O poder das oleaginosas

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As oleaginosas estão com tudo e são super saudáveis!

E sabem o que eu mais gosto delas? É que são práticas e perfeitas para o lanchinho, pois dá pra levar pra qualquer lugar. Eu sempre tenho um potinho na bolsa ou escritório pra correria diária.

As variedades são muitas! A gente pode escolher entre nozes, avelãs, amêndoas, castanha do pará, amendoim,  pistache, macadâmia e castanha de caju. Que delícia!

Além da praticidade, as oleaginosas têm um papel importante em nossa dieta. Elas são ricas em gorduras boas indispensáveis ao nosso organismo, e são essas gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que fazem das oleaginosas super aliadas às dietas de emagrecimento, pois ajudam a equilibrar os níveis de glicose sanguínea e aumentam o metabolismo estimulando a queima de gordura.

Vamos ver os benefícios!

Reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL), reduzindo as chances de formar placas de gordura no sangue. São também ótimas fontes de vitaminas e minerais, como  fósforo, cálcio, zinco , vitaminas A e B.

Todas essas frutinhas possuem propriedades antioxidantes e combatem infecções do organismo.  Auxiliam a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular.

Incrível! Elas tem o poder de retardar o envelhecimento natural  e possuem triptofano, responsável pela serotonina, neurotransmissor que nos deixa relaxados e calmos. Melhoram  o sistema imunológico, ajudam na produção de hormônios da tireoide e reduzem o risco câncer.

E o mais legal: elas dão a sensação de saciedade, mandando a vontade de comer pra longe por um bom tempo!

Tem muita gente que não consome  oleaginosas pelo alto valor calórico que elas possuem, Porém, temos que considerar que a porção ideal é pequena e ninguém deve abusar da ingestão. Eu costumo comer cerca de 15 a 20 gramas por porção, dependendo da hora do dia. Desde a  minha dieta de emagrecimento (ver AQUI) eu já consumia nos lanches, acompanhadas de frutas, iogurte e até antes de dormir.

Na imagem abaixo eu mostro as calorias de cada uma delas. Olhem aí!

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Outra coisa importante! Muita gente me diz que acha as oleaginosas caras, mas não é bem assim. A gente não vai ingerir tudo de uma vez só, e sim moderaramente em pequenas porções. Em média, 1kg de oleaginosas custa R$ 50,00. Se formos comer 15g gastaremos 0,75 centavos. Mais barato que uma coxinha com refrigerante, né?

Uma super dica que adoro é fazer um mix com vários tipos de nuts, como eu as chamo com carinho. Dá pra separar em saquinhos ou potinhos e levar para todos os lugares.

E vocês? Costumam consumir oleaginosas? Quais as preferidas?

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MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

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36 Comentários Mostrar comentários

  1. Eu compro o mix pronto numa loja de produtos naturais, eles montam na hora dependendo das preferências, vem em média 20 a 25g e tem castanhas, nozes, macadâmia, avelã, cranberry e gogi berry, custa R$ 69,00 o quilo, mas cada potinho sai em media R$ 1,50 compensa muito!

  2. Mimis sua linda, adoro seu blog, parabéns!
    Tenho apenas uma dúvida, faço o consumo de pasta de amendoim integral no café da manhã como recheio da tapioca. Devo considerar essa a minha porção de oleaginosa diária.
    Não posso comer mais nem uminha :'( rsrsrs
    Bjos

  3. Olá Mimis!

    Referente ao mix das oleaginosas, qual a quantidade de nozes, avelãs, castanha de caju, castanha do Pará e Passas que eu devo colocar nos potinhos?

    Abraços e obrigada.

  4. Mi, eu adoro esses nuts e tenho sempre em casa.
    E essa história de q tem substâncias tóxicas, e q pra retira-las temos que dxar de molho na água? É verdade mesmo? Ou posso comprar e comer sem medo?
    Beijosss

  5. Pingback: A importância das gorduras na dieta - Michelle Franzoni - Blog da Mimis - Qualidade de vida e bem-estar

  6. Pingback: Alimentos termogênicos | Blog

  7. Eu adoro amendoim torrado!! É o que mais como pois é fácil de achar.
    Gosto de mix tb, mas o que vende pronto no mercado (pote) é muito caro e tem muito sal. Hum, esse post me deu vontade de ir nessas casas de produtos naturais e comprar os ingredientes para fazer meu próprio mix. Beijos!!!!!

  8. Eu AMO! Passei a incluir nos meus lanches e sempre tenho na bolsa. Mas só tenho dúvida na quantidade. Em média, quantas unidades em 10 g de castanha de caju posso consumir?? Beijos, Aninha

  9. Mimis, cê podia dizer quanto de cada é recomendado por dia, né? Tipo, a castanha do Brasil eu sei que o máximo por dia são 2 unidades. Mas e a castanha de cajú? E as avelãs? Cê sabe? 🙂

    Bjo!

  10. Bom dia .Gostaria de um esclarecimento por favor:
    Certa vez ouvi dizer que colocal CAL DE PASSAR EM PAREDE NO AÇUCAR , é verdade isso ou é apenas boato?
    Obrigada

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