Grãos germinados

62

germinados1-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Gente vocês sabem que eu amo ser saudável e estou sempre pesquisando alimentos para compartilhar com vocês. Eu sempre comi brotos (de alfafa, e de feijão que são os mais comuns), mas recentemente descobri que esses brotos são ainda mais saudáveis do que eu imaginava, e podem ser um super aliado do processo de emagrecimento.

Isso porque esses alimentos  apresentam uma quantidade reduzida de calorias e um nível muito alto de nutrientes e vitaminas. Esse fator acontece porque a energia da semente é usada para o processo de germinação e potencialização dessas vitaminas e nutrientes.

Também conhecidos como comida viva, os alimentos germinados passam por um processo onde são inibidos grande parte dos fatores anti-nutricionais dos grãos. Como o ácido fítico que compromete a absorção de ferro, magnésio, cálcio e zinco.

germinados5-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Dessa forma os brotos melhoram a digestão, a prisão de ventre, e promovem uma absorção mais completa dos nutrientes. São repletos de vitaminas A, complexo B e C, além de ricos em enzimas e proteínas.

Alguns brotos são facilmente encontrados nos supermercados e feirinhas, mas podemos fazer nossos próprios brotos germinados em casa, criando uma grande variedade de germinados, sempre fresquinhos! 

germinados4-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Sim, é um processo simples, fácil, econômico e lindo!

Bem legal de fazer com crianças, e acompanhar todo o processo de crescimento!

germinados2-blog-da-mimis-michelle-franzoni
germinados3-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Agora é só usar seus brotinhos nas saladas, sanduiches e torradinhas! Em breve posto uma receita mais elaborada com eles!

E aí gostaram? Quem vai fazer em casa?

 

 

 

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

62 Comentários Mostrar comentários

  1. As sementes germinadas pode bater no suco verde ou com frutas. Eu so coloco a noite e bato de manhã. Sementes de girasol, de amenduas, castanhas do Pará, linhaça, chia etc … muito bom e muito nutritivas.

  2. Boa noite, Comecei a consumir brotos recentemente, mas surgiu uma dúvida esses brotos que compramos no mercado é necessaário lavar, se for, qual processo correto?

  3. silvia müller becerra em

    ALERTA.
    Não é qualquer semente não, tem que ser semente ORGÂNICA.
    Sementes adquiridas em agropecuária, que vão gerar uma planta, vem com PESTICIDA para evitar fungos. NÃO PODEM SER CONSUMIDOS COMO BROTOS, POIS O PESTICIDA MATA. Semente para consumo de brotos, somente as orgânicas.

  4. Olá Mimis adoro seu blog, e Ameeeeiiii este Post!
    Mas tenho duvida se posso fazer com feijão carioca, aquele que compramos no mercado?
    Um grande beijo….

  5. Consumi sementes germinadas por um longo tempo, pois amo suco de clorofila. Hoje em dia, continuo com o suco pelas manhãs, mas, sinceramente, fiquei com receio das sementes germinadas pois imaginei que elas podem pegar fungos facilmente. Quando fazia, por exemplo, independentemente da semente, na parte germinada ficava uns pelinhos, visíveis apenas quando me aproximava bastante. Por isso, meu medo. O que você acha, Mimi? As sementes germinadas são mais suscetíveis a fungos? Ou estou “viajando”? Brigada pela resposta, desde já!

    • Michelle Franzoni em

      Oi Linda, é um alimento que tem que ser consumido bem fresco mesmo! Eu adoro, e tendo certos cuidados creio que não há problema! Beijos!

  6. Mimis, amo seus posts, tanto no face quanto no instagram! Gostaria de saber se, depois de grandes a gente corta os brotos para uso e eles crescem de novo. Bj

  7. janete Sorocaba em

    So uma duvida..vi varios vidros com uns brotos bem grandes na post…quais os cuidados necessarios pra que fiquem bonitos e crecidos depois d germinados?? Vc e um otimo exemplo de determinacao..parabens mimis!! Venho a 7 meses rigorosos de caminhada e musculacao. Nao havia perdido 1 kg se quer..depois da visita a uma nutricionista esportiva e suas dicas agora -2kg no mes ALIMENTACAO E TUDO!!OBRIGADA

  8. Oi mimis! Você conhece em SP onde podemos comprar marmitas com os grãos já germinados ? Não tenho tempo de fazer em casa e gostaria de poder comer no trabalho…Obrigada desde já, EXCELENTE BLOG!

  9. Ednamar soares lima em

    oi como vai vi sua entrevista gostei d mai gostaria si for possível que voce nim d esse uma dica do que comer nas horas de refeição tenho 28 anos 90 kl quero perde 35mim ajuda obrigada

    • Michelle Franzoni em

      Oi Linda! Eu sempre digo que cada organismo é especifico e precisa de uma dieta personalizada! Se possível procure um médico para lhe orientar. Beijos!

  10. amei ver sua entrevista no hoje em dia e fiquei bem interessada pois preciso perder muita barriga e preciso de uma dicas . um grande abraço

  11. Carolina Panontin em

    Olá Mimis! Só gostaria de fazer uma ressalva, algumas das sementes vendidas em agropecuárias já vem tratadas com pesticidas e não são adequadas para o consumo humano. Pode-se consumir apenas as folhas/frutos e não a semente em si. Quando é o caso vem descrito na embalagem. Um pequeno cuidado pra não ter nenhum problema. Bjs!

  12. Pingback: Sanduíche de peito de peru | Blog

  13. Pingback: Sanduíche de peito de peru | Blog

  14. Pingback: Sanduíche de peito de peru - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  15. Oi, Mimis! Não entendi a parte de lavar, é encher novamente o vidro com água e virar e deixar escorrendo? Tipo, repetir o primeiro processo, porém sem deixar de molho. É isso?
    Fazer como quando a gente era criança, de colocar a semente sobre o algodão molhado não funciona? rs

  16. Oi Mimis!
    Desculpa mas não entendi por qnto tempo vou manter lavando…ate 72hrs no maximo para poder usar é isso?
    As duas colheres q eu colocar tenho que consumir em ate 72hrs é isso?Poderia citar outros tipos de graos e sementes alem destes?

  17. Oi Mimi já tinha ouvido falar sobre grãos germinados. Mas tive duvidas vou tentar depois te conto, mas desde já te agradeço Fiz o iorgute e adorei pois sempre tentei fazer mas nunca dava certo mas agora deu e é muito gostoso… Obrigado por dividir conosco o seu sucesso….. Um abraço e muito sucesso prá ti. Marilda

    • Ei, Mari. Eu tbm não encontrei pra comprar, mas comprei dois vidros de palmito e estou usando eles após o palmito ter acabado. É uma opção. Abraços!

  18. nelson-serafim@hotmail.com em

    No meu caso e o inverso ,estou querendo engordar uns 4 kls,so que nao na barriga,quais os alimentos mais adequado,para que eu pegue esses kls a mais e ficar mais forte .

  19. Olá Mimis,

    Fiquei com uma dúvida. Eu tenho que encher de água apenas na primeira vez, no processo que fica de molho por 8-12h? Depois deixo o vidro emborcado e lavo essas semenes 2x ao dia até completar as 72h de germinação? Não há mais necessidade de deixá-las de molho dentro da água?

    Obrigada!

  20. Ameeei esse post! Moro na Alemanha e aqui estou cercada de lojas bio por todos os lados, o que ajuda muito na minha reeducação alimentar. Comprei feijões mungo e estava decidida a fazer brotos pela primeira vez! Sabia que ia encontrar um post sobre isso no seu blog, muito obrigada! Vou testar hoje mesmo 🙂

  21. Nossa, Mimi… não tenho coragem de comer esses alimentos vivos…. sei lá, é estranho! rsrsrs…. Estou completamente viciada no seu blog! Parabéns!!!! Se Deus quiser, vou emagrecer igual a você!

  22. Bom dia Mimi!
    A pergunta é a mesma da Luciene, pode ser a semente que compramos pra consumir tipo feijão do saquinho?
    Obrigada !
    Bjs!

  23. Oi Mimi, eu follow vc, amo. Eu Moro na Irlanda 11 anos, tenho 2 filhos aqui e I no Brasil . Voltando a assunto eu como muito o bro to de feijao qdo faço spaghetti bolognesa USO no lugar do macarrao e nos chineses (Asia) pratos q vai noodles ou arroz…e também em salada com shoyo light e limão.

  24. Oi Mimi!! Então… já vi algo sobre, mas fiquei na dúvida sobre a semente. Onde encontro a semente? Pode ser a que compramos pra consumir já, tipo feijão do saquinho? Em minha cidade não encontro, quando tem é uma fortuna. Quero muito fazer!! Obrigada!!

×