão e super funciona além de ser mega cheiroso!! Aprovadíssimo, experimenta! beijinhos

  15. Dica: no mais você A Ana ensinou que é só colocar os dedos debaixo da torneira e naum esfregar os dedos, naum fica cheiro nenhum, só faço assim!#ficaadica!!! bj

  16. Uma dica do alho, pois amo também e meu problema eh ficar conversando com ele… Eu asso uma cabeça se alho quando coloco uma carne no forno, tempo de 30 min aproximadamente, a cabeça esta cozida. Guardo na geladeira e uso ele já assado nos pratos…
    Nao precisa tirar a casca, nada… Do jeito que voce compra, coloca na assadeira.. Depois de pronto, ele vai parecer um creminho…. Delicioso!!!!!! Sem cheiro, sem conversa…. Kkk
    Eu recomendo….. Bjs

  17. Oi Mi.
    Amo alho e amo azeite de oliva. Só que o azeite de oliva extra virgem não pode ser cozido (é usado em saladas e em cima da comida pronta), somente o refinado (que não temos aqui). Bjs

  18. Também evito o uso do sal em casa, faço um tempero caseiro (receita da vovó) com alho, azeite (mais pouco) manjericão, alecrim, um pedaço de pimentão vermelho, amarelo, verde e cebola branca. Coloco tudo no processador e guardo em um vidro, faço pra durar 15 dias.

  19. Vi uma entrevista com a Meryl Streep sobre o filme “Julie & Julia”, nela ela dá a dica de esfregar sal fino nas mãos após o término do uso de alho ou cebola. Testei e agora uso sempre!

    Beijos

  20. Meninas, não sei se alguém já postou, mas segue… Usamos muito alho aqui em casa também, então colocamos o alho em uma tupperware, fervemos água suficiente para cobri-los e jogamos em cima, deixamos por um tempo… Vocês vão ver a casca vai ficar molinha, daí é só terminar de tirar e triturar.

    Bjos

  21. Pingback: Refogadinho de frango com legumes - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  22. Amo seu blog e sempre indico por causa da sua força dicas e suas receitinhas!!!Eu sempre uso sal pra tirar cheiros ruins das maos.Mas eu nao tenho paciencia com.descascar alho,por isso compro tipo um kg descasco e bato no liquidificador com azeite cebola de folha e cabeça e coloco um pouco de sal. Acho q o gosto fica nem forte e eh uma delicia!!!!

  23. Aprendi com minha sogra e funciona mesmo! Lavar as mãos somente com ÁGUA, esfregar bem as mãos. Se colocar sabão qualquer coisa fica o cheiro horrível na mão. Comigo da certo!!!

  24. A minha dica é infalível e bem simples, dê leves batidas no alho (como fosse socá-los) então a casca se soltará por completa. Não tem erro, cheiro de alho nunca mais! Rs

  25. Oi Mimis.. Realmente ficar com a mão cheirando alho não dá.. Um truque que eu uso e dá certo .. Você espreme o limão num potinho e coloca agua.. ai vc coloca a mão dentro..o cheiro sai na hora.. Nem parece que você descascou alho.. Dá certinho..
    Beijinhos

  26. Boa Tarde,
    Gostaria de mostrar a vcs, a Solução pros problemas acima Citado. É Maravilhosooooooooooooooooooooooooo…… Pode acreditar, Além de fácil e prático, vc tritura o alho, em menos de 5 Segundos.

  27. Mimis, parabéns pelo Blog! Agora a minha receita: Para tirar o cheiro de alho das mãos, basta não esfregar os dedos, e deixá-los por alguns instantes sob água corrente. Só isso!

    Quanto mais esfregar os dedos com sabão ou detergente, mais impregnado fica o cheiro do alho! Só agua corrente basta!

    O mesmo vale para a cebola!

    Beijos!

  28. Mina,eu adoro suas receitas,porque vc esplica passo-passo,nãotem como erra.UMA DICA PARA MÃOS ,QUANDO VC USAR QUALQUER,COISA QUE DEIXA CHEIRO,PRODUTO DE LIMPEZA OU ALGUM INGREDIENTE…VC LAVA AS MÃOS COM UM POUCO DE LEITE OU VINAGRE O CHEIRO SAI NA HORA. O vinagre serve tambem para quando vc for usar fritura o chero fica no ambiente e alem de ficar no ambiente pegrina nos cabelos para nao ocorrer isto BASTA COLOCAR UM POUCO DE VINAGRE NO COPO E DEIXAR PROXIMA A FRIGIDEIRA QUE O CHEIRO NÃO FICA..

  29. Mimis, descobri seu blog faz pouco tempo, mas definitivamente amo suas receitas…ficar de dieta com suas receitas é um sonho….
    Estou aqui para te dar uma dica que um chef de cozinha deu na TV uma vez, para tirar o cheiro de alho das mãos basta esfregar nas mãos umidas um pouco de sal. O sal atua como esfoliante, e retira o cheiro de alho, depois só lavar com um sabonete cheiroso e pronto. Funciona para mim todas as vezes, quem sabe dá certo pra vc também…é realmente dificil ter que fazer sua propria comida no almoço e depois ter que voltar a trabalhar e no meu caso, com papeis porque sou advogada…. quanto menos vestígios da cozinha melhor….
    Bjos

  30. Mi. Após descascar o alho lave as mãos em água corrente, sem esfregar. Deixe a água correr por alguns segundos. Depois seque. É incrível, o cheiro forte de alho sai completamente. Este é o segredo, espero ter ajudado! Beijos

  31. Oi mimis Boa Noite estou em processo de emagrecimento e estou graças a Deus obtendo sucesso. Minha duvida é como manter meu peso quando atingir o ideal fico preocupada em engordar novamente.

  32. Oi Mimi! Adoro te acompanhar voce é uma inspiração pra todas nós!
    Olha vou te passar um truquezinho e vc nunca mais vai reclamar de cheiro nas mãos por causa do alho! Rs
    Antes de usar o alho passe óleo de girassol nas duas mãos deise um pouquinho de óleo num potinho e vá colocando os dedos a medida que voce corta…descasca…amassa…passa na carne…etc após cozinhar ou terminar de usar o alho é só lavar as mãos com agua corrente e sabão liquido pode ser ate o de lavar louça! Espetacular e nada de cheirinho indesejável!! Faça o teste Mimi voce vai adorar!! Depois me conte se deu certo viu? Bjim

  33. Mimis, uma dica infalível que eu tenho pra tirar aquele cheirinho desagradável de alho das mãos é lavar com a borra do café e um pouco de detergente… Além de tirar o cheiro ruim ainda deixa as mãos super macias! bjo! 🙂

  34. maria rosa fifolato em

    Bom dia mimis, estou encantada com seu blog, ontem fiz a receita do omelete, ficou uma delicia. Voce esta de parabéns, eu preciso perder quatro kilos, tenho certeza que vc vai me ajudar e muito. obrigado.

  35. Oi Mimis olha um truque que eu faço quando tenho cheiro de alho nas mãos é esfregar açúcar de preferência refinado com apenas umas gotinhas de água. Faz-se uma esfoliação e fica com as mãos bem macias e sem cheiro.
    bjo

  36. Oi mimis, muito boa sua dica…eu jah sabia por causa do curso de culinaria que eu fiz, realmente facilita muito…a do liquidificador eu jah testei e funciona sim, só que o alho fica mais pastoso o que da pra ser colocado em recheio de pizzas, sanduíches pra quem gosta! Bju flor!

  37. Michelly Menassa em

    Oi Mimis! Tem um segredinho que é bom pra descascar o alho com facilidade e de quebra não deixa odor nas mãos…. Separe os dentes da cabeça de alho e deixe em uma vasilha com água e gelo com uns 30 minutos… depois é só descascar. A casca vai sair com muita facilidade e as mãos não vão ficar com odor 🙂

  38. o que a Ana falou funciona … para tirar o cheiro de alho das mãos deixa a água corrente bater nas pontas dos dedos por alguns minutos sem esfregá-los.

  39. Mimis, adoro seu blog é tudo feito com tanto cuidado, tanto carinho, suas receitas são o máximo e me inspiraram para uma vida mais saudável. Obrigada por dividir sua história com a gente.

  40. Oi Mimis, adoro seu blog e estou tentando emagrecer embora esteja com muita dificuldade em controlar a ansiedade, mais hoje queria te dar uma dica, pra tirar o odor das maos seja de alho ou agua sanitaria eu uso borra de po de cafe, comigo funciona, vc ja testou…..bjos

  41. Oi mi, nossa não consigo cozinhar sem alho ….adoroooo. Mas tem um segredinho que você não sabe!!! Pode descascar o alho sem luvas amiga…quando acabar lave suas mãos em água corrente…..” Sem esfregar os dedos” deixe a água escorrer sobre eles por alguns minutos. Depois seque as mãos, continue a fazer seu prato e no final ai sim lave as mãos com seu produto favorito. Faça essa experiência!!! Beijos querida . Ana fisio

    • Exatamente isso! Eu tbm faço esse truque e é muito eficiente… As pessoas falando vc pode até não acreditar… ” Só deixar água correr, magina!!!” Mas é pura realidade, eu tbm abro a torneira, deixo os dedos debaixo da água corrente durante uns segundos e pronto! Nada de cheiro nas mãos! O segredo é NÃO esfregar, pois o alho, quanto mais vc esfrega, mas ele adere na pele! Quem não conhecia isso, façam, vale a pena testar! Bjs

    • As meninas já deram a dica, aprendi com o Ed Motta ahaha mas em vez de água corrente, eu deixo a água bem fraquinha, quase um fio. E aí, rapidinho sai o cheiro!!

×