Recicle, reutilize, reduza

14

recicle-fundo-branco-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Em tempos de consumo frenético, onde trocamos de celular todo ano, o carro, e compramos tudo o que nos oferecem como necessários à sobrevivência, acredito que umas das coisas mais produzidas no mundo atual é o lixo. Sim esse nosso lixo diário. Claro que existem vários tipos de lixo assim como diversos destinos. Mas ainda assim um percentual muito baixo é reciclado. No Brasil, que recicla 96% de suas latinhas de alumínio , ainda deixa muito a desejar nos processos de reciclagem. Em media 76% do lixo brasileiro é despejado a céu aberto e apenas 2% é reciclado. E o que podemos fazer a respeito?

Eu acredito que pequenos gestos podem mudar o mundo e que se cada um fizer uma pequena parte, podemos sim, juntos viver num mundo melhor. E são inúmeras as iniciativas que vão desde consumir menos a reduzir a quantidade de lixo produzida.

Frequentemente vejo notícias de pequenos empreendedores que dão novo sentido a suas vidas reciclando e reutilizando lixo. Use sua criatividade e dê novos usos a coisas que não utiliza mais.

A minha dica é : Reutilize, Recicle e Reduza! 

recicle-reutilize-reduza---blog-da-mimis-michelle-franzoni

 

Aqui em casa procuro sempre levar minha sacola de pano ao mercado e feira, além de separar meu lixo, e sempre que possível uso produtos biodegradáveis na limpeza da casa e produtinhos de beleza.

Já que lixo está diretamente ligado a consumo, uma boa alternativa é não comprar lixo, ou seja,  préciclar, que significa ter a consciência antes de comprar.  Optar por embalagens mais econômicas, ou mais fáceis de serem recicladas. Mais papel e menos plástico. Evitar sacolas plásticas, embalagens extras e desnecessárias também fazem parte da preciclagem. 

Estar atento as empresas que cooperam com meio ambiente e dar preferência a estas. Comprar eletrodomésticos que consomem menos energia, carro mais econômicos, e não usar o carro pra tudo. Nós temos pernas para serem utilizadas. Ande de bicicleta para ir ao mercado, a academia ou até trabalhar. Ver AQUI.

Do ponto de visto do planeta não tem como “jogar fora” porque não existe o “fora” do nosso planeta. Estamos aqui todos juntos e somos responsáveis pelo mesmo ecossistema.

E vocês, quem já faz a sua parte, qual a dica da de reciclagem? 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

14 Comentários Mostrar comentários

  1. Charmene de Cara em

    Amiga eu ainda adiciono dois R:

    Repense – Precisa mesmo disso? Nessa quantidade? Antes de comprar algo é sempre bom refletir se aquele item é realmente necessário, se não temos algum outro item que pode ser utilizado para a mesma aplicação.
    Recuse – É sempre bom aproveitar as oportunidades, mas quem precisa de trocentas canetas de eventos? Zilhoes de ecobags? Eu sempre carrego uma caneta (comprei uma top para ficar com mais vontade de usar hahahaha) e uma ecobag na bolsa, aí se vou em um evento ou mesmo no supermercado não preciso pegar outras. Só pego algo quando tenho um destino definido para isso e espaço definido onde guardar

    Bjao, saudades

  2. Bom exemplo:
    Vc pode utilizar potinhos de requeijão
    Para guardar mil coisas. Numa oficina pode ajudar a separar os Pregos,
    Parafusos, taxinhas, arruelas, etc
    Num ateliê pode guardar: miçangas, contas, alfinetes, lápis, botões, etc
    Tambem prático a reciclagem.
    O Planeta agradece
    Bjs
    Mimis

  3. Catarina (IG: fit_in_macau) em

    Mimis não sei se viu minhas fotos mas em Fevereiro estive num dos primeiros resorts ecológicos aqui na ásia, na malásia e eles têm precisamente essa filosofia. Usam paineis solares, reutilizam a água da chuva para regar as plantas, reciclam o lixo, têm a própria quinta orgânica e sistema de tratamentos de água e tudo é reutilizado. Um coco vira um cinzeiro, umas calças de ganga usadas um vaso para flores. É maravilhoso! Beijo

  4. Mimis, você sempre surpreende!!!

    Saúde, qualidade de vida e consciência andam de mãos dadas…

    Aqui em casa eu separo o lixo reciclável e fico impressionada com a quantidade de embalagens que acumulamos a cada semana.
    Não há coleta seletiva, então preciso levar a postos de coleta, geralmente disponíveis em supermercados. Mas sempre tem o inconvenientes dos locais estarem abarrotados, sem espaço algum para depositar o lixo.
    Eu já levo tudo separado: vidro, plásticos, papel, etc para não precisar separar na hora. Qual não foi a minha decepção num posto de coleta do Pão de Açucar?!!? Na hora de recolher, eles juntavam tudo, ao menos espero que dêem um destino correto ao lixo.

    Abs,
    Fabiana

    http://www.belezadecorpointeiro.blogspot.com.br

  5. Para quem gosta de gelatina, utilize os potinhos de iogurte para colocar essa sobremesa. Ela fica separada em porções ideais e gela mais rápido.

  6. Oi Mimis!
    Moro em Amsterdam e por aqui existem conteiner espalhados por alguns bairros, no meu bairro tem para colocar vidro, papel, roupas e sapatos usados, e agora colocaram um novo para sacolas plásticas e vasilhas plásticas…
    O que me intriga é que não tem para latinhas…
    Uma vez por mês podemos jogar o lixo grande fora, tipo sofá, cama, um armário … No dia seguinte a prefeitura passa para pegar, porém aqui também tem gente que precisa e gosta de coisas usadas já sabem o dia e ficam na expectativa do que as pessoas vai jogar fora para pegar…
    Mês passado descobrimos um pessoal que pega geladeira, máquina de lavar ou televisão …pq nós não queríamos mais a geladeira… É só ligar que alguém vem pegar em sua casa…
    Ah! E aqui nenhuma mercado dá sacola plástica, vc tem que pagar pelas sacolas… Geralmente as pessoas vão de mochila, carrinho ou levam suas próprias sacolas ao mercado!
    Não é no Brasil, mas eu quis compartilhar, achei que fosse interessante! 🙂

  7. Oi Mimis!
    Moro em Amsterdam é aqui existem alguns conteiner para se colocar vidro, papel, roupas usadas, o mais novo é para se colocar sacolas plásticas e vasilhas de plástico…
    Só acho estranho não ter para latinhas…
    Eu separo o lixo daqui de casa, mas aqui sei que tem muita gente por aqui que não faz…
    Aqui também tem o dia do lixo grande, tipo o que vc não quer mais na sua casa, por exemplo sofá, tv, geladeira… Uma vez por mês tem o dia de jogar fora e ocamin

  8. Oi Mi!
    aqui em casa sempre uso as sacolas retornáveis no supermercado e quando vou às lojas no centro sempre dispenso as sacolas desnecessárias, na farmacia, na lojinha etc…., faço a separação do lixo em casa porém na minha cidade não tem coleta seletiva acredita?!?!? então eu coloco na rua e torço pra passar algum catador e levar o reciclável antes do caminhão do lixo comum, é triste mais é a realidade que vivemos aqui numa cidade de mais de 300mil habitantes, as embalagens tbem economizo bastante, guardo as oleaginosas, grãos, todas essas coisinhas, em vidros de palmito ou outros produtos, e sempre utilizo esses vidros ou garrafinhas de vidro pra decorar as festinhas aqui de casa utilizando-os como vasinhos ou luminárias e até mesmo recipiente pra servir alguma coisa.
    faço o que pode, acho que cada um tem que fazer a sua parte!!
    beijos
    LEni

  9. Oi Mimis… não só na minha casa, como na casa dos meus pais e da minha irmã tbem fazemos a separação dos lixos… Além de usarmos as sacolas retornáveis quando vamos ao mercado, além de reciclar, é muito mais prático carregar 04 sacolas retornáveis do que 20 de plástico.
    Bjus e vamos reciclar.

  10. Mimis, sua lindaaaaa!
    Parabéns pela iniciativa do post, mandou muito bem mesmo!
    Uma pena que poucas pessoas têm essa consciência.
    Como você disse num trecho do texto, antes trabalharmos o conceito dos 3R’s nas pessoas, temos que trabalhar principalmente o “REPENSAR”. Será que realmente preciso de um celular novo? De mais um vestido? Trocar meu carro todo ano? Pra onde vai esse lixo?
    Tem um vídeo excelente chamado “A história das coisas”, fala exatamente sobre nosso excesso de lixo e relaciona à sociedade consumista em que vivemos.

    Parabéns por ser um exemplo, além de saúde, de consciência!!!
    Beijos e obrigada por sempre me fazer lembrar que existem pessoas que se importam nesse mundo! =)

×