SuperAção Ariana: acordei uma nova pessoa.

51

 antes-depois-ariana-blog-da-mimis-michele-franzoni

Hoje eu vou contar a história da Ariana Margoto dos Santos, que tem 29 anos e emagreceu 25 kg em 7 meses  através da alimentação saudável e exercícios físicos.

Ariana nunca foi uma criança magrinha, mas também não era obesa, e conviveu com um pouco de excesso de peso desde a infância. Entre os 18 e 23 anos, ela começou a cuidar da alimentação e manteve o peso dos 60kg, praticando exercícios e comendo saudavelmente.

Mas ao se mudar de cidade para estudar, ela perdeu o controle sobre a saúde, alimentação e peso. Ela que nunca foi fã de frituras e refrigerantes, se agarrou nos pães e doces de uma vez só. E em 5 anos a Ari pulou dos 60 para os  91,4 quilos.

Entre comilanças e estudos, a faculdade chegou ao fim. E em 2013, após apresentar seu trabalho de conclusão de curso, ela se sentiu leve e pronta para retomar a organização da sua vida e encontrar a sua felicidade, pois ela conta que não era feliz como estava: “Quem é feliz com mais de 30 quilos acima do seu peso normal? Eu me sentia cansada, sentia dores no joelho. triste, as roupas não ficavam boas no corpo. Apesar das pessoas que amo não falarem diretamente que eu não estava bem, eu via no rosto de cada uma os questionamentos do tipo: “Por que você ficou assim?” Como deixou isso acontecer?”. Na verdade, acredito que esse questionamento que eu via no rosto das pessoas era a minha consciência dando o ar da graça e me fazendo acordar desse sono profundo…”

antes-de-mudar-blog-da-mimis-michele-franzoni

Sabe gente, era exatamente assim que eu me sentia quando estava obesa: Aquela não era eu! A sensação de se olhar no espelho e perguntar “quem é essa pessoa?”, é uma das sensações mais estranhas que já passei. Vocês que estão acima do peso já sentiram isso também?

E assim como eu, Ari decidiu não apenas emagrecer, mas ser saudável. Ela me contou que na mesma semana viu uma matéria minha na televisão e isso foi o incentivo que precisava para começar a mudança. “Dormi pensando no exemplo da Mimis. Acordei, li e reli todo o Blog. Fiquei impressionada com a força de vontade e abismada por eu ter perdido a minha! Eu já havia frequentado nutricionistas maravilhosos e resolvi, dessa vez por conta própria, fazer valer todas as conversas que tive com eles. Mudei a minha maneira de pensar visivelmente da noite pro dia.

mais-disposta-mais-feliz-blog-da-mimis-michelle-franzoni

 

Para Ariana, a maior dificuldade no processo de emagrecimento foi driblar o vício de comer: “Não é fácil admitir que tenho um vício, mas acredito que me expor desta forma servirá de incentivo pra eu não vacilar mais comigo mesma. Me recompensando com comida, desenvolvi uma baita compulsão alimentar… Precisei me entender para então mudar meus pensamentos e atitudes, admitir a compulsão alimentar e reorganizar a minha cabeça e a minha vida para não dar espaço às antigas atitudes desmedidas.”

Ariana tá feliz demais com as  novas escolhas, mas ela achou que largaria o vício de comer  facilmente a partir do momento que resolvesse mudar, porém ainda hoje, ela tem momentos difíceis quando se encontra com algum alimento que antes comia até o fim: Estou feliz por comer alimentos naturais e saudáveis, regrando os horários para não passar de três horas de intervalo entre as refeições, mas me conheço e sei que se a ansiedade bater, posso me descontrolar novamente.”

Para driblar essa tentação, ela tem a estratégia de separar as porções que vai comer e guardar o restante: “Embalar minha porção exata de bolo integral de maçã e banana, assim como a quantidade certa dos lanchinhos e guardar o restante, tirar de vista, para não cair em tentação. Outra estratégia para fugir da ansiedade que a leva à compulsão é ocupar bastante o seu dia. Assim não tenho tempo para pensar em besteiras.”

Lembram que eu falei sobre o planejamento da dieta? (ver AQUI) A Ariana também adorou essa tática e fez um diário nutricional, anotando tudo o que consome no dia a dia. “Se me propus a ser saudável, quero ver coisas saudáveis escritas no meu diário e não ‘gordices’, o que me faz optar sempre pelo que faz bem. Além das refeições que eu faço, anoto também os desabafos da vida, coisas boas, ruins, ou simplesmente um acontecimento que acho válido de ser registrado. Pra iniciar o diário, tirei uma foto minha naquele dia e colei na primeira página… Já estou na 28ª semana do meu diário alimentar!

O diário ajuda também a percebermos os erros que cometemos ou como nosso peso se comporta quando há uma mudança alimentar e até mesmo como as emoções e ansiedade estão relacionadas com os momentos de fome.

diário-da-ariana-blog-da-mimis-michele-franzoni

Ariana mora com os pais e irmão e ela conta que todos em casa têm consciência da boa alimentação, mas ela foi a única que aderiu 100% à alimentação saudável. Sua sobrinha e afilhada Gisele, que tem apenas 10 anos, começou a perceber as mudanças da Ari e se interessar pela alimentação mais saudável e se tornou parceira nas leituras do Blog da Mimis.

É importante a gente ter o apoio da família, namorado e amigos nesse processo e quando todos que estavam ao redor da Ariana perceberam que ela estava focada e decidida, valorizaram sua iniciativa e a ajudaram também. No dia a dia e no convívio social, a Ari diz que não foi tão difícil, e mesmo quando os amigos insistiam para ela comer um pedaço de bolo ou outras bobagens nas festas e reuniões, ela se mantinha firme. Depois de um tempo, todos acostumaram com a nova Ariana. “Não é difícil recusar um alimento que não contribuirá em nada para a sua saúde: pra isso é preciso estar determinada!”

Perguntei pra Ari o que mudou na sua alimentação e ela diz que a mudança teve a ver com a qualidade e quantidade dos alimentos e também passou a comer de 3 em 3 horas. Ela prepara suas refeições saudáveis e também faz as receitinhas do blog e cria as suas.

 

comidinhas-da-ariana-lanche-ideal-blog-da-mimis-michele-franzoni


refeição-saudável-nutritiva-blog-da-mimis-michele-franzoni

Para ver as receitas, clique nos nomes: Suco de melancia, Bolo integral de frutas, cookies, iogurte caseiro, Frango refogado, purê de batata doce, panqueca integral, omelete.  

Ah! A Ariana também fez atividade física desde o começo. E adivinhem por onde ela começou? Pela bicicleta, assim como eu! 🙂 “Comprei a minha bike um mês depois de iniciar o meu processo de emagrecimento. Meu namorado já pedalava e me deu muito incentivo. Me matriculei novamente na academia focada em fazer dela uma rotina e me apaixonei pelos exercícios. Treino de segunda à sexta e pedalo nos finais de semana.”

exercício-da-ariana-blog-da-mimis-michele-franzoni

A Ari conta que a internet a ajudou muito no processo de emagrecimento: “Se não fosse o acesso ao Blog da Mimis, talvez a minha determinação não acontecesse assim com tanta força… Existe muita informação importante na internet e se soubermos filtrar estas informações buscando fontes confiáveis, sem cairmos nas ciladas das dietas da moda e nas promessas de perda de peso rápida, tudo o que colhermos de bom na mídia estará a nosso favor.”

Mas ela lembra algo bem importante quando diz que “a internet não é médico, nutricionista, fisioterapeuta, educador físico ou qualquer outro profissional”. É preciso compreender as informações, aproveitar as dicas, se inspirar nas histórias, mas considerar que cada pessoa é diferente da outra e é importante respeitar a individualidade e procurar um profissional se necessário.

Sabe gente, a alegria que tenho em saber que estou participando dessa mudança com vocês é enorme! Todos os dias agradeço e oportunidade de poder realizar esse trabalho que eu amo tanto e o carinho que recebo de vocês.

A mudança da Ariana não está só no físico, está no emocional e é refletida pelas suas palavras: ” Emagrecer todos estes quilos me fez acreditar e confiar novamente em mim, além de trazer de volta a minha auto-estima. Eu sabia que desta vez conseguiria. Falhei comigo mesma por cinco anos seguidos quando decidi alimentar as minhas emoções com comida e quando entrei de cabeça na vida saudável, não consegui mais me imaginar retomando o peso antigo. Quando meu ‘start’ aconteceu e por coincidência descobri o Blog da Mimis, adotei uma maneira saudável de pensar e agir, reinventando as minhas refeições, abraçando as atividades físicas e tentando manter (porque nem sempre é fácil) o controle sobre os meus sentimentos. Minha relação com a comida mudou e meu bom humor renasceu das cinzas! “

Recadinho da Ariana: Assim como a Mimis e todo o time da vida saudável, acredito que não exista receita mágica para emagrecer. E que também, em muitos casos, dá desculpa quem tem preguiça. Frutas, verduras e legumes não são caros, não é preciso ter um rio de dinheiro ou todo o tempo do mundo disponível para fazer refeições saudáveis e exercícios físicos. Você precisa estar determinada! Para que a transformação realmente aconteça deve haver disciplina, sem radicalismos e privações excessivas. Precisa ser uma mudança não apenas para alcançar uma meta, com data para acabar. É pra vida toda.

 

Peso antes 91,4 Kg  – Peso agora 66 Kg –  Altura: 1,58 m

Em quanto tempo emagreceu: 7 meses

Veja as outras histórias de superação AQUI.

SUPERAÇÃO BLOG DA MIMIS

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

51 Comentários Mostrar comentários

  1. Nossa, que inspiração Ariana! Vc e a Mimis, juntas, com certeza estarão comigo na minha empreitada rumo à vida saudável. No momento, tenho peso altura idênticos a da Ariana de antes do emagrecimento. Essas duas últimas semanas estão sendo cruciais para mim, pois lendo o blog da Mimis consegui finalmente perceber a importância de se buscar saúde antes de tudo, para se adquirir bons hábitos para a vida inteira. Sem pressa…por isso já iniciei as atividades físicas, comecei a controlar a alimentação. Hj li o artigo sobre planejamento da dieta também, e vou começar a fazer planos e traçar metas possíveis. Obrigada!

  2. Ariana Margoto dos Santos em

    Mimis, sempre volto neste post sobre mim que você publicou pra me dar novas energias quando preciso e para eu ver o quanto podemos mudar quando nos dedicamos.

    Agradeço a você por ser este canal bom de boas energias! E a todos e todas que te seguem, força, pessoal! E quando a peteca cair, leia as publicações da Mimis que o ânimo logo volta pra gente continuar jogando!

    Ter saúde não requer ter muita grana e muito tempo, e sim, dedicação, força de vontade e criatividade!

    Grande beijo a vocês e a Mimis, que nos renova sempre os ânimos!

    • Michelle Franzoni em

      Linda, adorei saber que a tua história continua te inspirando. É isso aí, não vamos deixar a peteca cair, rsrs. Te desejo muita força e determinação! Beijos Ari 🙂

  3. Naquele sublime momento em que se começa a emagrecer. Vontade de comer horrores e me segurando… aproveitar para passar roupa. Rss. Graças ao bom Pai a Mimis decidiu criar o Blog. Que virou um manual de inspiração à quem quer levar uma vida mais saudável. E magra!!!! Obrigada!!!!

  4. Oi Mimis, a história da Ariana me inspirou a retomar meu sonho, depois de um longo período de desânimo. Tenho 29 anos e estou prestes a completar 30 em agosto e eu quero este PRESENTE da vida saudável, pois me escondo do mundo por vergonha do meu corpo e desconto todas as minhas frustrações na comida.
    Também quero ser E SEREI uma das pessoas a postar a minha vitória aqui no seu blog!
    Recomeçarei minha reeducação alimentar e exercícios e desta vez, por mim, por minha saúde e bem estar e serei uma “trintona” com corpinho de 20…rsrs
    Parabéns à Ariana pela superação e obrigada Mimis por toda a inspiração que você passa para suas leitoras!
    Grande abraço e em breve postarei minha VITÓRIA!! 😀

  5. Olá Mimis, meu nome é Karen, tenho 20 anos e minha luta com a balança vem desde criança, nunca fui magra, mas cai na real ano passado, emagreci 12 quilos, mas este ano passei por momentos difíceis e engordei já quase tudo que havia perdido, não sei mais o que fazer para emagrecer, me olho no espelho e não gosto do que vejo, busco a determinação que deixei para trás em janeiro deste ano, mas está difícil, mas sempre busco força no seu blog, sua conquista me dá motivação! Bjs

  6. ana claudia fernandes em

    Nossa mimis sou sua fã desde a primeira vez que vi sua história, na minha última gestação engordei 20kg e até hr sofro pra perder..mais..esse ano eu comecei a ir pra academia (ja tem dois meses)e decidi mudar..mais é tão difícel..é uma mistura de desanimo com “não vou conseguir” aff..mais toda vez que entro no seu blog eu me animo..vamos ver seu eu serei a próxima aparecer no seu blog..rsrsrs..bjos

  7. É tão bom ver que é posssivel vencer essa luta tão dificil
    e ver existiem pessoas qe estão ai pra nos incentivar e mostrar que é possível sair dessa ,adorei o blog
    Eu estou nessa luta desda criança hoje com 17 anos estou pesando 108 kg e é tão dificil pra mim seguir em frente e ter forças pra mudar espero que com estas histórias eu mudar de uma vez por todas, pois todas vezes que tento sempre fracasso nunca consigo continuar na luta…

    • Querida Bianca, estou tb nesta luta e te digo: comecei minha RA e minha AF com 100k e o q percebo é que todas as conquistas são alcançadas com sacrifícios, nada é fácil, no entanto, confie em você e nestas pessoas que querem te ajudar (palavras de incentivo e conforto) e foque no seu objetivo e tudo será mais fácil. Tanto a Reeducação Alimentar como a Atividade Física só tem de difícil o início, depois tudo passa a ser rotina e tuas pequenas vitórias (perda cotidiana de gordura) vão te incentivar a continuar. Força, amiga, bjs e abraço.

  8. OLA MEU NOME E VANESSA ESTOU TENTANDO A MUITO TEMPO EMAGRECER….QNDO ERA SOLTEIRA EU PESAVA 70 QUILOS DEPOIS Q CASEIE ENGRAVIDEI FUI AO MEU EXTREMO E ESTOU C 94 QUILOS N TENHO MAIS VONTADE D SAIR N M SINTO MAIS AVONTAD C AS ROUPAS E N GOSTO MAIS DO ESPELHO… TENHO VONTADE MAIS M FALTA UM ESTIMULO SEILA TO DESANIMADA!

  9. olá meu nome é Renata Gil tenho 36 anos tive 4 getações todas cesarianas ,fico feliz com cada pessoas que consegui atingir suas metas ,estou feliz tbm porque tudo é verdade eu pesava 83 kilos cosegui perder 17 kilos em 5 meses sempre tive o efeito safona fora que tive depressão pós parto e tinha que tomar antidepressivos que me engordavam ou inchavam sei lá ,agora muidei de cidade mudei minha alimentação,faço atividades fisicas principalmente bike estou muito feliz com o resultado agora minha calças são 40 e já estão ficando grande obrigada mimis por seu insentivo me inpirei em vc e vou continuar .

  10. Maria Thereza Vasconcelos em

    Michelle, comecei agora a ler seu blog e estou adorando. Minha meta não é emagrecer, isso eu fiz em 2007 e eliminei 10 kg, desde então mantive o peso com alimentação equilibrada e exercícios. Achei o blog porque procurava por receitas saudáveis e estou muito satisfeita com o que encontrei. Obrigada pelas dicas e parabéns pela mudança do seu corpo e por incentivar outras pessoas a ter uma vida mais saudável e feliz. Beijos

  11. mimis, sabe o que eu sinto falta a tarde? de comer algo saudavel salgado! pois fico no trabalho sentada o dia todo, dai acabo comendo barrinhas, frutas, iogurte…mas sinto mesmo falta de comer algo salgado dirante as refeições que não seja biscoito!! tem alguma sugestão!!

    adoro vc!

  12. Oi Mimis eu to na luta também para perder peso saudável, mas percebi que começo e paro como ta sendo dificel dar continuidade, vi que preciso de alguém inspiradora junto comigo sabe, preciso conhecer alguém e fazer a dieta e exercícios junto com outra pessoal uma animando a outra te peço podes me indicar alguma pessoa para mim poder conversar pelo bate papo com esta pessoa que esteja nesta mesma situação que eu. um abraço

  13. Muito legal mais essa história. Sempre bom a gente ver pessoas que passaram por situações como a nossa.
    E a minha quando vai ser? 😛
    Viu… minha esposa disse que precisamos marcar algo mesmo. Ela tem esperanças que tu me transforme num cara famoso assim como tu és. Disse que precisa levar um papo sério contigo. Kkkkk
    Bjs
    Milton – http://www.vintesemanas.com.br

  14. MARIA DAS MERCES XAVIER DOS SANTOS em

    nossa eu admiro muito vc.estar bem melhor
    eu vivo muito triste pq nao consigo emagrece pois quando vejo essas materias fico com inveja rrrrrr.
    as pessoas mi dizanimam dizem q e pq eu ja tenho 31 anos ,e mais dificil emagrecer

    estar linda.

  15. Fomos colegas de faculdade e ali conheci uma artista plástica incrível. Hoje, apear da distância enxergo muito mais coisas. Maravilhoso ver a transformação dessa garota sensível e talentosa. Agora posso dizer que também é uma guerreira, forte e determinada. Perder 25 kg na raça não é fácil e eu posso dizer isso por experiência própria, pois também estou com sobrepeso. Parabéns Ariana, que você persista em sua vida saudável!

  16. Muito massa essa história,bem parecida com a minha,o peso inicial dela era igual ao meu,a diferença é que tenho 1,75 de altu ra,minha meta era 15kg mais já perdi 14kg em 3 meses,então acho que posso eliminar mais, tá tãããão bom!!!Quando chegar no meu objetivo mando minha história pra ti Mimis!!Um bj e parabéns pra Ariana.;-)

  17. sabe nao sei se e normal mas eu leio as reportagens preciso emagrecer 15 quilos e começo o dia disposta en fazer as dietas mas termino sem conseguir ao fim do dia tenho tanto remorcio por ter comido me sinto a ultima pessoa do mundo nao sei como focar

    • Sabe Daniela no comeco da minha dieta eu tb era assim. Mas uma coisa que eu fiz e funcionou pra mim era, no final do dia se eu tivesse vontade de comer aquela determinada coisa eu comia (um pouco) e no outro dia voltava a fazer certo. Mas so deixa pra fazer isso nos dias que realmente eu sentia a vontade de comer algo que nao ” podia “. e assim por diante ate conseguir me controlar e perder 10kls! espero que essa dica te ajude bjus

  18. Amei a história da Ariana e confesso que preciso mesmo de uma injeção de ânimo dessas para começar a mudar a minha história…Parabéns Mimis e parabéns Ariana!!! bjs Fátima

  19. Essa foi uma das histórias de superação mais legais que eu já li! Me identifiquei bastante, me incentivou a mudar e me emocionou! Gostei por não ser uma história curtinha como vemos aos montes na internet, como se tudo fosse fácil. Gostei por falar dos perrengues e de como superá-los. Obrigada Ariana por compartilhar sua história e obrigada Mimis por abrir esse espaço!

  20. nossa fico mais animada ainda qd vejo essas historias de superação… ontem amanheci decidida a entrar nessa vida saudavel… e hj vou começar andar de bike… quero contar minha historia aqui tbem viu Mimis… vc esta sendo minha inspiração… obrigado por nos ajudar a ter conciencia q gordura não faz bem pra saude e muito menos para nossa auto estima…

  21. Faculdade em outra cidade é uma tentação mesmo. Comigo foi a mesma coisa. Quando minha Universidade entrou em greve eu fiquei na deprê e não parava de comer. Chegou uma época que eu comia lanche todos os dias! Com isso engordei 12kg, mas já emagreci 6kg e estou mantendo o foco haha.

  22. Bela história de superação….que inveja (boa)rsrsrs
    Mas tb vou conseguir… lendo essas histórias que dá motivação pra começar….
    Bjsss

  23. VANESSA RODRIGUES em

    Parabéns!!! Sinto o mesmo qnd me olho no espelho, me pergunto o q é aquilo q estou vendo, pois não sou eu. Já estou marcando uma psicóloga p/ mim, junto com uma nutricionista e endócrino, quero emagrecer naturalmente, sem remédios. Vou conseguir!!! E minha maior insperação está sendo esse blog. Tenho 1,61m de altura, 35 anos e estou com 90kg, Nunca fui assim, sempre tive 61kg. Confesso q sou viciada em comida. Conseguirei emegracer!!!!

  24. Olá flor, estou começando o meu projeto “mimis”…srsrsrsr e me espelho em pessoas como a Ariani e você para levar isso a serio…gostaria de saber se você faz ou fez durante o processo algum tipo de massagem, drenagem???
    bjbjbj
    adoro o blog…..

  25. Que bom ver historias asim é atraz dessas historias que tiramos forças para começarmos. ja faz tres semanas comecei ja perdi 3k eu pesava 99 ou pra mas porque eu sempre corria da balança tinha um medo hoje é um prazer a acada final da semana me pesar e perder 1k. Força somos mas que vencedoras!!!!beijo mimis!

  26. Nossa que Vitória! essas histórias me deixam inspiradas. Eu estou também na luta contra o excesso de peso. Quando penso que mulheres como a Ariana e inclusive você Michele (minha Chará rsrs) perderam mais de 20 quilos, e eu que preciso perder 12 kg, me sinto incentivada a continuar. Já falhei várias vezes nessa luta, mas não desisto…
    E estou novamente buscando o peso saudável e além de tudo a minha felicidade.
    Parabéns Ariana

  27. Meus parabéns pela determinação e coragem…
    é o que está faltando para mim já tentei d tudo engordei 30k
    sou muito ansiosa …eu determinei algumas coisas em minha vida e consegui mas o eliminar o peso está muito dificil mas eu creio vou conseguir este blog está abrindo minha mento e seu depoimento achei maravilhoso …parabéns sempre….beijocas Shirlei

  28. Parabéns….Que luta linda de superação….
    Gostaria de saber quais os lanches nos intervalos das principais refeições de 3 em 3 horas?
    Preciso ,preciso muito mudar de vida.
    Grata,Ariane

  29. Olá Mimis,

    Comecei na semana passada a minha reeducação alimentar e exercícios físicos. Já tentei várias vezes emagrecer mas desta vez senti que chegou o momento e que essa é a hora da mudança.
    Já copiei algumas receitinhas do blog e vou continuar lendo ele sempre para saber de mais dicas.
    Meu peso inicial é de 80 kg e a meta 64 kg não é impossível perder 16 kg perto do que outras leitoras já perderam. Tirei a foto inicial e fiz uma tabela de pesagem, assim que finalizar divido a história com vocês.

    Um beijo

  30. Parabéns Ariana!!!! São histórias como estas que nos fazem continuar , ter certeza que nossa meta é possível…Estou na minha terceira semana de dieta saudável e musculação por pelo menos 1 hora ao dia com abdominais e aeróbica…Se Deus quiser daqui a pouco contarei a vocês a minha história …a três semanas atrás estava com 82 kg e tenho 1,68 de altura…sábado me pesarei para ver os progressos…Obrigada Mimis pelo incentivo diário !!!! Meninas força que juntas conseguiremos nossos objetivos!!!! Bjos!!!

  31. Karoline Martins em

    Parabéns, O significado da vida não está no seu começo, nem no meio da caminhada, mas esta no fim e vc alcançou .. Estou numa luta constante para conseguir fazer a reeducaçao alimentar e exercícios mas logo desisto, bate um desanimo ..Quero perder 13 kg e voltar p os meus 57kg… Sou sua fã Mimis.. Preciso de sua ajuda..

  32. Elisângela Rodrigues em

    Não é fácil, mas a Ari conseguiu com muita força de vontade. Semana passada eu fracassei… Fiz uma cirurgia que me deixou inapta para exercícios e muito ansiosa. Não consigo parar de comer… Quero retomar aos meu hábitos saudáveis e sei que vou ter começar do zero. Na segunda retirarei os pontos e é neste exato momento que retomarei à minha meta. Não estou tão acima do peso, mas quero voltar aos meus 57kg. Conseguirei e conto com sua ajuda Mimis!!!

×