Grão de bico

30

 capa-graodebico-blog-da-mimis-michelle-franzoni

O Grão de bico é um dos alimentos mais antigos do mundo do mundo, são 7500 anos de cultivo. Chegou ao Brasil junto com os portugueses, mas seu consumo se consagrou com os emigrantes árabes e espanhóis, já que esse grão é muito utilizado por esses povos em seus pratos típicos.

Atualmente o grão de bico está com tudo entre a galera saudável pela grande quantidade e qualidade de proteínas que possui, sendo uma ótima opção para dietas sem carne. Além disso o grão de bico é uma rica fonte de ferro, amido, fibras, fósforo, manganês e vitaminas do complexo B.

As fibras são encontradas na casca, que podem ser ingeridas sem problemas. Boa parte dessas fibras são solúveis na água, trazendo maior sensação de saciedade auxiliam no processo de emagrecimento e no funcionamento do intestino.

Pesquisas apontam que o grão de bico é capaz de reduzir o colesterol total e o ruim (LDL), provavelmente devido as altas taxas de Omega 3 e 6, substância que auxiliam também na prevenção de problemas cardiovasculares.

Seu consumo semanal está associado a ótimos efeitos fisiológicos como maiores taxas de ovulação, e melhoria no desenvolvimento das crianças. Pesquisas apontam que o uso frequente do grão de bico na alimentação está ligado com uma melhora na oxigenação do cérebro e a síntese de mielina, permitindo assim um fluxo mais eficiente dos impulsos nervosos, aumentando o raciocínio, a disposição física e o humor!

Repleto de uma substância chamada triptofano, aminoácido essencial para produção de serotonina, responsável pela sensação de bem estar.  Então o grão de bico é o alimento da felicidade!

Acho que agora sei por que amo tanto!

Além de super saboroso, e versátil, podendo ser usado em saladas, cremes, pastinhas, refogados, frittatas, massas e sopas!

gosto tanto que como até puro mesmo.

nutri-graodebico-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Para garantir melhor aproveitamento de suas substâncias é indicado deixar de molho de um dia para outro antes do cozimento, ou por pelo menos 7 horas. A maior parte dos grãos contém ácido fítico na sua camada mais externa, que impedem a absorção de minerais como o cálcio, magnésio, cobre, ferro e o zinco no trato intestinal. Deixar os grãos de molho neutraliza a ação do ácido fítico e também agiliza o preparo, deixando  ele bem macio e com uma consistência perfeita.

Para preparar o grão de bico, é só usar a panela de pressão, igual feijão. Coloque água, os grãos e deixe cozinhando por cerca de 30 minutos. Vá controlando se já está macio após esse tempo.

Ah! E dá até pra congelar em porções. Para descongelar é só jogar água quente, ou as vezes coloco congelado mesmo na panela, dependendo do prato.

Geralmente é bem fácil encontrar grão de bico, ele é um pouco mais caro que feijão, mas são tantos benefícios que acho que compensa, não é mesmo?

Ao comprar é importante observar se os grãos estão inteiros com tamanho e cor uniforme, sem manchas escuras ou sinais de umidade. Se já estiver embalado, observe se não há insetos no interior da embalagem.

Ah! E pra quem quer ser ainda mais prático, pode comprar o grão de bico enlatado ou em saquinhos à vácuo, já cozido. Porém, prestem atenção se eles já vem com sal e se vier reduza a quantidade colocada na receita, ok?

Qual seu jeito predileto de comer essa leguminosa?

Eu postei uma super saladinha de grão de bico AQUI! 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

30 Comentários Mostrar comentários

  1. Mimis. Vc tem receita de pate de grao de bico light? Faço com limao, alho, sal e pouco azeite e fica uma delicia. Achei light mas ja errei quanto a isso antes. Que achas?

  2. Olá, Mimis!

    Para congelar o grão de bico, devo cozinha-lo de alguma forma diferente? Digo, sem sal, por exemplo. E quanto tempo dura congelado?

    Muiiiiiiiito obrigada pelas super dicas!!! Você é demais!

  3. Tenho uma dica para incrementar o arroz integral com grão de bico.
    Depois de ficar as 12 hs de molho, ele cozinha ‘al dente’ no mesmo tempo do arroz.
    Coloque 1 xícara de cada (arroz e grão de bico escorrido) na panela e adicione os temperos de costume (eu coloco cebola e alho picados e 1 folhinha de louro). Cubra com 3 xícaras de água fria e ponha no fogo baixo, panela meio tampada, até a água secar. Vai demorar uns 30 minutos (fogo baixinho).
    Verifique se está no ponto que vc quer e, se achar necessário, cozinhe mais um pouquinho acrescentando água quente.
    Nunca fiz, mas deve dar certo na panela elétrica.

  4. Pingback: Quiche funcional de espinafre | Blog

  5. Pingback: Quiche funcional de espinafre | Blog

  6. Pingback: Quiche funcional de espinafre | Dieta

  7. Pingback: Quiche funcional de espinafre - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  8. Oi Mimis,
    acompanho seu blog e adoroooo! Tento não comer carboidrato depois das 18 hrs, e pensei em jantar uma saladinha de grão de bico, mas pelo q tô vendo ele possui bastante carboidrato né?

  9. Adoro grão de bico!
    todo dia pela manhã é sagrado: tapioca com blanquet e homus.
    Faço uma receitinha caseira que dá pra uma semana: 1/2 xícara de grão de bico cozido, batido com 1 colher de tahine!
    Hummmm, dilícia!!!

  10. Pingback: Salada de grão de bico | Blog

  11. Pingback: Salada de grão de bico - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

    • EU FIZ ISSO, PQ A EMBALAGEM PEDIA, MASSS DEMOREI MTOOOOO, NÃO PRECISA, POIS NÃO MUDA EM NADA O GOSTO…. E VC VIU Q A MIMIS FALOU Q A CASCA TB FAZ BEM?

      😉

    • EU FIZ ISSO, PQ A EMBALAGEM PEDIA, MASSS DEMOREI MTOOOOO, NÃO PRECISA, POIS NÃO MUDA EM NADA O GOSTO…. E VC VIU Q A MIMIS FALOU Q A CASCA TB FAZ BEM?

      😉

  12. como grão de bico a muitos anos ,gosto como salada com bastante tempero ,com soja texturizada ,etc bjs e obrigada pelas suas maravilhosas dicas .vc nem imagina quantas pessoas vc esta ajudando .que DEUS TE ILUMINE SEMPRE .

×