Leites Vegetais

38

Leites-Vegetais-blog-da-mimis-michele-franzoni

Recentemente começaram a aparecer nas prateleiras de supermercados novos tipos de “leites“ , derivados de sementes ou cereais vegetais como a soja, a aveia, arroz, amêndoas, entre outros. Alguns mais comuns e baratos como o de soja, outros mais caros e raros como o de nozes. Esses leites são uma ótima opção para quem deseja variar o cardápio, já que o leite da aveia tem um sabor diferente do leite de amêndoas por exemplo; da mesma  forma que o leite de aveia é mais rico em amidos e o de amêndoas é uma melhor fonte de gorduras boas.

Também são uma ótima opção para quem opta por uma dieta mais restrita como os vegans, para aqueles que possuem intolerância a lactose, alergia ao leite ou para quem gosta de variar o cardápio e inventar novos sabores na cozinha! 

Essa semana mesmo reparei na prateleira do supermercado novos leites vegetais que custavam em torno de 20 reais o litro. O preço nada convidativo assusta, mas mesmo ainda sendo meio caro o preço dessa bebida por aqui, você pode consumir seu leite vegetal feito em casa!

Sendo muito recomendado por nutricionistas funcionais por serem uma ótima fonte de minerais, fibras e nutrientes. Possuem valores e funções nutricionais bem distintos ao dos apresentados no leite de vaca. Dessa formar um não substitui o outro quando falamos em valores nutricionais Ok?  

Vale lembrar que o leite de vaca tem vários benefícios para o organismo, com nutrientes de qualidade e fácil absorção como o cálcio que é super importante para a saúde dos ossos, unhas e dentes. Além de ser ricos em proteínas, e outros minerais.

O legal é que dá pra  variar, tanto o sabor quanto os valores nutricionais. Podemos fazer  vitaminas utilizando “leite vegetal“ como a que postei AQUI, ou usar em qualquer outro preparo.  Esses leites, dependendo do grão que são feitos,  podem representar ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras para o organismo e conferirem sabores únicos.

Embora eu não goste de tomar leite puro, adoro os derivados como o iogurte e o queijo cottage. Sempre me perguntam sobre essa corrente que tem por aí que coloca o leite de vaca como vilão da história. Eu acredito que cada organismo reage aos alimentos de uma forma específica, sendo que se não me faz mal eu continuo consumindo. Então é importante cada um se conhecer bem ou procurar um médico ou nutricionista caso ache que tenha intolerância ao leite.

Mas atenção. Quem optar por uma dieta sem leite precisa compensar com outros alimentos para suprir as necessidades do organismo ok?

Mas vem mais coisa boa por aí!  Nesses posts AQUI, eu ensino a fazer leite de aveia e de arroz! 

Vamos fazer!!!

 

 

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

38 Comentários Mostrar comentários

  1. Com esse post deu pra ver q o conteúdo do Blog é bem superficial. Para tentar agradar a todos, estar na moda. .. cuidado com a frase se não me faz mal eu continuo consumindo. As vezes o mal é tão sutil que quando se dá conta e tarde

  2. Só pra constar, a questão do cálcio do leite animal é um mito.
    O cálcio biodisponível do leite é bem baixo e a couve ganha de lava.
    Enquanto o nosso organismo consegue absorver pouco mais de 30% do calcio do leite, na couve temos mais de 60% de absorção. Logo, consumir um leite que não foi feito para humanos e sim para bezerros é totalmente desnecessários, mesmo pq as outras propriedades como proteinas também são facilmente encontradas no reino vegetal. Dificilmente nutricionistas funcionais ainda defendem o uso do leite, traz mais danos que benefícios à saúde, deriva de crueldade animal e tem um grande impacto negativo sobre o meio ambiente.

  3. Mimis, adoro seu site!

    Ao meu ver, o problema do leite de vaca é que se comprado em supermercado sabemos que tem muuitos conservantes e outros “antes” nada naturais. Fora que a indústria do leite (assim como a da carne e dos ovos brancos de granja) é um absurdo. Tanto pelas medicações que os bichos são obrigados a tomar, sua qualidade de alimentação (muitas vezes alimentados com restos de outros bichos) e a vida miserável que levam.
    No caso do leite, por exemplo, as vacas são obrigadas a passarem suas vidas grávidas e quando os bezerros nascem, são mortos. Elas mal podem se mexer, além de terem inflamações e sofrerem, como quando uma mulher tem seus seios empedrados e doloridos.
    Só comento isso por causa da sua frase “Sempre me perguntam sobre essa corrente que tem por aí que coloca o leite de vaca como vilão da história”.
    Respondo: o vilão não é o leite, é o ser humano!
    E o leite de vaca é para bezerros.

    Ainda amo seu site, mesmo sendo vegetariana (e no processo de ser vegana)!
    Beijos em vc, e parabéns por tudo!

  4. Pingback: Leite de aveia - HORA fit | HORA fit

  5. Oi Mimis. Tenho intolerância a lactose e não é sempre que o leite sem lactose me faz bem, então, hoje eu fiz um leite caseiro de castanhas do pará, batido com tâmaras, mel e cacau. Hummm ficou delicioso.

  6. Oi Michele! comecei a minha reeducação alimentar no começo desse ano e já perdi 7 kg. Suas receitas e dicas tem me ajudado bastante. Obrigada. Uma dúvida: Posso misturar o leite vegetal com o leite de vaca? Por exemplo: fazer uma vitamina de iogurte desnatado com leite de aveia? faz algum mal pro organismo? é pq eu costumo sempre fazer iogurte caseiro desnatado. Mas ás vezes não tenho leite pra fazer uma vitamina junto com o iogurte. Será que faz mal misturar? Obrigada! bjs

    • Michelle Franzoni em

      Oi CArol! Você pode fazer a vitamina somente com o iogurte também. Ou mistuar, se vc não tem intolerância a lactose não há problema Beijos!

  7. Nazaré de Maria em

    Oi mimis tudo bem? olha estou fazendo a minha parte de excluir

    alguns alimentos. tem alguns alimentos q gostaria de comprar mas

    não posso devido as condições. mas comendo algumas coisas

    cozidas, saladas por exmplo. estou tentando me expirar em vc!

    comecei a fazer academia alguns dias. estou tentando eliminar

    a barriga aos poucos vou fazendo abdominal percebo que vai

    diminuindo aos poucos mais preciso diminuir mais as calorias

    que vc pode me dizer quais são os alimentos que abaixam e

    diminuem as calorias para eu me sentir bem! vou esperar sua resposta! bjs xau..

  8. Oi Mimis.
    Em primeiro lugar, amo o seu site e sigo sempre as suas sugestões. Já fazia tempo que pensava em fazer meu próprio leite vegetal em casa. Queria salientar a importância da postarem de Helena Ferreira em que fala dos prejuízos do consumo do leite para a nossa saúde. Acabei de ler dois livros muito bons. O primeiro se chama “The China Study” de T. Colin Campbell. O autor é um médico bem renomado nos Estados Unidos e ele consegue provar cientificamente a ligação entre consumo de proteína animal e doenças como câncer, doenças coronárias, demência, entre outras. Os resultados são antigos e bem reveladores. Como você gosta muito de informar sobre nutrição, vale a pena ler o livro. O segundo livro se chama “Healthy at 100” e o autor também vai falar sobre os malefícios do consumo da proteína animal, mostrando populações no mundo que vivem até idades acima de 100 anos com muita energia e saúde. Também vale a pena a leitura. Grande beijo a você e continue mandando as receitas maravilhosas!

  9. Pingback: Leite de aveia | Blog

  10. Pingback: Leite de aveia | Blog

  11. Pingback: Leite de aveia - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  12. Helena Ferreira em

    Olá, Mimis! Gosto muito do blog e procuro acompanhar os posts sempre. Cito alguns trechos deste: “Vale lembrar que o leite de vaca tem vários benefícios (…). Além de ser ricos em proteínas, e outros minerais.” e “Quem optar por uma dieta sem leite precisa compensar com outros alimentos para suprir as necessidades do organismo ok?”. Há estudos que mostram, na realidade, que o leite não-humano não é necessário ao nosso organismo, trazendo mais problemas que benefícios. O leite humano que consumimos até os 6 meses já basta e podemos manter nossa saúde com fontes vegetais de cálcio. Como seu blog é supervisitado, vai como sugestão falar das fontes vegetais de cálcio, ferro e proteína, pois há informações antigas e falsas sobre o aproveitamento delas em nosso organismo. Abraços!

    • Eu ia comentar justamente isso. É verdade! Sem contar que a proteína animal torna o corpo ácido (que deveria ser alcalino). Para neutralizar essa acidez, o corpo utiliza o cálcio dos ossos… ou seja, quanto mais leite de vaca você toma, menos cálcio tem nos ossos! Uma boa alternativa para o leite de vaca é o leite de soja, que possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio e 12 vezes mais proteína que o leite da vaca. É altamente digestivo, por não possuir lactose. O leite de amêndoas também ajuda a prevenir a osteoporose e o câncer de cólon. Lembrando que 75% da população humana é intolerante á lactose, que para de ser produzida pelo organismo na infância. Somos a única espécie tomando leite de outra espécie na idade adulta! Abraços

  13. Maravilha! Sou mega alérgica à proteína do leite de vaca. Um tiquinho de soro de leite, leite em pó ou qualquer outra coisa nos alimentos, já me provoca alguma reação. Tenho procurado opções de leites vegetais. Não vejo a hora de fazer os meus leitinhos aqui em casa! Valeu!

  14. Oi Michelle,

    Cá estou eu novamente. Sou apaixonada pelo seu site e vim trazer uma sugestão. Ontem vi uma reportagem sobre biomassa de banana verde e achei super interessante. Faz tempo que ouço falar nisso mas nunca dei a devida atenção. Hoje, ao tentar pesquisar receitas com a biomassa notei que é muito fácil achar a receita DA biomassa mas receitas COM a biomassa nem tanto. Você já utilizou? De repente seria uma boa opção para seus próximos posts.

  15. Oi Mimis, que bom que vc vai falar sobre esse assunto. Gostaria de dar uma sugestão. É que já testei alguns leites vegetais em casa, como p ex o de amêndoas e nozes, só que tenho colesterol alto, apesar de magra. No mês que passei consumindo esses leites, feitos em casa, quando fiz exame meu colesterol tinha aumentado ainda mais, apesar do hdl está ótimo tb. Então gostaria q vc mostrasse a quantidade ideal, quais os tipos de oleaginosas melhores para quem tem problemas de dislipidemia.

  16. Exatamente o q eu estava precisando. O leite de vaca me da inchaco, gases e colica. A nutricionista me faliu q na fase adulta passamos a ter intolerancia a lactose e vai ficando pior a cada fase da vida. Eu sou magra e minha barriga chega a aumenta 7 cm. Qdo paro uns 3 dias eu me sinto outra pessoa. O problema e q adoro cafe com leite e nao consegui achar nenhuma marca de soja q nao atrapalhe o gosto do cafe. Fica muito ruim esse leite qdo esta quente. Vou esperar suas novas dicas de leite. Um beijo.

  17. Mimis, estava pensando em consumir esse leite vegetal após ver em um programa de TV. Gostaria de ter maiores esclarecimentos sobre calorias desses leites, se causa alguma distensão abdominal, qual é mais saboroso…. Tatiane

  18. E sobre o leite feito a partir das sementes de alpiste, ele também entra nessa linha dos vegetais saudáveis para quem tem intolerancia a lactose.
    Podes dar a tua opinião, ela é super importante para mim.
    continues assim…sempre trazendo novidades, curto muito todas as informações que recebo diariamente amiga Mimi.
    Abraços.

  19. Mimis..esse assunto muito me interessa. ..ja nao consumo o leite de vaca..pois vejo q ele atrapalha a digestão. .alem d ter uma quantidade de calcio pequena quando comparado aos vegetais. .quero aprender a consumir os leites vegetais! !!!

  20. … ” leu meus pensamentos…” Estava pensando exatamente neste assunto, sobre evitar tomar o leite de vaca , nao por intolerencias etc e tal, mas sim porque estou percebendo que o ” leite” anda boicotando meu organismo e minha dieta… Ja estou ANSIOSA para saber, como substitui-lo sem que me cause nenhum dano sobre falta de nutrientes necessarios ao organismo ..Lucy

×