Filé de peixe ao molho de camarão

39

filé de linguado ao molho de camarão  blog da mimis michelle franzoni_-4

Vocês sabem que eu moro em uma ilha maravilhosa, né? E aqui em Florianópolis é bem fácil encontrarmos frutos do mar frescos.

O que antes era um prato de final de semana, desde a minha dieta de emagrecimento  passou a fazer parte do meu dia a dia. Inserir frutos do mar na alimentação agora é lei aqui em casa e super saudável. 🙂

Hoje fiz uma receitinha que vocês vão amar! Bem tradicional aqui da ilha, o filé de peixe que eu usei foi o linguado, mas você pode usar outro da sua região.

Vamos lá!

Ingredientes:

– 500 g de filé de peixe (eu usei linguado)

– 400g de camarões descascados (ou 0,8 kg com casca)

– 2/3 xícara de farelo de aveia (substituições abaixo)

– Suco de 1 limão

– sal e pimenta do reino à gosto

–  1/2 xícara de chá de salsinha ou coentro picados

– 1 cebola picada

– 1 dente de alho picado

– 1 tomate picado

– 1/2 xícara de molho de tomate caseiro ou pronto

– 1 colher de sopa de azeite de oliva

– Molo de pimenta

 

filé de linguado ao molho de camarão  blog da mimis michelle franzoni_

Modo de preparo:

Tempere os filés com limão , sal e pimenta do reino e passe no farelo de aveia. Você pode substituir o farelo por farinha de trigo integral ou aveia ou farinha de quinoa para quem é intolerante à glúten.

filé de linguado ao molho de camarão  blog da mimis michelle franzoni_-2

Eu ia usar o ovo mas desisti. rsss Então não precisa passar no ovo se você quiser uma crosta mais fina, ok? Eles ficam lindos assim.

filé de linguado ao molho de camarão  blog da mimis michelle franzoni_-3

Lembram que falei AQUI que a técnica de  “fritar” sem óleo não funciona para alguns casos? Então! Nesse caso do linguado vou precisar de um pouco de azeite, porque senão a água vai virar farofa hahaha. Outra opção é colocar no forno, mas particularmente eu acho que o peixe fica seco e não curto muito.

Pré-aqueça uma frigideira antiaderente e coloque o azeite. Essa quantidade indicada de óleo dá para “fritar” uns 4 filés, portanto divida quando usar. Só vire o filé quando ele já estiver dourado embaixo. Depois que dourar dos dois lados, está pronto.

Molho de camarão:

Refogue a cebola e o alho conforme explicado AQUI. Acrescente o camarão e o molho de tomate. Tempere com sal à gosto. O camarão cozinha bem rápido, então dependendo do tamanho dele em cerca de 5 minutos está pronto. Na dúvida, roube um e experimente para ver o ponto, é assim que faço. 🙂 Por último, coloque o tempero verde e o molho de pimenta se gostar. Eu amo pimenta. rsss

Pode combinar com legumes, arroz integral ou outro acompanhamento saudável. 🙂

Quem fizer me conta depois, heim!

 

Rendimento: 5 porções

Calorias: 265 kcal

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

39 Comentários Mostrar comentários

  1. Boa noite, Michele. Estou te acompanhando igual sombra, em todos os seus canais. Para empanar o peixe pode ser farinha de aveia também ou só essas opções que você citou no peixe com molho de camarão? Obrigada

  2. J’ai teste9 ta recette et mes invite9s ont tous adore9. Il e9tait super bon. Le seul “hic” c’est que j’ai essaye9 de faire six coucehs comme tu me l’avais conseille9 mais mon moule e9tant de taille normale, le surplus de pe2te a de9borde9.Ceci e9tant, la prochaine fois que que le fais, je ferais que 5 coucehs. Merci pour tes recettes

  3. Gabriel Drummond em

    Tava pensando em fazer algo parecido mas não sabia bem como fazer com o camarão. Vou tentar assim que parece dar bem certo!
    Obrigado pela dica

  4. Pingback: Peixe escalado - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  5. Adorei a receita. Só não adorei mais o site porque percebo que muitas meninas tem dúvidas parecidas com as minhas e você só responde umas raras. Sei que às vezes o tempo é curto, mas é essencial pra quem quer seguir suas dicas ter sua atenção.

    • Michelle Franzoni em

      oi amada! Que bom que vc gostou! Eu tento responder tudo que posso e também quando eu sei as respostas, porque a gente não domina tudo né? 🙂 Além disso, como você mesma falou muitas dúvidas são semelhantes e já foram respondidas, então basta ler os comentários anteriores. Testa a receita e me diz o que achou! Beijos!

  6. Mimi, posso fazer essa receita com filé de Saint Peter?
    fica muito calórico?????
    Obrigada pela inspiração, vc me ajuda a cada dia!!
    Beijo grande

  7. Priscila Bombazar em

    Olá mimis tudo bem ? tbm sou de Santa Catarina 😉
    Sou Apaixonada por Empadão hihhi, tem alguma receitinha mais leve que eu possa fazer ?
    Amo Seu Blog
    Bjocas

  8. Ola Mimi! Fiz esta receita e posso dizer que ficou simplesmente maravilhosa. Ganhei até elogio do maridão!!
    Usei o robalo pois era o peixe que estava fresquinho quando fui comprar.
    Obrigada pelas receitas sempre tão saudáveis

  9. Mimis me chamo Helena tenho 12 anos e sou zoada por ser gorda,quero acabar com isso de modo saudavel mas nao sei por onde posso começar me ajude por favor

    • Michelle Franzoni em

      oi minha linda! converse com sua mãe e explique que vc deseja emagrecer. Mostre o blog a ela. Leiam juntas e tente melhorar sua alimentação. Praticar atividade fisica é otimo para emagrecer. Dança, bicicleta, exercicios ao ar livre, ginástica, escolha algo que você goste. Se vc tiver condições, procure um nutricionista para lhe ajudar. Um beijo e força! Venha me contar depois!

  10. Mimis eu queria saber se a técnica que você usa para fritar com água não danifica a frigideira antiaderente? é que a minha eu comprei agora e foi baratinha, não foi cara.

  11. Oi Mimis fiquei com dúvida com relação ao fritar o filé do peixe… 1 colher de sopa de óleo de oliva para fritar 4 filés, é isso? Não tem problema aquecer o óleo de oliva? Não fica ruim?

  12. Mimis tenho dúvida de algo que vC já fez a receita ,porém não consigo. É o nosso amado BRÒCOLIS. O meu não fica lindo e verdinho h2o na boca. por quê ? Me dá uma dica para o meu BRÒCOLIS ficar igual ao seu !
    Tbm cozinhei na h2o e sal e não consigo !
    onde tô errando ??? Me ajuda ???
    bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  13. Jamais pensei em empanar peixe c/ a farinha de aveia!
    Deve ser uma delícia !levando o camarão então ! Hummmmm , como peixe todosos dias ,amanhã farei !!

  14. Bahh.. to com desejo de comer camarão faz uma semana já.. Vou hoje no Chico comprar uns grandões pra fazer esse molho!! Hehe.. Mimis, imagina, ao invés da aveia, empanar com a farinha de coco (que é mais firme e crocante) e no molo colocar um tico de leite de coco!!!!! Quase uma moqueca!! Jesus!!

×