Aproveitando a casca dos Alimentos

24

CAPA_Aproveitando-a-casca-dos-alimentos-blog-da-mimis-michele-franzoni

Vocês sabiam que a casca dos alimentos, que muitas vezes jogamos fora, são riquíssimas em nutrientes?

Além disso, desperdiçamos dinheiro, pois estamos jogando fora parte do alimento que compramos, e às vezes pagamos bem caro, né!

Aproveitando todo o alimento, ainda reduzimos a quantidade de lixo produzida, e contribuindo para um mundo mais sustentável.

O fato é que na natureza nada se perde tudo se transforma. E pensando nisso resolvi fazer esse post recheado de dicas sobre como aproveitar as cascas e sementes de alguns alimentos.

A dica principal para aproveitar a casca é lavar bem os alimentos antes do cosumo.

Olhem só quantas coisas boas!

 cascas-alimentos-post-blog-da-mimis-michelli-franzoni

Viram quanta coisa boa? Eu mesma já uso várias cascas no meu dia a dia e até já postei uma receita de suco AQUI. Além de ganhar nutrientes, economizo meu tempo na cozinha e tudo fica pronto mais rápido. É apenas uma questão de costume.

E vocês? Costumam utilizar as cascas dos alimentos aí também? Quais?

 

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

24 Comentários Mostrar comentários

  1. Mimis, eu costumo aproveitar todas as cascas para fazer adubo nas minhas plantinhas. Gostaria que você falasse mais sobre adubo que é uma etapa tão importante pra quem gosta de cultivar os próprios alimentos e ficar ainda mais saudável sem agrotóxicos. Eu vi um post muito bom que fez sobre a casca de ovo, pode dar mais dicas sobre isso?

  2. Faço um arroz com talos e sementes assim:
    Frito cebola e alho com as sementes e os “fios” da abóbora ou moranga e incluo talos picadinhos de brócolis ou couve-flor, cenoura picada e arroz parbolizado. No final, acrescento nozes ou castanhas picadas.
    Fica nutritivo e uma delícia.

  3. Uso a do abacaxi p/ sucos, os talos de salsinha e brócolis p/ refogados….mas seu artigo é ótimo vou aproveitar mais…gosto muito das suas informações/receitas!! Tudo de bom…

  4. Alessandra Siqueira em

    Olá Mimis,
    Adorei a matéria e suas receitas. Eu tinha me empolgado em utilizar as cascas, porém “murchei” pois aqui não tem feira orgânica e infelizmente os agrotóxicos…
    Por isso tenho investido nas sementes: como abóbora, melão, mamão…
    Se vc puder postar matérias e receitas sobre isso?
    Bjs

  5. Oi, Mimis!
    Meus sucos verdes (espessos e sem açúcar) são recheados de cascas: chuchu inteiro; cascas de banana; tampinha de limão com casca e tudo; cascas de laranja e mexerica; mamão com cascas; cascas do fruto mandacaru (que congelo para durar meses).
    Vario ao máximo, acrescentando folhas de goiabeira e limoeiro, e ervas diversas: capim limão; melissa, alfavaca; hortelã; erva doce… Quase tudo é orgânico, que pego lá no sítio.

    Grata pelo riquíssimo blog, que sigo assiduamente,
    Um abraço.

  6. O problema é que os alimentos no Brasil têm muito agrotóxico e eles estão mais concentrados nas cascas. Então, é importante comprar alimentos orgânicos e aí sim aproveitar os benefícios deles ao máximo!

  7. Olá Michelle, achei ótimo as dicas! Mas o meu receio é o mesmo da Érica acima, será mesmo que podemos nos alimentar de cascas já que muitos dos agrotóxicos utilizados são absorvidos por elas?
    Eu até como algumas mas ainda me sinto insegura se devo mesmo rsrs
    Beijos!!!

  8. Nossa, eu ADOREI. Essa foi uma das matérias mais legais que você postou, e olha que pra escolher qual é a mais legal, é BEM difícil !!! Parabéns por seu trabalho. Bjs

  9. Ana Carolina Stefanello em

    Oi mimis, me inspiro muito em você. Gosto muito do blog e tiro dicas valiosas daqui. Gostaria de saber por onde posso lhe mandar um email, gostaria muito de dividir minha história com você. Perdi 40kg em 3 anos, apenas com reeducação alimentar e exercícios físicos, e seu blog foi de muita ajuda para mim. Um beijo!

  10. Muito interessante a matéria.
    O duro é consumir as cascas nessa era onde tudo está entupido de agrotóxicos e venenos né.
    Mas na medida do possível nós tentamos…. rs
    Beijinhos…

×