Alimentos orgânicos – qualidade de vida num mundo melhor.

32

 alimentos-organicos-capa-blog-da-mimis-michele-franzoni

A preferência de alimentos orgânicos vem crescendo junto com a preocupação pela qualidade de vida. Dessa forma vem tornando-se cada vez mais comum encontrar esses alimentos denominados como orgânicos nas prateleiras de grandes supermercados assim como é crescente o número de pequenos produtores que optam por essa produção mais restrita e saudável.

Acompanhando esse processo, entidades nacionais e internacionais lutam para o reconhecimento da importância desses alimentos no mercado assim como legislações foram escritas para denominar e especificar o que é um alimento orgânico.

alimentos-organicos-p.brasileiro-blog-da-mimis-michele-franzoni

Livre não apenas de pesticidas, mas de possíveis hormônios, nitratos, metais pesados e um monte de substancia que não fazem nada bem à saúde, os alimentos orgânicos no Brasil são identificados com um selo que garante a sua procedência e qualidade.

alimentos-organicos-selo-blog-da-mimis-michele-franzoni

É importante sabermos que as vantagens dos alimentos orgânicos vão além dos benefícios à saúde humana, garantindo também uma melhor qualidade do solo, não poluindo o entorno, a água, e sem prejudicar o ecossistema local, já que pesticidas na maioria das vezes são utilizados sem grandes cuidados com a quantidade ou especificidade de uso.

Alimentos orgânicos, além de serem mais saborosos e saudáveis, contribuem para um mundo melhor, gerando oportunidade para agricultura familiar e pequenos produtores.

Claro que não podemos negar que o preço ainda é bastante alto aqui no Brasil e às vezes é difícil encontrar orgânicos em todos os lugares, mas já dá pra perceber uma crescente mobilização a nível local e mundial.

Aqui na minha cidade por exemplo existem dias específicos de feirinha orgânica em alguns bairros e lá os produtos costumam ser mais baratos que no supermercado.

alimentos-organicos-feirinha-blog-da-mimis-michele-franzoni

Outra iniciativa legal são a chamadas hortas comunitárias, onde as pessoas plantam em casa, ou em terrenos desocupados mesmo. Vou contar mais sobre elas semana que vem!

Olha que legal! No Butão, país pequeninho que tem cerca de 750 mil habitantes, foi anunciado um plano que visa transformar até 2020, toda a produção do local em apenas alimentos orgânicos. Segundo o ministro da agricultura, Pema Gyamtsho boa parte da agricultura do país já é orgânica devido ao alto custo dos pesticidas e da manutenção do solo. #PartiuButãoVidasaudável.

alimentos-organicos-Butão-blog-da-mimis-michele-franzoni

No meu dia a dia, sempre que possível, eu costumo dar preferência aos alimentos orgânicos, porém nem sempre acho o que preciso. Então eu sigo uma regrinha bem legal, que também serve para quando o bolso tá mais apertado e precisamos economizar. J Olhem só! Certos alimentos são famosos por terem um alto uso de agrotóxicos na sua produção, e são esses que dou preferência na hora de avaliar a compra e optar por orgânicos.

Nessa lista eu incluo o pimentão, a berinjela, o pepino, a abobrinha, o morango, a goiaba, a uva, a maçã, o pêssego, o mamão papaia, o figo, o melão e a nectarina.

Outra dica é ficar ligado nas hortaliças e frutas da estação, que costumam ser mais baratas e muito saborosas. E não esqueçam de explorar as feirinhas da cidade, pois é garantia de bons preços e ótimos produtos.

E olha só! Muitas pessoas acham que lavando bem os alimentos ou deixando de molho na água sanitária ou outros produtos, os agrotóxicos são eliminados. Isso é mito, gente! O agrotóxico não está apenas na casca ou na superfície mas sim no alimento todo. Lavar bem os alimentos apenas garante uma melhor higiene na hora do preparo e evita possíveis intoxicações alimentares!

E aí, gente? Vocês costumam comprar orgânicos? Acham com facilidade na cidade? Me contem tudo!

 

 

 

 

 

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

32 Comentários Mostrar comentários

  1. Olá Michelle! Adorei o seu artigo…Sem dúvida é super importante o uso dos alimentos orgânicos, não apenas em razão da saúde, mas também e principalmente para o crescimento e fortalecimento do sistema agropecuário sustentável. Um tema muito propício e relevante nos dias de hoje. Parabéns.
    Abraços,

    Cecília Fernandes!

  2. Olá Michele. Ótimo post! Se todas as pessoas tivessem esse tipo de pensamento não teriamos tanta dificuldade em encontrar alimentos orgânicos, pelo menos com um presso acessível. Em minha cidade por exemplo, é muito difícil encontrar, as vezes opto por ir até a cidade vizinha para conseguir achar alguma coisa.
    Abraços

  3. Realmente, encontrar produtos orgânicos não é tarefa fácil. Os que consumo com frequência eu compro na Native Produtos Orgânicos, lá encontro Azeites, Sucos, Cookies, Cereais, Chocolates, Cafés e açúcar, tudo orgânico e com preços justos. Tem alguns produtos que não contém Lactose ou Glúten para quem faz dieta ou é alérgico. Compro tudo sem sair de casa!

    http://www.nativeorganicos.com.br/

    Visitem a loja virtual!

  4. Parabéns pelo blog! Você é demais. Bem, com relação aos alimentos orgânicos, tenho pensado bastante em fazer uma hortinha na fazenda do meu avô! Lá o terreno é extenso à beça e acho que ele não vai se importar se eu usar um pedacinho. Mas tenho dúvidas de quais alimentos devo plantar ainda e não entendo nada de agricultura. Se tiver alguma dica para sugerir eu adoraria. Outro desejo grande é o de fazer um pomar com vários pés de frutas. O problema é a demora para todos eles crescerem né? XOXO’ =D

  5. Na minha cidade (santo Andre – SP), a prefeitura junto ao Craisa incentivou uma feira orgânica no paço municipal com horário diferenciado (17-21hs) de quinta, com tudo quanto êh tipo de produto orgânico (até produtos de limpeza), com um preço ótimo!!! Até arroz e feijão estamos comprando lá!! Na primeira semana que teve, fez tanto sucesso que as 20 hs já não tinha mais produto nenhum na feira!! Bem legal!!

  6. Valquiria dos Santos em

    Olá Mimis, eu moro fora Italia (Milão) e lá os produtos orgânicos que lá se chama biológico constam muito menos daqui e a variedade é muito maior e tem um serviço super legal você escolhe as frutas, verduras, leites,legumes produtos biológicos por internet e eles levam na sua casa em uma caixa de feira de madeira sabe muito pegar e prático, depois eles fazem caixas de vários tamanha, tipo caixas para pessoas sozinhas para uma família etc.estou pensando seriamente em fazer uma coisa do gênero você toparia entrar nessa parcerias ?
    Vou deixar meu email e se alguém tiver interesse esteja a vontade de fazer essa parceria que penso que daria super sério email: valquiriabrasil@hotmail.com Abraço

  7. Parabéns pelo blog, uma fonte importante de pesquisa, guardo todas as informações numa pastinha que criei no gmail, bjos e sucesso para você.

  8. Pingback: Alimentos convencionais X orgânicos | Blog

  9. Pingback: Alimentos convencionais X orgânicos | Dieta

  10. Pingback: Alimentos convencionais X orgânicos - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  11. Pingback: Hortas Comunitárias | Blog

  12. Pingback: Hortas Comunitárias | Blog

  13. Pingback: Hortas Comunitárias - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  14. Olá Michelle!

    Realmente as pessoas devem dar preferência aos alimentos orgânicos; e não é só por causa da saúde. Devemos levar em consideração também que o consumo de alimentos orgânicos é importante para ajudar a fortalecer o sistema agropecuário sustentável. A agricultura convencional não prejudica apenas a nossa saúde, ela também está se mostrando extremamente nociva ao ecossistema, e se esse quadro continuar por muito mais tempo, as gerações futuras sofrerão tristes consequências.

    Abraços, e parabéns pelo artigo!

    Cristiano Costa

  15. Irene oliveira em

    Tenho o prazer de morar no interior de SP e aki no meu quintal,bem na porta da minha cozinha , tem uma horta recheada de delícias fresquinhas!!!rsrsrs
    Obgda pelo blog,maravilhoso!!!!!

  16. muito útil seu blog como sempre com informação valiosa.não consumo orgânicos mas há um tempo penso em cultivar uma horta,depois do que li vou iniciá-la.

    • Michelle Franzoni em

      Oi Amada! É isso aí, além de mais saudáveis são deliciosos e cultivar uma horta é super desestressante! tem todo meu apoio! Beijoss!

  17. Mariana Ramalho em

    Mimis o tomate também é um vilão (altíssimo o nível de agrotóxicos utilizado). Eu tento consumir ao máximo produtos orgânicos, mas os preços infelizmente ainda são muito altos. Uma alternativa legal que encontrei foi de fazer uma pequena horta em casa. Descobrir o prazer de cultivar, acompanhar o processo natural de crescimento e de desfrutar de um alimento 100% saudável. Hoje tenho diariamente tomate cereja, manjericão, pimentas, alecrim, coentro, salsa, rúcula, hortelã, e em crescimento meu pezinho de pimentão verde.

  18. Angela Oliveira em

    Olá, Mimis!
    Também moro em Floripa, e compro orgânicos a qquer dia no Direto do Campo. É a primeira banca logo q se entra… tudo lindo, fresquinho e sem venenos.
    Bj

  19. Muito boa a matéria. Agora fiquei até com medo de consumir, kkk.
    Na minha cidade não possui orgânicos, e acho que está longe de chegar, rs. Moro no interior.

  20. Oiii, tenho tentado cada vez mais buscar orgânicos, mas assim como vc citou acima, não é tão fácil de encontrar!
    Estou mudando pra Florianópolis mês que vem!!!! Se der coloca em um post os lugares das feirinhas orgânicas, vou ficar mto feliz!
    Bjos e obrigada pelas dicas sempre. Adoro seu blog!!!

×