Peelings dermatólogicos: sua pele mais nova e bonita

5

peeling blog da mimisEstamos na época ideal para nos dedicarmos a alguns cuidados especiais para deixar nossa  pele   mais bonita e saudável. Por causa da diminuição da incidência solar, essa é a época ideial para dar início a tratamentos com peelings e afins. E para a gente saber mais, hoje eu vou entrevistar o Dr. Fernando Freitas, especialista em dermatologia e medicina estética, que vai nos responder várias dúvidas comuns sobre essa técnica. Vamos lá! 

O que é o peeling e quais são os objetivos?   

Peeling significa troca, podemos dizer ¨troca de pele¨.  Normalmente são três os grandes objetivos dos peelings:

a) Remoção de oleosidade, impurezas, tamponamento de poros;

b) Uniformização de colorações(manchas);

c) Proporcionar agressões (leves, moderadas ou profundas), estimulando respostas do organismo como produção de novas células (renovação celular), novo colágeno (rejuvenescimento) e nova elastina (firmeza do tecido).

 

Todas as pessoas podem fazer qualquer tipo de peeling? 

Existem indicações precisas para cada tipo de peeling de acordo com cada tipo de pele (oleosa/mista/seca), para cada fototipo (colorações de pele) e idade. Há pessoas com pele muito morena ou até portadoras de patologias diversas que são contraindicadas para este tipo de procedimento.  

  

Quais são os tipos de peelings?  

De acordo com profundidades nas camadas da pele atingidas     os peelings são classificados em superficiais, médios ou profundos.

 

Sabemos que existem várias técnicas de peeling, o que os tornam diferentes um dos outros?   

Os peelings também são classificados de acordo com técnica utilizada. Eles podem ser químicos (ácidos diversos), podem ser mecânicos, que são os dermoabrasivos (espécie de lixamentos na camada córnea), e os peeligs a laser, onde o equipamento utilizado é o laser de co2 fracionado.   Todos estes indicados especificamente para cada caso.     

 

Como escolher qual peeling devemos fazer?

Há indicações, regras e limites a serem respeitados na hora da escolha do peeling e o médico é quem pode definir corretamente qual técnica utilizar, pois vai avaliar o que dará o melhor resultado e também as limitações do paciente.  

 

Há necessidade de preparo prévio antes de fazer o peeling?  

Se fizermos um trabalho pré peeling com certeza alcançaremos resultados mais significativos.  Normalmente sabonetes esfoliantes e cremes noturnos com baixas concentrações ácidas fazem parte desse contexto durante 15 a 20 dias antes do procedimento ser realizado.  Esse preparo muitas vezes será determinante para a excelência do resultado final.

 

É verdade que os peelings fazem sumir as rugas?    

Sumir jamais.  Eles podem atenuá-las de alguma forma, dependendo da profundidade de tais rugas e quantidades de sessões realizadas.  Mas por isso que existem outros procedimentos na área de estética como preenchimentos, toxina botulínica, dentre outros.

 

Quando devo fazer meu peeling pela primeira vez? Com que idade é recomendado?

Não há uma idade específica para começar a fazer esse tipo de tratamento. Muitas vezes há indicações para pessoas mais jovens para atenuaçõa de cicatrizes de acne, por exemplo. Portanto, pacientes que acabaram de sair da adoalescência já podem ter indicações precisas.

 

Existe algum tipo de lesão pós peeling? Como descamações, ou possíveis manchas?

Podem ocorrer desconfortos, as descamações e até edema (inchaço) em um pós imediato, principalmente nos peelings mais profundos ou em pessoas de mais idade, com peles mais finas e envelhecidas.

 

Existem contra indicações ou tipos de pele que não podem receber o tratamento?

Em geral, existem contraindicações para pessoas portadoras de patologias dermatológicas (vitiligo, psoríase e outras) e também em pessoas com fototipo mais alto, ou seja, com a pele muito morena (mulatos e negros.

 

Qual o tipo de cuidado que se deve ter pos peeling? Posso tomar sol?

É preciso tomar cuidado com as exposições climáticas intensas, além de cuidados na higienização rotineira no sentido de evitar fricções potencialmente traumáticas.  

 

Esse é o meu querido amigo Dr. Fernando. Ele tem um site muito legal onde fala sobre vários outros temas interessantes. Para acessar, clique AQUI.

peeling dermatologico blog da mimismichelle franzoni

Eu já comecei meu tratamento para a pele do rosto e escolhemos fazer um leve peeling com cremes que usarei em casa. 

E vocês? Costumam fazer peelings ou outros tratamentos  nessa época? Me contem! 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

5 Comentários Mostrar comentários

  1. Letícia Rezende em

    Eu optei fazer um tratamento com laser CO2, muito eficaz e com uma melhora da pele rápida, adorei e não né arrependi ..,

  2. Ooi Mimis 🙂
    Primeiramente você me inspira. Emagrecer não é fácil claro, mas você monstra que com persistência, motivação e força de vontade todos podemos conseguir o que queremos.
    O que eu estou na duvida é sobre a barriga, a tão horrível e temida pochete.
    Não estou a cima do peso, mas apesar disso tenho uma barriguinha. O que eu queria saber é que seu fazer 1 hora de esteira, irei perder ela? Ou eu tenho que fazer outros exercícios específicos?
    Obrigada

  3. Ooi Mimis 🙂
    Primeiramente você é uma inspiração… Acho incrível a sua força de vontade, persistência e as suas receitas 🙂
    Eu estou com dúvida de como perder a barriga, a tão odiada pochete. Eu tenho 18 anos e tenho o peso normal. Mas infelizmente tenho essa barriguinha que me incômoda muito. O que eu queria saber é se eu fazer 1 hora de esteira, vou perder ela? Ou tenho q fazer outro tipo de exercício?
    Obrigada

  4. Maria José Bezerra em

    Eu gostaria de saber,pq tenho a pele muito sensivel e com manchas no colo e braços,qual poderei fazer?
    Usei por 6 meses Bio-oil e desapareceu 70% das manchas,mais eu continuo incomodada com essa regiao do meu corpo,me dêe uma dica,obg!

×