Florianópolis: ilha da magia

71

Eu tô sempre falando de cidades por onde passo e me dei conta que nunca falei da minha ilha linda! 

Floripa para os íntimos, é a capital do estado de Santa Catarina, uma ilha com mais de 45 praias maravilhosas. Aqui a qualidade de vida dá show, mas, como em todo lugar,  é preciso saber aproveitá-la. 

E eu aproveito demais! E hoje vou contar meus cantos preferidos da ilha e algumas curiosidades.

floripa--blog-da-mimis--michelle-franzoni-10

Meu dia a dia é no centro da cidade, e eu adoro essa região. A bike é meu meio de transporte e com ela eu vou para todos os lugares.

No centrão, não deixe de conhecer o Mercado Municipal, super agitado aos sábados, a Praça XV e a bela figueira, e a  Catedral Metropolitana. É tudo pertinho e dá pra fazer o passeio a pé. Nas sextas feiras, ao lado do Mercado, tem uma feirinha na Praça da Alfândega, e eu adoro comprar coisinhas ali.

A Avenida Beiramar é linda e é onde a galera pratica atividade física. Em uma das paradas, dá pra alugar bike nos finais de semana e também tem uma feirinha aos domingos. Eu tô sempre pedalando por ali, quem sabe a gente se esbarra. 🙂 E a Ponte Hercílio Luz é o cartão postal de Floripa. Para tirar fotos lindas, vá ao Forte Santana. 

floripa--blog-da-mimis--michelle-franzoni-12

A praia mais badalada de Floripa é sem dúvida Jurerê internacional, no norte da ilha.  Seus beach clubs fazem sucesso de dia e de noite e na temporada do reveillon e carnaval é difícil conseguir um lugar ao sol. Dica: Em frente aos barzinhos é o point da galera e ótimo para ver e ser visto, e paquerar á claro!

No norte ainda tem as lindas praias da Lagoinha e Brava.

Indo para o sul, tem Campeche pra quem adora ondas e kite surf e um cantinho especial: o Ribeirão da Ilha

O Ribeirão é uma praia calma, de baía, e foi o primeiro lugar a ser colonizado na ilha. Cheia de restaurantes especializados em frutos do mar, é ali também que cultivam ostras que são distribuídas para o Brasil todo. Imperdível: ir almoçar no final da tarde e ver o por do sol.

Mais à leste, tem a famosa Lagoa da Conceição, que já pode ser vista e fotografada do alto do morro. Ah como minha ilha é linda! 🙂 Descendo você cai no centrinho da Lagoa, cheia de lojas e cafés.

À esquerda, antes de atravessar a ponte que vai para a Avenida das Rendeiras, tem um ponto de saídas de barco para a Costa da Lagoa. Passeio delicioso que pode ser feito em pelo menos 4 horas, pois a ida até os restaurantes demora um pouco. Você pega o barquinho para a Costa e escolhe o restaurante que quer almoçar.  É um lugar que até hoje só se chega de barco, então prepare-se para encontrar muito muito mar, verde e tranqulidade por ali. Amo demais!

floripa--blog-da-mimis--michelle-franzoni-11

Continuando até o final da Av. das Rendeiras e seguindo em frente dará na Joaquina, praia turística da ilha, que ficou famosa por receber grandes campeonatos de surf na década de 80. Quem curte onda, vai amar.

Ahhh! As dunas! Por ali também dá pra se aventurar e fazer sandboard, alugando pranchinhas por hora.

Na volta, antes de chegar na Lagoa, suba o morro em direção à Barra da Lagoa. Lá no alto, tem a famosa Praia Mole, o point da minha época de adolescente. Na década de 90 a praia fervia, mas ainda faz sucesso, tanto que o transito na volta pode ser um pouco demorado.

Continuando pra lá, você cai na Barra da Lagoa e Rio Vermelho e se quiser pode ir para Jurerê por lá, pois a comunicação com as praias do norte é ótima.

Faltou outro cantinho especial: Santo Antonio de Lisboa. Praia calma, cheia de restaurantes legais, tipo o Ribeirão da ilha, mas mais agitado. Um final da tarde com jantar na beira do mar não é nada mal, heim?

Olha o mapinha da ilha aqui.

floripa--blog-da-mimis--michelle-franzoni-15

Bom, com todas essas praias e cantos, vir pra Floripa e ficar sem carro pode ser algo complicado. A não ser que você resolva ficar em apenas um lugar ou resolva encarar o transporte público, recomendo alugar um carro.

Olha o vídeo que preparei pra vocês! Meus passeios pela cidade. 🙂

 

Ah! Não podia deixar de falar pra vocês que manezinho (ou mané) é o apelido carinhoso dos nativos da ilha. E o sotaque aqui é bem carregado e engraçado. Vocês conhecem o tenista Guga Kuerten, né? Ele é o grande representante do manezinho pelo mundo. Quem já o viu falar, com certeza notou o modo “cantadinho” de se expressar. E pra mostrar pra vocês, trouxe um videozinho de um pescador nativo da ilha. Preparem-se!

 

Deu pra entender? hahaha Eu me divirto! Eu sou manezinha com muito orgulho, mas meu sotaque não é tão forte, embora às vezes escorregue no “manézes”.

Minha cidade é linda, né?! 

Me contem! Vocês já conhecem Floripa? Quem aí é daqui ou vem passar as férias? 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

71 Comentários Mostrar comentários

  1. Naiara Andrade em

    Olá, estive ai em Floripa no ano passado, em novembro de 2015 , fui para um congresso de Fisioterapia, fiquei muito encantada com o lugar, uma pena que não deu para visitar os lugares que eu queria ter ido, fui em poucos. Mas pretendo voltar e quem sabe até morar!!! Como é o campo para fisioterapia aí mimis?? E residência e mestrado?

  2. Mimis, queria mais dicas de restaurantes tanto em Ribeirão, quanto em Santo Antonio de Lisboa, academias que tenham day use. Sou de São Paulo e ficarei uma semana por ai… bjs e obrigada!

  3. Ameeeeei a matéria e amo mais ainda Floripa! Faz dois dias que voltei de Floripa pra minha cidade…. Confesso que to deprê!!! Torci pro meu vôo ser cancelado hehehee… Meu SONHO é morar ai… Sou mineira… Mas manezinha por opção e de coração!

  4. Floripa é demais. Conheci em 1976, quando tinha 11 anos. Ficamos em Jurerê. Na beira da praia só tinha eucaliptos e dois bares que vendiam pão e poucas coisas a mais. Daquele período para cá, foram muitas idas a Santa e Bela Catarina!!!

  5. AMO nossa cidade…Embora não tenha nascido aqui, fui criada em Floripa e não a troco por nenhum lugar 🙂
    Pena que com a correria do dia-a-dia a gente acabe não aproveitando tanto quanto quem vem turistar.

    Beijocas

  6. Ola pessoal!
    Atrasada, mas acho que vale a pena tentar….
    Eu e meu marido moramos em Sao Paulo e vamos nos mudar para Florianopolis em 1 mes… E não temos ideia de onde morar!!rsrs Ele quer praia, eu quero menos transito possível, pois a base sera na ilha, mas o trabalho fora….. Podem me ajudar? Existe um meio termo? Ele com a vista para o mar e eu sem enfrentar 40 minutos de transito ate chegar na ponte?
    Super obrigada!! Beijos

  7. Oi Mi, acompanho vc no IG, face e no blog.
    Me espelho em vc. Ainda não tive o mesmo sucesso, mas nunca vou desistir de ter qualidade de vida.
    Iniciei em janeiro/13 a RA e emagreci 23kg.

    Na realidade vim até aqui para pedir dicas de lugares legais para almoçar e jantar em Floripa e tb casas de produtos naturais e suplementos.

    Iremos para a Ilha no feriado do dia do trabalhador.
    Sei que está viajando, mas se puder trocar algumas idéias.

    Bjo e sucesso hj e sempre!! 😀

  8. Ana Claudia Mio em

    Pô teu sotaque nao é forte…atltux forte rapariga kkkkkk mos videos dá pra ver aliás por isso que gosto. Eu estou há 18 anos fora da Ilha e sou altax mané toda vida, mas nem vou tanto mais pra ai, logo vou vamos ver. beijos de München…agora que sai do facebook to no instagran me divertindo cm eu Profle kkkkk

  9. Olá Mimis! Acabei de conhecer seu blog e to adorando! Ainda não conheci Florianópolis, mas semana passada passei uma semaninha na Guarda do Embaú aí em SC, AMEI o lugar! Perfeito! A natureza caprichou por aí hein!
    Bjus

  10. Ola!! Acabei de conhecer seu blog e amei, e fiquei muito feliz em saber que você e manezinha como eu, gostaria muito de te pedir ajuda, pois estou muito infeliz com meu corpo.

  11. Oi Mimis, amo seu blog, vc tem me ajudado muito, parabéns por esse sucesso merecido. Estou indo para Floripa em Março, não conheço nada por aí, adorei as dicas. Por favor, poderia indicar alguns lugares saudáveis para comer? Obrigada. Bjsss

  12. Oi, Mimis!
    Acabei de voltar de Floripa e amei tudo! Sou de Poa/RS e tenho muita vontade de morar em Florianópolis! Fiquei apaixonada pela cidade.. Quem sabe um dia, né? rsrsrs
    Adoro teu blog e sigo tuas dicas sempre.. Alguns quilos já se foram. hehehe
    Beijão 🙂

  13. Marina Monteiro em

    Oi Mimi, sua cidade é linda mesmo.
    Sou carioca mas sempre que posso venho pra cá. Esta é minha terceira visita a ilha e estou no norte da ilha, no Ingleses. Ficarei aqui até a próxima sexta-feira.
    Beijos

  14. Pingback: Lanchinhos para a praia - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  15. Oi mimis, adorei teu blog, conheci ele através do minha vida, com uma matéria sobre você, sempre leio lá, e adorei o que escreveram sobre você, e fuxicando teu blog que já falei né? rsrsrs, adorei, vi esse post, eu também moro na grande Florianópix rsrsrsrs, realmente eu amo esse lugar, não troco por nada nesse mundo, e eu me atropelo também no Manézes. Beijinhos.

  16. Pingback: Exercícios na praia | Blog

  17. Juliana Berkenbrock em

    Olá, se puder pode me dar umas dicas de lugares saudáveis pra comer em Floripa? mais especificamente se souber de algo no centro, ou Trindade.. Obrigada!

  18. Olá!!!
    Estou em Floripa (de feriassss q beleza) e segui sua dica do passeio na Costa da Lagoa que foi sensacional!!! Obrigado pela dica. Estou hospedado no centrinho da lagoa, no http://www.donzepehotel.com.br e o recepcionista também havia me dito para não deixar de fazer este passeio!!! Muitooo bom. Ahhh, o hotel também é ótimo #ficadica
    Beijo grande!

  19. Pingback: Exercícios na praia | SeuRadar SeuRadar

  20. Pingback: Exercícios na praia | Blog

  21. Ai eu e meu namorado somos apaixonados por essa cidade! Nosso sonho é morar aí um dia!….

    Todas as férias, precisamos ir pra Floripa aproveitar um pouquinho kkkk

    😉 sorte a sua morar aí!!

  22. Ai eu e meu namorado somos apaixonados por essa cidade! Nosso sonho é morar aí um dia!….

    Todas as férias, precisamos ir pra Floripa aproveitar um pouquinho kkkk

    😉 sorte a sua morar aí!!

  23. Pingback: Exercícios na praia | Dieta

  24. Pingback: Exercícios na praia - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  25. Estou completamente apaixonada pela Ilha da da Magia, rodei quase 1.000 Km´sou do Paraná para conhecer essa cidade encantadora, adorei a natureza, as pessoas, tudo só tenho coisas boas para falar deste lugar lindo.
    Fiquei torcendo para encontrar você, estava viajando conforme postado no seu blog, que peninha, adoro seu estilo o que me incentiva muito em cuidar do meu bem estar, agora mesmo estou imprimido suas receitas, o que faço semanalmente, beijosssss manezinha do nosso coração…..

  26. Sempre q posso fujo do Rio pra Floripa… Acabei de chegar daí e já estou morrendo de saudades! Dessa vez conheci a Ilha do Campeche e me apaixonei! Ainda bem q minha irmãm ora aí e sempre posso visitá-la e aproveitar a Ilha da Magia q me encantou! Bj

  27. Oi,sempre leio o blog, mas é a primeira vez que comento aqui. O post me chamou muita atenção, sou manézinha tbm e amooo essa ilha. Já cruzei com vc algumas vezes por aqui, é realmente impressionante como nossa ilha é linda. Abraços.

  28. Olá, estou amando o seu blog e estas dicas maravilhosas. A fritada de abobrinha fez o maior sucesso aqui em casa. Estou amando as dicas. Faço pilates duas vezes por semana e estou amando. Moro na praia de Capão da Canoa, RS. Conheço boa parte de Floripa graças ao meu amigo Antônio Barcelos, ex vendedor de carros da Toyota. Abraços.

  29. Olá!! Primeira vez que comento apesar de ler o blog a bastante tempo.
    Estou indo semana que vem passear por aí, sou do interior de SP. Ainda não fiz reserva de imóvel. Vc tem alguma sugestão onde consigo locar casa de temporada?? Obrigada!!!

  30. Oi Michele, uma amiga aqui de Assis/SP q falou do seu blog no instagran e eu resolvi dar uma espiada. Eu sou catarinense de Tubarão e morei em Floripa por 2 anos (2008/2009). Qdo vi seu vídeo em Paris falando da sua mudança eu percebi sim seu sotaque e desconfiei q eras daí… agora tenho certeza! Vc é mto privilegiada! Sonho em poder voltar… Um grade abraço de sua nova admiradora!

  31. To morando nesta belíssima cidade a dois meses e estou adorando todo,por enquanto moro bem no centro e já tive a possibilidade de conhecer muitos dos lugares que tu fala e são todos muito lindo mesmo.Agora só espero te encontrar em alguns deles!

  32. Eu estou de férias , aqui nesta cidade linda !! Mas e uma pena não estamos curtindo quase nada , esta chovendo muito aqui na ilha !! O que vc recomenda Michtele , aonde podemos ir. Conhecer ou fazer um programa legal , estou c minhas filhas uma 5 a outra 10 anos ? Bjo e aguardo um retorno
    Monica Reis

  33. Amo Floripa! Eu moro aqui e passei hoje por esses lugares lindos que você citou. E hoje teve a feirinha no largo da Alfândega!!! Também amo aquele cheirinho de feira!!! =)

  34. Mimis adoro seu blog! Conhecerei Floripa em março de 2014, suas dicas foram ótimas, mas gostaria q me indicasse uma praia boa para ficar com a família, com bons restaurantes e comércio legal, além de babadinhas a noite… Alguma delas tem tudo isso(além de Jurerê)? O que acha da Praia de Canasvieiras?

    Beijos e boas festas!!!

    • Como vc vai coma familia (não sei a idade dos filhos), sugiro a região de Canasvieiras (super agitada) ou ao lado Cachoeira do Bom Jesus, seguindo Ponta das Canas, Lagoinha – estas duas são praias limpas, calmas que as crianças e adultos adoram! Sempre que podemos vamos para essa região e passeamos aos arredores – este ano não será diferente. Corra com as reservas, pois é super procurada Floripa nas férias! BJ!

  35. Oi Mimis… amo seu blog e sempre visito para ver os posts novos. Estou super curiosa para conhecer Florianópolis, sou de Brasília, você teria alguma indicação de hotel (baratinhos… rsrs)? Bjs lindona.

  36. Oi Michelle,

    Primeiramente, meus parabéns pela força de vontade que está inspirando tantas pessoas, inclusive eu.

    Fui atraída pelo seu blog algumas semanas atrás porque li sua história e me identifiquei com muitos acontecimentos pessoais, inclusive o doutorado estressante e “engordante” 🙂 Agora estou na luta em busca de – 20 kg (pra começar) em paralelo com a tese, e até o fim do próximo ano, sei que chego lá em ambos!

    Estou comentando pela primeira vez porque ver as fotos e comentários sobre Floripa derreteu meu coração. Morei ai de junho/2012 até 28/novembro último, 1 mês atrás! Fui pra fazer uma temporada de pesquisa na UFSC pela Universidade de Ottawa, onde faço o doc, e acabei ficando por questões também pessoais. Vivi muita coisa importante ai e já estou morrendo de saudades de tudo. Em fevereiro estou voltando por 2 semanas, mas infelizmente só de passagem desta vez.

    Pra quem ainda não conhece Floripa, é imperdível! =)

    Abraço e Feliz 2014!

    Karla

  37. TATIANE RODRIGUES em

    Mimis, amo seu blog….sempre leio as postagens mas nunca comento, só q hj não posso deixar passar…eu conheço floripa, amooooooo essa ilha, é maravilhosa….as praias são lindas, o mar é um espetáculo em cada praia……..e todas elas têm suas peculariedades………estou indo pra floripa dia 07 de janeiro……que sabe não nos vemos por aí…..adoraria!
    Bjoooos mimis..

  38. muito linda as fotos nesta cidade de floripa e voce esta um arraso um corpitio maravilhosso ,to fazendo tudo direitinho ,meu marido esta me elogiando bastante ,obrigado mesmo,voce esta de parabens .

×