Decoração de Páscoa: tradições e costumes

9

Decoração-de-páscoa-capa-blog-da-mimis-michele-fronzoni 

Decorar a casa para a Páscoa não é uma tradição tão forte aqui no Brasil, né?

Mas como estou na Alemanha, vou mostrar os costumes do país e quem sabe aproveitamos a ideia para deixar a Páscoa ainda mais linda.

Como já contei AQUI, o ovo é um símbolo de renascimento e há muitos e muitos anos foram inseridos na nossa cultura para comemorar essa data tão especial. Olha que história legal!

No passado, na Alemanha, durante a quaresma, muitos cristãos se abstinham de comer certos alimentos, inclusive ovos. Mas as galinhas continuavam colocando ovos sem parar, mesmo sem ninguém comê-los. Foi aí que veio a ideia de usar os ovos para decoração da casa e comemoração da Páscoa.  Eles eram até tingidos de vermelho para representar o sangue de Cristo e a regeneração da vida, enquanto outros eram decorados com motivos florais e geométricos. Uma semana antes da Páscoa, no domingo de Ramos, o jejum era quebrado e os cristãos voltavam a comer os ovos. Então, furava-se os ovinhos soprando o conteúdo em uma tigela e continuava usando as cascas para decoração.

Sem-título-1

Atualmente, em muitas partes da Europa,  a quinta feira santa é o dia para decorar os ovinhos e fazer a “Osterbaum”, que é a árvore de Páscoa. Olhem que lindo!

Decoração-de-páscoa-arvores-blog-da-mimis-michele-fronzoni

E aqui nesse vídeo a técnica para esvaziar o ovinho. 

Quando eu era pequena, a gente fazia ovinhos pintados em casa também. A mãe esvaziava as cascas, a gente pintava e depois os ovos eram enchidos de doces, como amendoim e outros mais. O furinho era maior para poder encher de doces e depois fechávamos com uma forminha.  Vocês também faziam isso? 

E aí? Gostaram? Eu vou passear por aqui hoje e ver se acho ovos decorados nas feiras para mostrar pra vocês. Um beijo e Feliz Páscoa!

 

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

9 Comentários Mostrar comentários

  1. Oi Mimis,
    Em qual cidade voce está ?
    Adoro seus posts.
    Moro em um cidade pequene mas bem aconchegante, Idar-Oberstein.
    Se sobrar um tempinho passe por aqui.

  2. Desejo pra ti um bom feriado!!
    München e lindo!Você precisa experimentar o café da qui e maravilhoso.
    Ich wünsche dir einen schönen Urlaub!!

  3. Mimis, parabéns pelo post! Adorei…parabéns por tudo que vens conquistando, você é uma inspiração pra mim! Mimis, eu vou encher um pouquinho teu saco, eu tenho 19 anos 1,65 de altura e pesava 78kg, desde que descobri o blog eu já emagreci 9kg em quase 3 meses. Entrei na academia e controlei minha alimentação, meu problema é que parece que meu esforço vai ser em vão, parece que minhas pernas e barriga vão continuar flácidas, que não vai dar certo, que eu já estou “toda errada” e não tem como me mudar. Por isso eu queria te perguntar, você já se sentiu assim durante sua dieta? E você emagreceu 33kg em 10 meses + academia, os resultados foram MUITO GRANDES? Vale a pena, porque eu sempre tento, mas fica aquela voz na minha cabeça “desiste, tu nasceu pra ser gordinha”. Sei que parece idiota, mas queria muito ouvir um conselho seu, pois sou sua seguidora! Te adoro muito, é em você que eu me inspiro, obrigada por tudo! ♥

  4. Olá Mimis,

    Não preciso dizer que seu blog é demais! Amo todas as dicas que vieram bem a calhar com o novo estilo de vida que tenho adotado nos últimos meses e que gostaria de adotar minha vida toda =D

    Amei a matéria dos ovos, ontem mesmo conversávamos na cozinha do trabalho sobre esta tradição que também corre em nosso país. Minha amiga Chris, comentou que o costume na família era de cozinhar os ovos e depois pintar e brincar de procurar pela casa, depois ela contou que dava até dó de quebrar a casquinha lindinha mas que ficava doidinha para comer o ovo cozido! =D Costume ótimo para uma vida saudável e para os pais desenvolverem estes momentos lúdicos e artísticos com as crianças…

    Bem é isso, desejo todo sucesso do mundo para você sempre! Com certeza você é uma pessoa iluminada, que viveu tudo no passado, para hoje motivar e contagiar tanta gente com uma vida mais saudável e FELIZ!!

    Abraços!

    Thaís

×