Páscoa e Dieta: o que fazer?

20

capa---Páscoa-e-dieta---o-que-fazer---michele-franzoni-blog-da-mimis

A Páscoa está chegando! E com isso o medo de colocar a dieta toda a perder, se acabando nas tentações e delícias tão comuns nessa época festiva. Já bateu o desespero aí? 

Mas afinal, de onde vem a tradição de presentear os amigos e familiares com chocolate?

Essa tradição milenar esta relacionado ao cristianismo, pois na Páscoa comemora-se  a ressurreição de Cristo, e o ovo é o símbolo da fertilidade e  renascimento. Mas mesmo antes de Cristo, a troca de ovos já era costume em várias culturas, que celebravam o início do Equinócio da Primavera (21 de março).

Naquela época era costume colorir os ovos com imagens da natureza, imagens sagradas ou tingí-los com corantes naturais. Mas e  o chocolate?

Foram os culinaristas franceses que  inventaram os primeiros ovos de chocolate, que além de uma delícia, vieram de encontro  com a ideia de renovação, pela energia presente no fruto do cacau.

Ah! Os franceses! Agora vocês já têm quem culpar pelas calorias extras! Hahaha

Mas vamos lá! Afinal, o que fazer se você está de dieta e não quer extrapolar nesse feriadão?

E como boa ex gordinha e chocólatra, primeiro, vou contar pra vocês a minha relação com as comemorações de Páscoa. 

A minha história é bem curta e se resume em devorar todo e qualquer chocolate que tinha em casa. Ah! Atacava o dos irmãos também. Minha irmã que nunca foi muito fã de chocolate, ganhava uns ovões caseiros da madrinha dela. E depois de acabar com os meus  em poucos dias, eu ia comendo o dela. Alguém se identifica? 

Mas eu mudei. Ufa!

Vou contar a verdade pra vocês. Em agosto de 2011 eu iniciei meu processo de emagrecimento e na Páscoa seguinte, 7 meses depois, eu estava quase chegando na minha meta de peso e já estava com hábitos muito saudáveis, pois realmente meu estilo de vida tinha mudado. Então, nessa Páscoa de 2012, tomamos uma decisão aqui em casa. Não trocaríamos mais chocolates e sim daríamos outra lembrança um para o outro. E assim vem sendo feito desde então. Claro que às vezes a gente ganha de algum familiar ou amigo, e aí a gente degusta com muito equilíbrio e prazer. 

Mas vocês podem pensar que eu sou muito radical e não preciso me privar de chocolates sempre, né? E é verdade! Eu não me privo mesmo, porque continuo adorando! Apenas   cheguei a conclusão que não precisava de um dia especial para me acabar no chocolate. Eu já tinha me acabado no chocolate a vida inteira! Toda vez que eu quero um doce ou um chocolate, eu como, com equilíbrio e sem peso na consciência. Ou seja, não me privo de nada, como já contei na minha dieta AQUI

Mas essa é a minha história e sei que muita gente  não abre mão da troca de chocolates nesse dia tão especial. E isso não é problema algum, gente! Afinal, estamos aqui para ser saudáveis e felizes, né?

Então a minha dica é que faça com moderação. Lembre-se que cada 25 gramas da delícia tem aproximadamente 120 calorias. Um ovinho de 200 gramas tem quase 1000kcal! Coma um bombom, um pedacinho quando sentir vontade, sem se arrepender. Sem se lamentar. Faça por escolha própria e prazer. A pior coisa é comer uma coisa gostosa e ficar se culpando depois, né?

Uma boa opção é escolher  chocolates amargos que são mais nutritivos e mais ricos em cacau Eu adoro e são os que costumo consumir atualmente. Vocês já provaram? 

Não esqueça também de fazer seus exercícios diários e até aproveitar o feriadão para praticar atividades diferentes e ao ar livre.

Mas e  se deu a louca e você acabou com o ovo inteirinho em um dia? Calma lá, meus amores! É apenas um dia e o mundo nào vai acabar por isso. O principal é não deixar de comer  para compensar. Retorne a dieta no dia seguinte e capriche na atividade física. 🙂 

Na próxima sexta feira vou postar dicas de chocolates mais saudáveis pra vocês. Fiquem ligadas! 

 

 

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

20 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Decoração de Páscoa: tradições e costumes - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  2. Pingback: Decoração de Páscoa: tradições e costumes | Blog

  3. Pingback: Decoração de Páscoa: tradições e costumes | Dieta

  4. Oi Mimis, fiz um “ovo de páscoa” de pêra srsr peguei uma pêra inteira com casca bem lavada e banhei no chocolate amargo. Ficou parecendo um ovo, mas ficou muito bom. Achei uma boa ideia

  5. O meu maior problema é com chocolate… Tudo na dieta me adapto, menos ficar sem comer chocolate. Ontem não comi, mas agora estou desesperada pra comer..e minha geladeira ta cheia, pois eu fiz alguns bombons e ovos para dar para familiares…por enquanto to forme, vamos ver ate que horas.

  6. Moça preciso te dizer uma coisa, comecei o processo de emagrecimento e logo me indicaram seu blog! Sigo seu IG e sempre venho aqui no blog pegar receitas e ver as dicas! Até já postei no meu IG pessoal suas receitas e até me arrisquei em criar algumas rsrs Já perdi 8kg e estou muito feliz! Também estava preocupada com essa páscoa e graças a esse post agora estou mais tranquila! Quero te parabenizar pelo trabalho que faz e pela transparência com a qual você conduz seu blog. Dá muito gosto de ver pessoas como você nesse mundo da blogsfera, e mais ainda no mundo real, do qual há tanta mentira que ficamos emocionados quando vemos tanta verdade em uma pessoa! PARABÉNS E OBRIGADA <3

  7. Olá mimis pratico alimentação saudável mas questão é que não sei o que comer no almoço já que não gosto da mistura arroz com feijão mesmo integral me ajude por favor abraços e beijos.

    • Eu não como feijão, não gosto nem do cheiro, então minha nutricionista recomendou comer grão de bico. É bem gostoso e é uma boa alternativa ao feijão. Não compro o enlatado, faço em casa mesmo, é tranquilo de fazer.

  8. realmente, acho que a pessoa deve comer com consciência sem fazer mal para ela. Se é comendo chocolate que lhe dá prazer que ela coma, o que não vale é ficar com peso na consciência e comendo pelos cantos escondido, afinal os ganho de quilos extras todo mundo vê. Então, eu acho que devemos ser feliz com o jeito que estamos, se você não está feliz faça esforço para mudar a sua vida, o que não pode é viver infeliz e com culpa. Viva o equilíbrio. Beijo Mimis te adoro

  9. Michelle Garcia em

    Olá Mimis
    Já provei os chocolates com maior concentração de cacau, comprei da “Cacau show” 80% cacau, achei o sabor meio amanteigado, mas gostei, só um pedacinho já me deixou satisfeita.
    queria saber se usou algum suplemento no seu emagrecimento e treinos e se tomava/toma colágeno.
    te sigo já faz um tempão.
    bjsss Michelle Garcia

  10. Adorei, faz um mês que comecei minha dieta! E para ajudar eu amo chocolate e adoro ovos de páscoas!! Eu queria saber sobre ovos Diet! Se seria uma opção, para nós que estamos de dieta!! Claro que com moderação!!! Bj

×