Hortinha em casa

42

Eu amo temperinhos frescos na minha culinária. E eu também amo cultivar plantas.  Então é claro que na minha casa tem que ter uma hortinha, né?

Tem épocas que minhas floreiras estão mais recheadas e hoje em dia eu resolvi optar pelos temperos que uso mais e são mais fáceis de manter.

Tenho aqui manjericão plantado em um vaso grande e alecrim em uma floreira mais baixinha. Aliás alecrim é uma planta super resistente e nunca morre, mesmo que você fique sem molhar de vez em quando, já o manjericão bebe uma água danada! 🙂

Ahhh! E vocês devem estar pensando aí: E a salsinha que ela usa em tudo? 🙂 Realmente salsinha é meu tempero preferido, pois combina com tudo e até enfeita o prato. Mas como eu uso muito e ela é bem sensível na floreira, compro fresquinha toda semana no mercado ou na feira e acho mais econômico e prático.

Então o post de hoje é para mostrar super ideias  para cultivarmos nossa horta em casa, mesmo com pouco espaço.

Os jardins verticais estão super na moda e podem ser feito nas sacadas dos apartamentos também. Olha só a variedade. E ficam super decorativos, né? 🙂

jardins-verticais-blog-da-mimis-michelle-franzoni-

Achei bem legais essas ideias. A luminária troca sua função e passa a ser um vasinho. Só não entendi muito bem como é que faz. Vocês entenderam? kkk 

Já a floreira vira um belo quadro na copa. E a sapateira para plantas? Foi o que mais curti. Quando eu era pequena tinha uma dessa atrás da porta do quarto e vocês? rsss

super-ideias-blog-da-mimis-michelle-franzoni-

Temperos em vasinhos são o modo mais prático de ter em casa pois você consumiu é só trocar por um novo. 🙂 

vasinhos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-

E para fazer uma hortinha em qualquer lugar, basta ter a mão os itens abaixo: 

horta-fácil-blog-da-mimis-michele-franzoni

Ah! Não esqueça que os temperinhos precisam de sol e água! Portanto, cuide da suas plantinhas!

O legal é que assim temos temperos sempre fresquinhos e orgânicos para a nossa refeição.

E aí? Quem já tem sua hortinha em casa?

Quem não tem ainda já pode aproveitar as ideias e preparar a sua!

Beijos temperados!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

42 Comentários Mostrar comentários

  1. Gostei muito de todas!
    Quero saber com é que faz estas que fica na luminária, que fica pendurada. por favor mande a resposta para o meu email. Obrigada.

  2. Olá, Adorei seu blog e o post sobre hortas. Sou louca pra ter uma em casa, mas o único lugar que eu poderia fazer não pega sol hora nenhuma do dia. O que fazer? esses temperos podem ficar sem sol e apenas com a luz do dia? Ou quais você indica para este caso?
    bjs!

  3. Oi…recebi uma indicação de seu blog da minha sobrinha, quando falei que queria emagrecer. Visitei, e gostei, estou tentando a fase ataque da Dieta Dukan. Você enviou-me um cardápio para me orientar. Só estou na dúvida quanto a quantidade que deve ser consumida. Estou virando sua fã.

  4. Òtimo seu blog espero que eu crie força pra emagrecer porque estou precisando muito.
    A partir de hoje serei frequentadora assídua do seu blog.
    Um grande abraço.

  5. Nayara Valença em

    Gente vocês devem pensar não só nos temperos, como em outros que são fáceis para o plantio. Deste eu enumero a couve, tomate cereja e brócolis nacional.
    Inclusive eu fiz esses dias um frango picado sem óleo, do jeito que a Mimis ensinou, com couve do meu quintal.

  6. Estou louca para fazer minha horta vertical, mas ainda estou em dúvida do local, pois meu quintal é pequeno e pega sol… mas vou analisar direito e fazer, estou louca pra ter meus temperos fresquinho. AMO!!! cheiro-verde, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão… tudo novinho é outra coisa!

  7. Adorei a dica!
    Estou acompanhando suas dicas no blog, instagran e face e tem me ajudado bastante! Você é uma grande inspiração…principalmente porque frisa que cada um precisa encontrar sua forma para seguir com a reeducação alimentar afim de não desistir!
    Também adoro cozinhar e a principio estou seguindo as receitas prontas…e quando variar e fizer alguma nova compartilho com vocês!
    Logo que for possivel vou providenciar minha horta!
    Grande abraço! e muito obrigado!

  8. Roberta De Souza Xavier Silva em

    Estou bolando um a jeito de fazer a minha hortinha,não sei se uso garrafas pets,que o vizinho bebe muitoooo refrigerante, se uso calha, eu tenho 02 caixotinhos de madeira desse de feira pequenos acho que vou forrar um plástico, furar, por as pedrinhas, terra e plantar nele.

    bjus!
    Adorei as dicas.

  9. Mimis, resolvi trocar as mini roseiras da floreira de minha janela por ervas, Estou colocando a ideia em prática aos poucos. Assim que concluir te mando uma foto. bjs

  10. Oi Michelle; estou ficando sua fã; comecei a segui-la, depois que a minha filha Juliana comentou sobre o seu blog. Achei muito interessante, inclusive eu também tenho um blog da amizade, bem diversificado e gosto de pegar algumas ideias. Outro dia eu fiz o bolo integral, inclusive, duas vezes e postei, pois quando faço uma receita nova, gosto de postar, quando dá certo, claro. As minhas receitas no “Cantinho da Culinária”, são todas testadas por mim. Eu sugeri o seu blog e deixei o link na minha página.
    Como tem nas categorias “Utilidades e Dicas”, vou pegar essa ideia das plantinhas para postar no janetenaweb e, claro, falando do mimis.
    Abraços e continue assim: criativa e muito simpática. Parabéns!

  11. Mimi, como você conserva em geladeira a salsinha que você disse que compra toda semana? Quando eu compro, ela estraga logo, é um desperdício!!! Adoro suas dicas, bjs.

  12. Izabel Rodrigues em

    Adorei as idéias de hortinhas, já fiz em casa.
    Também já vi em uma revista de decoração uma horta adaptada em uma gaveta antiga. Fica ótimo.

  13. Mimis estou fazendo a minha horta, é a piramidal, quando estiver pronta lhe mando fotos.
    Este modelo de horta piramidal é diferente das fotos acima, mais também é muito criativa.

  14. Nilza Soares de Freitas Amaral em

    Adorei a dicas me me mandou sobre as hortinhas,.Eu tenho uma casa grande tem quintal grande,já tenho alecrim,ortelã,
    babosa que é bom para os cabelos,manjericão,salsinha,cebolinha,agora falta ainda algumas,que já vou aproveitar suas ideias,a aproveitar suas dicas,.Há,ia me esquecendo de dizer que tenho bastante couve
    que é essencial para o suco verde.Bjos,e mais uma vêz obrigada,pelas dicas,e pode continuar mandando outras,que será bem vindas.

  15. Luana Maria Marques em

    Amo a ideia! Mas na varanda do meu apartamento bate todo o sol do mundo! rsrs acho que não tem plantinha que resista… queria tanto ter minha hortinha ♥

  16. Q Maximo!!! Sempre tive essa vontade… depois dessas dicas me animei!!!
    Haaa Mi!! Depois te “conheci” vc tem sido uma ajuda e tanto… ja perdi 2 kls… com caminhada e sem neuras… espero perder mais 5… conto com vc! beijos

×