Atividade física na terceira idade

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Gente!

Hoje eu vou falar de uma coisa muito importante.

A atividade física não é só para os jovens ou para quem quer ficar com o corpo em dia, sabiam?  

Atividade física é para todos! E os seus principais benefícios estão na saúde e não apenas na estética. 

Com o crescimento da expectativa de vida mundial, nossa população idosa vem aumentando cada vez mais, e então não podemos deixar de pensar na qualidade de vida dos nossos idosos e de nós mesmos futuramente. 

E a nossa terceira e melhor idade deve praticar exercícios sim, pois a realização regular de exercícios é uma das bases para uma melhor saúde e longevidade. 

Os benefícios são muitos, e estão relacionados diretamente às funções orgânicas e à independência e qualidade de vida do idoso. Além disso, a prática atua na prevenc’ão e melhora de muitas doenças como diabetes, cardiopatias, distúrbios osteomusculares como artrite reumatóide, osteoporose, hipertensão e muito mais. 

Olhem só benefícios da atividade física na terceira idade: 

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Além de todos esses benefícios, pesquisas apontam que a atividade física na terceira idade pode prevenir o envelhecimento cerebral e a demência senil. 

Mas a pergunta que vem em seguida é: qual exercício fazer? Isso vai depender de alguns fatores, mas principalmente devemos levar em conta  o grau de independência da pessoa e a presença de distúrbios limitadores. 

Se o idoso já tem alguma dificuldade de movimento ou mental, é preciso orientação especializada para que a execução do exercício seja adequada. 

Se já existem doenças pré existentes, o cuidado é maior ainda. Para isso, a orientação médica e fisioterapêutica é recomendada, visando a melhora do idoso em todos os aspectos da sua saúde e já atuando com eficácia nos problemas já instalados. 

Por exemplo, uma senhora que tem artrite reumatóide precisa de uma orientação especial para que o exercício auxilie no tratamento do distúrbio e não traga riscos.

Vocês sabem que eu sou formada em fisioterapia e atuei 10 anos na área, né? Eu atendi muitos velhinhos e até Pilates eles faziam. Gente! Velhinhos mesmo! O Sr. Ernani, querido, tinha 92 anos! E eu amava trabalhar com a terceira idade. 

Hidroginástica, caminhadas, pilates, hidroterapia, musculação, yoga, são muitas atividades legais que podem ser feitas! 

Mas o  principal é darmos  atenção redobrada às restrições de certos exercícios aos idosos e também respeitar sua condição física sempre. 

E incentivar! Mostrar o quanto é importante a prática do exercício físico para uma velhice com qualidade. Estimular nossos idosos assim como eu faço com vocês, né? Com um carinho especial e muito amor! 

Vamos nos movimentar? 🙂 AQUI tem vários exercícios legais pra vocês! 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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18 Comentários Mostrar comentários

  1. Meu nome é Lucas e sou jornalista. Estou fazendo uma matéria sobre idosos em academias e gostaria de saber, se possível, se posso utilizar uma de suas fotos. Obrigado pela atenção.

  2. ola Michelle!!!
    Meu nome é Carlos, sou estudante de educação física e estou fazendo um trabalho sobre atividade física na terceira idade achei seu blog bem interessante e pretendo usar citações dele claro mencionando você como fonte de pesquisa. E se tiver alguma opinião a dar agradeço.

  3. Marco Antonio Vasconcelos Santos em

    Prezada Michele,
    Sou Marco Antonio, 63 anos e tenho uma estrutura muscular forte. Entretanto, fazia já uns 10 anos que não tinha um programa de atividade física orientado. Agora, a um mês, comprei um simulador de remada e uma estação de musculação, cuj os pesos não passam de 4 a 6 Kg. Estou fazendo por conta própria e estou adorando. Já perdi até alguns centímetros na barriga e estou mais autoconfiante e mais disposto para as atividades do dia a dia. A pergunta: Com esses pesos baixinhos voçê acha que devo continuar ou seria melhor parar ou devo continuar?
    Atenciosamente,
    Marco Antonio.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Marco! Invista em exercícios com peso sim. Mas é legal que a intensidade do exercício seja forte pra você. Se os pesos estão baixos, tente aumentar. Beijos!

  4. Muito prazer.eu Vivomunitions anos na Grecian em uma Ilya chamada Chios.Tenho 61 anos!Eu era medica no hospital.Faz do is anos que sai em pensao.Deveria passer bem,porem nao!Creio que apesar da diadem,comecarei uma Vidal com Mai’s sauce e felicidade.Voce me deu a corsages que precisava .Muito obrigada!

  5. Pingback: “Avisa o vô e a vó”: a importância da atividade física na 3ª idade | Academia UNICA | Campo Largo e Balsa Nova

  6. parabéns pela matéria tenho 56 anos pratico exercício físico na academia ha 4 anos. e tenho uma alimentação saudável depois que descobri vc melhorou muito mais . estou adorando suas dicas. parabéns.

  7. Olá Mimis
    Sou sua fã nas postagens. Hoje você caprichou no post. Treno 57 anos, tive um câncer de mama. Estou fazendo minha primeira revisão e quando eu perguntei sob atividade física ao meu mastologista, se eu podia fazer ele disse: deve!!
    E a academia e a bicicleta me fizeram um bem enorme.
    Obrigada pelos seus conselhos.
    Bjs
    Risoleta

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