Hortas Comunitárias

Por Michelle Franzoni em 09 de maio de 2014

 Hortas-Comunitárias-capa-blog-da-mimis-michele-franzoni-Jaragua-do-sul

Gente, Hoje eu vou falar de um assunto que me chamou atenção e tem a ver com sustentabilidade! São as chamadas hortas comunitárias, feitas com o intuito de plantar alimentos e temperinhos em lugares públicos e privados, mas que seja de livre acesso e manutenção de todos.

O legal de tudo é que são orgânicos e bem mais saudáveis para a saúde, né? Ah! Eu já falei sobre  alimentos orgânicos AQUI.

Um exemplo que vi foi na cidade de Genebra, Suíça, onde moradores do bairro Crozet  se organizaram e cada família planta um determinado alimento em seu terreno e depois vão trocando com os vizinhos por outros alimentos. O bairro se transformou em uma grande horta comunitária que oferece alimentos para todos os seus moradores!

Eu já morei em um condomínio que disponibilizava uma horta comunitária para os moradores. Era muito legal, pois tinha sempre temperinhos e outras coisas mais simples. Adoro esse contato com a natureza!

Em São Paulo, o CCSP (Centro de Cultura São Paulo) agenciou a confecção de uma horta comunitária nos seus jardins, chamando interessados para ajudar a plantar e colher!  

Hortas-Comunitárias-CCSP-blog-da-mimis-michele-franzoni-Jaragua-do-sul

No interior do meu estado (SC) a prefeitura da cidade de Jaraguá do Sul  criou o projeto Germinar, que consiste em dar todo o apoio e logística para a criação de hortas comunitárias. A cidade já conta com 11 espaços destinados ao projeto e toda mão de obra (plantio e colheita) fica por conta dos moradores.

Hortas-Comunitárias-blog-da-mimis-michele-franzoni-Jaragua-do-sul

Enquanto a gente não tem facilidade de ter hortas comunitárias, o jeito é se virar. Eu adoro horta, e em breve vou morar em uma casa que vai ter um espaço para plantar muitas coisas! Ai! Ai! Não vejo a hora!

Mas se você não tem espaço em casa, também pode usar a criatividade e fazer hortinhas práticas em qualquer lugar. Já mostrei várias ideias AQUI.

Vocês já conheciam as hortas comunitárias? O que acham da ideia?

 

 

Michelle Franzoni

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

6 respostas para “Hortas Comunitárias”

  1. Olá Mimis, gosto muito do seu site e sempre dou uma passadinha por aqui. Meu ideal não é emagrecer e sim levar uma vida mais saudável com alimentos de verdade.

    Aqui no Brasil vi a horta comunitária na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Curioso que não sabia o que era, ia pesquisar e esqueci, agora lendo seu site descobri! Acho a ideia muito boa, além de ser orgânico, leva o ser humano ao contato com a terra. Pelo que li, eles dão treinamento para quem vai cuidar da horta, achei muito legal!!! Queria que na minha cidade tivesse uma… mas em breve, se Deus quiser, terei minha hortinha…

    Mais uma vez parabéns!!!!
    Priscilla

  2. Roberta disse:

    Olá, já tinjo visto algumas matéria sobre isso, é realmente muito legal. Já vi uma reportagem em que as pessoas fazem nos topos dos edifícios, também em caixas, caixotes, calhas o que der.

  3. Maria Regina disse:

    Olá!
    Hortas comunitárias é genial! E as trocas de produtos, magnífico! Quero implantar a ideia aqui na minha casa.

    Obrigada pelo seu blog de excelência!

  4. Lisiane disse:

    Bom dia lindona,
    uma vez vi na Tv que em NY tem horta comunitária nos altos dos prédios…Adoro esta idéia e tb sou muito da terra: quero muito morarnuma casa com espaço pra plantar…
    bjos lindona!
    http://emagrecendocomdietadukan.blogspot.com.br/

  5. Ana Paula disse:

    Nossaaaa moro em Jaraguá do Sul e não conhecia este projeto :O

    Vou me informar, achei muito legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *