Constipação intestinal, como resolver?

35

CONSTIPA-CAPA2-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Agora que já falamos sobre  constipação intestinal, chegou a hora de conhecer as dicas e soluções que podem ajudar a resolver esse probleminha que incomoda tantas pessoas

O sistema digestivo é o mais afetado por ações emocionais e claro pelo o que a gente come. A saúde do intestino é fundamental para que o corpo funcione direitinho. 

Um dos fatores que atrapalham muito o sistema digestivo é a vergonha de ir ao banheiro fora de casa. Quem aí é tímido? rsss

Vocês sabiam que ao evitar a ida ao banheiro em lugares públicos, o intestino não é respeitado e as fezes se acumulam ficando mais secas do que o necessário?  E isso acaba comprometendo futuras evacuações! Portanto, deu vontade de ir ao banheiro, tem que ir!

Outro fator importante é ficar atento aos alimentos que podem fazer mal ao seu organismo, como alergias a determinadas substâncias ou intolerâncias como a do glúten e da lactose. Esse tipo de rejeição do organismo pode causar inchaço abdominal, diarréias ou constipação, prejudicando a digestão de modo geral. Perceba as reações do seu corpo e procure um médico para um diagnóstico mais preciso. 

Muitas mulheres reclamam que durante a TPM fica mais difícil ir ao banheiro. Isso acontece porque o corpo fica mais estressado, dolorido e principalmente porque acabamos descontando na comida nossas alterações de humor. O jeito é investir em alimentos que ajudam o intestino e tentar aliviar o estresse com exercícios!

Um detalhe bem importante que passa desapercebido por quem tem problemas de constipação intestinal é o uso frequente de chás laxantes e medicamentos para aliviar o problema. Esses produtos podem destruir a flora intestinal e agravar ainda mais, criando uma dependência ao remédio. Portanto, o melhor é tratar o problema direitinho sem fazer auto-medicações por aí. 

Falando em alimentos, muitos deles podem ajudar o fluxo intestinal e que ainda favorecem a saúde, e absorção dos nutrientes no intestino. A receita é uma alimentação rica em fibras e água.  Alguns eu já contei mais como o mamão, o psyllium, a banana, o iogurte, o abacate entre outros.  Olha aí!

  CONSTIPA-POST1-blog-da-mimis-michelle-franzoni

 

Outro fator que é bem importante e faz muita diferença é o exercício físico, e nesse caso até caminhadas leves já fazem efeito. Além de diminuir o estresses do dia a dia, exercitar-se faz com que os órgãos trabalhem melhor. Ah uma prática que merece atenção especial é a do bambolê, pois esse exercício abdominal faz uma espécie de massagem no nosso sistema digestivo auxiliando ainda mais a ida ao banheiro! Exercícios abdominais localizados também são importantes e AQUI tem um monte de dicas legais.

 

CONSTIPA-POST3-blog-da-mimis-michelle-franzoni

Outra dica legal é a massagem abdominal, que pode ser feita por vocês mesmos. Uma forma simples é respirar fundo, usando o diafragma, encolhendo e expandindo a musculatura abdominal. Ou com as duas mãos faça movimentos circulares na parte inferior do abdômen, sempre no sentido horário, para ativar o fluxo intestinal. 

CONSTIPA-POST4-blog-da-mimis-michelle-franzoni

 

E olha essa! Existe também um fator cultural e anatômico que está relacionado com a postura no vaso sanitário. Alguns especialistas defendem que a posição para uma evacuação completa seja de cócoras ou agachado. Essa posição promove um relaxamento da musculatura e do reto. Uma solução fácil e prática é colocar um banquinho para o apoio dos pés, melhorando a postura e beneficiando assim a musculatura da região. Segundo o Dr. Rad Saeed, o método de cócoras auxilia  o relaxamento dos músculos da região puborretal e também promove  o alinhamento do reto e do canal anal facilitando a evacuação. Já quando evacuamos sentado,  uma curva notável é criada no reto e o relaxamento dos músculos da região se torna incompleto. 

Olha o resumex das dicas!  

 CONSTIPA-POST2-blog-da-mimis-michelle-franzoni

O importante é cuidar da saúde como um todo e se vocês sofrem muito com a constipação, é ideal consultar um médico para uma análise do quadro, pois cada  é um caso e que cada organismo responde de maneira diferente a alimentos e remédios.

Vocês têm mais dicas para contribuir? Comentem aqui!

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

35 Comentários Mostrar comentários

  1. vera lucia romio em

    sofro muito com constipação intestinal muita dor gases só vou ao banheiro com ajuda de remédios ou duchinha ,não consegui fazer colonoscopia devido um estreitamento ,ai eu fiz o nema opaco viu claramente que minha tripa do intestino fica toda torcida .como se alguém torcesse mesmo não sei mais o que fazer as dores são muitas se alguém souber algo agradeço ?

    • Oi Vera Lúcia Romio!
      Meu nome é Raimundo Dias e quero te ajudar.
      Água tratada Magneticamente (Reduzida) tem apresentado resultados excepcionais para casos de Constipação. Te convido a visitar meu Canal no YouTube SYLO SAÚDE EM FOCO e assistir a um depoimento específico sobre Constipação (não confunda, tem um canal STYLO saúde…)

      Ou me add no whats 11 98142-1106 que te mando o vídeo e todas as informações que você precisar sobre o assunto.

  2. A “solução” de colocar um banquinho pode oferecer grande perigo, especialmente se a pessoa for pesada, e principalmente se não usar o assento plástico. A louça sanitária pode abrir-se (quebra-se) e acontecer um acidente mortal ou gravíssimo. Porque o pessoa fica completamente sobre a louça, exercendo forças em direções incomuns. Um familiar meu já morreu por ter subido numa louça sanitária; ela abriu-se e os grandes cacos cortantes provocaram a drenagem de seu sangue através dos membros inferiores atingidos.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Alexandre
      O banquinho vai no chão e a pessoa apenas apoia os pés em cima dele pois a posição favorece. A pessoa continua sentada no vaso como de costume.

  3. Estou a mais de 20 dias sem ir ao banheiro, fui no medico ele me passou óleo mineral ja estou tomando a 2 dias e nada, tomei tamarin e nada fiz a lavagem em casa com fleet e nada não sei mais o que faço 🙁

    • Olá Camila, bom dia!
      Procure no YouTube canal SYLO SAÚDE EM FOCO e assista ao depoimento de GEANE que tinha intestino complicadíssimo como o seu e RESOLVEU de forma fantástica.
      NÃO SOFRA MAIS COM ISSO!

      Abraço e desejo de saúde plena pra você.
      Raimundo Dias

  4. Parabéns pelo post! Muito bem elaborado e com dicas de extrema importância para mim que sofro com constantes constipações devida a tímidez e falha na alimentação.. obrigada pelas dicas!! 😉

  5. Olá! gostei muito do artigo, pois eu tenho um problema com prisão de ventre, e eu percebi que a minha prisão de ventre acontece quando eu estou com o sistema nervoso alterado, mas eu vou começar a aplica essas dicas para ver se melhora.

    • Existe uma solução natural, extremamente eficaz, sem nenhuma contra indicação, que é a magnetoterapia. Caso queira saber mais, estou a disposição.

  6. Constipação, como resolver o problema de constipação?

    Se nada adiantou fazer uma vitamina com beterraba, guaraná, laranja e cabelo de milho…
    E foi inútil procurar o neurologista muscular…
    A solução poder ser toma lactobacilos do tipo Yakult de 2 em 2 dias…

  7. Ola desde de segunda eu to com probleminha p ir ao banheiro to tomando água e tudo! iorgute e principalmente qdo to menstruada ai piora o que eu faço?

  8. Olaaa.. sofro muito com constipaçao intestinall.. mas uma coisa que deu super certo pra mim è tomar agua da beringela… tomo a noite e demanha quando acordo vou direto ao banheiro.. eh tiro e queda

  9. Olá,
    vou contribuir com vocês a minha experiência, desde novinha tive problemas de constipação intestinal. Quando criança tive umas fases que se acentuaram mt isso, aí quando estive em período pré-vestibular as coisas ficaram mt complicadas, dias e dias sem ir ao banheiro. Então tive que partir pra uma solução definitiva, procurei um fitoterápico e resolvido. Utilizei umas gotinhas de um medicamento natural e a partir de um bom tempo de uso as coisas melhoraram. Mesmo com esse problema resolvido, continuo com uma alimentação saudável para que a constipação não volte novamente. Nada adianta resolver o problema e não contribuir para que o organismo permaneça em equilíbrio. É isso aí que tinha pra compartilhar com vocês,
    beijinhos!

  10. Oiii, esse problema me atinge principalmente quando mudo a alimentação, quando como menos a constipação me ataca e fora de casa é um trabalhão, nem vontade dá… nesses casos uma caminhada num ritmo mais intenso me ajuda… cada um conhece o funcionamento do seu corpo, e claro que as dicas são sempre bem vindas, para aprender sempre mais.
    http://www.boaformaedieta.com.br

  11. Ótima reportagem, para resolver esse probleminha eu tomo 02 colheres de vinagre de maça com 1/2 copo de água duas vezes ao dia, antes do almoço e jantar, Além de desintoxicar auxilia no emagrecimento.

  12. Caroline Albuquerque em

    A questão do exercício físico é certo! Sempre que estou praticando exercícios, fico com as idas ao banheiro em dia.

  13. Eu tenho intestino muito preso, o que está me ajudando é comer todo dia uma verdura cozida como couve e escarola, e ao invés de aveia, farelo de aveia com mamão papaya e um pouco de mel, fora muitaaaaa água, lactobacilos vivos ( eu tomo um sachê comprado na farmácia com água) e limão na água qdo almoço para ajudar na digestão. Amei as dicas da automassagen e do bambolê. Bjos

  14. Silvana Paulino Nicolau Lira em

    Isso, mesmo!
    A água é muito importante, visto que em média 70% do nosso corpo é formado por ele! E as bactérias boas que são desenvolvidas à noite, enquanto dormimos, são levadas diretamente ao intestino. Então escovar os dentes ou se alimentar, antes de ingerir água, não pode…
    Meninas, eu aprendi muito sobre a água nestes 02 anos e meio atrás, e hoje só tomo água alcalina, rica em minerais (como o magnésio) e anti-oxidante.
    As águas engarrafadas e vindas em galões, são altamente prejudiciais à saúde pois contêm derivados do petróleo, como o bisfenol-A (hoje proibido, inclusive nas mamadeiras).
    Mimis, vamos colocar uma matéria só sobre a água?
    Vai ajudar e muito na nossa beleza interior: ficar bonita, também, de dentro para fora!!!
    Mil beijos!
    https://www.facebook.com/silvana.paulinonicolaulira

  15. Mimis, bom dia

    sei da sua especialização em pilates e quero tirar uma dúvida, fiz pilates por alguns anos (por recomendação médica-tenho condromalácia patelar gr II), e agora estava tentando fazer musculação/esteira…. mas percebo q principalmente a esteira antes da musculação está fazendo meu joelho doer…. minha dúvida é: posso fazer musculação sem qquer outra ativ. q aqueça (bike, esteira, etc)?somente o treino de musculação pode ser feito na academia?

    desde já agradeço querida.

    bjos

    • Michelle Franzoni em

      Oi Querida, é sempre bom aquecer o corpo antes, fazer alongamentos antes e depois do treino, e se possível procurar acompanhamento de um ortopedista! Peça uma ajuda para os professores da academia!
      Beijos

  16. Natália Lopes em

    Eu tenho uma dica que comigo é tiro e queda: beber 500 ml de água gelada assim que acordo! srsrsrrs dá super certo comigo, logo depois eu vou ao banheiro. Bjos!

  17. Vanessa Lima Catarucci em

    Ola Mimis… matéria perfeita, nunca tive esse tipo de problemas, mas logo que mudei minha alimentação com a RA tudo ficou mais difícil, inger alimentos ricos em fibras sem ingerir água para hidratar não da certo, percebi isso logo. Agora o faco é hidratar e hidratar!!!!

×