Viajando de Avião: O que levar

32

 

viajando-de-avião-blog-da-mimis-michele-franzoni 

Vocês sabem que eu amo viajar e já sou quase perita nesse assunto! Então sempre gosto de colocar dicas legais para acabar com aquela desculpa que a alimentação em viagem é ruim e que sempre voltamos com quilinhos a mais.  

Já até dei dicas AQUI de lanchinhos para levar no voo e evitar possíveis calorias não previstas no cardápio da dieta e também como é minha rotina de viagens para não extrapolar e sair da linha total (ver AQUI). 

A verdade é que quase todo mundo hoje em dia já viajou ou vai viajar de avião,  e muita gente tem dúvidas do que pode levar ou não na viagem. Quando posto meus lanchinhos no avião, recebo vários comentários e perguntas, então hoje vou explicar pra vocês quais comidinhas podemos levar ou não no avião. 

A regra geral quando falamos de alimentos é : em voos domésticos (dentro do território nacional) podemos levar praticamente tudo. Então se você vem  de São Paulo me visitar em Floripa, pode trazer um sanduba pra comer no avião e um bolinho saudável pra mim! Kkk Ah! Nos voos nacionais podemos embarcar portando líquidos também, então vale levar garrafinha de água se quiser.

Já quando falamos de voos internacionais, a  coisa muda  totalmente e fica bem mais específica, e devemos respeitar a legislação de cada país.

O Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento é o órgão que fiscaliza a entrada desses alimentos no Brasil, e a maior preocupação é quanto a nossa saúde, possíveis pragas e contaminações que podem ser trazidas com esses alimentos. Então é proibido desembarcar no Brasil contendo os seguintes itens de origem vegetal e animal como:

– Frutas e hortaliças frescas

– Mel e derivados

– Leites e derivados como queijos, manteiga,  iogurtes.

– Carnes e derivados

– Peixes em geral

– Ovos e derivados 

De modo geral essa lista é válida para a maioria dos países, sendo que algumas nações são mais restritas outras mais abertas. Então é bom consultar a legislação do país que você pretende visitar. Isso vale para bagagens de mão e despachadas. 

Porém, o que muita gente não sabe, é que a regra só vale para desembarque no país, ou seja, podemos tranquilamente embarcar com alimentos e lanchinhos no vôo e comer durante a viagem. Mas atenção! O que sobrou deve ser jogado fora antes de desembarcar do avião, pois você vai passar pela fiscalização agropecuária do país e pode dar confusão.

Quem adora  trazer alimentos de viagem como eu, que volto com a mala cheia de quitutes estrangeiros, tá liberado pra fazer suas comprinhas, desde que respeite a lista lá de cima. Todos os demais itens que não são de origem vegetal ou animal podem ser trazidos, isso inclui macarrão, biscoitos, suplementos alimentares e outras coisitas mais.

Os alimentos  de origem vegetal e animal que passam por um grau de processamento maior também podem entrar no país, como azeites, frutas em calda, conservas, chocolate, café torrado e moído, sucos, chás,  vinhos e enlatados.  Ah! Azeites! Eu adoro trazer uma garrafa de cada região que visito (e chocolate também). Kkk

Isso quer dizer que dá pra levar uma marmitinha ou sanduba tranquilamente para o vôo se quiser. Tem rainha da marmita que leva pra todos os lugares, olhem AQUI.

Vocês já sabiam dessas regras? Legal , né?

Eu vou viajar hoje pra Alemanha e com certeza vou levar um sandubinha para o lanche! Queria trazer um salsichon na volta, mas não vou poder. Kkk

Depois venho contar as novidades da viagem pra vocês!

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

32 Comentários Mostrar comentários

  1. Mas para vôos nacionais também tenho que jogar fora o que não for consumir?
    Vou viajar na semana que vem, e meu vôo será longo e com conexões? Embarco em Vix, e a primeira conexão é em Brasília. Neste caso, posso desembarcar com a minha marmita e embarcar no próximo vôo?

  2. ola mimis… eu estou na china e vou pra o brasil agora semana q vem sera q posso levar meus suplementos comg whey 1kg e bcc e glutamine sera q posso viajar com eles pro brasil…sem q a alfandega os tome d mim

  3. Matheus Ferreira em

    Oii , dia 29 de agosto agora eu estou indo morar 1 ano os eua e eu gosto muito de fazer academia, e eu tomo suplementos e tal , e estou com medo de quanto eu levar o meu pote na mala eles me barrarem, de acordo com esse seu post , posso mesmo levar sem problema o meu pote de suplemento na mala ??

    • Michelle Franzoni em

      Oi Matheus,
      Precisa ver a legislação do país, pois as infos postadas aqui são de produtos chegados ao brasil. Veja se nào compensa comprar lá, pois costuma ser mais barato. beijos!

  4. Pingback: Direto do meu feed #4 - Fui Viajar

  5. Mimis, muito bom o post! Então, no caso, se o vôo tem uma conexão internacional, no vôo subsequente não poderei embarcar com nenhum lanchinho, pois proibido desembarcar com a comida no país da conexão. Isso?
    Não sei se fui muito clara.. Rs..

      • Mimis,
        acho que o que a Cris quis dizer perguntar foi que se ela tiver que fazer uma conexão em território estrangeiro não poderá embarcar no segundo vôo com a comida que trouxe no primeiro, visto que ela não pode desembarcar do primeiro vôo com comida. Foi isso, Cris? rs
        Eu acho que nesse caso você só pode embarcar no segundo vôo com a comida caso tenha comprado dentro do segundo aeroporto, já depois do desembarque uma vez que já terá passado pela fiscalização.

  6. Mas vc pode trazer bretzel ( mesmo que nao seja a coisa mais light do mundo). mas sabe o que vale super a pena? Kraut. Como eles fazem, ninguem faz! e o bom è que è so repolho e sal, sem tempero sem nada. Sao enlatados e è otimo nos sanduishes.

  7. Mimis, amei o post! Dicas super valiosas!!! Mas sabe o que eu gostaria de saber? Quais marcas de tenis e roupas de ginástica você prefere e nos indica???

  8. Mimis que legal que vc esta vindo pra Alemanha. Vc passara por Berlim? Se passar avisa que eu te levo pra ver varios cafes e restaurantes saudaveis aqui.
    Um beijo e boa viagem

  9. Super legal Mimis. São regrinhas que tem que ser respeitadas, né!!!!
    Agora fiquei curiosa que parte da Alemanha vc vai visitar, pois eu moro lá…ou melhor aqui na Alemanha.
    O tempo aqui tá lindo!!!!! Pelo menos no estado de Rheiland-Pfalz onde eu moro.
    Vou seguir sempre acompanhando teus posts, adoro!!!!!!!!!!!
    Abração e boa viagem!!!

      • Oi Livia, que legal, somos vizinhas de estado então, tu tá um pouco mais ao sul!!! Eu moro em Rheiland Pfalz!!!
        Nossa, como tem brasileiros perdidos ou achados nessa Alemanha, né…hahhaa!!
        E de que parte do Brasil tu é?
        Deixo meu abraço pra ti e uma Feliz Páscoa pra ti!!!
        Pra ti também Mimis, claro!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Oi Lívia, olha só, estamos há 3 horas uma da outra. Wangen fica em torno de 20 min de Ravensburg, uma cidade mais conhecida aqui no nosso belo Allgau 🙂

        Felicidades para vc!
        Marianna

  10. Oi Mi nunca comentei aqui gosto bastante das tuas dicas e te acho mto linda Moro em SC .. enfim semana que vem tenho uma viagem e vc me ajudou na hora certa rs
    ja anotei sua dica e vou coloca la em pratica hahaha
    bjao tudo de bom

×