Diga não ao desperdício

13

não-ao-desperdício-blog-da-mimis-michelle-franzoni-01

Vocês sabiam que cerca de um bilhão de pessoas sente fome no mundo? O Índice de fome de 2010 considera o limite estabelecido pela ONU, que são de 1800 calorias por dia.

Já no Brasil, cerca de 11,2 milhões de pessoas passam fome, segundo os dados do IBGEde 2009. Gente! Isso é cerca de 5,8% da população brasileira!

O desperdício de alimentos é uma coisa muito séria e isso me deixa louca da vida.

Aqui em casa eu tenho muito cuidado para que isso não ocorra e para isso eu mudei minha atitudes e venho mostrando essa importância às pessoas que me cercam e que me seguem aqui.

Por isso, nas minhas dicas sempre dou toques para economizarmos e evitarmos o desperdício, seja aprendendo a fazer  compras do supermercado, aproveitando os alimentos, ou planejando bem as refeições.

Quando jogamos algum alimento fora, estamos abrindo mão do que compramos a mais e o que poderia servir de alimento para outra pessoa. Jogamos nosso dinheiro fora. Jogamos a oportunidade de alguém se alimentar. Porque não darmos esse alimento a alguém então?

Uma vez estava chegando em casa de carro, e vi  um homem mexendo no lixo. Aquilo me doeu tanto que eu comecei a chorar. O que ele procurava? Restos de alimentos que pessoas jogam fora todos os dias. Ele tinha fome.

Pedi para o meu marido que fosse falar com ele e enquanto isso eu fui até em casa e esvaziei meus armários. Abri o congelador e a geladeira também e preparei algumas sacolas de alimentos. Desci, e em lágrimas, dei toda a comida àquele homem, que me agradeceu emocionado. Eu contendo as lágrimas, chorei por mais uma hora depois.

Tô chorando aqui de novo. Sinto muito.

Peço para que vocês reflitam sobre o desperdício. Assistam esse lindo vídeo abaixo e deixem seus comentários.

Ler matéria completa
MICHELLE FRANZONI

Amo a vida saudável, viajar, decoração, jardinagem e muito mais! Sou fisioterapeuta, artista visual, e Doutora em Gestão do Conhecimento. No Blog da Mimis você encontrará um pouquinho de cada coisa que eu gosto!

Deixe um comentário‏

13 Comentários Mostrar comentários

  1. Pingback: Risoto surpresa de frango - HORA fit | HORA fit

  2. Adorei, é muito bom tocar nesse assunto, odeio desperdício e acho um pecado jogar comida fora.
    Para quem mora sozinha é difícil saber a quantidade certa na hora de comprar e na hora de preparar os alimentos, eu tenho me esforçado muito para não desperdiçar nada em casa, tento congelar de tudo, mas nem sempre dá certo. Folhas e temperos frescos, por exemplo, as vezes estragam antes de eu conseguir comer tudo.
    Outro ponto é que deveríamos evitar não só o desperdício de comida, mas de tudo, água, luz, combustível e inclusive das nossas roupas usadas, então sempre que dou uma faxina no armário pego as roupas que não uso mais e faço uma doação para quem precisa.

  3. Oi Mimis 🙂
    Adorei o post . Parabéns!
    Acho muito importante falar sobre coisas que podem mudar o nosso mundo. Cada um pode e deve fazer a sua parte.
    Bjo gde
    Cris

  4. WONDERFUL! Obrigada mimis! vc tem feito a diferença em minha vida não só como inspiração de adoção de um novo estilo SAUDÁVEL de vida mas, na relação com os alimentos também. Bjaum! E continue administrando seu blog como entender (digo em relação às críticas quanto a propaganda), todos precisamos de apoio na implementação de grandes projetos e isso mostra consciência e crescimento. É egoismo ser individualista e crêr que sozinho se chega aonde se quer, Abçs! Vivi.

  5. oiiii Mimis,por favor me ajuda quando vi vc no programa da eliana me animei e fiz dieta perdi 15kg,mais devido a uma atrose no meu joelho nao posso fazer atividade fisica e agora to engordando de novo… me de uma dica por favor me veja em meio a esses montes de comentario,vou me sentir feliz de ver que vc respondeu meu pedido de SOCORRO.. BJOS LINDA

    • Michelle Franzoni em

      Oi Nati! Não pode desistir menina! Tenha força e continue. O emagrecimento consiste na mudança de hábitos. Leia os demais posts também .Beijos!

  6. Gabriela Braga em

    Adorei o vídeo. Lá em casa tem um freezer e eu congelo tuuuuudo. Não jogo nada fora. Odeio o desperdício. Parabéns Mimis excelente iniciativa. Você é uma diva para mim. Obrigada. Gabi

  7. Caroline Rodrigues Da Silva em

    A minha mãe sempre me ensinou desde pequena a não desperdiçar comida, porque muita gente precisa…já é um hábito,tem aquela velha frase aqui “Só coloque no prato oque realmente for comer!!” também doi meu coração ver tantas pessoas,restaurantes e etc desperdiçando comida enquanto poderiam ajudar aos outros.Bela a iniciativa de falar de um tema tão importante e que dão tão pouco destaque.

    • Eu comia sopa de fuba na igreja. Aprendi que a comida tem preço, desde pequena. Fui chefe escoteira, e no escotismo não há desperdício. Sei a real importância do alimento – nutrir.

×